COMANDO DE
ENSINO POLICIAL MILITAR
CEPMG -
VASCO DOS REIS
Divisão de
Ensino / Coordenação Pedagógica
TERCEIRO BIMESTRE
AULA 29 DE SOCIOLOGIA DOS SEGUNDOS ANOS:
MICHEL FOUCAULT – INTRODUÇÃO (Prof. José
Antônio Brazão.):
ATIVIDADE AVALIATIVA:
Atividade 1:
1)
Em uma folha de seu caderno, desenhe (desenho
simples) uma escola, um hospital e uma prisão. De memória. Procure detalhar.
2)
Podem ser duas folhas, se necessário, ou,
simplesmente, os dois lados da folha do caderno.
3)
À caneta. Se quiser colorir, poderá colorir.
Atividade
2: Anote as questões abaixo e as responda:
1)
O que as estruturas da escola, do hospital e da
prisão têm em comum? Apresente cinco semelhanças.
a)
____________________________________________.
b)
____________________________________________.
c)
____________________________________________.
d)
____________________________________________.
e)
____________________________________________.
2)
Nesses lugares há REGISTROS contínuos de
informações. Quais? Dê quatro exemplos.
ESCOLA |
HOSPITAL |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
3)
Para que servem tais informações, em cada caso?
ESCOLA |
HOSPITAL |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
4)
Nesses três ambientes a VIGILÂNCIA também é
exercida. Como?
PRISÃO |
ESCOLA |
HOSPITAL |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
5)
Por que motivos há tais formas de vigilância?
PRISÃO |
ESCOLA |
HOSPITAL |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
6)
No nosso dia
a dia, há outros lugares em que há registros e vigilância. Dê dois ou mais
exemplos claros em que isto ocorre.
_________________________________________________________________________________________________________________________________.
PROFESSOR: Passar no quadro e ir respondendo
junto com a turma, pedindo a cada estudante sua opinião. Estas duas atividades
têm por fim preparar o entendimento dos micropoderes em Michel Foucault, o
panóptico e outros pontos de estudo desse pensador político-social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário