COMANDO DE
ENSINO POLICIAL MILITAR
CEPMG -
VASCO DOS REIS
Divisão de
Ensino / Coordenação Pedagógica
QUARTO BIMESTRE
AULA 31 DE SOCIOLOGIA DOS SEGUNDOS ANOS:
DESIGUALDADES SOCIAIS NÃO SÃO NATURAIS,
SÃO HISTÓRICAS (Prof. José Antônio Brazão.)
As desigualdades sociais são
marcantes e visíveis no mundo atual. Por exemplo, pode-se ver:
(1)Na estrutura das cidades, com uma
região central e regiões periféricas.
IMAGENS:
(2)Em
favelas.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Favela#/media/Ficheiro:Dharavi_India.jpg
(3)Pessoas morando embaixo das pontes
e dos viadutos.
(4)Pedintes nas ruas.
(5)Vendedores ambulantes
desempregados. Em tempos de doenças coletivas, mais ainda.
(6)No pouco acesso ao sistema de
saúde por parte de muitas pessoas.
(7)No pouco acesso a níveis mais
elevados de escolaridade por parte de muitas pessoas.
(8)No analfabetismo que,
infelizmente, ainda existe até mesmo no Brasil e próximo de nós, presente entre
muita gente pobre.
(9)No analfabetismo digital.
(10)Em acampamentos ao longo de
estradas.
(11)No número maior de pessoas de
classes populares que morreram e têm morrido na pandemia de 2020-2021.
https://noticias.r7.com/saude/perfil-de-mortos-mantem-pobres-e-homens-como-maiores-vitimas-08032021
(12)Em notícias de TV sobre a África,
a Índia e outros lugares do mundo.
(13)Na acumulação da maior parte da
riqueza do mundo nas mãos de um por cento dos mais ricos do mundo, em
detrimento de uma maioria imensa que não tem sequer o que comer direito.
(Informações de jornais e livros didáticos, por exemplo.)
(14)No quase nenhum acesso a
tecnologias de ponta por parte de muitas pessoas.
(15)Na corrupção, noticiada todos os
dias por via dos meios de comunicação social. De fato, a corrupção tira de
todas as pessoas e, principalmente das mais pobres, uma série de direitos, como
o direito aos bens básicos da vida.
(16)Na péssima infraestrutura de
esgoto, de água e de outros serviços básicos em muitos bairros de periferia e
em favelas. Fruto da má gestão do dinheiro público e, principalmente, da
corrupção, além da divisão social propriamente dita.
(17)Etc. Se se observar, poder-se-á
ver, às claras, muitas outras formas de manifestação da desigualdade social.
Muitas vezes, basta sair às ruas.
Mas a desigualdade social (divisão
entre ricos e pobres) não é natural nem fruto da visão religiosa acerca do
pecado ou da graça. Ela é fruto, sobretudo, da ACUMULAÇÃO DE RIQUEZAS NAS MÃOS
DE POUCOS, fruto, por sua vez, muitas vezes, da EXPLORAÇÃO DO TRABALHO ALHEIO,
além da corrupção. Nos últimos séculos, por exemplo, podem ser citados os FATOS
REAIS e HISTÓRICOS a evidenciar esses fatos:
(1)Final do século XV em diante (até
hoje): A matança de tribos e povos na África, na Ásia, na América Latina e do
Norte, etc., em busca de terras, ouro e riquezas. Por exemplo: conquistadores
de diferentes países em nome de governos desses países e de companhias (por
ex.: Companhias das Índias Orientais e Ocidentais).
(2)A matança de outras tribos e
outros povos de lugares já citados também por meio de doenças, no intuito de
apropriação de suas riquezas e terras.
(3)Escravidão de índios e negros
(destes, a grande maioria), empregados em enormes fazendas de produção de
açúcar (ciclo da cana de açúcar), depois nas minas, no ciclo do café e em
outros lugares onde o trabalho pesado e escravo era necessário.
(4)A exploração terrível na época da
Revolução Industrial, com a formação de bairros paupérrimos em vários cantos da
Europa e do mundo. Os livros de Sociologia e de História bem mostram esse fato
real e histórico.
(5)A escravização de pessoas, hoje
ainda, em fazendas, empresas de tecelagem e outros lugares, denunciada pela
Justiça Trabalhista e atacada, dentro do possível, pela Polícia Federal do
Brasil.
(6)Guerras localizadas e mundiais,
frutos claramente de interesses coloniais e neocoloniais (neocolonialismo do
século XIX, por exemplo, que veio a provocar a Primeira Guerra Mundial e, a
seguir, a Segunda, no século XX) em que muitas pessoas morreram, ficaram
desabrigadas e sem recursos, aumentando seu empobrecimento. Com as guerras, os
setores ricos de países vencedores enriqueceram mais ainda: indústria de armas,
de veículos, bancos, de construção (e reconstrução) [empreiteiras], além de
outras tantas, enquanto uma maioria empobreceu ou morreu em tais guerras. Fato
visível em livros de História e de Sociologia.
(7)Quando os negros foram libertos no
Brasil, no final do século XIX, foram libertos sem quaisquer direitos,
simplesmente despedidos, vindo, muitos deles(as) a exercer trabalhos pesados
dos mais diversos tipos para sobreviver e sujeitar-se a condições desumanas de
vida. Onde muitos encontraram abrigos? No que viriam a ser as favelas, em
morros principalmente. Até hoje, por exemplo, o racismo é real e até frequente,
fruto da história e da desigualdade social.
(8)O desemprego de vastos setores da
população brasileira (e mundial), em tempos de crises e, particularmente, fora
destes. Maioria imensa: pobres. (Nos últimos anos, variando entre 12 e 14
milhões de desempregados e desempregadas, conforme noticiários e outros meios
de comunicação social.)
(9)CORRUPÇÃO parte de setores
diversos da sociedade, principalmente envolvendo setores da política. Impostos
não pagos por certas grandes empresas, por exemplo, igualmente fazem falta para
muita gente. Em tempos de pandemia, por exemplo, jornais de TV falam frequentemente de empresas, ligadas a
políticos, que superfaturam os valores de produtos farmacológicos e de
atendimento médico, como respiradores, remédios e outros. Fato. Nos tempos do
“Petrolão” (denunciado na Operação Lava-Jato), um bom número de empreiteiras
envolvidas e que se enriqueciam com obras superfaturadas e outros artifícios,
com vários empresários presos naquela operação da Justiça Federal com a Polícia
Federal. O Caso das Empreiteiras, na década de 1990, outro exemplo histórico.
No Rio de Janeiro... A corrupção prejudica muitíssimos setores das sociedades
do Brasil e do mundo, além dos empobrecidos propriamente ditos.
(10)Etc.
Todos esses casos evidenciam a
acumulação do capital que teve e tem, como contrapartida, o empobrecimento e o
sofrimento de muitas pessoas, de grupos e até mesmo povos quase inteiros,
destituídos de tudo ou quase tudo, gerando a desigualdade social.
REFERÊNCIAS:
CAMPOS,
Flávio de e CLARO, Regina. A Escrita da
História (Manual do Professor). São Paulo, Escala Educacional, 2010. (Três
volumes.)
MODERNA.
História do Brasil. São Paulo,
Moderna, 2006. (ENCICLOPÉDIA DO ESTUDANTE, Vol. 16)
ESTADÃO.
Empreiteira da Lava Jato afirma que
cartel atuou na década de 90. Disponível em: < https://politica.estadao.com.br/noticias/geral,empreiteira-da-lava-jato-afirma-que-cartel-atuou-na-decada-de-90,1654892 > Acesso em 20 de outubro de 2020.
JUS.COM.BR. Uma visão do combate ao trabalho escravo
contemporâneo no Brasil pela ótica dos direitos humanos. Disponível em:
< https://jus.com.br/artigos/66171/uma-visao-do-combate-ao-trabalho-escravo-contemporaneo-no-brasil-pela-otica-dos-direitos-humanos > Acesso em 19 de outubro de 2020.
R7.
Escravos bolivianos são resgatados na
zona leste de SP. Disponível em: < https://noticias.r7.com/sao-paulo/escravos-bolivianos-sao-resgatados-na-zona-leste-de-sp-13102014 > Acesso em 20 de outubro de 2020.
SILVA, Afrânio et alii. Mundo do trabalho e desigualdade social. In:
_________________. Sociologia em
Movimento. 2.ed. São Paulo, Moderna, 2016/2017. (Unidade 4)
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