COMANDO DE
ENSINO POLICIAL MILITAR
CEPMG -
VASCO DOS REIS
Divisão de
Ensino / Coordenação Pedagógica
PRIMEIRO BIMESTRE
AULA 08 DE SOCIOLOGIA DOS SEGUNDOS ANOS:
POLÍTICA E ESTADO – TOTALITARISMO (PARTE 1):
A IDEOLOGIA DO TOTALITARISMO FASCISTA E NAZISTA – ALGUNS ELEMENTOS: (Prof.
José Antônio Brazão.)
(Usar MAPAS, LIVROS DE ARTE E BANNERS
da biblioteca da escola. Complemento\exposição.)
Vale aqui lembrar de três
tipos de poderes estudados: o poder econômico, o poder político e o poder
ideológico, os quais se entrelaçam. Aqui se estudará um uso extremista do poder
ideológico, sem perder de vista os outros dois poderes.
Poder totalitário, como o
próprio nome indica, é o poder de um grupo ou partido que assume o poder e que
impõe uma ditadura, na qual o único partido permitido é o partido central – no
caso do fascismo, o Partido Fascista Italiano; no caso do nazismo, o Partido
Nazista Alemão. O Estado, dominado pelo partido único, passa a controlar a vida
das pessoas e a usar todos os meios e recursos possíveis para se perpetuar no
poder. O controle se pretende total.
Ideologia é um conjunto de ideias, valores e
ensinamentos próprios da classe
dominante de uma sociedade, que os generaliza para as demais classes, a
fim de que, com sua assimilação, estas aceitem as relações de exploração como
naturais e verdadeiras, não conseguindo enxerga-las em sua realidade de
classe(s) e os reais interesses que estão por trás delas. A ideologia,
portanto, é um instrumento fundamental à dominação da classe dominante. Ela é
transmitida por diferentes meios. Hoje, por exemplo, os meios de comunicação social (TV, rádio, revistas...), a
família, a escola, entre outros meios de transmissão ideológica.
A ideologia dá certas explicações para a realidade,
buscando esconder seus reais fundamentos. Um pequeno exemplo: a expressão
errônea e aviltante “serviço de preto”, comum quando se fala do trabalho não
bem realizado por alguém, além de extremamente ofensiva, é racista e esconde o
fato histórico do qual ela se originou: a escravidão
negra, por cerca de quatro séculos, no Brasil colônia e império. A classe que dominava, então, eram os donos de
terras, de engenhos (ciclo da cana de açúcar), de minas (ciclo do ouro), junto
com a Coroa Portuguesa, e, posteriormente, também, os cafeicultores (ciclo do
café). Esconde, ademais, o fato real da falta de acesso dos negros a uma série
de direitos, incluindo a educação. Uma possível correção disto é o sistema de
quotas para negros e pardos em universidades federais, uma tentativa de
fundamental importância para reduzir injustiças seculares!
A ideologia mexe na mente das pessoas de modo sutil (refinado, não claramente
perceptível) e as leva a crerem em falsas ideias com a aparência de
verdadeiras, e em verdades de uma classe (a classe dominante de cada época),
como se fossem verdades universais.
E o totalitarismo
fascista e nazista?
Totalitarismo é uma palavra que designa governos ou
regimes políticos cujo poder, dentro da sociedade, encontra-se concentrado nas
mãos de um partido ou grupo único, que usa de todos os meios possíveis para
mantê-lo, exercendo um amplo domínio sobre aquela sociedade. São bons exemplos
o totalitarismo fascista, na Itália, o totalitarismo nazista, na Alemanha, e o
totalitarismo stalinista, na antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas
(URSS). Aqui serão tratados
os dois primeiros.
E quais são as principais características e ideias
(ideologias) do totalitarismo fascista e nazista? A seguir, vão algumas das principais características:
(1)A concentração do poder nas mãos
do partido central (Partido Fascista, na Itália,
e o Partido Nazista, na Alemanha).
IMAGENS:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Nazismo#/media/Ficheiro:National_Socialist_swastika.svg
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fascismo#/media/Ficheiro:Fascist_symbol.svg
(2)A
presença de um representante central (o LÍDER)
do partido, com grande poder, como foi o caso de Benito Mussolini,
representante do Partido Fascista Italiano, e Adolf Hitler, representante
supremo do Partido Nazista Alemão.
IMAGENS:
Hitler:
Mussolini:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Benito_Mussolini#/media/Ficheiro:Mussolini_biografia.jpg
(3)A criação da imagem de poder, de
beneficência e de segurança do líder central, com a finalidade de obter
e manter o respeito a ele e ao partido central.
IMAGENS:
(4)O armamentismo, aumento, cada vez
maior, da produção de armas e a preocupação com o fortalecimento dos exércitos,
sob o controle do partido central. Preparo para a guerra expansionista.
IMAGENS
– Armas usadas na Segunda Guerra Mundial:
(5)O
anticomunismo e o antissocialismo,
isto é, a oposição radical, neste caso, dos fascistas e nazistas a toda forma
de socialismo e comunismo. Isto provocou, inclusive, prisões e mortes de
pessoas ligadas a partidos socialistas e comunistas, tanto na Itália, quanto na
Alemanha, quanto em países que estas vieram a dominar.
IMAGENS:
Texto e
imagem:
https://www.dw.com/pt-br/1933-repress%C3%A3o-ao-partido-comunista-da-alemanha/a-303729
Imagens:
https://encyclopedia.ushmm.org/content/pt-br/photo/prisoners-in-the-dachau-camp
(6)O antissemitismo, isto é, a
oposição radical aos judeus (semitas), vendo-os como um mal a ser eliminado e
uma raça inferior.
IMAGENS:
Conjunto
1:
(7)A
ideia da superioridade da raça ariana (arianismo),
vista como superior a outras. Por conta desta ideia, houve perseguições severas
e impiedosas a judeus, ciganos, homossexuais e outras pessoas, de raças e
grupos sociais de diferentes tipos.
IMAGENS:
(8)O extermínio das raças consideradas
inferiores, do qual os campos de concentração podem ser citados como os
mais claros exemplos. Pessoas eram presas em campos de concentração (a maioria
de judeus) e, muitas delas, assassinadas absurdamente.
TESTEMUNHOS
PESSOAIS:
IMAGEM
(MAPA):
https://encyclopedia.ushmm.org/content/pt-br/map/major-deportations-to-killing-centers-1942-1944
(9)A defesa
incondicional do capitalismo, em
oposição direta ao socialismo. Com isto, fascistas e nazistas conseguiram apoio
e muito dinheiro por parte de grandes capitalistas, como industriais,
banqueiros, latifundiários e outros, que viam o perigo do socialismo e queriam
se livrar deste.
(10)Perseguição
a todos os opositores do regime.
Fascistas e nazistas perseguiram, sem dó, assassinaram e prenderam muitos
opositores dos seus regimes totalitários.
(11)Montagem
de sistema de divulgação das ideias nazifascistas. (Abaixo.)
(12)Vigilância, com o uso,
inclusive, de polícia secreta (no caso dos nazistas, a Gestapo teve um papel
relevante). Juntamente com a vigilância, a censura a todo pensamento contrário,
aliada à perseguição dos críticos ao regime.
(13)Busca
de uniformização das pessoas e do pensamento coletivo. Uniformizar para dominar!
(14)Uso
da ciência para reforçar a visão nazifascista, seus preconceitos.
Exemplos: experimentos feitos com judeus
e pessoas de outras raças, além de pessoas e até crianças com problemas mentais
ou defeitos corporais, que serviram como cobaias.
(15)Banimento
da ciência considerada judaica. Por exemplo: perseguição, expulsão, prisão
e até mortes de cientistas e outros pensadores de origem judaica – Albert
Einstein teve que exilar-se nos EUA; diversos pensadores e filósofos da Escola de Frankfurt, de origem
judaica, tiveram que também fazer o caminho na direção dos Estados Unidos!
(16)A política
econômica de expansão advinda do neocolonialismo, com novas áreas de controle e dominação, novas
terras e colônias. De fato, fascistas e nazistas invadiram vários países. Vale
lembrar que a invasão da Polônia, pelos nazistas, com a oposição da Inglaterra,
definiu o início da II Guerra Mundial!
