domingo, 28 de novembro de 2021

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS QUARTO BIMESTRE(CORREÇÃO)(Prof.José_Antônio_Brazão.)

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS QUARTO BIMESTRE

TEXTO:

Ética helenista

O helenismo caracterizou-se pela fusão das culturas grega e oriental, devido à expansão do Império Macedônico de Alexandre, o Grande, e depois pela conquista romana. Estendeu-se desde o século III a.C. até o século III d.C., considerando o estoicismo romano desde Sêneca até Marco Aurélio. Certos historiadores compartilham a ideia de que o helenismo representou uma longa decadência em relação ao esplendor da filosofia grega clássica. No entanto, outros estudiosos desfazem a ótica depreciativa para identifica-lo com um novo modo de ver o mundo e a si mesmo. De fato, o helenismo ampliou o espaço restrito da pólis grega numa visão cosmopolita constituída por outros tipos de solidariedade.

Advertem Reale e Antiseri:

“O ideal da pólis é substituído pelo ideal ‘cosmopolita’ (o mundo inteiro é uma pólis), e o homem-citadino é substituído pelo homem-indivíduo; a contraposição grego-bárbaro em larga medida é superada pela concepção do homem em uma dimensão de igualitarismo universal.”  (REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia: filosofia pagã antiga. 3. ed. São Paulo: Paulus, 2007. p. 249. v. 1.)

Inicialmente, o helenismo ainda manteve seu epicentro em Atenas. Destacaram-se as correntes do cinismo, epicurismo, estoicismo e ceticismo, que abordaram questões de física, ética e lógica. Das discussões realizadas em suas escolas, participavam não só assíduos discípulos, mas ouvintes ocasionais, até porque, para a nova concepção de filosofia, esse tipo de reflexão devia ser acessível a todos. Não por acaso, Epicuro (c. 341-270 a.C.) dizia: [...] que ninguém hesite em se dedicar à filosofia enquanto jovem, nem se canse de fazê-lo depois de velho, porque ninguém jamais é demasiado jovem ou demasiado velho para alcançar a saúde do espírito. (EPICURO. Carta sobre a felicidade: a Meneceu. São Paulo: Editora Unesp, 2002. p. 21.)

A noção de “saúde do espírito” denota uma característica comum às escolas helenísticas: a ênfase na discussão sobre a melhor maneira de viver, seja na alegria, seja no infortúnio.

(TEXTO DE: ARANHA, Maria L. de A. e MARTINS, Maria H. P. Filosofando: Introdução à Filosofia. 6.ed. São Paulo, Moderna, 2016.  P. 211.)

QUESTÃO 1: “O helenismo caracterizou-se pela fusão das culturas grega e oriental, devido à expansão do Império Macedônico de Alexandre, o Grande, e depois pela conquista romana.” O Império Romano tinha como língua o latim. Entre as línguas neolatinas faladas hoje encontram-se as seguintes línguas do Ocidente, com exceção de:

(a)(     ) Português.

(b)(     ) Francês.

(c)(     ) Italiano.

(d)(   X  ) Chinês.

(e)(     ) Espanhol.

QUESTÃO 2: “Certos historiadores compartilham a ideia de que o helenismo representou uma longa decadência em relação ao esplendor da filosofia grega clássica. No entanto, outros estudiosos desfazem a ótica depreciativa para identifica-lo com um novo modo de ver o mundo e a si mesmo.” Neste último caso, porque:

(a)(     ) De fato, o helenismo diminuiu o espaço restrito da pólis grega numa visão cosmopolita constituída por outros tipos de solidariedade.

(b)(     ) De fato, o helenismo separou o espaço restrito da pólis grega numa visão cosmopolita constituída por outros tipos de solidariedade.

(c)(     ) De fato, o helenismo fechou o espaço restrito da pólis grega numa visão cosmopolita constituída por outros tipos de solidariedade.

(d)(     ) De fato, o helenismo uniu o espaço restrito da pólis grega numa visão cosmopolita constituída por outros tipos de solidariedade.

(e)(  X ) De fato, o helenismo ampliou o espaço restrito da pólis grega numa visão cosmopolita constituída por outros tipos de solidariedade.

QUESTÃO 3: “O ideal da pólis [cidade-Estado ou, simplesmente, cidade] é substituído pelo ideal ‘cosmopolita’ (o mundo inteiro é uma pólis), e o homem-citadino é substituído pelo homem-indivíduo; a contraposição grego-bárbaro em larga medida é superada pela concepção do homem em uma dimensão de igualitarismo universal.” Entre as seguintes cidades que têm PÓLIS, não é de Goiás:

(a)(   X  ) Florianópolis (Cidade  de Floriano).

(b)(     ) Pirenópolis  (Cidade dos Pireneus).

(c)(     ) Anápolis  (Cidade de Ana).

(d)(     ) Goianápolis (Cidade dos Goianos).

(e)(     ) Cristianópolis (Cidade dos Cristãos).

QUESTÃO 4: Inicialmente, o helenismo ainda manteve seu epicentro em qual das seguintes cidades?

(a)(     ) Delos.

(b)(     ) Delfos.

©(     ) Esparta.

(d)(  X   ) Atenas.

(e)(     ) Corinto.

QUESTÃO 5: “Destacaram-se as correntes do cinismo, epicurismo, estoicismo e ceticismo, que abordaram questões de física, ética e lógica.” Ao discutirem com Paulo, no Areópago, em Atenas, no século I da era cristã, desistiram da conversa quando Paulo falou da ressurreição de Cristo, em razão de que:

(a)(     ) Acreditavam na existência do mundo dos mortos, o Hades.

(b)(   X  ) Para ambos grupos a alma se desfaz junto com o corpo, não existindo vida eterna. Somente esta vida.

©(     ) Para ambos grupos a vida eterna é somente espiritual.

(d)(     ) Somente a alma subsiste ao corpo, por um processo contínuo de encarnação e reencarnação.

(e)(     ) Tinham profunda fé em todos os deuses e prestavam adoração a eles. Eram politeístas.

QUESTÃO 6: O epicurismo (escola fundada por Epicuro de Samos poucos séculos antes de Cristo) defendia a busca cotidiana do prazer, mas com equilíbrio. Costumava dizer: “A morte não é nada para nós, pois, quando existimos, não existe a morte, e quando existe a morte, não existimos mais.” (Epicuro). Um exemplo atual possível de busca do prazer com equilíbrio,  hoje, seria:

(a)(   X  ) Comer um ou dois chocolates de uma caixa a cada dia, assim o prazer se estenderia por outros dias.

(b)(     ) Comer uma caixa de chocolates de uma vez, sem pensar no dia de amanhã.

©(     ) Não comer chocolate nenhum.

(d)(     ) Doar a caixa de chocolates a alguém, a fim de evitar engordar.

(e)(     ) Comer uma caixa de chocolates inteira de uma vez e ainda comprar mais uma para comer, até ficar a barriga estufar.

QUESTÃO 7: “A noção de ‘saúde do espírito’ denota uma característica comum às escolas helenísticas: a ênfase na discussão sobre a melhor maneira de viver, seja na alegria, seja no infortúnio.” Entre os elementos dessa ênfase, podem  ser citados os seguintes, exceto:

(a)(     ) O controle das paixões, como ensinavam os estoicos. Não deixar que os impulsos como a raiva ou o amor exagerado nos controlem. Mas que sejam controlados pela razão.

(b)(     ) A busca do prazer cotidiana e equilibradamente, conforme os epicuristas (epicureus).

©(   X  ) O perdão dos pecados e a oração, como ensinavam então (e ainda hoje) os cristãos, como Paulo apóstolo.

(d)(     ) O ideal da ataraxia, isto é, da imperturbabilidade da alma, como defendiam, por exemplo, estoicos e epicuristas.

(e)(     ) A certeza de que, de acordo com Epicuro, os deuses não estão preocupados com os seres humanos e mais vale viver bem esta vida sem se preocupar com os deuses e sem os temer.

QUESTÃO 8: No campo da física (estudo da natureza [physis, em grego]), por exemplo, o epicurismo seguia a linha de Leucipo e Demócrito, de que tudo é feito de minúsculas partículas chamadas:

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QUESTÃO 9: Das discussões realizadas nas escolas helenísticas participavam não só assíduos discípulos, mas ouvintes ocasionais, até porque, para a nova concepção de filosofia, esse tipo de reflexão devia ser acessível a quantas pessoas?

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QUESTÃO 10: O helenismo teve grande influência na língua portuguesa. Cite uma única palavra grega ou matéria escolar cujos elementos sejam gregos. E diga o que significa desse termo.

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“A sabedoria é a coisa principal, portanto adquire a sabedoria. Com todos os teus ganhos, adquire o conhecimento.” (Provérbios4:7).

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