COMANDO DE
ENSINO POLICIAL MILITAR
CEPMG -
VASCO DOS REIS
Divisão de
Ensino / Coordenação Pedagógica
QUARTO BIMESTRE
AULA 35 DE SOCIOLOGIA DOS PRIMEIROS ANOS:
OS TIPOS
DE DOMINAÇÃO, SEGUNDO WEBER – A DOMINAÇÃO CARISMÁTICA (PROF. JOSÉ ANTÔNIO
BRAZÃO.)
“A dominação carismática é estabelecida quando os dominados possuem a
crença de que há qualidades excepcionais em determinado indivíduo, algo que o
torna superior aos outros e lhe permite exercer liderança ou controle sobre
eles. Pode ser ilustrada por figuras de lideranças
religiosas ou políticas com grande poder de influência social. Para Weber, a
dominação carismática se contrapõe à dominação tradicional e propicia a
transformação social, visto que a crença nas qualidades excepcionais do líder
permite a ele estender suas ações para além dos limites das normas vigentes. No
Brasil, figuras como Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, entre outros, são
exemplos de lideranças carismáticas.” (SILVA, Afrânio
et alii. Cap. 6: Poder, Política e Estado. IN: ____________________. Sociologia
em Movimento. 2.ed. São Paulo, Moderna, 2017. Pp.
142-144.)
COMENTÁRIO (Prof. José A. Brazão.):
Max Weber, ao tratar do
poder e do governo de uma sociedade, divide em três tipos a dominação que se
exerce, conforme o tempo e o espaço, em cada sociedade. São três os tipos de
dominação: dominação tradicional (vista na aula anterior), dominação
carismática (que será tratada hoje) e dominação racional-legal (próxima aula).
Tratemos parte por parte o texto acima.
“A dominação
carismática é estabelecida quando os dominados possuem a crença de que
há qualidades excepcionais em determinado indivíduo, algo que o torna superior
aos outros e lhe permite exercer liderança ou controle sobre eles.(...)” (SILVA
et alii. Op. cit., pp. 142-144.) Carisma é uma palavra de origem grega que
significa qualidade, dom, habilidade, talento, capacidade. É uma palavra que,
inclusive, aparece na Bíblia.
Segundo a Bíblia Online,
Paulo assim define os dons (carismas):
“1 Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos,
que sejais ignorantes.
2 Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos
ídolos mudos, conforme éreis guiados.
3 Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém
que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que
Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo.
4 Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o
mesmo.
5 E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o
mesmo.
6 E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus
que opera tudo em todos.
7 Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um,
para o que for útil.
8 Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da
sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
9 E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro,
pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
10 E a outro a operação de maravilhas; e a outro a
profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de
línguas; e a outro a interpretação das línguas.
11 Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas
coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.” (BÍBLIA ONLINE. 1 Coríntios 12: 1-11. Disponível em: < https://www.bibliaonline.com.br/acf/1co/12 > Acesso em 25/10/2024.)
Na visão cristã, os
carismas (dons, habilidades) são frutos da ação do Espírito de Deus que age em
cada membro da comunidade para o bem da comunidade.
No entanto, Max Weber
define os carismas, segundo o texto citado inicialmente, como “(...)qualidades
excepcionais em determinado indivíduo, algo que o torna superior aos outros e
lhe permite exercer liderança ou controle sobre eles” (SILVA et alii. Idem.).
Isto é, qualidades que tornam a pessoa que as tem uma exceção em meio à maioria
das pessoas que fazem parte da sociedade, tanto talentos naturais (talentos que
nascem com a pessoa) quanto talentos que, sem dúvida, podem ser desenvolvidos
via aprendizagem e as condições de vida ou ambos: natural e aprendizado.
Esse talento carismático
pode ser usado, claramente, para o bem e para o mal, para o bem social ou para
o bem de poucos que exercem o poder no interior da sociedade. Neste caso, há
uma diferença entre esta visão e a de Paulo. Weber vê a possibilidade de bom e
mal uso dos carismas (dons, habilidades). Paulo fala de carismas que são
benéficos à comunidade, dados pelo Espírito de Deus a cada um pelo bem comum.
O poder carismático é um
poder influenciador e inflamador de massas, levando-as pelo caminho que o líder
carismático quer que seja guiada a massa, o povo. Um líder carismático que usa
em benefício coletivo faz bem a todos. Um bom exemplo: Martin Luther King, o
pastor que, com seu poder de fala e de comunicação, era capaz de reunir massas
– muita gente – em seus discursos.
Um exemplo de líder que
usou seu poder carismático sobre as massas foi Adolf Hitler, com uma ajuda
clara do ministério da propaganda nazista. Era chamado, inclusive, de Fuhrer,
isto é, Líder, aquele que lidera, que leva adiante o povo. Mussolini, por sua
vez, Duce, o condutor. Ambos insuflaram ideias na mente de milhões de pessoas.
No caso de Hitler, ideias que levaram pessoas a crerem que outras pessoas
seriam inferiores e que, portanto, deveriam ser exterminadas, como judeus,
homossexuais, ciganos e outros – os campos de concentração nazistas que o
digam!
Como se pode ver, a
análise weberiana da dominação permite ver, com clareza, o quanto o poder dos
carismas carrega consigo algo de positivo, mas também de perigoso, quando
aqueles são usados para prejudicar pessoas em benefício de outras.
REFERÊNCIAS:
BÍBLIA
ONLINE. 1 Coríntios 12: 1-11. Disponível em: < https://www.bibliaonline.com.br/acf/1co/12 > Acesso em 25/10/2024.
SILVA, Afrânio et alii. Cap. 6:
Poder, Política e Estado. IN: ____________________. Sociologia em Movimento.
2.ed. São Paulo, Moderna, 2017.
EXERCÍCIOS
SOBRE MAX WEBER:
No site
a seguir, fazer o teste proposto:
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