domingo, 3 de novembro de 2024

QUARTO BIMESTRE - AULA 36 DE SOCIOLOGIA DOS SEGUNDOS ANOS. ESTRATIFICAÇÃO E DESIGUALDADE SOCIAL EM DIFERENTES GRUPOS E SOCIEDADES, AO LONGO DA HISTÓRIA. Comentários complementares ao trabalho proposto e em apresentação. (Prof. José Antônio Brazão.)

 

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR

 CEPMG - VASCO DOS REIS

Divisão de Ensino / Coordenação Pedagógica

QUARTO BIMESTRE

AULA 36 DE SOCIOLOGIA DOS SEGUNDOS ANOS:

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS PROPOSTOS ANTERIORMENTE. Ver aula 31.

*Cada grupo terá dez minutos para poder apresentar.

*Focar nas classes sociais de cada sociedade.

ESTRATIFICAÇÃO E DESIGUALDADE SOCIAL EM DIFERENTES GRUPOS E SOCIEDADES, AO LONGO DA HISTÓRIA. Comentários complementares ao trabalho proposto e em apresentação. (Prof. José Antônio Brazão.):

*Grupo 1: Bandos de homens primitivos.

Entre os primeiros bandos ou grupos de caçadores-coletores, de milhares de anos atrás, não existiam classes sociais. A divisão do trabalho era simples, conforme cada atividade e a disposição de víveres necessários: coleta de frutas, tubérculos, sementes comestíveis, castanhas, entre outros possíveis vegetais alimentares, além de ovos; com o desenvolvimento de armas primitivas (lança, arco e flecha, entre outras, conforme cada bando), a caça de mamutes, animais da selva, pássaros, bisões, corças, coelhos e outros animais, conforme o lugar onde viesse a se encontrar cada agrupamento humano.

Uma divisão entre o trabalho masculino e o feminino viria a se estabelecer com o passar do tempo. Não havia classes sociais, pois os grupos eram pequenos e andarilhos (nômades), indo de um lugar a outro em busca de víveres (alimentos, abrigos, peles de animais, etc.).

*Grupo 2: Tribo indígena.

Segundo o site Mirim Povos Indígenas Brasil:

“É bastante comum, entre os povos indígenas, uma divisão das tarefas entre homem e mulher. Isto significa que existem atividades que são feitas somente pelas mulheres e outras, somente pelos homens.

Mesmo que esta divisão não seja igual em todos os povos, as tarefas relacionadas ao preparo dos alimentos, ao cuidado com as crianças e algumas atividades na roça são, geralmente, de responsabilidade das mulheres. Já os homens são responsáveis pela derrubada do mato para a criação da roça, pelas atividades de caça, de guerra, entre outras.

É importante dizer que as atividades feitas por cada um dos gêneros (feminino ou masculino) se completam, pois juntas garantem a qualidade de vida de toda a comunidade.

Você já imaginou o que seria da refeição de uma família sem o trabalho realizado pelos homens que saíram para caçar ou pescar? E como esta seria sem o trabalho das mulheres que prepararam toda comida?

Juntos, homens e mulheres, são responsáveis pela produção dos alimentos, das redes, dos bancos, das casas, das canoas, das ferramentas utilizadas no dia a dia, como vasos de cerâmica, cestos, flechas, arcos etc. Vemos assim que o trabalho de cada membro do grupo é fundamental para toda comunidade.” (MIRIM BRASIL. Quem faz o quê? Disponível em: < https://mirim.org/pt-br/como-vivem/quem-faz-o-que#:~:text=%C3%89%20bastante%20comum%2C%20entre%20os,e%20outras%2C%20somente%20pelos%20homens. > Acesso em 03/11/2024.)

Vale lembrar que entre os índios, do presente e, particularmente, os do passado (que aqui nos interessam), a existência de: cacique (chefe da tribo), pajé (feiticeiro-curandeiro, uma espécie também de médico da tribo) e caçadores-guerreiros. Usando armas disponíveis, tanto caçavam animais quanto usavam-nas para a guerra contra outras tribos. Hoje, por conta de leis comuns em cada país, essas guerras foram reduzidas extremamente. Há países, como no Brasil, em que, hoje, não se houve falar de tribos guerreando entre si.

Gonçalves Dias, no seu poema I-Juca-Pirama (diálogo com a Língua Portuguesa), mostra bem uma situação de guerra entre tribos. Vale a pena lê-lo. Da mesma forma que os homens primitivos, entre as tribos indígenas também não há classes sociais.

Os produtos alimentares, coletados, plantados (fato importante, o plantio, a agricultura, entre tribos, mostrando a fixação na terra), caçados e outros eram colocados em comum. Mas o trabalho era de todos aqueles que o tinham condição de realizar. Hoje, cabe aqui citar um trecho exposto no texto acima: “É importante dizer que as atividades feitas por cada um dos gêneros (feminino ou masculino) se completam, pois juntas garantem a qualidade de vida de toda a comunidade.” (Ver citação no texto completo.). Ou seja, o trabalho é voltado para toda a  comunidade.

*Grupo 3: Sociedade chinesa antiga – hierarquia social.

De acordo com a Wikipédia (artigo Quatro ocupações):

“As quatro ocupações ou quatro categorias do povo[1] (chinês simplificado: 农工商chinês tradicional: 士農工商, pin yin: Shì, Nóng, Gōng, Shāng) foram uma estrutura hierárquica social desenvolvida na antiga china por estudiosos do legalismo ou do confucionismo e que existia desde a Dinastia Chou. É considerada uma parte central da estrutura social da filosofia Fengjian.[2] Em ordem decrescente, a hierarquia determinava os shi (estudiosos donos de terras), os nong (camponeses fazendeiros), os gong (artesãos) e os shang (comerciantes).[2] Estas categorias abrangentes eram muito mais uma idealização do que uma realidade prática, devido à comercialização da sociedade chinesa nos períodos Sung e Ming, que ofuscou as linhas que dividiam essas quatro distinções sociais.

Este sistema não esteve presente em todos os outros grupos sociais existentes na China pré-moderna. A definição da identidade da classe shi mudou com o passar do tempo, de uma casta de guerreiros para uma elite intelectual aristocrática e, finalmente, para uma elite estudiosa burocrática com menos ênfase na arcaica linhagem nobre. Havia ainda uma fusão gradual dos mercadores ricos e dos proprietários de terras, culminando no período mais tardio da dinastia Ming.” (WIKIPÉDIA. Quatro ocupações. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Quatro_ocupa%C3%A7%C3%B5es#:~:text=Em%20ordem%20decrescente%2C%20a%20hierarquia,e%20os%20shang%20(comerciantes). > Acesso em 01/11/2024.) Grifo e sublinhado feitos pelo Prof. José Antônio.

Cabe aqui dizer que, na China Imperial havia o imperador e, junto com ele, uma corte imperial, composta de burocratas (funcionários responsáveis por escrituração, registros, levantamentos, documentação, etc.), nobres, generais e pessoas a eles ligadas, formando uma elite. A religião chinesa, inclusive, definia o imperador como um ser divino, portanto dotado de grandes responsabilidades. Curiosamente, a elite precisava dominar uma série de conhecimentos. Como o imperador era responsável pelo bem-estar do povo, além dos burocratas e de seu exército e governadores de províncias, cobradores de impostos e outros, havia também os astrólogos/astrônomos.

Quanto aos demais grupos, ver na citação da Wikipédia acima.

Havia também estrangeiros, carpinteiros, pedreiros e uma série de outras profissões. A base do império, sem a qual não funcionaria, é claro, era a agricultura. Havia agricultores ricos e agricultores simples. Todos pagavam impostos.

*Grupo 4: Sociedade grega antiga – hierarquia social.

A Grécia que vai dos séculos VIII a IV antes de Cristo (ou Antes da Era Comum) tornou-se uma região em que diferentes cidades se situavam e que eram independentes entre si. Cada uma era autônoma (tinha suas leis e vida próprias), com seus governantes, leis, moedas e outras características específicas. O que tinham em comum? A cultura, com pequenas variações, a língua, os deuses e as deusas, também com pequenas variações, costumes similares.

Duas cidades se destacaram e nelas havia uma divisão social um pouco diferente:

1)     ESPARTA, onde a sociedade era dividida, piramidalmente, de cima para baixo: Espartanos ou Cidadãos (5%), Periecos (10%), Hilotas (85%), segundo o site Slideshare – Grécia Antiga (In:  https://pt.slideshare.net/slideshow/grcia-antiga-44000355/44000355 ). Os espartanos ou cidadãos eram devotados guerreiros, tinham rei, inclusive. Os periecos eram, “na Grécia antiga, cidadãos de condição intermediária entre a dos cidadãos e a dos escravos”. Hilotas eram, “em Esparta, escravos do Estado, que cultivavam o campo. E havia os escravos pertencentes a cidadãos” (DICIONÁRIO OXFORD LANGUAGES, Google, verbetes perieco e hilota).

2)     ATENAS, no período democrático, onde a sociedade era dividida hierarquicamente, de cima para baixo, entre cidadãos, segundo o UOL:

“A sociedade ateniense estava dividida em diversas classes sociais. A elite era composta pelos eupátridas, que eram os nobres proprietários de terras e detentores do poder político. Abaixo deles estavam os zeugitas, que eram os pequenos proprietários de terras e comerciantes. Em seguida, vinham os thetas, que eram os artesãos e comerciantes que não possuíam terra. Por fim, os escravos, que eram em sua maioria estrangeiros conquistados em guerras. Essa divisão social refletia-se diretamente na participação política, com a elite exercendo maior influência e os zeugitas e thetas tendo menos poder de decisão.” (UOL. Dúvida – Como a sociedade ateniense era dividida. Disponível em: < https://brasilescola.uol.com.br/tire-duvidas/como-a-sociedade-ateniense-estava-dividida/321862.html#:~:text=A%20sociedade%20ateniense%20estava%20dividida%20em%20diversas%20classes%20sociais.,propriet%C3%A1rios%20de%20terras%20e%20comerciantes. > Acesso em 01/11/2024.) (Grifos do Prof. José Antônio.)

Em resumo:

a)    Eupátridas – nobres proprietários.

b)    Zeugugitas – pequenos proprietários e comerciantes.

c)    Thetas – artesãos e comerciantes sem terra.

d)    Escravos (por guerras, principalmente, mas também por dívidas).

Em Atenas, quem tinha maior poder econômico, consequentemente, tinha maior poder político, ainda que todos os cidadãos devessem participar das assembleias, no período democrático ateniense. A assembleia, inclusive, tinha o poder de julgar casos, como foi o caso de Sócrates, bem apresentado por Platão em sua Apologia (Defesa) de Sócrates. A maioria vencia o veredito. Claro que, em diferentes decisões, quem tinha o poder econômico influenciava mais fortemente no encaminhamento destas, ainda que havendo votação de bom número de cidadãos. Cidadão era o de mãe ateniense e nascido em Atenas. Estrangeiros não tinham poder nem direitos. As mulheres? Submissas.

*Grupo 5: Sociedade romana antiga – hierarquia social. (Na próxima aula.)

*Grupo 6: Sociedade egípcia antiga – hierarquia social.

*Grupo 7: Sociedade mesopotâmica antiga – hierarquia social.

*Grupo 8: Sociedade feudal – hierarquia social.

*Grupo 9: Sociedade capitalista – hierarquia social.

*Grupo 10: Sociedade brasileira – hierarquia social e desigualdades sociais.

REFERÊNCIAS:

GOOGLE. Dicionário Oxford Languages. Disponível em: < https://www.google.com/search?q=dicion%C3%A1rio+online&oq=dicion%C3%A1rio+o&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUqCggCEAAYsQMYgAQyBggAEEUYOTIMCAEQABhDGIAEGIoFMgoIAhAAGLEDGIAEMgcIAxAAGIAEMgcIBBAAGIAEMgcIBRAAGIAEMgcIBhAAGIAEMgcIBxAAGIAEMgcICBAAGIAE0gEJODk1OGowajE1qAIIsAIB&sourceid=chrome&ie=UTF-8 > Acesso em 01/11/2024.

MIRIM BRASIL. Quem faz o quê? Disponível em: < https://mirim.org/pt-br/como-vivem/quem-faz-o-que#:~:text=%C3%89%20bastante%20comum%2C%20entre%20os,e%20outras%2C%20somente%20pelos%20homens. > Acesso em 03/11/2024.

UOL. Dúvida – Como a sociedade ateniense era dividida. Disponível em: < https://brasilescola.uol.com.br/tire-duvidas/como-a-sociedade-ateniense-estava-dividida/321862.html#:~:text=A%20sociedade%20ateniense%20estava%20dividida%20em%20diversas%20classes%20sociais.,propriet%C3%A1rios%20de%20terras%20e%20comerciantes. > Acesso em 01/11/2024.

WIKIPÉDIA. Quatro ocupações. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Quatro_ocupa%C3%A7%C3%B5es#:~:text=Em%20ordem%20decrescente%2C%20a%20hierarquia,e%20os%20shang%20(comerciantes). > Acesso em 01/11/2024.

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