COMANDO DE
ENSINO POLICIAL MILITAR
CEPMG -
VASCO DOS REIS
Divisão de
Ensino / Coordenação Pedagógica
QUARTO BIMESTRE
AULAS 36 E 37 DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS
NOME:_____________________________________________________.Nº_______.
TURMA: ____.
DATA:_____\_____\202_____.
TRABALHO DE RECUPERAÇÃO
PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO. FILOSOFIA – Primeiros anos do Ensino Médio.
Leia atentamente o
poema a seguir, de Camões. Referente ao Geocentrismo.
TRECHO DE OS LUSÍADAS REFERENTE AO GEOCENTRISMO DE CLÁUDIO PTOLOMEU:
OS LUSÍADAS, DE CAMÕES (Comentários de João Manoel Mimoso) Encontrado em: http://historia.com.pt/lusiadas/m%E1quina.htm Texto de Camões: |
Canto X estâncias [estrofes] 76-91 Tétis revela ao Gama a Máquina do Mundo- no
trecho mais extraordinário d'Os Lusíadas Vasco da Gama recebe dos deuses, em
recompensa dos seus trabalhos, o Conhecimento e é-lhe revelado o
funcionamento do Universo de acordo com o modelo ptolomaico. |
76) "Faz-te mercê, barão, a Sapiência Suprema de, cos olhos corporais, veres o que não pode a vã ciência dos errados e míseros mortais. Segue-me firme e forte, com prudência, por este monte espesso, tu cos mais." Assim lhe diz e o guia por um mato árduo, difícil, duro a humano trato. |
Tétis guia Vasco da Gama por um caminho árduo que talvez simbolize a ignorância que há a vencer para atingir o Saber. |
77) Não andam muito que no erguido cume se acharam, onde um campo se esmaltava de esmeraldas, rubis, tais que presume a vista que divino chão pisava. Aqui um globo veem no ar, que o lume claríssimo por ele penetrava, de modo que o seu centro está evidente, como a sua superfície, claramente. |
o lume claríssimo- a luz forte (penetrava no globo- isto é, era transparente). |
79) Uniforme, perfeito, em si sustido, qual, enfim, o Arquétipo que o criou. Vendo o Gama este globo, comovido de espanto e de desejo ali ficou. Diz-lhe a Deusa: "O transunto, reduzido em pequeno volume, aqui te dou do Mundo aos olhos teus, para que vejas por onde vás e irás e o que desejas." |
em si sustido- funcionando por si só, sem intervenção externa (mas talvez se refira simplesmente ao facto do globo estar suspenso no ar, sem apoio externo); qual... o Arquétipo que o
criou- igual à imagem mental (arquétipo) ou plano divino segundo o qual foi criado (a maiúscula é usada por de tratar de um plano de
Deus); transunto- cópia, modelo. |
80) "Vês aqui a grande Máquina do Mundo, etérea e elemental, que fabricada assim foi do Saber, alto e profundo, que é sem princípio e meta limitada. Quem cerca em derredor este rotundo globo e sua superfície tão limada, é Deus: mas o que é Deus ninguém o entende, que a tanto o engenho humano não se estende" |
etérea e elemental- pensava-se que o Universo
tinha uma parte formada dos 4 elementos (terra, ar, água e fogo) e outra não-elemental, formada de éter (etérea); limada- lisa e polida. |
81) "Este orbe que, primeiro, vai cercando os outros mais pequenos que em si tem, que está com luz tão clara radiando que a vista cega e a mente vil também, Empíreo se nomeia, onde logrando puras almas estão daquele Bem tamanho, que ele só se entende e alcança, de quem não há no mundo semelhança." |
segundo o modelo ptolomaico o universo era formado por onze esferas (orbes), com a Terra por centro. A esfera externa, denominada "Empíreo" era imóvel e etérea e nela estavam as almas que tinham ascendido ao Paraíso. |
82) "Aqui, só verdadeiros, gloriosos divos estão, porque eu, Saturno e Jano, Júpiter, Juno, fomos fabulosos, fingidos de mortal e cego engano. Só para fazer versos deleitosos servimos; e, se mais o trato humano nos pode dar, é só que o nome nosso nestas estrelas pôs o engenho vosso." |
divos- almas que ascenderam ao Divino, santos; nome nosso nestas estrelas (etc...)- Tétis reconhece que os deuses do Olimpo são fabulosos e só existem nos nomes que foram dados aos planetas (aqui chamados
"estrelas"). |
85)
"Enfim que o Sumo Deus, que por segundas causas obra no Mundo, tudo manda. E tornando a contar-te das profundas obras da Mão Divina veneranda, debaixo deste círculo onde as mundas almas divinas gozam, que não anda, outro corre, tão leve e tão ligeiro que não se enxerga: é o Móbil Primeiro." |
que não anda- a 11ª esfera (Empíreo) era imóvel; Móbil Primeiro- a 10ª esfera, denominada Móbil Primeiro, rodava rapidamente (à razão de uma rotação por
dia) e arrastava todas as outras que, assim, eram por ela movidas a diferentes velocidades de rotação (ver na estância seguinte "com este ...movimento vão todos os que dentro tem no seio"). |
86) "Com este rapto e grande movimento vão todos os que dentro tem no seio; por obra deste, o Sol, andando a tento, o dia e noite faz, com curso alheio. Debaixo deste leve, anda outro lento, tão lento e sobjugado a duro freio, que enquanto Febo, de luz nunca escasso, duzentos cursos faz, dá ele um passo." |
com curso alheio- sem movimento próprio mas arrastado pelo movimento alheio (do Móbil
Primeiro); anda outro lento- referência à 9ª esfera, aquosa, chamada Cristalino, que era suposta
mover-se lentamente; enquanto Febo (etc...)- enquanto o Sol completa duzentos ciclos (isto é, em duzentos anos), o Cristalino roda apenas um grau. |
87) "Olha estoutro debaixo, que esmaltado de corpos lisos anda e radiantes, que também nele tem curso ordenado e nos seus axes correm cintilantes. Bem vês como se veste e faz ornado co largo Cinto d' Ouro, que estelantes animais doze traz afigurados, aposentos de Febo limitados." |
estoutro debaixo- a 8ª esfera (Firmamento) onde existiam as estrelas (corpos lisos); co largo Cinto d'Ouro (etc...)- o Zodíaco com as doze constelações que são os Signos; aposentos de Febo limitados- o Sol está em cada um dos signos durante um mês apenas. |
89) "Debaixo deste grande firmamento, vês o céu de Saturno, deus antigo; Júpiter logo faz o movimento, e Marte abaixo, bélico inimigo; o claro Olho do Céu, no quarto assento, e Vénus, que os amores traz consigo; Mercúrio, de eloquência soberana; com três rostos, debaixo vai Diana." |
Referência às 7 últimas esferas: a do planeta
Saturno; a de Júpiter, a de Marte; a do Sol (o claro Olho
do Céu); a de Vénus, a de Mercúrio; e, finalmente a da
Lua, cujos três rostos são as três fases (ou
"faces") em que está visível. |
90) "Em todos estes orbes, diferente curso verás, nuns grave e noutros leve; ora fogem do centro longamente, ora da Terra estão caminho breve, bem como quis o Padre omnipotente, que o fogo fez e o ar, o vento e a neve, os quais verás que jazem mais adentro e tem co mar a Terra por seu centro." |
nuns grave e noutros leve- uns lentos e os outros rápidos; ora fogem do centro (etc...)- os planetas eram supostos ter órbitas circulares (na realidade são
elípticas com o Sol num dos focos), excêntricas em relação à Terra. Durante o seu curso tanto se afastam muito (fogem do centro longamente), como se aproximam da Terra (ora da Terra estão caminho breve). |
91) "Neste centro, pousada dos humanos, que não sòmente, ousados, se contentam de sofrerem da terra firme os danos, mas inda o mar instável exprimentam, verás as várias partes, que os insanos mares dividem, onde se aposentam várias nações que mandam vários reis, vários costumes seus e várias leis." |
várias leis- várias religiões. [Orbe substantivo masculino 1. corpo esférico em toda a sua extensão; esfera,
globo, redondeza. 2. região, linha ou movimento circular; círculo,
circunferência, volta. (Em: https://www.google.com.br/#q=orbe)] |
João Manuel Mimoso. |
O poema de Luís Vaz de Camões, poeta português do século XVI, descreve
poeticamente o sistema astronômico geocêntrico, aceito pela Igreja Católica, a
ciência medieval europeia e pelo próprio Camões.
Questão 1: Cite cinco nomes de deuses(as) gregos(as) citados(as) no
texto (2,0): __________, ______________,_______________,___________________,
_________________________.
Questão 2: As constelações de animais citadas no poema recebem o
seguinte nome: ___________________________________________.(0,5)
Questão 3: Acreditava-se que o universo era dividido em duas grandes
partes, a saber:
Mundo sublunar e _______________________________________. (0,5)
Questão 4: Cada uma das partes do universo era composta por elementos,
com os seguintes nomes:
Mundo sublunar (Terra): _________, __________, __________ e __________.
