domingo, 3 de dezembro de 2023

TERCEIRO BIMESTRE - AULA 26 DE SOCIOLOGIA DOS SEGUNDOS ANOS: QUESTIONÁRIO E DEBATE INDÚSTRIA CULTURAL [INTRODUÇÃO] (Prof. José A. Brazão.)

  

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR

 CEPMG - VASCO DOS REIS

Divisão de Ensino / Coordenação Pedagógica

TERCEIRO BIMESTRE

AULA 26 DE SOCIOLOGIA DOS SEGUNDOS ANOS:

QUESTIONÁRIO E DEBATE INDÚSTRIA CULTURAL [INTRODUÇÃO] (Prof. José A. Brazão.)

GV/GO AVALIATIVO (1,0 + 0,5):

OBSERVAÇÃO: USAR IMAGENS RETIRADAS DE PANFLETOS, JORNAIS E OUTROS MATERIAIS COMO AUXILIARES FOMENTADORES DO DEBATE.

*Explicar para a turma como será feita a atividade.

*Dividir a turma em dois grupos: grupo verbalizador (GV) e grupo observador (GO).

*As carteiras: dispor em dois círculos concêntricos (de mesmo centro).

*Grupo verbalizador: encarregado de debater as questões propostas e defender ideias em que acredita quanto ao tema proposto.

*Grupo observador: neste primeiro momento, apenas observar e anotar tudo que puder anotar, de válido ou a ser contraposto, informações do que for discutido pelo grupo verbalizador. Vale lembrar que, em um segundo momento, haverá troca de posição de grupos.

*Na troca de posição dos grupos, cada grupo assumirá a ação realizada antes pelo outro grupo (debater ou anotar).

*O professor observará o debate.

*O professor observará também o grupo observador fazendo anotações ou, simplesmente, prestando atenção.

*TEMA DO GV/GO: INDÚSTRIA CULTURAL.

*EXPLICAÇÃO PRELIMINAR:

INDÚSTRIA CULTURAL (Prof. José Antônio Brazão.):

THEODOR ADORNO. (1903-1969)

Um dos intelectuais que fizeram parte da chamada Escola de Frankfurt. Também professor universitário. Junto com Horkheimer, analisou a chamada indústria cultural, existente no interior do sistema capitalista. Como o nome indica, é indústria por produzir uma série de bens. No caso, bens culturais. Isto é, uma produção de bens culturais para atender ao mercado capitalista: músicas, filmes, dentre outros materiais. Com relação a ela, apresentaram algumas de suas características: 1) a produção para o mercado (compra e venda); 2) a transformação das pessoas em massa(s); 3) o caráter passageiro das produções (p. ex.: músicas que duram poucos meses); 4) a transmissão de valores e ideologias, no caso, capitalistas, às pessoas; 5) a alienação das pessoas, manipuladas por essa indústria a serviço do capital. Adorno trabalhou também nos EUA, aí exilado por causa da perseguição nazista. Professor universitário. Curiosamente, nessa época, os EUA se beneficiaram de intelectuais vindos da Europa, de várias áreas, exilados. No campo da ciência, p. ex.: físicos, químicos, etc.  (Prof. José A.Brazão)

MAX HORKHEIMER. (1895–1973)

Filósofo alemão do século XX. Pertenceu ao grupo que formou a Escola de Frankfurt – grupo de intelectuais que se reuniam no Instituto de Pesquisas Sociais da Universidade de Frankfurt. Aí discutiam temas diversos, relacionados à economia, filosofia, história, marxismo, capitalismo, etc. Horkheimer chegou, inclusive, ao posto de diretor do instituto. Porém, por causa da perseguição nazista sobre os judeus, precisou exilar-se nos Estados Unidos da América, onde veio a trabalhar como professor universitário. Retornou a Frankfurt, continuando na universidade. Colaborou em textos com Theodor Adorno. Com este, também discutiu questões como nazismo e fascismo, indústria cultural (ver logo acima), filosofia grega, entre outros temas. (Prof. J. A.Brazão)

PARA O DEBATE DE CADA GRUPO VERBALIZADOR:

1)    O que movimenta e faz existir o capitalismo?

2)    A cultura é um bem permanente ou um bem venal (sujeito à venda)? Como você encara essa questão?

3)    Há bens culturais permanentes? Por quê? (Explique.)

4)    O cinema faz parte da indústria cultural. Como as empresas ganham em torno dele?

5)    A televisão é um veículo e tanto de transmissão da indústria cultural. Que produtos dessa indústria ela transmite?

6)    A televisão é também uma indústria cultural. O que é produzido nela?

7)    Os bens da indústria cultural são atrativos, muito atrativos. Cite dez exemplos desses bens (produtos) e explique por que eles são tão atrativos.

8)    Que outras indústrias igualmente produzem cultura para a venda e cujos produtos são atrativos, no mundo de hoje?

9)    Como você encara o celular: como ele se tornou, de um telefone, em um produto da indústria cultural hoje?

Nenhum comentário: