TERCEIROS ANOS E EP3 – FILOSOFIA: PROVA II (Prof. José A. Brazão.)
Marque uma das alternativas em cada questão:
TERCEIROS ANOS – FILOSOFIA:
TEXTO DE JEAN-JACQUES ROUSSEAU (filósofo iluminista do século XVIII)
“Não vamos, principalmente concluir com
Hobbes que, por não ter nenhuma ideia de bondade, o homem seja naturalmente
mau; que seja vicioso, porque não conhece a virtude; que recuse sempre aos seus
semelhantes serviços que não acredita serem do seu dever; ou que, em virtude do
direito que se atribui com razão às coisas de que tem necessidade, imagine
loucamente ser o único proprietário de todo o universo. Hobbes viu muito bem o
defeito de todas as definições modernas do direito natural: mas, as
consequências que tira da sua mostram que a toma em um sentido que não é menos
falso. Raciocinando sobre os princípios que estabelece, esse autor deveria
dizer que, sendo o estado de natureza aquele em que o cuidado de nossa
conservação é menos prejudicial à dos outros, esse estado era, por conseguinte,
o mais próprio à paz e o mais conveniente ao gênero humano. Diz precisamente o
contrário, por ter feito entrar, fora de propósito, no cuidado da conservação
do homem selvagem, a necessidade de satisfazer uma multidão de paixões que são
obra da sociedade e que tornaram necessárias as leis. O mau, diz ele, é uma
criança robusta. Resta saber se o selvagem é uma criança robusta. Quando se
concordasse com ele, que se concluiria? Que, se esse homem, sendo robusto, era
tão dependente dos outros como quando fraco, não há excessos aos quais não se
entregasse: batendo na própria mãe quando ela demorasse muito a lhe dar de
mamar; estrangulando um irmão menor quando por ele incomodado; mordendo a perna
de outro quando nele esbarrasse ou fosse por ele importunado. Mas, são duas
suposições contraditórias no estado de natureza: ser robusto e dependente. O
homem é fraco quando dependente, e emancipado antes de ser robusto. Hobbes não
viu que a mesma causa que impede os selvagens de usar a razão, como o pretendem
os nossos jurisconsultos, impede-os também de abusar das suas faculdades, como
ele próprio o pretende; de sorte que se poderia dizer que os selvagens não são
maus, precisamente porque não sabem o que é ser bom. Com efeito, não é nem o
desenvolvimento das luzes, nem o freio da lei, mas a calma das paixões e a
ignorância do vício que os impedem de fazer mal (...).” (ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso
sobre a desigualdade entre os homens. Disponível em < http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv000053.pdf
> Acesso em 24 de maio de 2017. Parte 1, página 24.)
QUESTÃO 1: No texto acima, Jean-Jacques Rousseau (séc. XVIII) se opôs a
Thomas Hobbes (séc. XVII) não aceitando dele a seguinte ideia:
(a)(
) Existiu um estado primeiro da humanidade: o estado de natureza.
(b)(
) Não existia sociedade constituída legalmente no estado de natureza.
(c)(
) A preocupação em entender como surgiu a sociedade.
(d)(
) A existência humana, no estado de natureza, em estado selvagem.
(e)(
) O homem é mau por natureza (Homo homini lúpus = O homem é o logo do
homem).
QUESTÃO 2: “Raciocinando sobre os princípios que estabelece”, Hobbes
“deveria dizer que, sendo o estado de natureza aquele em que o cuidado de nossa
conservação é menos prejudicial à dos outros, esse estado era, por conseguinte,
o mais próprio à paz e o mais conveniente ao gênero humano.” No entanto, “Diz
precisamente o contrário, por ter feito entrar, fora de propósito, no cuidado
da conservação do homem selvagem, a necessidade de satisfazer uma multidão de
paixões que são obra da sociedade e que tornaram necessárias as leis.” Desse
trecho, pode-se chegar à seguinte conclusão:
(a)(
) Hobbes vê no homem selvagem alguém que não necessita satisfazer uma
multidão de paixões.
(b)(
) A multidão de paixões humanas são obra da sociedade, tornando
necessário um retorno ao estado de natureza, segundo Hobbes.
(c)(
) Para Rousseau, filósofo político, o estado de natureza é o mais
próprio à paz e o mais conveniente ao gênero humano.
(d)(
) Hobbes defende a ideia de uma
bondade originária humana, presente no mundo natural.
(e)(
) Paixões são desejos, impulsos, necessidades naturais da sociedade, a
falta de ética, etc., desacreditados por Hobbes por crer que o homem traz
consigo uma bondade natural.
QUESTÃO 3: “Hobbes não viu que a mesma causa que impede os selvagens de
usar a razão, como o pretendem os nossos jurisconsultos, impede-os também de
abusar das suas faculdades, como ele próprio o pretende; de sorte que se
poderia dizer que os selvagens não são maus, precisamente porque não sabem o
que é ser bom.” (Idem.) Este trecho permite observar que:
(a)(
) Os selvagens não fazem uso claro da razão (intelecto, inteligência).
(b)(
) Por não usarem claramente a razão, são impedidos de abusar de suas
faculdades (capacidades intelectuais e outras).
(c)(
) Por não usarem a razão adequadamente e estarem impedidos de abusar de
suas faculdades, os selvagens não são maus.
(d)(
) Por não usarem claramente a razão, os selvagens não são maus,
precisamente porque não sabem o que é ser bom”. Ora, saber o que é bom e o que
é mau é um atributo da razão.
(e)(
) Todas as alternativas anteriores adequam-se ao que é proposto no
texto.
QUESTÃO 4: Dentre os elementos históricos, econômicos e sociológicos que
afetaram diretamente a sociedade da época de Rousseau (século XVIII) não se
encontra o seguinte:
(a)(
) As grandes navegações e descobertas marítimas dos séculos XV, XVI e
outros.
(b)(
) O desenvolvimento do império romano, com a escravidão e outros
componente políticos.
(c)(
) O Renascimento Artístico, Científico e Cultural.
(d)(
) A Reforma Protestante.
(e)(
) A Revolução Industrial.
QUESTÃO 5: “Sem prolongar inutilmente esses detalhes, cada qual deve ver
que, sendo os laços da servidão formados exclusivamente da dependência mútua
dos homens e das necessidades recíprocas que os unem, é impossível sujeitar um
homem sem o pôr antes na situação de não poder passar sem outro homem; situação
que, não existindo no estado de natureza, deixa cada um livre do jugo e torna
vã a lei do mais forte.” (Idem, Part 1, p. 29). Este trecho diz que para
sujeitar os seres humanos, impondo-lhes laços de servidão, foi preciso:
(a)(
) Fazer com que cada ser humano tivesse necessidade imperiosa de outro
ser humano, com isto formando a sociedade.
(b)(
) Fazer com que as pessoas vissem a necessidade de redescobrirem a
natureza e a retornar ao estado natural.
(c)(
) Fazer com que todo mundo gostasse de beber água na cachoeira, caçar
animais somente para satisfazer a fome, respeitar todos os seres vivos.
(d)(
) Ver que Rousseau é um grande defensor da vida humana em sociedade e
que não há mais forma alguma de retomar, sequer, parte da relação pessoa –
mundo natural.
(e)(
) Libertar o ser humano da servidão, derrubando a lei do mais forte.
QUESTÃO 6: A lei do mais forte, hoje, pode ser evidenciada, na sociedade
brasileira, nos seguintes pontos, exceto:
(a)(
) Em mexidas na lei trabalhista (reforma trabalhista) que prejudicam
trabalhadores em favor dos patrões (empresários, industriais, empresas
multinacionais, etc.). Ex.: mais terceirização, negociação direta com patrões,
férias divididas em três partes, enfraquecimento dos sindicatos, etc.
(b)(
) Numa reforma previdenciária que pesa mais sobre os mais pobres e menos
sobre os mais ricos e privilegiados.
(c)(
) No controle dos meios de comunicação social pelos grupos econômica e
politicamente dominantes, de modo a manipular as informações conforme os
interesses de quem domina.
(d)(
) Na luta pela Justiça por pôr na cadeia um monte de corruptos acusados
de crimes diversos.
(e)(
) Em beneficiamento de grupos dominantes (ricos), que têm políticos a
seu serviço: empreiteiras, empresas diversas (ex.: algumas do setor
alimentício, de carnes).
QUESTÃO 6: A teoria política de Nicolau
Maquiavel, por conta de preocupar-se com a política e a luta pelo poder como
podem ser vistas na história e no dia a dia, com suas contradições, é conhecida
por:
(a)(
) Criacionismo político.
(b)(
) Republicanismo político.
(c)(
) Federalismo político.
(d)(
) “Religiosismo” político.
(e)(
) Realismo político.
QUESTÃO 7: Antes de existir a sociedade, de
acordo com as teorias contratualistas, o que havia era:
(a)(
) O estado de certeza.
(b)(
) O estado de incerteza.
(c)(
) O estado de defesa.
(d)(
) O estado de natureza.
(e)(
) O estado de avareza.
QUESTÃO 8: Um poder fundamental, responsável
pela elaboração das leis, de acordo com John Locke, para a existência do Estado
é:
(a)(
) O poder legislativo.
(b)(
) O poder magnético.
(c)(
) O poder contratualista.
(d)(
) O poder liberal.
(e)(
) O poder ditatorial.
QUESTÃO 9: A frase de Thomas Hobbes que
melhor resume o que pensa dos seres humanos no estado de natureza (e até para
além dele), em que compara o ser humano com um animal é:
________________________________________________.
QUESTÃO 10: A ideia de Jean-Jacques Rousseau
(século XVIII) de que o homem é bom no estado de natureza e de que a sociedade
o corrompe influenciou muito a literatura indianista brasileira, na qual
aparece o mito do bom selvagem. Por que a sociedade corrompe o ser humano?
(Responda em poucas palavras.)
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