sábado, 14 de agosto de 2021

AULA ZOOM 22 DE FILOSOFIA: TEORIA DO CONHECIMENTO – IMMANUEL KANT (INÍCIO). (Prof. José Antônio Brazão.)

 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS

SEGUNDAS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO

FILOSOFIA – PROFESSOR JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

AULA 22: TEORIA DO CONHECIMENTO – IMMANUEL KANT (INÍCIO). (Prof. José Antônio Brazão.)

TEORIA DO CONHECIMENTO (Prof. José A. Brazão.)

IMMANUEL (ou EMMANUEL) KANT (1724-1804) (Prof. José Antônio Brazão).

*Filósofo alemão do século do iluminismo.

IMAGENS:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Iluminismo#/media/Ficheiro:Sanzio_01_cropped.png

https://www.google.com/search?q=ILUMINISMO&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwihxuz3urHyAhXXqZUCHdfRDOkQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

*Nasceu e viveu praticamente a vida toda na cidadezinha de Königsberg, em cuja universidade veio a trabalhar. Foi um grande estudioso e grande pesquisador na área da filosofia. Dois temas chamaram-lhe muita atenção, a teoria do conhecimento e a ética, tendo, inclusive, duas grandes obras escritas e publicadas nessas áreas e que são bastante conhecidas: a Crítica da Razão Pura, na área da teoria do conhecimento, e a Crítica da Razão Prática, na ética.

IMAGENS(I.KANT):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Immanuel_Kant#/media/Ficheiro:Kant_foto.jpg

*Conta-se que Kant foi um homem tão metódico que, nas caminhadas diárias que fazia numa praça em sua cidade, havia pessoas que aproveitavam para acertar os relógios, pois aquelas ocorriam sempre no mesmo horário, rigorosamente.

IMAGENS (KONIGSBERG [KALININGRADO, NA RÚSSIA ATUAL]):

https://en.wikipedia.org/wiki/K%C3%B6nigsberg#/media/File:K%C3%B6nigsberg_Castle.jpg

*Kant foi um intelectual muito interessado pelas ideias novas de seu tempo, no campo da filosofia (então, a filosofia em voga era a iluminista) e no campo das ciências (um grande estudioso de Isaac Newton e de outros cientistas). Foi um homem muito culto.

IMAGENS (REVOLUÇÃO CIENTÍFICA MODERNA):

Conjunto1:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Cient%C3%ADfica#/media/Ficheiro:De_Revolutionibus_manuscript_p9b.jpg

Conjunto2:

https://en.wikipedia.org/wiki/Scientific_Revolution#/media/File:Galileo_Galilei_by_Ottavio_Leoni_Marucelliana_(cropped).jpg

Conjunto3:

https://en.wikipedia.org/wiki/Isaac_Newton#/media/File:Sir_Isaac_Newton_by_Sir_Godfrey_Kneller,_Bt.jpg

*Na Crítica da Razão Pura, Kant põe a razão humana num tribunal, para que seja julgada a respeito dos seus fundamentos e dos seus limites. Ao estudar o conhecimento humano, Kant acabou por descobrir que as chaves para melhor entendê-lo não se encontravam no objeto de estudo, mas no sujeito cognoscente (sujeito que conhece), ou seja, nas pessoas.

*Kant descobriu que espaço e tempo são duas formas internas, existentes na mente humana: as formas a priori da sensibilidade. Todos os conhecimentos são, portanto, construídos a partir delas e todas as informações que são obtidas pelos cinco sentidos passam, necessariamente, por elas.

IMAGENS (TEMPO E ESPAÇO):

Conjunto 1 (tempo):

https://www.google.com/search?q=tempo+cronol%C3%B3gico&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwi0yJ3Gv7HyAhWLppUCHUJxCg4Q_AUoAnoECAEQBA&biw=1242&bih=597#imgrc=igl00K3aqQP7AM

Conjunto 2 (relógios):

https://www.google.com.br/search?q=rel%C3%B3gios+antigos&hl=pt-BR&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=657&ei=czsYYciZJN7S1sQP2a-f2AE&oq=rel%C3%B3gios+antigos&gs_lcp=CgNpbWcQAzIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQ6CAgAEIAEELEDOggIABCxAxCDAVDoEVjoLmCzN2gAcAB4AIABrQGIAdcSkgEEMC4xNpgBAKABAaoBC2d3cy13aXotaW1n&sclient=img&ved=0ahUKEwiIn6KJwLHyAhVeqZUCHdnXBxsQ4dUDCAc&uact=5#imgrc=tNeEFrsIaffjPM

Conjunto 3 (espaços planos):

https://www.google.com.br/search?q=plan%C3%ADcie&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjP3M6KwbHyAhX5rJUCHWmtDEsQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1366&bih=657#imgrc=4rVhNx0qIgm9oM

Conjunto 4 (mente, onde habitam as formas a priori da sensibilidade: tempo e espaço):

https://www.google.com.br/search?q=mente&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiU_7-4wrHyAhWVr5UCHV9aBFwQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1366&bih=657#imgrc=5qaMCm5bzsfLMM

*Espaço e tempo são formas a priori. Mas por que a priori? A priori é uma expressão latina que significa: que vem antes da experiência, que antecede a experiência, isto é, Kant acreditava que espaço e tempo, na mente humana, é que permitem a estruturação da matéria fornecida pelos sentidos e que, com o trabalho da razão, vai se transformar em conhecimento.

IMAGENS:

https://www.google.com.br/search?q=conhecimento&hl=pt-BR&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=657&ei=BT8YYZzwC4Cf5OUPn8yEiA0&oq=conhecimento&gs_lcp=CgNpbWcQAzIICAAQgAQQsQMyBQgAEIAEMgsIABCABBCxAxCDATIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQ6CAgAELEDEIMBOgYIABAKEBg6BAgAEBhQxBtYg9ACYPTVAmgccAB4AYAB2AKIAYw1kgEIMC4zOS4yLjGYAQCgAQGqAQtnd3Mtd2l6LWltZ7ABAA&sclient=img&ved=0ahUKEwjchvS8w7HyAhWAD7kGHR8mAdEQ4dUDCAc&uact=5#imgrc=cSvQiCmPIyiqBM

*Experiência sensível é a obtenção direta de informações que as pessoas retiram do mundo por meio dos cinco sentidos (olfato, tato, paladar, audição e visão), tais como: cores, sabores, cheiros, formas, sons, etc. Experiência sensível é, pois, o contato direto que as pessoas fazem com o mundo através desses sentidos. O conhecimento dela é a posteriori (que vem depois da experiência).

IMAGENS:

Olfato:

https://www.google.com.br/search?q=cheiros&hl=pt-BR&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=657&ei=xEAYYbXeJtmr1sQP2t-muA0&oq=cheiros&gs_lcp=CgNpbWcQAzIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQ6CwgAEIAEELEDEIMBOggIABCABBCxAzoICAAQsQMQgwFQ-gxYoRdgqiBoAHAAeACAAZkBiAHdB5IBAzAuN5gBAKABAaoBC2d3cy13aXotaW1n&sclient=img&ved=0ahUKEwi10KGSxbHyAhXZlZUCHdqvCdcQ4dUDCAc&uact=5#imgrc=9KmHYHpyuDawjM

Tato:

https://www.google.com.br/search?q=toque&hl=pt-BR&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=657&ei=xEAYYbXeJtmr1sQP2t-muA0&oq=toque&gs_lcp=CgNpbWcQAzIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQ6CAgAEIAEELEDOggIABCxAxCDAToLCAAQgAQQsQMQgwFQtRBYiRhg3iNoAHAAeACAAdABiAHLBpIBBTAuNC4xmAEAoAEBqgELZ3dzLXdpei1pbWewAQA&sclient=img&ved=0ahUKEwi10KGSxbHyAhXZlZUCHdqvCdcQ4dUDCAc&uact=5

Paladar:

https://www.google.com.br/search?q=comida&hl=pt-BR&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=657&ei=xEAYYbXeJtmr1sQP2t-muA0&oq=comida&gs_lcp=CgNpbWcQAzIICAAQgAQQsQMyCAgAEIAEELEDMgUIABCABDIICAAQgAQQsQMyCAgAEIAEELEDMggIABCABBCxAzIFCAAQgAQyBQgAEIAEMggIABCABBCxAzIICAAQgAQQsQM6CwgAEIAEELEDEIMBOggIABCxAxCDAVDbEFiNGmDYJWgAcAB4AIABxAGIAZkHkgEDMC42mAEAoAEBqgELZ3dzLXdpei1pbWewAQA&sclient=img&ved=0ahUKEwi10KGSxbHyAhXZlZUCHdqvCdcQ4dUDCAc&uact=5#imgrc=hgEihONneOE-AM

Audição:

https://www.google.com.br/search?q=audi%C3%A7%C3%A3o&hl=pt-BR&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=657&ei=xEAYYbXeJtmr1sQP2t-muA0&oq=audi%C3%A7%C3%A3o&gs_lcp=CgNpbWcQAzIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQyBQgAEIAEMgUIABCABDIFCAAQgAQ6CAgAELEDEIMBOggIABCABBCxAzoLCAAQgAQQsQMQgwFQkgpYgxlg3yFoAHAAeACAAaMBiAGfCJIBAzAuN5gBAKABAaoBC2d3cy13aXotaW1n&sclient=img&ved=0ahUKEwi10KGSxbHyAhXZlZUCHdqvCdcQ4dUDCAc&uact=5

Visão:

https://www.google.com.br/search?q=locais+bonitos+no+mundo&hl=pt-BR&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=657&ei=xEAYYbXeJtmr1sQP2t-muA0&oq=locais+bonitos+no+mundo&gs_lcp=CgNpbWcQAzoICAAQgAQQsQM6BQgAEIAEOgsIABCABBCxAxCDAToICAAQsQMQgwE6BggAEAUQHjoGCAAQCBAeOgQIABAeOgQIABAYUP8TWPJFYKZMaABwAHgAgAH0AYgB-hySAQYwLjIxLjKYAQCgAQGqAQtnd3Mtd2l6LWltZw&sclient=img&ved=0ahUKEwi10KGSxbHyAhXZlZUCHdqvCdcQ4dUDCAc&uact=5#imgrc=9SkI7ogZVTAh7M

*Mas como essas informações se tornam conhecimento, de acordo com Kant? Um exemplo bem simples pode ajudar:

*Imaginemos a mente como um forno (a imagem não é de Kant, foi posta aqui para ajudar na compreensão), que contém previamente dentro dele duas formas: o tempo e o espaço. Imaginemos também que o conhecimento fosse um bolo, sendo, portanto, necessários ingredientes para sua produção: as informações sensíveis. Os sentidos recebem esses ingredientes e os juntam. As formas do tempo e do espaço organizam e dão forma a essas informações (os ingredientes), contribuindo assim para que elas venham a ter uma ordem e sejam reelaboradas e memorizadas pela mente (a razão), transformando-se, enfim no conhecimento (como o bolo formado a partir dos ingredientes), um combinado de centenas e até milhares de informações.

IMAGENS:

 

Conjunto 1 (ingredientes do bolo):

https://www.google.com/search?q=ingredientes+de+bolo&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjin8P9yLHyAhW1pZUCHRXHAdUQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597#imgrc=feSUsEoBTC_ueM

Conjunto 2 (o bolo pronto):

https://en.wikipedia.org/wiki/Cake#/media/File:Pound_layer_cake.jpg

O bolo, com os ingredientes, é uma brincadeira para facilitar o entendimento. O importante é recordar que sem as formas a priori do tempo e do espaço,   antecedendo a experiência e permitindo estruturar suas informações, não é possível o conhecimento. A seguir, imagens do que o conhecimento permite produzir.

Conjunto 3 (ver os sentidos anteriormente postos em imagens): O CONHECIMENTO (produto do trabalho da razão, por meio das formas a priori da sensibilidade [tempo e espaço] e a matéria-prima dos sentidos [sensações, percepções]):

https://www.google.com.br/search?q=descobertas+de+newton&hl=pt-BR&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=657&ei=dkUYYaOaJu_T1sQP26GKiAo&oq=descobertas+de+newton&gs_lcp=CgNpbWcQAzIFCAAQgAQyBggAEAgQHjIECAAQGDoICAAQgAQQsQM6CwgAEIAEELEDEIMBOggIABCxAxCDAToECAAQHlCIDljHnAFg36YBaBFwAHgAgAGWA4gB6S-SAQowLjM3LjEuMC4xmAEAoAEBqgELZ3dzLXdpei1pbWewAQA&sclient=img&ved=0ahUKEwijrbXPybHyAhXvqZUCHduQAqEQ4dUDCAc&uact=5#imgrc=9jjQpHQroMfzcM

https://www.google.com.br/search?q=mecanismos+em+maquinas&hl=pt-BR&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=657&ei=dkUYYaOaJu_T1sQP26GKiAo&oq=mecanismos+em+maquinas&gs_lcp=CgNpbWcQAzoLCAAQgAQQsQMQgwE6CAgAELEDEIMBOggIABCABBCxAzoFCAAQgAQ6BAgAEB46BAgAEBM6CAgAEAgQHhATOgQIABAYUL8OWKpHYPJNaABwAHgAgAHGAYgBuBmSAQQwLjIymAEAoAEBqgELZ3dzLXdpei1pbWc&sclient=img&ved=0ahUKEwijrbXPybHyAhXvqZUCHduQAqEQ4dUDCAc&uact=5

https://www.google.com.br/search?q=m%C3%A1quinas+desenhadas+de+leonardo+da+vinci&hl=pt-BR&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=657&ei=dkUYYaOaJu_T1sQP26GKiAo&oq=m%C3%A1quinas+desenhadas+de+leonardo+da+vinci&gs_lcp=CgNpbWcQAzoLCAAQgAQQsQMQgwE6CAgAELEDEIMBOggIABCABBCxAzoFCAAQgAQ6BAgAEB46BggAEAUQHjoGCAAQCBAeUKEwWLtvYJx3aABwAHgAgAGEAogBjDCSAQYwLjM5LjGYAQCgAQGqAQtnd3Mtd2l6LWltZw&sclient=img&ved=0ahUKEwijrbXPybHyAhXvqZUCHduQAqEQ4dUDCAc&uact=5

*Ao valorizar o sujeito do conhecimento, percebendo nele formas a priori da sensibilidade (tempo e espaço), Kant deslocou o foco dado até então ao objeto (aquilo que é percebido pelo sujeito), colocando em seu lugar o sujeito. Eis aí a revolução copernicana de Kant. Copérnico deslocou o centro do universo, colocando aí o Sol, não a Terra. Similarmente, Kant deslocou o centro do conhecimento: pôs aí o sujeito cognoscente (aquele que conhece), não o objeto cognoscível (que é conhecido). Percebe-se aqui um casamento entre as teorias provindas do empirismo e o pensamento racionalista, entre a experiência e a razão (ratio, lat.). No sujeito encontram-se os sentidos que lhe dão a experiência sensível, mas também as formas a priori da sensibilidade.

*REVISANDO: de acordo com Kant, existem no sujeito duas formas a priori: o tempo e o espaço. Não são formas que estão fora dele, mas dentro dele. Ambas possibilitam ao sujeito organizar as informações enviadas pelos cinco sentidos. Sem as formas do tempo e espaço seria impossível haver organização dessas informações. Poderiam ser comparadas, de um modo simples, talvez simplório, mas meramente didático, com as fôrmas de bolo. O bolo seria o conhecimento, os ingredientes seriam as informações enviadas pelos sentidos (no caso da intuição sensível) e as ideias dentro da mente (no caso da intuição intelectual), as formas seriam o tempo e o espaço, o forno seria a mente humana. As informações sensoriais são postas nas formas do tempo e do espaço, que as organizam e as transformam no bolo do conhecimento.

*Em outras aulas comentaremos sobre outros elementos ligados à razão humana, segundo as reflexões de Kant.

*O QUE É ILUMINISMO?

*No tempo de Kant, surgiu, em um jornal, uma pergunta desafiadora: “O que é o Iluminismo?”. Kant, então, escreveu um opúsculo com o título dessa pergunta. Ele vai dizer aí que o Iluminismo é a saída da menoridade, na qual as pessoas se encontram até por vontade própria, não tendo coragem de sair dela. Mas para que se alcance as luzes da razão é preciso ousar saber, ter coragem de querer saber mais e aprender cada vez mais, saindo progressiva e decididamente da ignorância, da superstição e do erro. Em O que é o Iluminismo? Kant critica os guias (intelectuais, religiosos e outros), que acabam mantendo as pessoas dependentes.

*Kant diz que as pessoas são mantidas também na menoridade por conta de seus guias\tutores e convida os governantes para que deem liberdade aos seus súditos para que possam perguntar, investigar sobre a verdade e buscar respostas próprias. A saída dos súditos da menoridade, da dependência e da ignorância (ignorance, em inglês) a que estão sujeitos, pode ajudar até mesmo no desenvolvimento dos reinos. A educação e o conhecimento são razões de desenvolvimento e do progresso das técnicas, da compreensão do mundo, da investigação científica e das descobertas, elevando o progresso dos países, das nações, contribuindo para que as pessoas se tornem menos dependentes e dominadas por outras.

*PAZ PERPÉTUA (proposta kantiana de uma sociedade das nações):

*No seu livro À Paz Perpétua, propõe uma sociedade das nações que busque o diálogo entre todas, que contribua para o desenvolvimento delas e que não aceite a tirania. A paz, mencionada no título, pode haver, de forma contínua e até permanente, se todos os países do mundo se empenharem coletivamente em sua busca, no respeito recíproco, no empenho do diálogo e baseados em leis comuns, elaboradas coletivamente e pelas quais todos são responsáveis.

QUADRO COMPARATIVO:

JOHN LOCKE

RENÉ DESCARTES

IMMANUEL KANT

Experiência sensorial.

Razão.

Experiência e razão.

Não há ideias inatas.

Ideias inatas (exemplos): Deus/Cogito.

Formas a priori da sensibilidade: tempo e espaço.

Conheceu a ciência de seu tempo.

Também conheceu a ciência de seu tempo.

Idem. Fortemente

influenciado

pelas

descobertas

de

Isaac

Newton.

Sentidos: ponto de partida.

Dúvida hiperbólica.

Ponto de partida: o sujeito.

Ideias primárias e secundárias.

Método.

Tribunal (julgamento) da razão.

 

REFEFÊNCIAS:

CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. 3.ed. São Paulo, Ática, 2017.

CURY, Fernanda. Copérnico e a Revolução da Astronomia. São Paulo, Odysseus, 2003. (Col. Iluminados da Humanidade.)

WIKIPÉDIA.

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