SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS
COORDENAÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA
POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS
COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR VASCO DOS REIS
QUARTO BIMESTRE - AULA 39B DOS PRIMEIROS ANOS.
MATERIAL COMPLEMENTAR À AULA 38A.
DESENHOS SIMPLES E FÁCEIS DO SISTEMA GEOCÊNTRICO EM CAMÕES.
(Prof. José Antônio Brazão.)
RETOMAR AULA 38A:
https://filosofianodia-a-dia.blogspot.com/2025/11/quarto-bimestre-aula-38-de-filosofia.html
RETOMAR AULA 38B:
https://filosofianodia-a-dia.blogspot.com/2025/11/quarto-bimestre-aula-38b-de-filosofia.html (ATIVIDADE AVALIATIVA)
Esta primeira imagem e a segunda correspondem à chegada dos portugueses (lusitanos) à Ilha da deusa Tétis, na volta de sua viagem.
Na Ilha de Tétis.
Tétis mostra o sistema geocêntrico aos navegantes lusitanos. Um holograma.
Tétis mostra o sistema geocêntrico aos navegantes lusitanos. Um holograma.
Um aspecto do sistema geocêntrico: os epiciclos.
Ver também em:
Mesma imagem. Ver também epiciclos em:
Um aspecto importante do relato de Camões: a semelhança entre a subida dos navegantes portugueses ao monte, a convite de Tétis e a subida do prisioneiro liberto do mito da caverna de Platão.
Em ambos casos: a subida da ignorância ao saber. Curiosidade: a subida da caverna do mito de Platão e a subida dos marinheiros no relato de Camões são difíceis, indicando duas coisas: os desafios para quem quer aprender, ao estudar, ler e buscar o conhecimento, mas, também, os benefícios que advêm daí, como o mundo fora da caverna, em Platão, e a realidade em cima do monte, com pedras preciosas e semipreciosas e a própria visão do sistema geocêntrico através do holograma (ver novamente abaixo o holograma feito pela deusa Tétis). Ou seja, o conhecimento é desafiador e, ao mesmo tempo, benéfico! Isto é válido para nós, hoje ainda! Platão e Camões nos ensinam algo ainda extremamente atual e valioso.
Os desenhos acima foram deixados de forma muito simples, tendo em vista que podem ser desenhados no quadro da sala de aula. O que se precisará? Apenas de canetões ou gizes coloridos e do quadro propriamente dito. No mais, a explicação do professor ou da professora.
Outros desenhos poderão ser feitos. Use sua criatividade, professor(a), inclusive por estudantes (uma parte dos desenhos acima foram feitos por estudantes, mediante a orientação do professor).
Atividade de cunho INTERDISCIPLINAR com o
componente curricular (matéria) Língua Portuguesa. O diálogo interdisciplinar enriquece
imensamente o aprendizado, permitindo que cada estudante perceba as
inter-relações que há entre as matérias estudadas na escola, ampliando-lhes a
visão e até mesmo a compreensão dos conteúdos em aprendizagem. Professor(a) de
Filosofia: dialogue com outras matérias, todos terão muito a ganhar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário