segunda-feira, 1 de novembro de 2021

AULA ZOOM 32 DE FILOSOFIA DOS SEGUNDOS ANOS: ÉTICA – ARISTÓTELES (Estudo de texto, PARTE 2) (Prof. José Antônio Brazão.)

 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS

SEGUNDAS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO

FILOSOFIA – PROFESSOR JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

AULA ZOOM 32 DE FILOSOFIA DOS SEGUNDOS ANOS:

ÉTICA – ARISTÓTELES (Estudo de texto, PARTE 2) (Prof. José Antônio Brazão.):

TEMA: ÉTICA.

ÉTICA (Prof. José Antônio Brazão.)

TRECHO DA ÉTICA A NICÔMACO (PARTE 2), DE ARISTÓTELES:

Mas é preciso ajuntar "numa vida [por] completo". Porquanto uma andorinha não faz verão, nem um dia tampouco; e da mesma forma um dia, ou um breve espaço de tempo, não faz um homem feliz e venturoso.

IMAGENS:

Andorinha:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Andorinha#/media/Ficheiro:Landsvale.jpg

Andorinhas:

https://www.google.com.br/search?q=andorinhas+no+ver%C3%A3o&hl=pt-BR&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=657&ei=64R1YYnZO77S1sQPmdyC-AI&ved=0ahUKEwjJ-uabt-PzAhU-qZUCHRmuAC8Q4dUDCAc&uact=5&oq=andorinhas+no+ver%C3%A3o&gs_lcp=CgNpbWcQAzoICAAQsQMQgwE6CAgAEIAEELEDOgUIABCABDoLCAAQgAQQsQMQgwE6BAgAEB46BggAEAUQHjoECAAQGFDFB1i2NmDOPGgAcAB4AIAB4QGIAfAXkgEGMC4xOC4xmAEAoAEBqgELZ3dzLXdpei1pbWc&sclient=img

Pessoas felizes e venturosas::

https://www.google.com.br/search?q=pessoas+felizes+e+venturosas&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjozuPIt-PzAhVhqpUCHX-KAAUQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1366&bih=657&dpr=1

Que isto sirva como um delineamento geral do bem, pois presumivelmente é necessário esboçá-lo primeiro de maneira tosca, para mais tarde precisar os detalhes. Mas, a bem dizer, qualquer um é capaz de preencher e articular o que em princípio foi bem delineado; e também o tempo parece ser um bom descobridor e colaborador nessa espécie de trabalho. A tal fato se devem os progressos das artes, pois qualquer um pode acrescentar o que falta.

IMAGENS:

Relógio do Sol (registro da passagem do tempo):

https://www.google.com.br/search?q=rel%C3%B3gio+do+sol&hl=pt-BR&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=657&ei=94V1YYGLFLPU1sQP34SF0AE&ved=0ahUKEwjB4qSbuOPzAhUzqpUCHV9CARoQ4dUDCAc&uact=5&oq=rel%C3%B3gio+do+sol&gs_lcp=CgNpbWcQAzIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgYIABAFEB4yBggAEAUQHjoECAAQAzoICAAQgAQQsQM6CAgAELEDEIMBUOcUWLIqYPQwaABwAHgAgAGaAogBohGSAQYwLjEzLjGYAQCgAQGqAQtnd3Mtd2l6LWltZw&sclient=img

Contagem do tempo:

https://www.google.com.br/search?q=contagem+do+tempo&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwigxO3TuOPzAhVHrpUCHRgHDoUQ_AUoAnoECAEQBA&biw=1366&bih=657&dpr=1#imgrc=KhbnV4QeXTYVaM

Devemos igualmente recordar o que se disse antes e não buscar a precisão em todas as coisas por igual, mas, em cada classe de coisas, apenas a precisão que o assunto comportar e que for apropriada à investigação. Porque um carpinteiro e um geômetra investigam de diferentes modos o ângulo reto. O primeiro o faz na medida em que o ângulo reto é útil ao seu trabalho, enquanto o segundo indaga o que ou que espécie de coisa ele é; pois o geômetra é como que um espectador da verdade. Nós outros devemos proceder do mesmo modo em todos os outros assuntos, para que a nossa tarefa principal não fique subordinada a questões de menor monta. E tampouco devemos reclamar a causa em todos os assuntos por igual. Em alguns casos basta que o fato esteja bem estabelecido, como sucede com os primeiros princípios: o fato é a coisa primária ou primeiro princípio.

IMAGENS:

O carpinteiro:

https://www.google.com.br/search?q=carpinteiro+na+gr%C3%A9cia+antiga&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiU9b6luePzAhU5qZUCHW_sDzUQ_AUoA3oECAEQBQ&biw=1366&bih=657&dpr=1#imgrc=kPn0cTaI4OGz4M

O geômetra:

https://www.google.com.br/search?q=ge%C3%B4metra&hl=pt-BR&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=657&ei=YYd1YaDXKKbR1sQPweCDkAE&ved=0ahUKEwjgi4jIuePzAhWmqJUCHUHwABIQ4dUDCAc&uact=5&oq=ge%C3%B4metra&gs_lcp=CgNpbWcQAzIFCAAQgAQyBAgAEBgyBAgAEBgyBAgAEBgyBAgAEBgyBAgAEBg6CAgAEIAEELEDOgsIABCABBCxAxCDAToECAAQHjoGCAAQBRAeOgYIABAKEBhQ4AVY8h9g6ydoAHAAeACAAYkCiAHICpIBBTAuNy4xmAEAoAEBqgELZ3dzLXdpei1pbWc&sclient=img#imgrc=E2Oi4io3zKxWGM

Geometria:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Geometria#/media/Ficheiro:Woman_teaching_geometry.jpg

Ora, dos primeiros princípios descobrimos alguns pela indução, outros pela percepção, outros como que por hábito, e outros ainda de diferentes maneiras. Mas a cada conjunto de princípios devemos investigar da maneira natural e esforçar-nos para expressá-los com precisão, pois que eles têm grande influência sobre o que se segue. Diz-se, com efeito, que o começo é mais que metade do todo, e muitas das questões que formulamos são aclaradas por ele.

(ARISTÓTELES. Texto 7 da Ética a Nicômaco. Disponível em: < http://www.faberj.edu.br/cfb-2015/downloads/biblioteca/etica/Etica%20a%20Nicomaco%20-%20Aristoteles.pdf > Acesso em 24 de outubro de 2021.)

Indução: raciocínio (trabalho da razão) que, a partir de premissas particulares suficientemente enumeradas, tira uma conclusão universal (geral). Ex.: Uma pessoa fez o bem cinco anos atrás, essa pessoa fez o bem ao longo de todos os dias por um longo período... Logo, pessoa virtuosa é aquela que pratica as virtudes todos os dias. (A conclusão serve para todos os casos.)

Percepção é a visão direta, capacidade de perceber as coisas diretamente. No caso, quando alguém vê outra pessoa praticando as virtudes, fazendo o bem ao próximo e a si mesma, ao Estado, etc.

IMAGENS (crianças vendo adultos praticando o bem, as virtudes):

https://www.google.com.br/search?q=crian%C3%A7as+vendo+os+pais+praticando+a+caridade&hl=pt-BR&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=657&ei=KIp1YZjJHfvF5OUPjeaO8A8&ved=0ahUKEwiY_YCbvOPzAhX7IrkGHQ2zA_4Q4dUDCAc&uact=5&oq=crian%C3%A7as+vendo+os+pais+praticando+a+caridade&gs_lcp=CgNpbWcQAzoLCAAQgAQQsQMQgwE6CAgAEIAEELEDOgUIABCABDoICAAQsQMQgwFQ6vQCWPPPA2Cj1gNoB3AAeACAAaYCiAHoP5IBBjAuNDkuMpgBAKABAaoBC2d3cy13aXotaW1n&sclient=img

Hábito: é aquilo que se pratica costumeiramente, ou seja, por costume. No caso da ética, o exemplo é o de uma pessoa que se habituou a praticar, a fazer o bem.

Princípios: no caso, normas, regras que definem as ações das pessoas.

COMENTÁRIO FEITO POR MARIA L. DE A. ARANHA E MARIA H. P. MARTINS:

Aristóteles: a virtude

Aristóteles (c. 384-322 a.C.) aprofundou a discussão a respeito das questões éticas. Na obra Ética a Nicômaco, refletiu sobre o fim último de todas as atividades humanas, uma vez que tudo o que fazemos visa alcançar um bem – ou o que nos parece ser um bem.

Ao examinar os bens desejáveis, como os prazeres, a riqueza, a honra, a fama, o filósofo observa que estes não são fruídos por si mesmos, mas visam sempre a outra coisa. Pergunta-se, então, qual seria o sumo bem, aquele que é um fim em si mesmo, e não um meio para o que quer que seja, e encontra a resposta no conceito de “boa vida”, de “vida feliz” (em grego, eudaimonía). Por isso, a filosofia moral de Aristóteles é uma eudemonia.

IMAGENS (Pessoas felizes):

https://www.google.com/search?q=pessoas+felizes&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjTyteXwPfzAhUxppUCHW1qA8YQ_AUoAXoECAEQAw#imgrc=xH8jbWAmkEoWfM

Mesmo que reservasse ao filósofo o exercício mais complexo da racionalidade, Aristóteles reconhecia que as pessoas comuns também aspiram ao saber e se deleitam com ele, satisfeitas por esclarecer dúvidas ou compreender melhor algo que antes lhes parecia confuso.

A vida humana, porém, não se resume ao intelecto e encontra sua expressão na ação, em uma atividade bem realizada. Para Aristóteles, o bem é a ação exercida de acordo com sua excelência ou virtude.

IMAGENS:

https://www.google.com.br/search?q=pessoas+praticando+virtudes&hl=pt-BR&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=657&ei=SAuAYfDoCY6r5OUP-a-5YA&iflsig=ALs-wAMAAAAAYYAZWPqrt4CGYEmdgzNZbrKKZs961dfP&oq=pessoas+praticando+virtudes&gs_lcp=CgNpbWcQAzoFCAAQgAQ6CwgAEIAEELEDEIMBOggIABCABBCxA1B_WL4_YPdFaAFwAHgCgAGKCogBvlGSARAwLjEyLjYuMi42LjIuMC4ymAEAoAEBqgELZ3dzLXdpei1pbWc&sclient=img&ved=0ahUKEwjwrJfhwPfzAhWOFbkGHflXDgwQ4dUDCAY&uact=5

A função própria de um homem é a atividade de sua alma em conformidade com um princípio racional. Aristóteles dá os exemplos de um tocador de lira e de um bom tocador de lira: embora genericamente ambos desempenhem a mesma função, um bom tocador de lira realiza sua atividade com excelência. E continua:

[...] se realmente assim é [...], o bem do homem nos aparece como uma atividade da alma em consonância com a virtude, e, se há mais de uma virtude, com a melhor e mais completa.

Obs.: Resumir no quadro.

Mas é preciso ajuntar “numa vida completa”. Porquanto uma andorinha não faz verão, nem um dia tampouco; e da mesma forma um dia, ou um breve espaço de tempo, não faz um homem feliz e venturoso.

IMAGENS: acima.

[ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Abril Cultural, 1973. p. 256. (Coleção Os Pensadores)]

É por isso que a vida moral não se resume a um só ato moral, mas à repetição do agir moral. Em outras palavras, o agir virtuoso não é ocasional e fortuito, mas um hábito, fundado no desejo e na capacidade de perseverar no bem. Do mesmo modo, a felicidade pressupõe uma vida inteira e não se reduz a um só momento.

IMAGENS:

https://www.google.com.br/search?q=habito+de+praticar+o+bem&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjZkPHhwffzAhWFrJUCHdS-DMUQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1366&bih=657&dpr=1#imgrc=6ccSVVKfMc-ZwM

(ARANHA, Maria Lúcia de Arruda e MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à Filosofia. 6.ed. São Paulo, Moderna, 2016. P. 209.)

O empenho de cada pessoa, de cada cidadão e cidadã, na prática das virtudes, como Aristóteles diz e as autoras comentam, é essencial para que essa mesma pessoa possa ser considerada virtuosa.

Sendo o caminho do meio, entre o excesso e a falta, virtude é aquilo que torna as pessoas melhores e que as abre para a compreensão de que o que fazem tem uma dimensão mais ampla, além do individual e do familiar imediato, precisando abrir-se para a dimensão social.

Nesse sentido, ética caminha com política. Cada um(a) se empenhando na vivência efetiva abre-se (ou deve abrir-se) para o fato de viver em sociedade. Toda ação ética tem uma dimensão social e política mais ampla.

REFERÊNCIAS:

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda e MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à Filosofia. 6.ed. São Paulo, Moderna, 2016. P. 209.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Disponível em: < http://www.faberj.edu.br/cfb-2015/downloads/biblioteca/etica/Etica%20a%20Nicomaco%20-%20Aristoteles.pdf  > Acesso em 10/11/2020.

PLATÃO. Apologia de Sócrates, Críton ou do Dever e outras obras de domínio público disponíveis em: < http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.do?select_action&co_autor=173 > Acesso em 10/11/2020.

WIKIPÉDIA. Aristóteles. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89tica_das_virtudes > Acesso em 10/11/2020.

 

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