domingo, 23 de novembro de 2025

QUARTO BIMESTRE - AULA 39B DOS PRIMEIROS ANOS. MATERIAL COMPLEMENTAR À AULA 38A. DESENHOS SIMPLES E FÁCEIS DO SISTEMA GEOCÊNTRICO EM CAMÕES. (Prof. José Antônio Brazão.)

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS

COORDENAÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS

COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR VASCO DOS REIS 

QUARTO BIMESTRE - AULA 39B DOS PRIMEIROS ANOS. 

MATERIAL COMPLEMENTAR À AULA 38A. 

DESENHOS SIMPLES E FÁCEIS DO SISTEMA GEOCÊNTRICO EM CAMÕES. 

(Prof. José Antônio Brazão.)

RETOMAR AULA 38A:

https://filosofianodia-a-dia.blogspot.com/2025/11/quarto-bimestre-aula-38-de-filosofia.html

 

RETOMAR AULA 38B:

https://filosofianodia-a-dia.blogspot.com/2025/11/quarto-bimestre-aula-38b-de-filosofia.html (ATIVIDADE AVALIATIVA)

Esta primeira imagem e a segunda correspondem à chegada dos portugueses (lusitanos) à Ilha da deusa Tétis, na volta de sua viagem.

Na Ilha de Tétis.

Tétis mostra o sistema geocêntrico aos navegantes lusitanos. Um holograma.

Tétis mostra o sistema geocêntrico aos navegantes lusitanos. Um holograma.

Um aspecto do sistema geocêntrico: os epiciclos.
Ver também em: 

Mesma imagem. Ver também epiciclos em:


Um aspecto importante do relato de Camões: a semelhança entre a subida dos navegantes portugueses ao monte, a convite de Tétis e a subida do prisioneiro liberto do mito da caverna de Platão.
Em ambos casos: a subida da ignorância ao saber. Curiosidade: a subida da caverna do mito de Platão e a subida dos marinheiros no relato de Camões são difíceis, indicando duas coisas: os desafios para quem quer aprender, ao estudar, ler e buscar o conhecimento, mas, também, os benefícios que advêm daí, como o mundo fora da caverna, em Platão, e a realidade em cima do monte, com pedras preciosas e semipreciosas e a própria visão do sistema geocêntrico através do holograma (ver novamente abaixo o holograma feito pela deusa Tétis). Ou seja, o conhecimento é desafiador e, ao mesmo tempo, benéfico! Isto é válido para nós, hoje ainda! Platão e Camões nos ensinam algo ainda extremamente atual e valioso.


Os desenhos acima foram deixados de forma muito simples, tendo em vista que podem ser desenhados no quadro da sala de aula. O que se precisará? Apenas de canetões ou gizes coloridos e do quadro propriamente dito. No mais, a explicação do professor ou da professora. 

Outros desenhos poderão ser feitos. Use sua criatividade, professor(a), inclusive por estudantes (uma parte dos desenhos acima foram feitos por estudantes, mediante a orientação do professor).

Atividade de cunho INTERDISCIPLINAR com o componente curricular (matéria) Língua Portuguesa. O diálogo interdisciplinar enriquece imensamente o aprendizado, permitindo que cada estudante perceba as inter-relações que há entre as matérias estudadas na escola, ampliando-lhes a visão e até mesmo a compreensão dos conteúdos em aprendizagem. Professor(a) de Filosofia: dialogue com outras matérias, todos terão muito a ganhar!





Nenhum comentário: