domingo, 8 de dezembro de 2024

QUARTO BIMESTRE - RECUPERAÇÃO. REVISÃO. AULA 40 DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS O QUE É FILOSOFIA? (Prof. José Antônio Brazão.)

  

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COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR

 CEPMG - VASCO DOS REIS

Divisão de Ensino / Coordenação Pedagógica

QUARTO BIMESTRE - RECUPERAÇÃO. REVISÃO.

AULA 40 DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS

O QUE É FILOSOFIA? (Prof. José Antônio Brazão.)

No transcurso dos milênios de sua história, a humanidade vem produzindo uma enorme gama de conhecimentos, fruto de necessidades e interesses os mais variados dos diferentes grupos humanos. Dentre esses conhecimentos encontra-se a filosofia.

A filosofia ocidental nasceu entre os antigos gregos. A palavra deriva do grego e significa, justamente: amizade com a sabedoria ou amor à sabedoria. Philo(gr.) = amigo. Sophia(gr.) = sabedoria. Mas o que é sabedoria? Essa palavra tem diversos significados. Reflita e anote alguns deles, brotados da reflexão. A seguir, busque também em dicionários de língua portuguesa e, principalmente, de filosofia, a fim de obter um entendimento maior a respeito dessa palavra. Ela trata de assuntos variados, buscando uma reflexão mais aprofundada e crítica sobre eles, no intuito de ir a fundo em sua compreensão. De forma crítica quer dizer questionadora de pressupostos (ideias básicas), valores, preconceitos, ideias gerais a respeito do mundo e das pessoas, etc.

A filosofia não pretende, em hipótese nenhuma, ser dona da verdade e, de fato, não é. A filosofia é um conhecimento interdisciplinar, ou seja, que busca contínuo diálogo com outras áreas do conhecimento, como a história, a sociologia, a antropologia e outras ciências. Esse diálogo contribui para que não haja absolutização da verdade, nem dogmatismo (afirmação, lei ou norma tomada como dogma, como verdade inquestionável e incontestável).

O dogmatismo é perigoso. Ao longo dos séculos, gerou até mesmo perseguições, sofrimentos e mortes – três bons exemplos disto são: a Inquisição (surgida na época medieval e que perdurou até o século XVIII, aproximadamente), o fascismo e o nazismo (doutrinas totalitárias desenvolvidas e praticadas no século XX).

Ao posicionar-se reflexiva e criticamente, dialogando com outras áreas de conhecimento, a filosofia quer, exatamente, questionar e desalojar os fundamentos do dogmatismo.
Além disto, a filosofia empenha-se por refletir sobre a vida humana, levantando questões e colocando-se numa busca contínua, permanente, de respostas, jamais acabadas e dogmatizadas, mas em constante construção e reelaboração.

A filosofia cruza-se com a vida e empenha-se por obter uma compreensão da mesma. Os problemas e as questões vitais não fogem a ela, mas servem de matéria-prima para as discussões filosóficas. Daí, constantemente ver-se temas como a origem, a liberdade, a angústia, o desespero, o sofrimento, o amor, etc., aparecerem e reaparecerem na filosofia, desde a antiguidade até hoje.

O que é a vida? De onde tudo surgiu? Como? O que é o mundo? Quem somos nós? Por que existimos? Por que há muitas pessoas preconceituosas? O que são preconceitos? Por que as pessoas vivem juntas? Como surgiu a sociedade? O dogmatismo interessa a quem e por quê? Por que há miséria no mundo? A quem interessa a miséria e por quê? Por que há desemprego? A quem este interessa no mundo atual e por quê? A vida tem um sentido mais profundo? O que é eternidade? Por que as coisas mudam, se transformam, continuamente? Para além dessas transformações há algo que permanece, que é eterno? O que é o amor? Por que existe o ser e não o nada? Etc.

Perguntas como estas e muitas outras fizeram e fazem com que as pessoas parem e busquem respostas. A filosofia questiona e busca respostas mais claras e objetivas (precisas), embasadas na pesquisa profunda das raízes daqueles problemas. Ao mesmo tempo, quer ajudar a buscar e apontar caminhos para a solução desses problemas que aparecem, brotados da concretude da vida humana.
As ideias expostas acima são uma pequena reflexão a respeito do que é filosofia.

Vale a pena ver outros autores que tratam do assunto, a fim de obter outras visões e enriquecer a compreensão a respeito do que seja a filosofia! Procurar também em dicionários de filosofia. Podem ajudar muito.

ONDE, QUANDO E COMO NASCEU A FILOSOFIA OCIDENTAL?

A filosofia ocidental teve sua origem nas colônias gregas da Ásia Menor (atual Turquia) e Magna Grécia (Sul da Itália), entre os séculos VII e V antes de Cristo (ou Antes da Era Comum).

Que condições históricas permitiram o surgimento da filosofia nessas regiões e quais foram os primeiros filósofos gregos?

Para ajudar a visualizar, o vídeo COSMOS, episódio 7 (A Coluna Vertebral da Noite/ A Espinha Dorsal da Noite), de Carl Sagan (cientista estadunidense do século XX), no seguinte link:

https://www.youtube.com/watch?v=YQl0IQ4A4Fs

Um resumo:

VÍDEO-DOCUMENTÁRIO “COSMOS, EPISÓDIO 7: A ESPINHA DORSAL DA NOITE”, DE CARL SAGAN: (Prof. José Antônio Brazão.)

O astrônomo estadunidense Carl Sagan, no episódio 7 da série-documentário “COSMOS”, propõe-se buscar as origens da ciência ocidental. Curiosamente, tais origens são, exatamente, as da filosofia.

Carl Sagan toma como ponto de partida, inicialmente, o bairro em que viveu em Nova Iorque. Sagan fala de seu interesse científico desde a infância. Exemplifica esse interesse com uma pergunta que fez a adultos: “O que são as estrelas?”. Descontente com as respostas simples das pessoas, que diziam-lhe serem elas luzes no céu, resolveu investigar por conta própria e se dirigiu a uma biblioteca não muito distante do local onde morava. Ali encontrou um livro que lhe disse que elas são sóis, porém estando muito distantes. O Sol seria, pois, uma estrela próxima.

A seguir, para demonstrar como a curiosidade é inerente às crianças, foi até a escola em que estudou naquele bairro e visitou a turma que, naquele ano, ocupava uma sala em que ele mesmo havia estudado. Sagan conversou com as crianças a respeito da astronomia e da ciência, tendo-lhes dado inclusive fotos tiradas pelas naves Voyager, referentes a planetas, à Via Láctea e ao Sistema Solar. Tirou dúvidas das crianças – “O que é a Via Láctea?”, “Por que a Terra é redonda e não de outra forma?”, etc. A Via Láctea, esclareceu, é uma galáxia onde se encontram milhões de estrelas. A Terra é redonda por causa da força da gravidade, que puxa tudo para o centro.

Sagan elogia os pais e os professores que teve, os quais o incentivaram e instigaram sua curiosidade. A respeito da curiosidade das crianças, Sagan afirma que elas têm um grande senso de curiosidade e uma mente aberta.

Na cena seguinte, Sagan aparece em um ancoradouro junto ao mar, onde, através da fala, faz uma volta ao passado da história humana, até sociedades tribais. Segundo ele, alguém, no passado distante, deve ter-se perguntado acerca do que seriam aquelas luzes no céu. Para uma tribo de caçadores, por exemplo, poderiam ter sido consideradas fogueiras no céu, mantidas por seres que deveriam ter, portanto, grandes poderes. Com isto, Sagan faz uma consideração a respeito da origem de deuses e mitos.

Continuando, Sagan cita o exemplo de uma tribo africana para a qual a Via Láctea era considerada a espinha dorsal dos céus noturnos. Por sua vez, para os gregos antigos, ela seria o leite derramado da deusa Hera. Isto demonstra que os mitos e as religiões são formas explicativas da realidade. Ambos nasceram a partir de perguntas como aquela das estrelas, fruto da curiosidade humana. Acreditando na existência de seres celestiais, cujos poderes seriam enormes, relatos foram sendo criados, frutos da imaginação. Deuses e deusas foram surgindo, bem como a necessidade de cultuá-los. Com isto, também sacerdotes, mediadores do culto.

Na ilha de Samos, Sagan mostra ruínas de um antigo templo dedicado à deusa Hera, feito com uma simetria e uma precisão muito grandes. Sagan fala de cultos sangrentos e de outros, que por sua vez, eram simples e suaves.

Sagan adentra na origem da ciência – e, com ela, da filosofia ocidental – e diz que ela surgiu nas “remotas ilhas do Mar Egeu”. Mas, por que ali? Justamente porque ali houve liberdade de pensar suficiente para o surgimento de novas ideias. Aquelas ilhas não eram sedes de grandes impérios, nem de estados em que a religião já se havia cristalizado e nos quais tinha poder. Além disto, aquela foi uma região em que aportavam mercadores e marinheiros de diversos lugares dos mares próximos, do Mediterrâneo. Havia ali também pescadores. O comércio incrementou o movimento e os contatos entre culturas e ideias diferentes. A soma desses fatores tornou possível o livre pensar e o viajar da mente em busca de outras respostas para as perguntas acerca da origem das coisas e do mundo.

Dois deuses (ou mais) reivindicando a origem: um deles deve estar certo e o outro errado. “Por que não os dois?” Dúvidas surgiram e com elas a busca de respostas, não mais partindo da religião e dos mitos, mas da própria natureza.

A ilha de Samos, séculos antes de Cristo, foi governada por Polícrates, um ditador que fez construir uma extensa muralha e um canal subterrâneo que levou cerca de quinze anos para ser construído, projeto do arquiteto Teodoro, fruto do uso brilhante da mente. Diz Sagan que, segundo relatos antigos, Teodoro teria sido também o criador da chave, da régua e do esquadro.

Nesse contexto histórico e cultural, entre 600 e 500 a.C., surgiram os primeiros cientistas – os primeiros filósofos do Ocidente, gregos – em Mileto, junto ao Mar Egeu: Tales, Anaximandro e Anaxímenes. Apareceram também, em outras cidades, Empédocles, Pitágoras, Demócrito, dentre outros.

Sagan fala, então, de Tales de Mileto, que acreditava ser a água o elemento primordial de tudo que existe. Mas como explicar a terra seca? De acordo com o mito, o deus babilônico Marduk teria lançado um manto sobre as águas e com ele fez a terra seca. Tales, não admitindo as explicações míticas, deve ter partido de informações de que as águas do rio Nilo, na África, durante as inundações, depositava sedimentos sobre as terras. Conforme Sagan, para Tales, nos princípios, a formação da terra seca deve ter seguido um processo similar.

Sagan refere-se, a seguir, a Anaximandro, conterrâneo de Tales, que aprendeu a fazer uso de um bastão para medir o tempo, por meio da sombra (relógio solar), servindo-lhe inclusive para medir as estações as estações do ano. Sagan diz, então, que, durante séculos, os seres humanos usaram bastões para ferir, machucar. Anaximandro aprendeu a utilizá-lo para medir o tempo.

Na sequência, Sagan fala de Anaxímenes, que fez uma descoberta impressionante: a de que o ar é uma matéria extremamente fina. Um raciocínio desse tipo viria a permitir, posteriormente, o lampejar daquilo que Demócrito afirmaria ser o átomo.

Na linha de Anaxímenes, Empédocles de Agrigento fez uma experiência interessante – retomada por Sagan: colocou em um balde de água um instrumento de cozinha chamado “ladrão de água”, composto de uma esfera metálica perfurada contendo um gargalho com um furo que dá para o exterior. Ao colocá-lo na água, ele se enchia. Tapando com o dedo o orifício do gargalo era possível retirar água do balde e de despejá-la em outro utensílio ou mesmo no balde. Colocando esse instrumento como gargalo fechado, não havia possibilidade de entrada da água. O que isto queria dizer? Que havia algo que bloqueava a entrada? O quê? Empédocles identificou-o com o ar. Estudando-o, percebeu sua finura, de modo até mesmo a permitir ver através dele. O caminho para o levantamento daquela hipótese do átomo estava assim aberto.

Sagan aparece em meio a um grupo de pessoas que estavam festejando, ali na ilha. Fala então de Demócrito, que afirmava que na escala do muito pequeno existe uma partícula diminuta e incortável, indivisível, à qual deu o nome de átomo. Os átomos seriam, pois, os elementos primordiais que tudo compunham.

Ao longo dos séculos seguintes, as descobertas daqueles cientistas (filósofos) foram avante? De acordo com Sagan, não. Por quê? Em razão do pensar científico-filosófico ter tomado um outro rumo: o do misticismo. A título de exemplo, Sagan cita um grupo de filósofos místicos e que se reuniam, de acordo com a tradição, em uma caverna: os pitagóricos. Pitágoras e seus discípulos fizeram vários estudos matemáticos, tendo descoberto as propriedades de figuras matemáticas como o cubo, a pirâmide, o dodecaedro e outras duas.

Ao trabalhar com cálculos relacionados ao dodecaedro, os pitagóricos depararam-se com uma raiz quadrada de dois, cujo resultado era irracional. Ora, o irracional não seria admissível. Portanto, a raiz quadrada de dois e o dodecaedro deveriam ser escondidos do público. Aliás, as próprias reuniões realizadas pelos pitagóricos eram secretas. Para eles o mundo material era passageiro e enganador. Caíram no misticismo.

O misticismo pitagórico entrou de cheio no pensamento de Platão, filósofo ateniense que viveu entre os séculos V e IV a.C. Platão radicalizou o idealismo pitagórico e suprimiu a pesquisa com experimentos, criticou e não retomou as ideias de dos filósofos que o precederam, como as de Demócrito, por se voltarem em direção ao mundo material.

Platão e seu discípulo Aristóteles concordavam com a escravidão, dada a diversidade natural das pessoas, sendo que algumas nasceram para mandar e outras para obedecer.

Muitos séculos depois, na época moderna (séculos XV d.C. em diante), segundo Sagan, as ideias daqueles primeiros filósofos foram redescobertas, aparecendo no novo estilo de pesquisar e explicar o mundo, sem idealismo. Sagan cita como exemplo Christian Huygens, cientista holandês do século XVII, que fez estudos sobre o universo e as estrelas. Para demonstrar as grandezas das estrelas, Huygens fez furos, com tamanhos diferentes, em um disco de metal. Por meio deles, Huygens estudou a intensidade do brilho de estrelas e pôde determinar a grandeza de muitas delas.

Sagan, enfim, conclui dizendo que, no passado, fomos navegantes – como aqueles marinheiros e pescadores das antigas colônias gregas – e assim continuamos a ser, sempre buscando o conhecimento do mundo que nos rodeia.

A fim de podermos situar esses pensadores, vejamos os seguintes mapas:

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