SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS
SEGUNDAS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO
FILOSOFIA –
PROFESSOR JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
AULA
22: TEORIA DO CONHECIMENTO – IMMANUEL KANT (INÍCIO). (Prof. José Antônio Brazão.)
TEORIA
DO CONHECIMENTO (Prof. José A. Brazão.)
IMMANUEL
(ou EMMANUEL) KANT (1724-1804)
(Prof. José Antônio Brazão).
*Filósofo alemão
do século do iluminismo.
IMAGENS:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Iluminismo#/media/Ficheiro:Sanzio_01_cropped.png
*Nasceu e viveu
praticamente a vida toda na cidadezinha de Königsberg,
em cuja universidade veio a
trabalhar. Foi um grande estudioso e grande pesquisador na área da filosofia.
Dois temas chamaram-lhe muita atenção, a teoria
do conhecimento e a ética, tendo, inclusive, duas grandes obras escritas e
publicadas nessas áreas e que são bastante conhecidas: a Crítica da Razão Pura,
na área da teoria do conhecimento, e a Crítica da Razão Prática, na
ética.
IMAGENS(I.KANT):
https://pt.wikipedia.org/wiki/Immanuel_Kant#/media/Ficheiro:Kant_foto.jpg
*Conta-se que Kant
foi um homem tão metódico
que, nas caminhadas diárias que fazia numa praça em sua cidade, havia pessoas
que aproveitavam para acertar os relógios, pois aquelas ocorriam sempre no
mesmo horário, rigorosamente.
IMAGENS
(KONIGSBERG [KALININGRADO, NA RÚSSIA ATUAL]):
https://en.wikipedia.org/wiki/K%C3%B6nigsberg#/media/File:K%C3%B6nigsberg_Castle.jpg
*Kant foi um intelectual
muito interessado pelas ideias novas de seu tempo, no campo da filosofia
(então, a filosofia em voga era a iluminista) e no campo das ciências (um
grande estudioso de Isaac Newton
e de outros cientistas). Foi um homem muito culto.
IMAGENS (REVOLUÇÃO
CIENTÍFICA MODERNA):
Conjunto1:
Conjunto2:
Conjunto3:
*Na Crítica da Razão Pura, Kant põe a razão humana num tribunal, para que seja julgada
a respeito dos seus fundamentos e dos seus limites. Ao estudar o conhecimento
humano, Kant acabou por descobrir que as chaves para melhor entendê-lo não se
encontravam no objeto de estudo, mas no sujeito
cognoscente (sujeito que conhece), ou seja, nas pessoas.
*Kant descobriu
que espaço e tempo são duas formas internas, existentes na mente humana: as formas a priori da sensibilidade. Todos os conhecimentos são,
portanto, construídos a partir delas e todas as informações que são obtidas
pelos cinco sentidos passam, necessariamente, por elas.
IMAGENS (TEMPO E
ESPAÇO):
Conjunto 1 (tempo):
Conjunto 2 (relógios):
Conjunto 3
(espaços planos):
Conjunto 4 (mente, onde habitam as
formas a priori da sensibilidade: tempo e espaço):
*Espaço e tempo
são formas a priori. Mas por que a priori? A priori é uma
expressão latina que significa: que vem antes da experiência, que antecede a
experiência, isto é, Kant acreditava que espaço e tempo, na mente humana, é que
permitem a estruturação da matéria fornecida pelos sentidos e que, com o
trabalho da razão, vai se transformar em conhecimento.
IMAGENS:
*Experiência sensível é a obtenção direta de
informações que as pessoas retiram do mundo por meio dos cinco sentidos (olfato, tato, paladar, audição e visão),
tais como: cores, sabores, cheiros, formas, sons, etc. Experiência sensível é, pois, o contato direto que as
pessoas fazem com o mundo através desses sentidos. O conhecimento dela é a
posteriori (que vem depois da experiência).
IMAGENS:
Olfato:
Tato:
Paladar:
Audição:
Visão:
*Mas como essas
informações se tornam conhecimento, de acordo com Kant? Um exemplo bem simples
pode ajudar:
*Imaginemos a mente como um forno (a imagem
não é de Kant, foi posta aqui para ajudar na compreensão), que contém
previamente dentro dele duas formas: o tempo e o espaço. Imaginemos também que
o conhecimento fosse um bolo, sendo, portanto, necessários ingredientes para
sua produção: as informações sensíveis. Os sentidos recebem esses ingredientes
e os juntam. As formas do tempo e do espaço organizam e dão forma a essas informações (os
ingredientes), contribuindo assim para que elas venham a ter uma ordem e sejam reelaboradas e
memorizadas pela mente (a razão), transformando-se, enfim no conhecimento (como
o bolo formado a partir dos ingredientes), um combinado de centenas e até
milhares de informações.
IMAGENS:
Conjunto 1
(ingredientes do bolo):
Conjunto 2 (o bolo
pronto):
https://en.wikipedia.org/wiki/Cake#/media/File:Pound_layer_cake.jpg
O bolo, com os
ingredientes, é uma brincadeira para facilitar o entendimento. O importante é
recordar que sem as formas a priori
do tempo e do espaço, antecedendo a
experiência e permitindo estruturar suas informações, não é possível o
conhecimento. A seguir, imagens do que o conhecimento permite produzir.
Conjunto 3 (ver os
sentidos anteriormente postos em imagens): O CONHECIMENTO (produto do trabalho
da razão, por meio das formas a priori da sensibilidade [tempo e espaço] e a
matéria-prima dos sentidos [sensações, percepções]):
*Ao valorizar o
sujeito do conhecimento, percebendo nele formas a priori da
sensibilidade (tempo e espaço), Kant deslocou o foco dado até então ao objeto (aquilo que é percebido
pelo sujeito), colocando em seu lugar o sujeito.
Eis aí a revolução copernicana de Kant. Copérnico
deslocou o centro do universo, colocando aí o Sol, não a Terra. Similarmente,
Kant deslocou o centro do
conhecimento: pôs aí o sujeito cognoscente (aquele que conhece), não o objeto
cognoscível (que é conhecido). Percebe-se aqui um casamento entre as teorias provindas do empirismo e o
pensamento racionalista, entre a experiência e a razão (ratio, lat.). No
sujeito encontram-se os sentidos que lhe dão a experiência sensível, mas também
as formas a priori da sensibilidade.
*REVISANDO: de
acordo com Kant, existem no sujeito duas formas
a priori: o tempo e o espaço. Não são formas que estão fora dele, mas
dentro dele. Ambas possibilitam ao sujeito organizar as informações enviadas
pelos cinco sentidos. Sem as formas do tempo e espaço seria impossível haver
organização dessas informações. Poderiam ser comparadas, de um modo simples, talvez
simplório, mas meramente didático, com as fôrmas de bolo. O bolo seria o
conhecimento, os ingredientes seriam as informações enviadas pelos sentidos (no
caso da intuição sensível) e as ideias dentro da mente (no caso da intuição
intelectual), as formas seriam o tempo e o espaço, o forno seria a mente humana.
As informações sensoriais são postas nas formas do tempo e do espaço, que as
organizam e as transformam no bolo
do conhecimento.
*Em outras aulas
comentaremos sobre outros elementos ligados à razão humana, segundo as
reflexões de Kant.
*O QUE É ILUMINISMO?
*No tempo de Kant,
surgiu, em um jornal, uma pergunta desafiadora: “O que é o Iluminismo?”.
Kant, então, escreveu um opúsculo com o título dessa pergunta. Ele vai dizer aí
que o Iluminismo é a saída da menoridade, na qual as pessoas se encontram até
por vontade própria, não tendo coragem de sair dela. Mas para que se alcance as
luzes da razão é preciso
ousar saber, ter coragem de querer saber mais e aprender cada vez mais, saindo
progressiva e decididamente da ignorância, da superstição e do erro. Em O que é o Iluminismo? Kant critica os
guias (intelectuais, religiosos e outros), que acabam mantendo as pessoas
dependentes.
*Kant diz que as
pessoas são mantidas também na menoridade por conta de seus guias\tutores e convida os
governantes para que deem liberdade aos seus súditos para que possam perguntar,
investigar sobre a verdade e buscar respostas próprias. A saída dos súditos da
menoridade, da dependência e da ignorância (ignorance, em inglês) a que estão sujeitos, pode ajudar até
mesmo no desenvolvimento dos reinos. A educação
e o conhecimento são razões de desenvolvimento e do progresso das técnicas, da
compreensão do mundo, da investigação
científica e das descobertas, elevando o progresso dos países, das nações,
contribuindo para que as pessoas se tornem menos dependentes e dominadas por
outras.
*PAZ PERPÉTUA
(proposta kantiana de uma sociedade das nações):
*No seu livro À Paz
Perpétua, propõe uma sociedade das nações que busque o diálogo entre todas, que contribua para
o desenvolvimento delas e que não aceite a tirania. A paz, mencionada no
título, pode haver, de forma contínua e até permanente, se todos os países do mundo se empenharem
coletivamente em sua busca, no respeito recíproco, no empenho do diálogo e
baseados em leis comuns, elaboradas coletivamente e pelas quais todos são
responsáveis.
QUADRO
COMPARATIVO:
JOHN
LOCKE |
RENÉ
DESCARTES |
IMMANUEL
KANT |
Experiência
sensorial. |
Razão. |
Experiência
e razão. |
Não
há ideias inatas. |
Ideias
inatas (exemplos): Deus/Cogito. |
Formas
a priori da sensibilidade: tempo e espaço. |
Conheceu
a ciência de seu tempo. |
Também
conheceu a ciência de seu tempo. |
Idem.
Fortemente influenciado pelas descobertas de Isaac Newton. |
Sentidos:
ponto de partida. |
Dúvida
hiperbólica. |
Ponto
de partida: o sujeito. |
Ideias
primárias e secundárias. |
Método. |
Tribunal
(julgamento) da razão. |
REFEFÊNCIAS:
CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. 3.ed. São Paulo,
Ática, 2017.
CURY, Fernanda. Copérnico e a Revolução da Astronomia.
São Paulo, Odysseus, 2003. (Col. Iluminados da Humanidade.)
WIKIPÉDIA.
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