COMANDO DE
ENSINO POLICIAL MILITAR
CEPMG -
VASCO DOS REIS
Divisão de
Ensino / Coordenação Pedagógica
QUARTO BIMESTRE
AULA 31 DE TCH DOS SEGUNDOS ANOS:
PASSAR NO QUADRO E EXPLICAR:
TRABALHO DE TÓPICOS DE CIÊNCIAS HUMANAS:
*Em grupos de quatro a cinco estudantes.
*Tema: Goiás entre os séculos XX e XXI.
*Elaborar cartazes, banners OU slides contendo
de vinte a trinta imagens sobre um dos seguintes temas:
Grupo 1: Turismo em Goiás (Sul de Goiás).
___________________________...
Grupo 2: Turismo em Goiás (Região central de
Goiás). __________________...
Grupo 3: Turismo em Goiás (Norte de Goiás). _________________________...
Grupo 3: Gastronomia Goiana. (Salgados.) _____________________________...
Grupo 4: Gastronomia Goiana. (Doces e
confeitaria.) _____________________...
Grupo 5: Ciência em Goiás (instituições,
pesquisas e cientistas). ____________...
Grupo 6: Ciência em Goiás (instituições,
pesquisas e cientistas). ____________...
*Início das apresentações: _____________ de
outubro de 2023.
*Demais apresentações: ao longo de novembro de
2023.
*Valor: 5,0 (cinco pontos).
OBS.: Reescrever e contextualizar melhor os
textos a seguir, resumindo-os, no quadro. EXPLICAR.
TRABALHO, PARA A AULA 31: ESQUEMATIZAR, NO CADERNO, O TEXTO A SEGUIR:
Transformar o texto em esquema-resumo:
GOIÂNIA E AS ESTRADAS DE FERRO EM GOIÁS:
Estação Ferroviária de Goiânia:
"A estação de Goiânia foi inaugurada em
1950 [portanto, no início do último governo presidencial de Getúlio Vargas], de
acordo com o Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, de 1960. Segundo Flávio
Cavalcânti, porém, a inauguração deu-se em 11 de novembro de 1952. Há uma placa
na estação dizendo que nesta data chegou o primeiro trem noturno a ela.
"No estilo art-déco, o edifício possui na área interna principal murais de
frei Nazareno Confaloni, introdutor do modernismo em Goiás, pintados em 1953.
Durante mais de vinte anos serviu como estação ferroviária de Goiânia sendo
desativada na década de 1970. Com a extinção da Estrada de Ferro de Goiás, a
locomotiva n.º 11, símbolo da estação, mais conhecida como Maria Fumaça, foi
colocada como exposição na parte externa da antiga Estação.O prédio passou por
várias reformas; em 1985, por exemplo, foi adaptado para atender as
necessidades do Restaurante do Centro de Cultura e Tradições Goianas, hoje
extinto. Em 1987, foi criado o Centro Estadual de Artesanato de Goiás, que
passou a funcionar desde então, no prédio da estação. O edifício abriga hoje a
cooperativa dos artesões de Goiás e a Banda Marcial da Prefeitura de Goiânia -
Projeto Musicalidade. A última reforma aconteceu em 1999" (Flavio
Cavalcânti, 14/02/2005). O prédio é tombado pelo Governo do Estado desde 1998.
Por volta de 1984 foi noticiado que a RFFSA e a prefeitura de Goiânia haviam
fechado um acordo, em que a prefeitura ficaria com o terreno do pátio
ferroviário, de localização central, no qual seria (e realmente foi) construída
uma nova estação rodoviária; e em troca a ferrovia receberia um terreno bem
maior, fora da cidade, para instalar um pátio maior e mais espaçoso. O
pátio, realmente, foi transferido para a estação de Senador Canedo, a cerca de
20 km da cidade de Goiânia. Trens de passageiros não chegam ao prédio desde os
anos 1980: "Em 1981, no mês de junho, em companhia do meu pai, viajei de
Goiânia (ainda em pleno funcionamento) até Pires do Rio num trajeto de cerca de
220 km em inesquecíveis 7 horas de viagem em vagão de 2ª classe, pois as
passagens do de 1ª classe haviam se esgotado! Hoje ficou a saudade..."
(Alessander Palacios, 3/12/2010). Coordenadas: 16°39'48.76"S
49°15'42.58"W
(MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE GOIÁS. Projeto Estrada de Ferro – Goiânia. Fontes: Alessander
Palacios; Flavio Cavalcânti; Tomas Somlo; Glaucio H. Chaves; Fernando Schmidt ;
Domingos Tiveron Filho. Acervo RFFSA; IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, 1959; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960. Disponível em: < http://www.mpgo.mp.br/portal/conteudo/goiania--2 > Acesso em
14/10/2023.)"
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