COMANDO DE
ENSINO POLICIAL MILITAR
CEPMG -
VASCO DOS REIS
Divisão de
Ensino / Coordenação Pedagógica
TERCEIRO BIMESTRE – AULA 08 DE ATUALIDADES
POLÍTICAS, ECONÔMICAS E SOCIAIS DOS TERCEIROS ANOS:
OS DUZENTOS ANOS DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL (1822 –
2022): APONTAMENTOS:
CONQUISTAS (Apontamentos aleatórios) (Parte 2)
(Prof. José Antônio Brazão.):
1)
Acesso
público a universidades:
Uma grande conquista, já mencionada em parte, ao longo destes duzentos anos,
particularmente do século XX para cá, é o acesso de pessoas de diferentes
classes sociais às universidades e institutos superiores federais, estaduais e
até mesmo particulares. Conquista significativa, que possibilita a muita gente
poder realizar o curso superior, independentemente de classe social ou raça e
cor. Há, como já foi mencionado antes, também a política de cotas para negros,
índios e pessoas com necessidades especiais, além de estudantes de escolas
públicas, feito já comentado.
IMAGENS:
2)
Desenvolvimento
científico: O
Brasil, ao longo dos séculos XIX, XX e este século XXI, vem, cada vez mais, mostrando
o potencial que tem no campo das ciências. Apesar de verbas não serem
investidas mais pesadamente em pesquisas, há universidades e institutos de
pesquisas científicas que vêm mostrando a capacidade que têm para o
desenvolvimento de remédios, invenções e de criatividade em favor da sociedade.
Exemplos: pesquisa de remédios contra COVID-19, vacinas, entre outros. A
invenção do avião, que hoje transporta muita gente pelo mundo afora, teve
contribuições significativas por parte do brasileiro Alberto Santos Dumont
(1873 – 1932). Vacinas e soros têm sua fabricação no Instituto Butantã, por
exemplo.
IMAGENS:
Alberto
Santos Dumont:
Conjunto 1:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Santos_Dumont#/media/Ficheiro:Alberto_Santos-Dumont_portrait.jpg
Conjunto 2:
Conjunto 3:
Instituto
Butantã:
Algumas
outras invenções de brasileiros (ler e comentar):
https://museuweg.net/blog/cientistas-brasileiros-conheca-10-invencoes-criadas-no-brasil/
Um
estudante e pesquisador brasileiro, na área de Matemática, já ganhou alto prêmio
em sua área. Vejamos:
“O matemático Artur Ávila
Cordeiro de Melo, de 35 anos, recebeu, nesta terça-feira (12), a Medalha
Fields, um prêmio equivalente ao "Nobel" de matemática. Ávila é o
primeiro pesquisador brasileiro e da América Latina a receber a medalha. Ela é
dada pela União Internacional de Matemáticos (IMU) a quatro pesquisadores do
mundo. O prêmio foi anunciado em um congresso de matemáticos na Coreia do Sul.
No argumento, os diretores da IMU
destacaram o trabalho de Ávila por suas ‘profundas contribuições na teoria dos
sistemas dinâmicos unidimensionais’, em que estuda o comportamento de sistemas
sujeitos a alterações constantes. Esses sistemas podem ficar mais ou menos
estáveis ou caóticos, e é difícil distinguir quando cada caso pode acontecer.”
(FAJARDO, Vanessa. Pesquisador brasileiro ganha prêmio
equivalente a 'Nobel' de matemática. Disponível em: < https://g1.globo.com/educacao/noticia/2014/08/pesquisador-brasileiro-ganha-premio-equivalente-nobel-de-matematica.html > Acesso em 18 de setembro de
2022.)
Ver
o vídeo também:
E
assim, em muitas universidades e outros lugares, há muitos(as)
pesquisadores(as) e inventores(as) brasileiros(as) que nos dão imenso orgulho
de sermos brasileiros.
IMAGENS
(Mulheres brasileiras pesquisadoras):
Vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=Ovykl3aRr7Q
Texto
e imagens:
Mais
texto e imagens (focar nas imagens e comentários resumidos, por conta do tempo):
https://www.napratica.org.br/cientistas-brasileiras-incriveis/
Como
se pode ver, novamente, mais motivos de orgulho para todos brasileiras e
brasileiros de todos os cantos do país.
Padre
Roberto Landell de Moura:
Conjunto 1:
Conjunto 2:
3)
Estado
laico, aberto à pluralidade de religiões: Segundo o Portal E-Gov:
“O Brasil tornou-se um Estado
laico com o Decreto nº 119-A, de 07/01/1890, de autoria de Ruy Barbosa(9).
Até o advento do Decreto nº
119-A/1890, havia liberdade de crença no Brasil, mas não havia liberdade de
culto. Os cultos de religiões diferentes daquela adotada como oficial pelo Estado
(Catolicismo Romano) só podiam ser realizados no âmbito dos lares.
Com o mencionado decreto, o
Brasil deixou de ter uma religião oficial [o catolicismo]. Com a separação
Estado-Igreja, a extensão do direito à liberdade religiosa foi ampliada.” (PORTAL E-GOV. Brasil: A Laicidade e a
Liberdade Religiosa desde a Constituição da República Federativa de 1988.
Disponível em: < https://egov.ufsc.br/portal/conteudo/brasil-laicidade-e-liberdade-religiosa-desde-constitui%C3%A7%C3%A3o-da-rep%C3%BAblica-federativa-de-1988#:~:text=O%20Brasil%20tornou%2Dse%20um,n%C3%A3o%20havia%20liberdade%20de%20culto. > Acesso em 18 de setembro de 2022.
Um
Estado laico, que respeita a pluralidade de ideias religiosas e seus valores!
4)
Avanços
nas telecomunicações: Um
outro setor que, ao longo destes duzentos anos, alcançou grande desenvolvimento
foi o das telecomunicações. No século XIX, a família real, ao vir para o
Brasil, possibilitou o surgimento da imprensa brasileira, com o jornais, livros
e outros textos escritos, claro, sob a vigilância do Estado. Dom Pedro I
escreveu e recebeu cartas. Dom Pedro II, no século XIX, tinha um telefone,
conheceu o telégrafo e teve outros interesses. No decorrer do tempo, desenvolveram-se
progressivamente as telecomunicações no Brasil, com grande impulso do rádio na
época do primeiro governo do Presidente Getúlio Vargas (1930 – 1945). A
televisão teve grande impulso. Eis o que a Wikipédia apresenta:
“A televisão no Brasil tem início
comercialmente em 18 de setembro de 1950, quando foi inaugurada a TV Tupi em
São Paulo, com equipamentos trazidos por Assis Chateaubriand, fundando assim o
primeiro canal de televisão no país. Quatro meses depois, em 20 de janeiro de
1951, entra no ar a TV Tupi Rio de Janeiro.[nota 1] Desde então a televisão
cresceu no país e hoje representa um fator importante na cultura popular
moderna da sociedade brasileira. Em 1955 é inaugurada a TV Rio, aliando-se à TV
Record, inaugurada em 1953, das Emissoras Unidas. Em agosto de 1957 iniciam-se
as transmissões entre cidades no Brasil, com um link montado entre a TV Rio e a
TV Record, ligando as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, com a transmissão
do Grande Prêmio Brasil de Turfe, direto do Hipódromo da Gávea no Rio de
Janeiro. Em 1959 surge a TV Continental, canal 9 no Rio de Janeiro, trazendo a
novidade do videoteipe para o Brasil; ela seria cassada em 1972. Em 1960 é
inaugurada a primeira TV Excelsior em São Paulo, a segunda viria em 1963 no Rio
de Janeiro. As duas saíram do ar por decisão do governo militar em 1970.” (WIKIPÉDIA. Televisão no Brasil.
Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Televis%C3%A3o_no_Brasil#:~:text=A%20televis%C3%A3o%20no%20Brasil%20tem,canal%20de%20televis%C3%A3o%20no%20pa%C3%ADs. >
Acesso em 18 de setembro de 2022.)
Com
a Ditadura Militar, na década de 1960, a Rede Globo despontou com o jornalista
Roberto Marinho. Desde então, cresceu muito.
IMAGENS:
Conjunto 1:
Conjunto 2:
Atualmente,
há outros meios de comunicação que competem largamente com a televisão. Com o
tempo, outros meios de comunicação foram surgindo também no Brasil. Com o uso
dos computadores, por exemplo, a internet, desde as décadas de 1980 e 1990,
particularmente, até hoje, cada vez mais ampliando seus serviços.
IMAGENS:
Também
os celulares, os smartphones, tablets, entre outros aparelhos de comunicação e
pesquisa cada vez mais avançados fazem parte da vida de muitos brasileiros e
brasileiras. Sem dúvida, o analfabetismo digital ainda existe, principalmente,
em partes pobres do Brasil, mas o acesso vem se tornando mais e mais possível.
IMAGENS:
Diante
desse avanço, no entanto, é preciso ter muito cuidado, por conta da quantidades
de informações nossas que também são lançadas na internet e em outros meios de
comunicação. Um grande problema atual é a exposição de adultos, jovens e
crianças, além da ação de hackers e outros.
Nesse
sentido, vale a pena ver o seguinte comentário:
“O
filósofo francês Gilles Deleuze (1925-1995) retomou o conceito de sociedades
disciplinares, elaborado pelo também francês Michel Foucault (1926-1984), para
anunciar uma nova forma de controle social. As sociedades disciplinares baseiam
seu poder em espaços fechados, nos quais são desenvolvidos padrões de saber,
disciplina e controle. Alguns desses exemplos são as prisões, as escolas, os
hospitais e as fábricas; nesses lugares, respectivamente, os presos, os alunos,
os pacientes e os operários são subordinados a regras e técnicas de controle;
eles são vigiados, fiscalizados e disciplinados. As novas formas de poder, que
Deleuze chamou de sociedade de controle, têm como base a revolução
informacional. Elas correspondem às mudanças ocorridas no capitalismo com a
globalização e a inserção cada vez mais intensa da tecnologia na sociedade. O
controle social teria se disseminado por meio do uso de novas tecnologias;
assim, a vigilância regional, local ou institucional teria dado lugar à
vigilância de toda a sociedade.” (ROMEIRO, Julieta et
alii. Diálogo Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: Ser humano, cultura e
sociedade. São Paulo, Moderna, 2020. P. 154.)
Também:
“A autoexposição “Os habitantes
do panóptico digital não são prisioneiros. Eles vivem na ilusão da liberdade.
Eles abastecem o panóptico digital com informações que eles emitem e expõem
voluntariamente. A autoexposição é mais eficiente do que a exposição por meio
do outro. Aí reside um paralelo com a autoexploração. A autoexploração é mais
eficiente do que a exploração por outro porque ela é acompanhada do sentimento
de liberdade. Na autoexposição a exibição pornográfica e o controle panóptico
coincidem. A sociedade de controle tem a sua consumação lá, onde os habitantes
se comunicam não por coação exterior, mas sim por carência interna, onde,
então, o medo de ter de abdicar de sua esfera privada e íntima dá lugar à
carência de se colocar desavergonhadamente à vista, ou seja, onde a liberdade e
o controle são indistinguíveis.” (HAN, Byung-Chul. No enxame: perspectivas do
digital. Petrópolis: Vozes, 2018. p. 123-124. IN: ROMEIRO, Julieta et alii. Diálogo
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: Ser humano, cultura e sociedade. São
Paulo, Moderna, 2020. P. 155.)
Portanto,
tenhamos muito cuidado ao alimentarmos a internet com informações nossas, a fim
de reduzir o controle exercido sobre nós, direta ou indiretamente, por empresas
e grupos que ganham imensamente com isto.
5)
Avanços
na agricultura:
Melhoria na maneira de plantar, aproveitando menores espaços. Centros de
pesquisa, como a EMBRAPA e universidades que têm cursos de agronomia e outros,
etc., cuja contribuição para o aprimoramento constante da agricultura é algo
claro, patente. O uso de equipamentos e máquinas que ampliam o poder humano
sobre a terra, estudos genéticos, etc., constituem, igualmente, elementos
fundamentais a serem destacados. Agricultura monocultora, para exportação e
venda interna, e agricultura familiar que vem aparecendo mais e mais.
IMAGENS:
Conjunto 1:
Conjunto 2:
6)
Indústrias
no Brasil.
7)
Arte
brasileira contemporânea.
8)
Participação
do Brasil na ONU.
9)
Destaque
nos esportes. Por
exemplo: Vela aquática, futebol e outros esportes.
10)
Acessibilidade
de pessoas com necessidades especiais.
11)
Empenho
de policiais e outros ao acesso a cargos políticos, em defesa de sua categoria
e do povo como um todo.
12)
A
Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), no Brasil, durante o governo Vargas
(primeira metade do século XX e início da segunda). A CLT representou, naqueles tempos e ainda hoje,
um avanço enorme na defesa dos direitos de trabalhadoras e trabalhadores de
todo o Brasil. Ainda que tenha sofrido mudanças e perdas entre 2017-2019, com
certeza, é um documento de extrema importância no avanço dos direitos
trabalhistas, evitando a escravidão e dando condições para que trabalhadoras e
trabalhadores, com garantias e benefícios, sem esquecer das obrigações, dos
deveres daquelas e destes.
13)
O
que precisa melhorar? Um
elemento fundamental a melhorar: reduzir a miséria e a desigualdade social, por
exemplo. O cuidado maior do meio ambiente é outro ponto. Que mais? Reflita.
IMAGENS:
14)
Observação: Nem todas as conquistas se encontram aqui, porém,
com certeza, as conquistas apresentadas nos dão uma ideia do que houve e tem
havido desde o século XIX para cá.
REFERENCIAL
BÁSICO:
EMBRAPA. Trajetória da
Agricultura Brasileira. Disponível em: < https://www.embrapa.br/visao/trajetoria-da-agricultura-brasileira > Acesso em 18 de setembro de 2022.
FAJARDO, Vanessa. Pesquisador
brasileiro ganha prêmio equivalente a 'Nobel' de matemática. Disponível em:
< https://g1.globo.com/educacao/noticia/2014/08/pesquisador-brasileiro-ganha-premio-equivalente-nobel-de-matematica.html > Acesso em 18 de setembro de 2022.
ROMEIRO, Julieta et alii. Diálogo
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: Ser humano, cultura e sociedade. São
Paulo, Moderna, 2020.
WIKIPÉDIA. Televisão no Brasil. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Televis%C3%A3o_no_Brasil#:~:text=A%20televis%C3%A3o%20no%20Brasil%20tem,canal%20de%20televis%C3%A3o%20no%20pa%C3%ADs. >
Acesso em 18 de setembro de 2022.)
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