COMANDO DE
ENSINO POLICIAL MILITAR
CEPMG -
VASCO DOS REIS
Divisão de
Ensino / Coordenação Pedagógica
PRIMEIRO BIMESTRE – AULA 4 DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS:
CONTEÚDO: OS
PRIMEIROS FILÓSOFOS GREGOS (Prof. José Antônio Brazão.)
Diálogo
interdisciplinar com A Língua Portuguesa, a Arte, a Sociologia e a História.
Filosofia, ao pé da letra, é amizade (philia, grego) com a sabedoria (sophia, grego) ou amor (philia) à sabedoria (sophia), como vimos em uma aula anterior, ao nos referirmos ao filósofo Pitágoras que, segundo Marilena Chauí cita, criou a palavra para referir-se como amigo da sabedoria (filósofo). A filosofia tem uma história muito antiga. Vejamos algumas imagens:
FILOSOFIA –
IMAGENS: https://it.wikipedia.org/wiki/Filosofia
Em slides:
https://it.wikipedia.org/wiki/Filosofia#/media/File:Owl_of_Minerva.png
Existe, sem dúvida, uma filosofia oriental (no
Oriente, a leste), com Buda, Confúcio, Lao-Tsé e outros. Aqui será considerada
tão-somente a filosofia ocidental, filosofia nascida no mundo grego antigo e
que se espalhou pelo mundo ocidental (do Ocidente, a oeste do mundo), mas que,
com certeza, influenciou e influencia o mundo todo ainda hoje, como veremos
mais adiante.
A filosofia, enquanto reflexão racional (baseada na
razão, logos, em grego) a respeito do
mundo, nasceu nas colônias gregas da Ásia Menor (atual Turquia) e Magna Grécia
(Sul da Itália), com filósofos que buscavam respostas não baseadas no mito ou
nas religiões a respeito das origens e dos princípios fundamentais de todas as coisas,
do universo e dos seres.
IMAGENS: COLONIZAÇÃO GREGA.
Em: https://fr.wikipedia.org/wiki/Colonisation_grecque
Em slides:
Mas por que a filosofia não nasceu na Grécia
continental, diretamente? Uma das razões foi a força da religião, mais
estruturada nas cidades-estados (póleis) da Grécia propriamente dita. Nas
colônias, de acordo com Carl Sagan (documentário Cosmos, episódio 7), havia uma
maior liberdade de ideias, inclusive com encontro de pessoas de culturas dos
vários cantos da Ásia Menor e do Mar Mediterrâneo, por meio do comércio, por
exemplo. É claro, poucos séculos depois a filosofia aporta e adentra em Atenas.
Ainda que a separação da filosofia em relação ao
pensamento mítico não tenha sido um rompimento abrupto (de uma vez), como se a
filosofia tivesse surgido repentinamente, o fato é que a filosofia busca um
caminho próprio de investigação em relação à compreensão da natureza (physis,
em grego – palavra que compõe o nome física, estudo da natureza, literalmente).
IMAGENS: NATUREZA. Em: https://en.wikipedia.org/wiki/Nature
Em slides: https://en.wikipedia.org/wiki/Nature#/media/File:Shaqi_jrvej.jpg
Cada religião explicava, já naquele tempo, a origem
e os fundamentos da origem do mundo e da natureza a seu modo, por meio de seus
deuses e deusas – os gregos tinham deuses diferentes dos egípcios, estes, por
sua vez, diferentes dos mesopotâmios, dos persas, fenícios, hebreus, entre
outros povos da antiguidade. Não havia consenso. Portanto, uma resposta
natural, isto é, que partisse do próprio mundo natural, era necessária,
fugindo, ademais, do risco de defender a religião X ou Y ou Z. A resposta
precisava ter uma universalidade, ou seja, ser possível de entendimento e
aceitação por todas as pessoas. Deste modo, observadores da natureza, os
primeiros filósofos gregos (séculos VII – V a.C.), apresentaram respostas
possíveis.
Mas por que basear-se na natureza (physis, gr.)
para buscar respostas? Por que a natureza é universal, contorna todo o mundo,
em qualquer lugar.
Os primeiros filósofos gregos são chamados
FILÓSOFOS DA NATUREZA (ou FÍSICOS) ou PRÉ-SOCRÁTICOS. São conhecidos como
pré-socráticos porque antecederam (vieram antes de) o filósofo ateniense
Sócrates, que viveu entre c.469 e 399 a.C. e que será estudado no tempo certo.
No caso, o nome pré-socráticos inclui, além dos primeiros filósofos, também os
sofistas, que serão estudados futuramente, antes de Sócrates. Por agora,
ficamos com os primeiros filósofos: de Tales de Mileto (séculos VII/VI a.C.) a
Leucipo e Demócrito de Abdera, que viveram por volta do século V a.C.
IMAGENS: Tales de Mileto.
Em: https://fr.wikipedia.org/wiki/Thal%C3%A8s
Em slides:
IMAGENS: Pré-Socráticos:
https://nl.wikipedia.org/wiki/Presocratische_filosofie
Em slides:
https://nl.wikipedia.org/wiki/Presocratische_filosofie#/media/Bestand:Hermann_Alexander_Diels_2.jpg
Os primeiros filósofos gregos (físicos ou
estudiosos da natureza) buscavam o(s) princípio(s) que deu(deram) origem e que
está(ão) no fundamento de tudo que existe. Princípio é ARCHÉ ou ARQUÉ, em
grego. Por curiosidade, a palavra arqueologia tem sua origem nessa
palavra. Aqueles filósofos buscavam a arqué(arché). Tales de Mileto, por
exemplo, dizia que o princípio e o fundamento de todas as coisas é a ÁGUA. Tudo
teve sua origem na água primordial.
Curiosamente, a água está na origem de muitos
seres, de acordo com as mitologias antigas. Na Bíblia, por exemplo, quando Deus
cria os Céus e a Terra, diz o capítulo 1 do Gênesis que o Deus andava sobre as
águas. Como vemos aqui, a filosofia tem raízes na mitologia, mas vai muito além
desta, ao colocar os seres divinos fora da explicação do mundo natural. Tales,
inclusive, foi apontado como possível ateu. O fragmento 4 doxográfico (de
escrita que apresenta uma opinião) sobre Tales de Mileto diz:
“Entre os que afirmam um único princípio móvel –
por Aristóteles chamados propriamente de físicos –, uns consideram-no LIMITADO,
assim como Tales de Mileto, filho de Examias e Hipo – que parece ter sido ateu.
Dizem que a água é o princípio. (...)” (BORNHEIM, 1998: p. 23.)
Outros (séculos VII – V a.C.):
FILÓSOFO |
PRINCÍPIO(S)[ARQUÉ] |
TALES DE MILETO |
ÁGUA. |
ANAXÍMENES DE MILETO |
AR. |
ANAXIMANDRO DE MILETO |
ÁPEIRON
(Ilimitado, Indeterminado). |
HERÁCLITO DE ÉFESO |
FOGO. Tudo: em devir. |
XENÓFANES DE CÓLOFON |
TERRA. |
EMPÉDOCLES DE AGRIGENTO |
TERRA, ÁGUA, AR E FOGO. Forças: AMOR (agregação)
e ÓDIO ou DISCÓRDIA (desagregação). |
PITÁGORAS DE SAMOS |
OS NÚMEROS. |
PITAGÓRICOS |
DISCÍPULOS DE PITÁGORAS, que defenderam suas
ideias e as guardaram. |
ANAXÁGORAS DE CLAZÔMENA |
HOMEOMERIAS (muitas PARTÍCULAS minúsculas
semelhantes aos corpos que compõem – ex.: se um corpo é resistente é porque as
homeomerias que o compõem têm essa característica, além de outras). |
LEUCIPO E DEMÓCRITO DE ABDERA |
ÁTOMOS (muitas PARTÍCULAS INDIVISÍVEIS,
minúsculas, que se unem por meio de encaixes, formando todos os seres).
Curiosamente, a Química e a Física atuais defendem a composição de tudo pelos
átomos-elementos químicos, mas sabem que o átomo é divisível, via fissão
nuclear, diferentemente de Leucipo e Demócrito, que tiveram, com Anaxágoras,
grande mérito. |
PARMÊNIDES DE ELEIA |
O SER É; O NÃO-SER NÃO É. O MOVIMENTO É ILUSÃO.
Oposto a Heráclito. |
ZENÃO DE ELEIA |
ARGUMENTOS PARA PROVAR AS TESES DE PARMÊNIDES A
RESPEITO DA ILUSÃO DO MOVIMENTO: AQUILES E A TARTARUGA, A FLECHA PARADA, por exemplo. |
Para mais detalhes, o livro de Gerd Bornheim é indicado.
REFERÊNCIAS:
ARANHA, Maria L. de A. e MARTINS, Maria H.
P. Filosofando: Introdução à Filosofia.
4.ed. São Paulo, Moderna, 2009.
BORNHEIM, Gerd. Os Filósofos Pré-Socráticos. 14.ed. São Paulo, Cultrix, 1998.
CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. 3.ed. São Paulo, Ática, 2017.
WIKIPÉDIA. Verbetes: Sagrado, Templo, Ciência,
Laboratório. Disponíveis em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acesso em 07 de fevereiro de 2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário