COMANDO DE
ENSINO POLICIAL MILITAR
CEPMG -
VASCO DOS REIS
Divisão de
Ensino / Coordenação Pedagógica
TERCEIRO BIMESTRE
AULA 26 DE SOCIOLOGIA DOS SEGUNDOS ANOS:
QUESTIONÁRIO E DEBATE INDÚSTRIA CULTURAL [INTRODUÇÃO] (Prof. José A. Brazão.)
GV/GO AVALIATIVO
(1,0 + 0,5):
OBSERVAÇÃO: USAR IMAGENS RETIRADAS DE PANFLETOS, JORNAIS E OUTROS MATERIAIS COMO
AUXILIARES FOMENTADORES DO DEBATE.
*Explicar para a turma como será feita a
atividade.
*Dividir a turma em dois grupos: grupo
verbalizador (GV) e grupo observador (GO).
*As carteiras: dispor em dois círculos
concêntricos (de mesmo centro).
*Grupo verbalizador: encarregado de debater as
questões propostas e defender ideias em que acredita quanto ao tema proposto.
*Grupo observador: neste primeiro momento,
apenas observar e anotar tudo que puder anotar, de válido ou a ser contraposto,
informações do que for discutido pelo grupo verbalizador. Vale lembrar que, em
um segundo momento, haverá troca de posição de grupos.
*Na troca de posição dos grupos, cada grupo
assumirá a ação realizada antes pelo outro grupo (debater ou anotar).
*O professor observará o debate.
*O professor observará também o grupo
observador fazendo anotações ou, simplesmente, prestando atenção.
*TEMA DO GV/GO: INDÚSTRIA
CULTURAL.
*EXPLICAÇÃO PRELIMINAR:
INDÚSTRIA CULTURAL
(Prof. José Antônio Brazão.):
THEODOR ADORNO.
(1903-1969)
Um dos intelectuais que fizeram parte da chamada
Escola de Frankfurt. Também professor universitário. Junto com Horkheimer,
analisou a chamada indústria cultural, existente no interior do sistema
capitalista. Como o nome indica, é indústria por produzir uma série de bens. No
caso, bens culturais. Isto é, uma produção de bens culturais para atender ao
mercado capitalista: músicas, filmes, dentre outros materiais. Com relação a
ela, apresentaram algumas de suas características: 1) a produção para o mercado
(compra e venda); 2) a transformação das pessoas em massa(s); 3) o caráter
passageiro das produções (p. ex.: músicas que duram poucos meses); 4) a
transmissão de valores e ideologias, no caso, capitalistas, às pessoas; 5) a
alienação das pessoas, manipuladas por essa indústria a serviço do capital.
Adorno trabalhou também nos EUA, aí exilado por causa da perseguição nazista.
Professor universitário. Curiosamente, nessa época, os EUA se beneficiaram de
intelectuais vindos da Europa, de várias áreas, exilados. No campo da ciência,
p. ex.: físicos, químicos, etc. (Prof. José A.Brazão)
MAX HORKHEIMER. (1895–1973)
Filósofo alemão do século XX. Pertenceu ao grupo
que formou a Escola de Frankfurt – grupo de intelectuais que se reuniam no
Instituto de Pesquisas Sociais da Universidade de Frankfurt. Aí discutiam temas
diversos, relacionados à economia, filosofia, história, marxismo, capitalismo,
etc. Horkheimer chegou, inclusive, ao posto de diretor do instituto. Porém, por
causa da perseguição nazista sobre os judeus, precisou exilar-se nos Estados
Unidos da América, onde veio a trabalhar como professor universitário. Retornou
a Frankfurt, continuando na universidade. Colaborou em textos com Theodor
Adorno. Com este, também discutiu questões como nazismo e fascismo, indústria
cultural (ver logo acima), filosofia grega, entre outros temas. (Prof. J.
A.Brazão)
PARA O DEBATE DE
CADA GRUPO VERBALIZADOR:
1) O que movimenta e faz existir o
capitalismo?
2) A cultura é um bem permanente ou um bem
venal (sujeito à venda)? Como você encara essa questão?
3) Há bens culturais permanentes? Por quê?
(Explique.)
4) O cinema faz parte da indústria
cultural. Como as empresas ganham em torno dele?
5) A televisão é um veículo e tanto de
transmissão da indústria cultural. Que produtos dessa indústria ela transmite?
6) A televisão é também uma indústria
cultural. O que é produzido nela?
7) Os bens da indústria cultural são
atrativos, muito atrativos. Cite dez exemplos desses bens (produtos) e explique
por que eles são tão atrativos.
8) Que outras indústrias igualmente
produzem cultura para a venda e cujos produtos são atrativos, no mundo de hoje?
9) Como você encara o celular: como ele se
tornou, de um telefone, em um produto da indústria cultural hoje?
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