Imenso número de mortos. Horror!
Outros.
Meios de
transmissão da ideologia nazifascista:
(1)Rádio.
Fascistas e nazistas souberam explorar imensamente bem os recursos do rádio de
seu tempo.
(2)Jornais
escritos.
(3)Revistas.
(4)Desfiles
e paradas militares.
(5)Sistema
educacional: desde a formação de professores(as), passando pelo uso de símbolos
identificadores do regime, até os livros didáticos.
(6)Formação
de grupos masculinos e femininos. Por exemplo, no caso do nazismo: a Juventude Hitlerista.
(7)Uniformes:
no exército, nas escolas, nos agrupamentos de jovens (rapazes e moças) e tantos
outros lugares e pessoas.
(8)Bandeiras,
estandartes e outros símbolos de transmissão do pensamento do partido único. Por exemplo: a suástica nazista e a machadinha
enfeixada dos fascistas.
(9)Arquitetura.
Construções de prédios e grandes monumentos, com clara mostra de poder e
aparência de grandeza.
(10)Arte. A arte foi um grande meio
de divulgação das ideias fascistas e nazistas. P. ex.: estátuas, quadros e
diferentes meios artísticos possíveis.
(11)Cartazes.
(12)Panfletos.
(13)Cinema.
(14)Família. Fascistas e nazistas
sabiam muito bem que a família seria um instrumento ou meio fundamental para a
divulgação e o reforço de suas ideias, de sua ideologia – mães, pais, filhos e
filhas, parentes.
(15) Outros...
Nazistas e fascistas souberam fazer uso
de todos os meios que lhes foram possíveis para divulgar suas ideias e
reforça-las no entendimento das pessoas. Com isto, conseguiram o apoio para
levar avante até mesmo a invasão de outros países, o que culminou com a II
Guerra Mundial (1939 – 1945). Ao final desta guerra, mais de cinquenta milhões de pessoas
tinham sido mortas, fora as que morreram depois, em razão das consequências
nefastas da guerra para a vida de outras tantas.
Antes da guerra: mortes em campos de
concentração, assassinatos de inimigos, destruição de partidos contrários e
prédios destes, com as pessoas que ali se encontravam, e outras barbaridades,
como as mortes de crianças deficientes, pessoas loucas e outras mais que não
eram consideradas adequadas aos propósitos nazifascistas, prisões e mortes
dentro destas – o filósofo italiano Antônio Gramsci, que foi uma pedra no sapato dos fascistas, só foi
libertado pelos fascistas depois de pressões da opinião internacional e, mesmo
assim, por conta do enfraquecimento do corpo, morreu pouco tempo depois.
Para saber mais, clique em:
http://plato.stanford.edu/search/searcher.py?page=1&query=totalitarianism (Em inglês – podem ser usados
tradutores online, como o Google Tradutor, além de outros.) Totalitarianism
[Totalitarismo]
https://pt.wikipedia.org/wiki/Totalitarismo Totalitarismo, na Wikipédia.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Nazismo Nazismo, na Wikipédia.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fascismo Fascismo, na Wikipédia.
http://www.dhnet.org.br/direitos/anthist/marcos/hdh_arendt_origens_totalitarismo.pdf Livro As Origens do Totalitarismo, de Hannah Arendt, online.
REFERÊNCIAS:
ENCICLOPÉDIA DO HOLOCAUSTO. Antissemitismo – uma
introdução. Disponível em: < https://encyclopedia.ushmm.org/content/pt-br/article/antisemitism > Acesso em 07/03/2025.
ENCICLOPÉDIA DO HOLOCAUSTO. Prisioneiros nos
campos. Disponível em: < https://encyclopedia.ushmm.org/content/pt-br/article/prisoners-of-the-camps?series=59 > Acesso em 07/03/2025.
Atividade
na página seguinte: CAÇA-PALAVRAS.
CAÇA PALAVRAS “A IDEOLOGIA DO
TOTALITARISMO FASCISTA E NAZISTA” (Prof. José Antônio Brazão.)
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As palavras encontram-se na vertical, na horizontal e
na diagonal, da direita para a esquerda e no sentido inverso.
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