quarta-feira, 16 de junho de 2021

JOSÉ ANTÔNIO – FILOSOFIA: TERCEIROS ANOS E EP03. RECUPERAÇÃO.

 JOSÉ ANTÔNIO – FILOSOFIA: TERCEIROS ANOS E EP03. RECUPERAÇÃO.

AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO – FILOSOFIA: TERCEIROS E EP03.

FILOSOFIA – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

 

NOME: _____________________________________. TURMA: _______________.

 ATIVIDADE:

LEIA ATENTAMENTE OS TEXTOS A SEGUIR: (Valor: 1,0 cada.)

O PODER INFORMÁTICO: (Marilena Chauí)

Alguns estudiosos propõem a expressão “sociedade informática” para designar a sociedade contemporânea, na qual todas as esferas da vida pública e da vida privada estão cobertas por processos informatizados e por inteligências artificiais. O problema é saber quem tem a gestão de toda a massa de informações que controla a sociedade, quem utiliza essas informações, como e para que as utiliza. Em outras palavras, o problema não está em quem sabe e quem não sabe operar um computador (isso se resolve facilmente com treinamento), e sim em quem tem e quem não tem o poder para armazenar e utilizar informações adequadas. (CHAUÍ, Marilena. Introdução à Filosofia. 3.ed. São Paulo, Ática, 2017. P.254.)

QUESTÃO 1: O poder informático evidencia, com muita clareza que:

(a)(     )A ciência é um instrumento a serviço de toda a humanidade, sem distinções de classe, raça, cor ou outra.

(b)(     )A ciência que fez os computadores os fez tão somente para fins pacíficos.

©(     )A ciência não se põe em defesa do grupo A, B, C, D ou E, mas é universal.

(d)(     )A ciência é apolítica.

(e)(  ) A ciência não é neutra e anda em conformidade com o poder econômico dominante.

 

QUESTÃO 2: Todas as esferas da vida pública e da vida privada estão cobertas por processos informatizados e por inteligências artificiais. Isto implica os seguintes elementos, com exceção de:

(a)(     )Há processos informatizados em fábricas.

(b)(  )Na televisão que se vê em casa o poder informático encontra-se presente.

©(     )A relação do ser humano com o mundo passa também pela presença de máquinas fundamentais à comunicação e à produção do conhecimento.

(d)(  )A liberdade humana e o livre arbítrio chegaram a um completo fim, tendo claro que as máquinas pensam pelas pessoas.

(e)(     )O cuidado para evitar a ação de hackers é de grande importância para evitar roubo de informações pessoais e públicas.

 

QUESTÃO 3: No ano 2013, o analista Edward Snowden, denunciou a invasão e o roubo de informações de milhões de pessoas, de empresas e de (quase) todos os países do mundo por uma agência norte-americana de espionagem, a serviço do governo e de empresas, por meio de computadores avançados. Isto reforça a tese de que:

(a)(     )Edward Snowden foi um traidor de seu país, pondo em risco a vida de seu povo.

(b)(     )Não é possível ler o conteúdo de computadores que estão em língua chinesa e que estão muito distantes.

©(     )O uso de inteligências artificiais tem fins político-militares e econômicos.

(d)(    )A inteligência artificial é uma inteligência fruto do trabalho de milhões de anos do mundo natural.

(e)(     )Os governos não estão preocupados com o bate-papo de pessoas comuns no Facebook nem no Whatsapp, mas tão somente com outros governos, instituições e grandes empresas.

 

QUESTÃO 4: CERTO ou ERRADO: Inteligência Artificial é a inteligência que é inata aos seres humanos e é capaz de desenvolver-se com a aprendizagem, como se pode ver no filme Exterminador do Futuro.

(     ) CERTO.               (     ) ERRADO.

 

QUESTÃO 5: CERTO ou ERRADO: No mundo atual, a busca de conhecimento, seja na escola, seja fora dela, é imprescindível para que as pessoas possam ficar alertas quanto aos riscos a que estão sujeitas no uso das tecnologias. Aprender sempre.

(     ) CERTO.              

(     ) ERRADO.

 

IDEOLOGIA E TERROR: UMA NOVA FORMA DE GOVERNO (de Hannah Arendt)

Nos capítulos precedentes, reiteramos o fato de que os métodos do domínio total não são apenas mais drásticos, mas que o totalitarismo difere essencialmente de outras formas de opressão política que conhecemos, como o despotismo, a tirania e a ditadura. Sempre que galgou o poder, o totalitarismo criou instituições políticas inteiramente novas e destruiu todas as tradições sociais, legais e políticas do país. Independentemente da tradição especificamente nacional ou da fonte espiritual particular da sua ideologia, o governo totalitário sempre transformou as classes em massas, substituiu o sistema partidário não por ditaduras unipartidárias, mas por um movimento de massa, transferiu o centro do poder do Exército para a polícia e estabeleceu uma política exterior que visava abertamente ao domínio mundial. Os governos totalitários do nosso tempo evoluíram a partir de sistemas unipartidários; sempre que estes se tornavam realmente totalitários, passavam a operar segundo um sistema de valores tão radicalmente diferente de todos os outros que nenhuma das nossas tradicionais categorias utilitárias — legais, morais, lógicas ou de bom senso — podia mais nos ajudar a aceitar, julgar ou prever o seu curso de ação. Se é verdade que podemos encontrar os elementos do totalitarismo se repassarmos a história e analisarmos as implicações políticas daquilo que geralmente chamamos de crise do nosso século, chegaremos à conclusão inelutável de que essa crise não é nenhuma ameaça de fora, nenhuma consequência de alguma política exterior agressiva da Alemanha ou da Rússia, e que não desaparecerá com a morte de Stálin, como não desapareceu com a queda da Alemanha nazista. Pode ser até que os verdadeiros transes do nosso tempo somente venham a assumir a sua forma autêntica — embora não necessariamente a mais cruel — quando o totalitarismo pertencer ao passado. (Trecho do livro As Origens do Totalitarismo, de Hannah Arendt).

(ARENDT, Hannah. Ideologia e Terror: uma nova forma de governo. In: ________________. As Origens do Totalitarismo. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/direitos/anthist/marcos/hdh_arendt_origens_totalitarismo.pdf  Acesso em 30 de agosto de 2020.)

QUESTÃO 6: Dentre as características do totalitarismo, encontram-se as seguintes, exceto:

(a)(     ) Criação de instituições políticas inteiramente novas.

(b)(     ) Destruição de todas as tradições sociais, legais e políticas do país.

©(     ) Indiferenciação essencial de outras formas de opressão política, como o despotismo, a tirania e a ditadura.

(d)(     ) Sempre transformou as classes em massas.

(e)(     ) Política agressiva.

 

QUESTÃO 7: “Os governos totalitários do nosso tempo evoluíram a partir de sistemas unipartidários”. Dentre esses sistemas unipartidários podem ser citados os seguintes, menos:

(a)(     ) Stalinismo.

(b)(     ) Nazismo.

©(     ) Fascismo.

(d)(     ) Democracia.

(e)(     ) Ditadura unipartidária.

 

QUESTÃO 8:  “(...)o governo totalitário sempre transformou as classes em massas(...)”. Por massas, aqui, pode-se entender:  

(a)(     ) Porção de conteúdo sólido ou pastoso.

(b)(     ) Grupo de pessoas muito esclarecidas, empenhadas na transformação da realidade, em mudanças.

©(     ) Quantidade da matéria de um corpo, medida em peso.

(d)(     ) Multidão, aglomerado de pessoas, que forma(m) uma mistura homogênea, dominável e manipulável.

(e)(     ) Pasta maleável e crua, feita de farinha e diversos outros ingredientes.

QUESTÃO 9: Em que consistiu o “holocausto judeu” nos momentos que antecederam a Segunda Guerra Mundial e durante esta?

 (a)(     ) Na oferenda de animais, no altar do templo de Jerusalém.

(b)(     ) Na matança de milhões de judeus pelos nazistas e fascistas.

©(     ) Na matança de bois e cabras, conforme as exigências da Torá dos judeus.

(d)(     ) Na oferenda das primícias do campo, após as colheitas, como mandam as Sagradas Escrituras.

(e)(     ) Na matança de judeus durante o ataque dos romanos no ano 70 d.C.

QUESTÃO 10: No Brasil atual se fala, ultimamente, com certa frequência, de fascismo (ditadura que não admite oposição nem divergência, como a ocorrida na Itália de Mussolini). São características do fascismo italiano do século XX as seguintes, com exceção de:

(a)(     ) Totalitarismo: assumiu o poder total e buscou assumir o controle da sociedade italiana, tendo o partido fascista como partido único e central.

(b)(     ) Uso da suástica como símbolo, demonstrada em bandeiras e estandartes.

©(     ) Intolerância em relação aos divergentes e clara oposição ao comunismo-socialismo. Prenderam, inclusive, o pensador Antônio Gramsci por vários anos.

(d)(     ) Perseguição, junto com os nazistas, de judeus.

(e)(     )  Filho do neocolonialismo e da formação de grupo extremista na Itália das primeiras décadas do século XX, em especial as de 1920 e 1930.

BOA AVALIAÇÃO.

RESPONDA NO GOOGLE CLASSROOM.

Nenhum comentário: