quarta-feira, 18 de setembro de 2024

TERCEIRO BIMESTRE - AULA 29 DE SOCIOLOGIA DOS SEGUNDOS ANOS. REVISÃO PARA A PROVA: O TRABALHO EM KARL MARX, MAX WEBER E ÉMILE DURKHEIM – RESUMO (Prof. José Antônio Brazão.)

 

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR

 CEPMG - VASCO DOS REIS

Divisão de Ensino / Coordenação Pedagógica

TERCEIRO BIMESTRE:

AULA 29 DE SOCIOLOGIA DOS SEGUNDOS ANOS:

REVISÃO PARA A PROVA: O TRABALHO EM KARL MARX, MAX WEBER E ÉMILE DURKHEIM – RESUMO (Prof. José Antônio Brazão.)

1)    Contexto do século XIX e primeira metade do XX. Marx, Durkheim e Weber são três ícones (figuras, imagens) essenciais da Sociologia do Século XIX) e parte do XX, exercendo influência ainda hoje.

2)    KARL MARX: a alienação no mundo do trabalho.

a)    Texto Eu, Etiqueta (de Carlos Drummond de Andrade): Alienação, moda (produtos [objetos], mercadorias, busca de estar na moda e perda da identidade, de ser sentinte e consciente a objeto (coisa) – alienação.

b)    Ser humano à outro ser: etiqueta.

ALIENAÇÃO

PENSADOR

ANTES

DEPOIS

FEUERBACH

O homem CRIADOR dos deuses.

O homem CRIATURA dos deuses.

MARX (E ENGELS)

O trabalhador ser CRIATIVO e INVENTIVO, mas explorado.

O trabalhador: COISA (objeto) [res – do latim]. Reificação (coisificação). Ser alienado, sem identidade, sem vontade de lutar, preocupado com a sobrevivência de si e da família.

3)    MAX WEBER – O protestantismo e o capitalismo.

a)    Na antiguidade (Grécia e Roma): trabalho = pena, obrigação e tortura (tripalium, no latim, instrumento de tortura).

b)    Na Idade Média: o trabalho fruto do pecado de Adão e Eva. Punição.

c)    Na Idade Moderna: com o protestantismo – trabalho: produtor de riqueza, disciplina (ordem), economia de dinheiro, continuidade da criação de Deus.

4)    ÉMILE DURKHEIM:

a)    Trabalho: parte fundamental da solidariedade coletiva (comunitária).

b)    Solidariedade:

·       Mecânica – em sociedades simples (exemplo: tribo indígena).

·       Orgânica – em sociedades mais complexas (exemplo: a nossa). Sociedade: comparada a um organismo, com órgãos e sistemas, isto é, com estruturas que se coordenam.

c)    Anomia: fato que extrapola a ordem, a lei, as normas sociais – A, no grego: não. NOMIA, de nomos: lei, norma, regra.

REFERÊNCIAS:

ROMEIRO, Julieta et alii. Diálogo – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. São Paulo, Moderna, 2021. (Seis volumes.) (Livros didáticos.) Material disponível em: < https://pnld.moderna.com.br/ensino-medio/obras-didaticas/area-de-conhecimento/ciencias-humanas-e-sociais/dialogo > Acessos em 24/08/2024 e ao longo do bimestre.

SILVA, Afrânio et alii. Trabalho e Sociedade. In: __________. Sociologia em Movimento. 2.ed. São Paulo, Moderna, 2016. (Cap. 9) (Livro didático.)

 

Nenhum comentário: