domingo, 1 de setembro de 2024

TERCEIRO BIMESTRE - AULA 28 DE SOCIOLOGIA DOS SEGUNDOS ANOS. O TRABALHO EM MARX, MAX WEBER E DURKHEIM: O IMPACTO DO TRABALHO NA PRODUÇÃO DA VIDA MATERIAL E NA NATUREZA (Prof. José Antônio Brazão.)

  

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR

 CEPMG - VASCO DOS REIS

Divisão de Ensino / Coordenação Pedagógica

TERCEIRO BIMESTRE

AULA 28 DE SOCIOLOGIA DOS SEGUNDOS ANOS:

O TRABALHO EM MARX, MAX WEBER E DURKHEIM:

O IMPACTO DO TRABALHO NA PRODUÇÃO DA VIDA MATERIAL E NA NATUREZA (Prof. José Antônio Brazão.)

Entendendo-se o trabalho como elemento constitutivo, essencial, das forças de produção e dos modos de produção (Marx) ou como uma bênção na visão protestante que influenciou o capitalismo (Weber) ou como recurso baseado na solidariedade comunitária (Durkheim), é importantíssimo destacar que é através do trabalho que os seres humanos, para produzirem os bens necessários ao comércio, ao mercado e à vida das pessoas, transformam a NATUREZA, utilizando matérias-primas de todos os tipos dela advindas.

Nesse sentido, o impacto da produção sobre a natureza é imenso, levando, muitas vezes, a uma exploração voraz (devoradora) da natureza, sem preocupação com o futuro, visando ganhos vultosos com a exploração do mundo natural.

Entre as consequências dessa exploração voraz encontram-se os problemas ambientais, com secas cada vez mais frequentes, tempestades e inundações. Juntando com estas, a fumaça advinda de queimadas.

No Brasil atual se pode vislumbrar muito bem os impactos. Só no ano de 2024, para dar dois exemplos: a inundação do RIO GRANDE DO SUL e a fumaça advinda de queimadas na Amazônia e em outras regiões produtoras.

A inundação do Rio Grande do Sul trouxe consigo mortes e desbragada destruição de bens materiais, como casas, prédios, pontos comerciais, fazendas, entre outros, doenças que atacaram parte da população, fome, dificuldades, etc. Sofrimentos indescritíveis.

As queimadas, por sua vez, além da fumaça e junto com ela: paralisações de serviços, como os de aeroportos, levando à perda de milhões de reais e até de dólares; problemas respiratórios; aumento de gás carbônico e outros gases de efeito estufa na atmosfera terrestre; destruição de campos de muitas fazendas e de construções; morte de muitos animais, trazendo prejuízos sem conta à fauna brasileira; destruição de parte significativa da flora; etc. Enfim, enormes prejuízos econômicos, humanos e naturais.

Quanto ao aquecimento global, vale lembrar que ele atinge o mundo inteiro. Aumentar as temperaturas da Terra traz consigo consequências devastadoras para o Brasil e todos os lugares do mundo.

No que tange às queimadas, a responsabilidade por ações humanas é certa, tendo implicações (consequências), inclusive sobre as pessoas responsáveis, isto é, podendo atingir familiares seus e amigos, além da população em geral que sofre: problemas de saúde, respiratórios, falta de água, pois aquelas atingiram mananciais e aquíferos, o perigo da chuva ácida e da acidificação de águas de rios e mares, entre outros males. Fruto de uma visão obtusa e inconsequente dos responsáveis diretos (ateadores de fogo) e indiretos (possíveis mandantes e mandantes comprovados).

Inconsequência e extrema burrice, sem pensar nas consequências.

Esforços foram realizados e vêm sendo realizados para dirimir os problemas mencionados, mas são necessários outros ainda, envolvendo a responsabilidade de todos: governo federal, governos estaduais e municipais, instituições as mais diversas e, inclusive, de todos os cidadãos e cidadãs, que precisam fazer parte desse empenho coletivo.

Mais que nunca, a SOLIDARIEDADE que desponta em Émile Durkheim se faz premente. Uma solidariedade local, nacional e global, fundada na responsabilidade de todos a favor de todos, sem esmorecimento. Caso contrário, os problemas naturais continuarão a ter influências cada vez mais fortes na vida das pessoas, em toda a humanidade. Solidariedade ligada à CIDADANIA, tanto a nível de cidade, de país, quanto de mundo - uma CIDADANIA PLANETÁRIA.

REFERÊNCIA:

BBC NEWS BRASIL. As impressionantes imagens que mostram 'corredor' com fumaça de queimadas se espalhando pelo Brasil. Disponível em: < https://www.bbc.com/portuguese/articles/cx29n0321k5o > Acesso em 30/08/2024.

BBC NEWS BRASIL. As imagens de satélite que mostram fumaça das queimadas tomando cidades e o que deve acontecer agora. Disponível em: < https://www.bbc.com/portuguese/articles/c4glr02z29do > Acesso em 30/08/2024.

BBC NEWS BRASIL. 'O fogo parece estar dentro de casa, é difícil respirar': o impacto da fumaça das queimadas na saúde. Disponível em: < https://www.bbc.com/portuguese/articles/c5y8pe2znd0o > Acesso em 30/08/2024.

SILVA, Afrânio et alii. Sociologia em Movimento. (Manual do Professor) 2.ed. São Paulo, Moderna, 2017.

WIKIPÉDIA. Cronologia das enchentes no Rio Grande do Sul em 2024. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Cronologia_das_enchentes_no_Rio_Grande_do_Sul_em_2024 > Acesso em 30/08/2024.

 

 

Nenhum comentário: