domingo, 22 de setembro de 2024

QUARTO BIMESTRE - AULA 30 DE SOCIOLOGIA DOS PRIMEIROS ANOS: MAX WEBER (1864 – 1920) (Prof. José Antônio Brazão.)

 

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR

 CEPMG - VASCO DOS REIS

Divisão de Ensino / Coordenação Pedagógica

QUARTO BIMESTRE

AULA 30 DE SOCIOLOGIA DOS PRIMEIROS ANOS:

MAX WEBER (1864 – 1920) (Prof. José Antônio Brazão.)

*Max Weber nasceu no século em que o capitalismo havia chegado ao seu auge.

*Enorme desenvolvimento econômico.

*Industrialização.

*Nasceu na Prússia, região que viria a ser a responsável pela unificação alemã, na cidade de Erfurt.

*Sua família era constituída de mercadores e industriais.

*Weber viria a se tornar advogado, tendo estudado em Heidelberg e Berlin.

*Extremamente culto, interessou-se também pelo estudo das ciências humanas, inclusive pelo que viria a se tornar a Sociologia, da qual veio a ser um dos fundadores.

*Casou-se e de sua esposa se diz: “Weber e a sua esposa Marianne, uma intelectual por direito próprio e uma das primeiras activistas dos direitos das mulheres, rapidamente se encontraram no centro da vibrante vida intelectual e cultural de Heidelberg.” (SEP. Verbete Max Weber.)

*Tornou-se professor e erudito, um grande pesquisador. Muito respeitado.

*Segundo a EDIPRO: “Max Weber (1864-1920): jurista e economista alemão, é considerado um dos fundadores da sociologia. Sua obra influencia, até hoje, os estudos nas mais diversas disciplinas, como a economia, a filosofia, o direito, a ciência política e a administração. Weber construiu uma extensa carreira acadêmica na Universidade Humboldt, em Berlim, e nas universidades de Freiburg, Heidelberg, Viena e Munique. Grande parte de suas pesquisas foi dedicado ao estudo do capitalismo. Foi consultor dos negociadores alemães no Tratado de Versalhes (em 1919) e da comissão encarregada de redigir a Constituição de Weimar.” (EDIPRO. Max Weber. Disponível em: < https://edipro.com.br/livros-do-autor/max-weber/ > Acesso em 20/09/2024.)

*Foi um grande escritor, tendo deixado, entre outras, as seguintes obras:

**A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo.

**A Ciência Como Vocação.

**A Política Como Vocação.

**Economia e Sociedade.

**A Metodologia das Ciências Sociais.

**História Econômica Geral.

*A busca pelo entendimento do capitalismo diferencia-o de Karl Marx e Friedrich Engels. Enquanto estes viram a exploração do homem pelo homem e a luta de classes no decurso da história, chegando até o capitalismo cuja base também é a exploração do trabalho nas fábricas e em outros espaços de produção econômica, Weber viu como elemento constituidor do pensamento capitalista a ética protestante, baseada nas leituras calvinistas e luteranas da Bíblia e na interpretação desta por luteranos e calvinistas: o trabalho como algo positivo, a não proibição da usura (empréstimo de dinheiro para obter dinheiro), o enriquecimento como fruto dos esforços econômicos.

*Entre finais dos anos 1890 e início dos anos 1900, Weber sofreu de forte depressão, acabando por ser aposentado e mantido como professor honorário da Universidade de Heidelberg.

*Continuou estudando, escrevendo e fazendo palestras, à medida que foi superando a depressão.

*Em 1920, Weber teve uma pneumonia muitíssimo forte, vindo a falecer aos 56 anos de idade. Sua esposa continuou publicando escritos que Weber.

*A obra de Weber teve grande marca na Sociologia, sendo Weber considerado um dos fundadores da Sociologia, tornando-a uma ciência humana de grande valor e destaque. Em outras aulas veremos o quanto as ideias de Weber contribuíram para o entendimento das sociedades.

REFERÊNCIAS:

EDIPRO. Max Weber. Disponível em: < https://edipro.com.br/livros-do-autor/max-weber/ > Acesso em 20/09/2024.

ROMEIRO, Julieta et alii. Diálogo – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. São Paulo, Moderna, 2020. (Seis volumes.)

SEP. Max Weber. Disponível em: < https://plato.stanford.edu/entries/weber/ > Acesso em 20/09/2024. (Foi usado Google Tradutor.)

 

Nenhum comentário: