sexta-feira, 1 de outubro de 2021

EXERCÍCIO DE SOCIOLOGIA DOS SEGUNDOS ANOS DO ENSINO MÉDIO TERCEIRO BIMESTRE. (Prof. José Antônio Brazão.)

 SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR

CEPMG – VASCO DOS REIS

Divisão de Ensino/Coordenação Pedagógica  

SÉRIE/ANO: TURMA(S): SEGUNDOS ANOS. DISCIPLINA: SOCIOLOGIA.

DATA: ___/____/2021.

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO. EXERCÍCIO DE SOCIOLOGIA DOS SEGUNDOS ANOS

ALUNO(A):_____________________________________No.:______. 

TURMA:___________. VALOR: 3,0.

EXERCÍCIO DE SOCIOLOGIA – PROFESSOR JOSÉ ANTÔNIO BRAZAO.

SOMENTE PARA QUEM NÃO FEZ ESTA ATIVIDADE NO SISTEMA. QUEM JÁ FEZ NÃO TEM NECESSIDADE DE REFAZER.

VALOR: 3,0 (TRÊS PONTOS). Cada questão vale 0,5 (meio) ponto.

A atividade avaliativa abaixo consta de trechos selecionados de um texto, a ser lido, e seis questões objetivas referentes ao conteúdo do texto. O tema é INTOLERÂNCIA RELIGIOSA. Leia e releia o texto e responda as questões.

Intolerância religiosa

Por Letícia Rodrigues Ferreira Netto

Intolerância religiosa é uma forma de violência, física ou simbólica, que tem por objetivo a negação e a supressão de uma religião em detrimento de outra. Ou seja, é um caso de preconceito associado a algum tipo de violência em que se pretende negar a existência de religiões específicas. No Brasil, as religiões afro-brasileiras são o exemplo de religiões que sofrem com a intolerância religiosa. Pode, ainda, estar relacionada a diferentes processos sociais, para além da própria religiosidade, como colonização, preconceito étnico-racial, hegemonias, discriminação de gênero etc.

A relação com outros preconceitos é evidenciada pois, a religião é um dos aspectos culturais de um povo. E traz em si uma interpretação sobre o mundo, a vida, as relações sociais. Uma religião pode discriminar a outra para além das questões de diferentes divindades, por exemplo por como as pessoas se comportam ou se relacionam com temas sociais.

A intolerância religiosa vem de movimentos hegemônicos. Essa hegemonia significa a busca de tornar-se a única visão de mundo possível, acabando com as expressões contrárias. O termo surge em debates sobre a pluralidade de direitos, pois se entende que todas as pessoas tenham direito a ter sua cultura e etnia respeitadas, consequentemente também às diferentes religiões. (...)

Apesar da estratégia de salvação continuar sendo a justificativa, nas legislações brasileiras e nos Direitos Humanos isto é considerado crime de violação de direitos. O entendimento de que apenas a própria religião salva só pode ser usado dentro da mesma e não para agredir outras pessoas e culturas. A Lei nº 9459/1997 altera a Lei 7716/1989, legislando sobre crimes de preconceito ou discriminação.

Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. (BRASIL, 1997).

A ideia de liberdade religiosa e de Estado laico se complementam na discussão da intolerância religiosa, pois é o Estado, dentro dos direitos civis, que vai definir os atos de violência e intolerância. O Estado laico é aquele que não professa uma crença para si. A liberdade religiosa se baseia nos direitos civis, ou seja, relativos ao indivíduo, e nos Direitos Humanos para garantir que não haja discriminações de nenhum tipo entre os seres humanos.

A liberdade religiosa, como se sabe, pressupõe as liberdades de culto, de crença, de pensamento, de consciente e de expressão, liberdades que são essenciais para o funcionamento da democracia. (...)

Assim, intolerância religiosa é uma ação de preconceito contra uma religião específica de forma hegemônica e a fim de que a mesma, que se apresenta como oposição à primeira, seja erradicada. É considerada crime na legislação brasileira e é uma violação dos direitos humanos. Difere-se da discriminação por não aceitar a liberdade religiosa e a manifestação plural dos diferentes cultos. Pode ser exercida por meio de violência física, material ou simbólica.

TEXTO DISPONÍVEL EM: https://www.infoescola.com/sociologia/intolerancia-religiosa/ 

QUESTÃO 1: Intolerância religiosa é uma forma de violência, física ou simbólica, que tem por objetivo a negação e a supressão de uma religião em detrimento de outra. Ou seja, é um caso de preconceito associado a algum tipo de violência em que se pretende negar a existência de religiões específicas. É incorreto citar como exemplo de intolerância religiosa:

(a)(     ) Cartazes que fazem apologia (defesa) do combate a outras religiões.

(b)(     ) A distribuição de panfletos, folhetos e revistas mostrando elementos da religião em que se acredita.

(c)(     ) Ofensas diretas feitas a pais e mães de santo, entre outros membros de religiões afro-brasileiras, por se acreditar que é pecado sua prática religiosa.

(d)(     ) O apedrejamento de jovens filhas de santo por conta de se acreditar que iam adorar Belzebu.

(e)(     ) A proibição religiosa de mulheres poderem estudar, por conta de se crer em valores interpretados ao pé da letra (literalmente) de textos sagrados, em diferentes religiões.

QUESTÃO 2: Marque a alternativa errada. A relação da intolerância com outros preconceitos é evidenciada, tendo em vista que: 

(a)(     ) A religião é um dos aspectos culturais de um povo.

(b)(     ) A religião traz em si uma interpretação sobre o mundo, a vida, as relações sociais.

(c)(  ) Uma religião não pode discriminar a outra para além das questões de diferentes divindades.

(d)(     ) Uma religião pode discriminar outra no que tange ao modo como as pessoas desta se comportam e se relacionam com temas sociais.

(e)(     ) Uma religião pode discriminar pessoas de si própria e de outras religiões por suas escolhas, como as escolhas de gênero.

QUESTÃO 3: A intolerância religiosa vem de movimentos hegemônicos. A hegemonia significa: 

(a)(     ) A busca de um diálogo intercultural e plurirreligioso que se empenha em tornar os direitos de todos como direitos hegemônicos no mundo.

(b)(     ) A busca de tornar-se a única visão de mundo possível, acabando com as expressões contrárias.

(c)(     ) A busca de construir um mundo melhor, por meio do trabalho ecumênico de todas as igrejas que se encontram no mundo.

(d)(     ) A busca de tornar a espécie humana hegemônica no mundo, tendo em vista de que dispõe de racionalidade, técnica e poder.

(e)(     ) A busca de desenvolver a empatia entre os seres humanos, fundada no respeito às diferenças, sejam estas quais forem.

QUESTÃO 4: Apesar da estratégia de salvação continuar sendo a justificativa, nas legislações brasileiras e nos Direitos Humanos a intolerância religiosa é considerada: 

(a)(     ) Crime de violação de direitos.

(b)(     ) Crime contra o patrimônio.

(c)(     ) Crime de lavagem de dinheiro.

(d)(     ) Crime de guerra.

(e)(     ) Crime de racismo.

QUESTÃO 5: É verdadeiro que: 

(a)(     ) A ideia de liberdade religiosa e de Estado laico se complementam na discussão da intolerância religiosa.

(b)(     ) É o Estado, dentro dos direitos civis, que vai definir os atos de violência e intolerância

(c)(     ) O Estado laico é aquele que não professa uma crença para si.

(d)(     ) A liberdade religiosa se baseia nos direitos civis, ou seja, relativos ao indivíduo, e nos Direitos Humanos para garantir que não haja discriminações de nenhum tipo entre os seres humanos.

(e)(     ) Todas as alternativas anteriores são verdadeiras.

QUESTÃO 6: A liberdade religiosa tem os seguintes pressupostos, essenciais ao funcionamento da democracia, exceto: 

(a)(     ) Liberdade de culto.

(b)(     ) Liberdade de crença. 

(c)(     ) Libertinagem geral.

(d)(     ) Liberdade e pensamento.

(e)(     ) Liberdade de consciente [consciência] e expressão.








2 comentários:

Unknown disse...

Davi Carvalho 2H N:11
1- b)
2- c)
3- b)
4- a)
5- e)
6- d)

Unknown disse...

(Prof. José Antônio Brazão.)

 SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR
CEPMG – VASCO DOS REIS
Divisão de Ensino/Coordenação Pedagógica  
SÉRIE/ANO:  TURMA(S): SEGUNDOS ANOS. DISCIPLINA: SOCIOLOGIA.
DATA: 04/10/2021.
PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO. EXERCÍCIO DE SOCIOLOGIA DOS SEGUNDOS ANOS
ALUNO(A):Lucas Felipe de Assis Faria No.:22. 
TURMA:B. VALOR: 3,0.
EXERCÍCIO DE SOCIOLOGIA – PROFESSOR JOSÉ ANTÔNIO BRAZAO.

1-D
2-A
3-E
4-C
5-E
6-C