COMANDO DE
ENSINO POLICIAL MILITAR
CEPMG -
VASCO DOS REIS
Divisão de
Ensino / Coordenação Pedagógica
Material
patrocinado pela APMF
FILOSOFIA
– PROFESSOR JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO. ENSINO MÉDIO. PRIMEIROS ANOS.
NOME:
_____________________________________________________. No.: __________.
TURMA:
___________. DATA:____/______/_________.
OS FILÓSOFOS PRÉ-SOCRÁTICOS: (Prof.
José Antônio Brazão.)
Os
primeiros filósofos gregos
foram chamados pré-socráticos, em razão de, em sua grande
maioria, antecederem o filósofo ateniense Sócrates, que foi um dos grandes
filósofos do chamado período clássico grego. Entre os séculos VI e V a.C., tais
filósofos, fugindo da explicação tradicional dada pelos mitos, passaram a
buscar explicações para a natureza (em grego, physis) partindo dela mesma. Buscavam a matéria-prima de que
seria composto o universo e que teria dado origem a este, um princípio (em
grego, arqué) ou conjunto de
princípios originários e fundantes de todas as coisas.
Dentre
eles destacaram-se Tales, Anaxímenes e Anaximandro,
que eram da cidade-Estado (pólis, em grego) de Mileto, uma das colônias
fundadas pelos gregos na Ásia Menor (atual Turquia). Para Tales, a arqué seria
a água, para Anaxímenes, o ar, para Anaximandro, um princípio
indeterminado e indefinido chamado ápeiron.
Além deles, Heráclito de Éfeso, para o qual todas as
coisas tiveram sua origem no fogo. Para Heráclito tudo encontra-se num estado
de permanente movimento, que ele chama devir (também vir-a-ser), pois todas as
coisas vêm a ser outras por causa da transformação. Além destes, Parmênides e Zenão de Eleia. Parmênides afirmava a permanência e a eternidade do
ser, contrariamente à percepção enganosa dos cinco sentidos. Para ele o ser é
eterno, esférico, pleno e perfeito em si mesmo. Pitágoras de Samos,
por sua vez, vai afirmar que o que fundamenta a realidade universal são os
números, que se encontram-se, de certo modo, presentes em todas as coisas. Para
ele o universos é um cosmos,
palavra que significa, em grego, ordem, harmonia. Xenófanes de Cólofon
dizia que tudo tem sua origem na terra e na lama.
Empédocles de Agrigento, no Sul
da Itália, região então chamada Magna Grécia, elaborou uma teoria que durou
praticamente até o século XVIII cristão. Dizia que tudo é feito de quatro
elementos ou raízes, a saber: água,
ar, terra e fogo.
Estes seriam unidos pelo amor e
desagregados pelo ódio ou discórdia,
duas forças elementares que interagiriam no universo.
Dentre
todos esses filósofos destacam-se Leucipo
e Demócrito de Abdera, que defenderam a
existência de partículas elementares e indivisíveis chamadas átomos. Tais átomos seriam
muitos, variados e teriam ganchos ou engates minúsculos que permitiriam o
encaixe entre eles.
CAÇA PALAVRAS FILOSÓFICO 1 – Prof. José Antônio Brazão. OS
PRÉ-SOCRÁTICOS.
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Atenção:
As palavras estão na vertical, na horizontal e até na diagonal.
PARA
PROFESSORAS, PROFESSORES E A QUEM INTERESSAR:
Como
montar esse caça-palavras (passo-a-passo):
1)
Abra o aplicativo Word. Na plataforma Linux, utilize o
BR Office Writer.
2)
Na barra de menus, em Formatar, Parágrafo, formate o
texto da seguinte maneira: (a) Alinhamento: Justificada. (b) Sem recuo. (c) Espaçamento 6 por 6 e entre linhas
1,5. (d) Nível do tópico: Corpo de
texto. (e) OK.
3)
A seguir, na barra de menus, clique em Tabela: Inserir à
Tabela à
Número de colunas: 20 à Número de linhas: 20 à Largura da coluna
fixa: Automático. Enfim, clique OK. A quantidade de linhas pode ser maior. Por
exemplo: 20 colunas por 30 linhas, tendo-se, então, um caça-palavras maior, no
qual é possível inserir mais palavras.
4)
A tabela ocupará a primeira página da cruzada.
5)
Preencha a tabela com nomes e informações que estarão
contidas no texto da página seguinte, que irá no dorso da tabela no momento da
impressão.
6)
No texto, as informações irão em negrito ou em caixa
alta (maiúsculas), a fim de facilitar o encontro das palavras na cruzadinha
(tabela) da primeira página.
7)
Na tabela (caça-palavras) utilize, se possível, letras
maiúsculas. É claro, você poderá variar os tipos de letras, indo com o cursor
do mouse até a barra de ferramentas, Fonte. Escolha uma fonte. Na cruzada
apresentada vai Times New Roman. Tamanho da fonte: no caso da tabela com 20
colunas e 20 linhas, de preferência o tamanho 12. Se a tabela for menor (menor número
de linhas e colunas), você poderá utilizar um tamanho maior. Isto vai de seu
interesse e de quantas palavras você quer que seus estudantes procurem.
8)
O caça-palavras pode ser feito com lápis preto, caneta,
contornando, ou lápis coloridos, colorindo cada quadradinho, de cada palavra
referente.
Observação 1: o
caça-palavras é uma forma didática muito interessante de incentivo à leitura.
Esta deve ser o foco central e, por isto, sugiro que você leia o texto todo com
a turma e, a seguir, um pequeno debate e explicações básicas e precisas. Enfim,
deixe que cada aluno encontre as palavras em sua cruzadinha filosófica. É uma
forma boa de aprender filosofia, sem dúvida. Obs. 2: O caça-palavras
ajuda na leitura, no reforço de conteúdo estudado e na concentração, pois exige
concentração para poder visualizar, na tabela da cruzada, nomes e informações.
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