Mundo supralunar (astros e Sol): __________.(0,5)
Questão 5: “Em todos estes orbes, diferente\ curso verás, nuns grave e
noutros leve;\ora fogem do centro longamente” (estrofe 90). Isto porque as
órbitas dos planetas eram consideradas de dois tipos:
_________________________(maiores) e ____________________________ (menores, mas
embutidas nas maiores). (1,0)
Questão 6: Releia e diga quantas vezes, NO POEMA, aparece a palavra
ORBE(S):________. Circule, no poema, todas as vezes em que aparece. (1,0)
Questão 7: O sistema geocêntrico foi suplantado pelo sistema
_____________________, do astrônomo polonês
_____________________________________(séc. XV\XVI). (0,5)
Questão 8 (complemento): Faça, COM COMPASSO, numa folha A4 ou de
caderno, os desenhos dos dois sistemas. (1,0 ponto cada um, se ficar bem
feito). Use COMPASSO.
Faça bem feito! Bom estudo e bom trabalho. Diálogo interdisciplinar com
a Língua Portuguesa.
LEVANTAMENTO DE PALAVRAS DESCONHECIDAS OU POUCO CONHECIDAS DO POEMA DE CAMÕES E SEUS SIGNIFICADOS:
(Procure no dicionário de português e anote.) |
||
PALAVRA |
SIGNIFICADOS |
|
Sapiência |
|
|
Mísero(s) |
|
|
Lume |
|
|
Sustido |
|
|
Arquétipo |
|
|
Transunto |
|
|
Máquina |
|
|
Etéreo, etérea |
|
|
Elemental |
|
|
Rotundo |
|
|
Engenho |
|
|
Limado, limada |
|
|
Vil |
|
|
Empíreo |
|
|
Lograr (logrando) |
|
|
Divo(s) |
|
|
Fabuloso |
|
|
Deleitoso |
|
|
Trato (subst..) |
|
|
Sumo |
|
|
Venerando, veneranda |
|
|
Móbil |
|
|
Tento (subst..) |
|
|
Sobjugado (Subjugado) |
|
|
Alheio |
|
|
Estoutro |
|
|
Axe |
|
|
Estelante |
|
|
Aposento (subst..) |
|
|
Bélico |
|
|
Assento (subst..) |
|
|
Eloquência |
|
|
Padre |
|
|
Omnipotente (onipotente) |
|
|
Exprimentar (experimentar) |
|
|
Insano |
|
|
Costume(s) |
|
|
|
|
|
|
|
|
PALAVRAS COMPLEMENTARES (DE FILOSOFIA) que não estão no poema: |
||
Platonismo |
|
|
|
||
|
||
Neoplatonismo |
|
|
|
||
|
||
Geocentrismo |
|
|
|
||
|
||
Faça bem feito! Bom estudo e bom trabalho. Diálogo interdisciplinar com
a Língua Portuguesa.
COM AJUDA DE DESENHOS SIMPLES, NO QUADRO DA SALA DE AULA:
A DEUSA TÉTIS MOSTRANDO O SISTEMA DO MUNDO GEOCÊNTRICO PARA VASCO DA
GAMA E MARINHEIROS QUE O ACOMPANHAVAM (AQUI EM TAMANHO AMPLIADO):
A DEUSA
TÉTIS FALA DOS EPICICLOS DO SISTEMA GEOCÊNTRICO PTOLOMAICO:
COMPARAÇÃO
ENTRE A APRESENTAÇÃO DA DEUSA TÉTIS E A ALEGORIA (MITO) DA CAVERNA DE PLATÃO
(Passar os desenhos no quadro e explicar.
OBSERVAÇÃO:
É de fundamental importância observar como o neoplatonismo renascentista
esteve profundamente presente na poesia de Camões, mostrando bem a relação que
há entre a literatura e a filosofia. Vale lembrar que o Renascimento
Artístico-Cultural (séc. XV-XVII aprox.) buscou inspiração na cultura clássica
greco-romana, não simplesmente no mundo medieval. Algo interessante de se notar
é a presença da ciência astronômica ptolomaica, que, sem dúvida, perpassou toda
a história medieval, chegando até o Renascimento e Camões, por exemplo, e a
presença do neoplatonismo, na elevação em busca do conhecimento, como se pode
ver no texto de Camões, no livro VII de A
República de Platão, e nos desenhos utilizados como auxiliares na
compreensão, em sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário