AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS QUARTO BIMESTRE
TEXTO:
Ética helenista
O helenismo caracterizou-se pela
fusão das culturas grega e oriental, devido à expansão do Império Macedônico de
Alexandre, o Grande, e depois pela conquista romana. Estendeu-se desde o século
III a.C. até o século III d.C., considerando o estoicismo romano desde Sêneca
até Marco Aurélio. Certos historiadores compartilham a ideia de que o helenismo
representou uma longa decadência em relação ao esplendor da filosofia grega
clássica. No entanto, outros estudiosos desfazem a ótica depreciativa para
identifica-lo com um novo modo de ver o mundo e a si mesmo. De fato, o
helenismo ampliou o espaço restrito da pólis grega numa visão cosmopolita constituída
por outros tipos de solidariedade.
Advertem Reale e Antiseri:
“O ideal da pólis é substituído
pelo ideal ‘cosmopolita’ (o mundo inteiro é uma pólis), e o homem-citadino é
substituído pelo homem-indivíduo; a contraposição grego-bárbaro em larga medida
é superada pela concepção do homem em uma dimensão de igualitarismo universal.” (REALE,
Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia: filosofia pagã antiga.
3. ed. São Paulo: Paulus, 2007. p. 249. v. 1.)
Inicialmente, o helenismo ainda
manteve seu epicentro em Atenas. Destacaram-se as correntes do cinismo,
epicurismo, estoicismo e ceticismo, que abordaram questões de física, ética e
lógica. Das discussões realizadas em suas escolas, participavam não só assíduos
discípulos, mas ouvintes ocasionais, até porque, para a nova concepção de
filosofia, esse tipo de reflexão devia ser acessível a todos. Não por acaso,
Epicuro (c. 341-270 a.C.) dizia: [...] que ninguém hesite em se dedicar à
filosofia enquanto jovem, nem se canse de fazê-lo depois de velho, porque
ninguém jamais é demasiado jovem ou demasiado velho para alcançar a saúde do
espírito. (EPICURO. Carta sobre a felicidade: a Meneceu. São Paulo: Editora
Unesp, 2002. p. 21.)
A noção de “saúde do espírito”
denota uma característica comum às escolas helenísticas: a ênfase na discussão
sobre a melhor maneira de viver, seja na alegria, seja no infortúnio.
(TEXTO
DE: ARANHA, Maria L. de A. e MARTINS, Maria H. P. Filosofando: Introdução à Filosofia. 6.ed. São Paulo, Moderna,
2016. P. 211.)
QUESTÃO 1: “O helenismo
caracterizou-se pela fusão das culturas grega e oriental, devido à expansão do
Império Macedônico de Alexandre, o Grande, e depois pela conquista romana.” O
Império Romano tinha como língua o latim. Entre as línguas neolatinas faladas
hoje encontram-se as seguintes línguas do Ocidente, com exceção de:
(a)( ) Português.
(b)( ) Francês.
(c)( ) Italiano.
(d)( X ) Chinês.
(e)( ) Espanhol.
QUESTÃO 2: “Certos historiadores
compartilham a ideia de que o helenismo representou uma longa decadência em
relação ao esplendor da filosofia grega clássica. No entanto, outros estudiosos desfazem a ótica depreciativa para
identifica-lo com um novo modo de ver o mundo e a si mesmo.” Neste último
caso, porque:
(a)( ) De fato, o helenismo diminuiu o espaço
restrito da pólis grega numa visão cosmopolita constituída por outros tipos de
solidariedade.
(b)( ) De fato, o helenismo separou o espaço
restrito da pólis grega numa visão cosmopolita constituída por outros tipos de
solidariedade.
(c)( ) De fato, o helenismo fechou o espaço
restrito da pólis grega numa visão cosmopolita constituída por outros tipos de
solidariedade.
(d)( ) De fato, o helenismo uniu o espaço
restrito da pólis grega numa visão cosmopolita constituída por outros tipos de
solidariedade.
(e)( X ) De fato, o helenismo ampliou o espaço
restrito da pólis grega numa visão cosmopolita constituída por outros tipos de
solidariedade.
QUESTÃO 3: “O ideal da pólis
[cidade-Estado ou, simplesmente, cidade] é substituído pelo ideal ‘cosmopolita’
(o mundo inteiro é uma pólis), e o homem-citadino é substituído pelo
homem-indivíduo; a contraposição grego-bárbaro em larga medida é superada pela
concepção do homem em uma dimensão de igualitarismo universal.” Entre as
seguintes cidades que têm PÓLIS, não é de Goiás:
(a)( X ) Florianópolis (Cidade de Floriano).
(b)( ) Pirenópolis (Cidade dos Pireneus).
(c)( ) Anápolis
(Cidade de Ana).
(d)( ) Goianápolis (Cidade dos Goianos).
(e)( ) Cristianópolis (Cidade dos Cristãos).
QUESTÃO 4: Inicialmente, o
helenismo ainda manteve seu epicentro em qual das seguintes cidades?
(a)( ) Delos.
(b)( ) Delfos.
©( ) Esparta.
(d)( X ) Atenas.
(e)( ) Corinto.
QUESTÃO 5: “Destacaram-se as
correntes do cinismo, epicurismo, estoicismo e ceticismo, que abordaram
questões de física, ética e lógica.” Ao discutirem com Paulo, no Areópago, em
Atenas, no século I da era cristã, desistiram da conversa quando Paulo falou da
ressurreição de Cristo, em razão de que:
(a)( ) Acreditavam na existência do mundo dos
mortos, o Hades.
(b)( X ) Para ambos grupos a alma se desfaz junto
com o corpo, não existindo vida eterna. Somente esta vida.
©( ) Para ambos grupos a vida eterna é
somente espiritual.
(d)( ) Somente a alma subsiste ao corpo, por um
processo contínuo de encarnação e reencarnação.
(e)( ) Tinham profunda fé em todos os deuses e
prestavam adoração a eles. Eram politeístas.
QUESTÃO 6: O epicurismo (escola
fundada por Epicuro de Samos poucos séculos antes de Cristo) defendia a busca
cotidiana do prazer, mas com equilíbrio. Costumava dizer: “A morte não é nada
para nós, pois, quando existimos, não existe a morte, e quando existe a morte,
não existimos mais.” (Epicuro). Um exemplo atual possível de busca do prazer
com equilíbrio, hoje, seria:
(a)( X ) Comer um ou dois chocolates de uma caixa
a cada dia, assim o prazer se estenderia por outros dias.
(b)( ) Comer uma caixa de chocolates de uma
vez, sem pensar no dia de amanhã.
©( ) Não comer chocolate nenhum.
(d)( ) Doar a caixa de chocolates a alguém, a
fim de evitar engordar.
(e)( ) Comer uma caixa de chocolates inteira de
uma vez e ainda comprar mais uma para comer, até ficar a barriga estufar.
QUESTÃO 7: “A noção de ‘saúde do
espírito’ denota uma característica comum às escolas helenísticas: a ênfase na
discussão sobre a melhor maneira de viver, seja na alegria, seja no infortúnio.”
Entre os elementos dessa ênfase, podem
ser citados os seguintes, exceto:
(a)( ) O controle das paixões, como ensinavam
os estoicos. Não deixar que os impulsos como a raiva ou o amor exagerado nos
controlem. Mas que sejam controlados pela razão.
(b)( ) A busca do prazer cotidiana e
equilibradamente, conforme os epicuristas (epicureus).
©( X ) O perdão dos pecados e a oração, como
ensinavam então (e ainda hoje) os cristãos, como Paulo apóstolo.
(d)( ) O ideal da ataraxia, isto é, da imperturbabilidade da alma, como defendiam,
por exemplo, estoicos e epicuristas.
(e)( ) A certeza de que, de acordo com Epicuro,
os deuses não estão preocupados com os seres humanos e mais vale viver bem esta
vida sem se preocupar com os deuses e sem os temer.
QUESTÃO 8: No campo da física
(estudo da natureza [physis, em
grego]), por exemplo, o epicurismo seguia a linha de Leucipo e Demócrito, de
que tudo é feito de minúsculas partículas chamadas:
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QUESTÃO 9: Das discussões
realizadas nas escolas helenísticas participavam não só assíduos discípulos,
mas ouvintes ocasionais, até porque, para a nova concepção de filosofia, esse
tipo de reflexão devia ser acessível a quantas pessoas?
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QUESTÃO 10: O helenismo teve grande
influência na língua portuguesa. Cite uma única palavra grega ou matéria
escolar cujos elementos sejam gregos. E diga o que significa desse termo.
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“A sabedoria é a coisa principal, portanto adquire a
sabedoria. Com todos os teus ganhos, adquire o conhecimento.” (Provérbios4:7).
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