JOSÉ ANTÔNIO – FILOSOFIA: TERCEIROS ANOS E EP03. RECUPERAÇÃO.
AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO –
FILOSOFIA: TERCEIROS E EP03.
FILOSOFIA – PROF. JOSÉ ANTÔNIO
BRAZÃO.
NOME:
_____________________________________. TURMA: _______________.
ATIVIDADE:
LEIA ATENTAMENTE OS TEXTOS A
SEGUIR: (Valor: 1,0 cada.)
O PODER
INFORMÁTICO: (Marilena
Chauí)
Alguns estudiosos propõem a
expressão “sociedade informática” para designar a sociedade contemporânea, na
qual todas as esferas da vida pública e da vida privada estão cobertas por
processos informatizados e por inteligências artificiais. O problema é saber
quem tem a gestão de toda a massa de informações que controla a sociedade, quem
utiliza essas informações, como e para que as utiliza. Em outras palavras, o
problema não está em quem sabe e quem não sabe operar um computador (isso se
resolve facilmente com treinamento), e sim em quem tem e quem não tem o poder
para armazenar e utilizar informações adequadas. (CHAUÍ, Marilena. Introdução
à Filosofia. 3.ed. São Paulo, Ática, 2017. P.254.)
QUESTÃO 1: O poder
informático evidencia, com muita clareza que:
(a)( )A
ciência é um instrumento a serviço de toda a humanidade, sem distinções de
classe, raça, cor ou outra.
(b)( )A
ciência que fez os computadores os fez tão somente para fins pacíficos.
©( )A
ciência não se põe em defesa do grupo A, B, C, D ou E, mas é universal.
(d)( )A
ciência é apolítica.
(e)( ) A ciência não é
neutra e anda em conformidade com o poder econômico dominante.
QUESTÃO 2: Todas as esferas
da vida pública e da vida privada estão cobertas por processos informatizados e
por inteligências artificiais. Isto implica os seguintes elementos, com exceção
de:
(a)( )Há
processos informatizados em fábricas.
(b)( )Na televisão que
se vê em casa o poder informático encontra-se presente.
©( )A
relação do ser humano com o mundo passa também pela presença de máquinas
fundamentais à comunicação e à produção do conhecimento.
(d)( )A liberdade humana
e o livre arbítrio chegaram a um completo fim, tendo claro que as máquinas
pensam pelas pessoas.
(e)( )O
cuidado para evitar a ação de hackers é de grande importância para evitar roubo
de informações pessoais e públicas.
QUESTÃO 3: No ano 2013, o
analista Edward Snowden, denunciou a invasão e o roubo de informações de
milhões de pessoas, de empresas e de (quase) todos os países do mundo por uma
agência norte-americana de espionagem, a serviço do governo e de empresas, por
meio de computadores avançados. Isto reforça a tese de que:
(a)( )Edward
Snowden foi um traidor de seu país, pondo em risco a vida de seu povo.
(b)( )Não
é possível ler o conteúdo de computadores que estão em língua chinesa e que
estão muito distantes.
©( )O
uso de inteligências artificiais tem fins político-militares e econômicos.
(d)( )A
inteligência artificial é uma inteligência fruto do trabalho de milhões de anos
do mundo natural.
(e)( )Os
governos não estão preocupados com o bate-papo de pessoas comuns no Facebook
nem no Whatsapp, mas tão somente com outros governos, instituições e grandes
empresas.
QUESTÃO 4: CERTO ou ERRADO:
Inteligência Artificial é a inteligência que é inata aos seres humanos e é
capaz de desenvolver-se com a aprendizagem, como se pode ver no filme
Exterminador do Futuro.
( )
CERTO. ( )
ERRADO.
QUESTÃO 5: CERTO ou ERRADO: No
mundo atual, a busca de conhecimento, seja na escola, seja fora dela, é
imprescindível para que as pessoas possam ficar alertas quanto aos riscos a que
estão sujeitas no uso das tecnologias. Aprender sempre.
( )
CERTO.
( )
ERRADO.
IDEOLOGIA E
TERROR: UMA NOVA FORMA DE GOVERNO (de Hannah Arendt)
Nos capítulos precedentes,
reiteramos o fato de que os métodos do domínio total não são apenas mais
drásticos, mas que o totalitarismo difere essencialmente de outras formas de
opressão política que conhecemos, como o despotismo, a tirania e a ditadura.
Sempre que galgou o poder, o totalitarismo criou instituições políticas
inteiramente novas e destruiu todas as tradições sociais, legais e políticas do
país. Independentemente da tradição especificamente nacional ou da fonte
espiritual particular da sua ideologia, o governo totalitário sempre
transformou as classes em massas, substituiu o sistema partidário não por
ditaduras unipartidárias, mas por um movimento de massa, transferiu o centro do
poder do Exército para a polícia e estabeleceu uma política exterior que visava
abertamente ao domínio mundial. Os governos totalitários do nosso tempo
evoluíram a partir de sistemas unipartidários; sempre que estes se tornavam
realmente totalitários, passavam a operar segundo um sistema de valores tão
radicalmente diferente de todos os outros que nenhuma das nossas tradicionais
categorias utilitárias — legais, morais, lógicas ou de bom senso — podia mais nos
ajudar a aceitar, julgar ou prever o seu curso de ação. Se é verdade que
podemos encontrar os elementos do totalitarismo se repassarmos a história e
analisarmos as implicações políticas daquilo que geralmente chamamos de crise
do nosso século, chegaremos à conclusão inelutável de que essa crise não é
nenhuma ameaça de fora, nenhuma consequência de alguma política exterior
agressiva da Alemanha ou da Rússia, e que não desaparecerá com a morte de
Stálin, como não desapareceu com a queda da Alemanha nazista. Pode ser até que
os verdadeiros transes do nosso tempo somente venham a assumir a sua forma
autêntica — embora não necessariamente a mais cruel — quando o totalitarismo
pertencer ao passado. (Trecho do livro As Origens do Totalitarismo,
de Hannah Arendt).
(ARENDT, Hannah. Ideologia e
Terror: uma nova forma de governo. In: ________________. As Origens do
Totalitarismo. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/direitos/anthist/marcos/hdh_arendt_origens_totalitarismo.pdf Acesso
em 30 de agosto de 2020.)
QUESTÃO 6: Dentre as
características do totalitarismo, encontram-se as seguintes, exceto:
(a)( )
Criação de instituições políticas inteiramente novas.
(b)( )
Destruição de todas as tradições sociais, legais e políticas do país.
©( )
Indiferenciação essencial de outras formas de opressão política, como o
despotismo, a tirania e a ditadura.
(d)( )
Sempre transformou as classes em massas.
(e)( )
Política agressiva.
QUESTÃO 7: “Os governos
totalitários do nosso tempo evoluíram a partir de sistemas unipartidários”.
Dentre esses sistemas unipartidários podem ser citados os seguintes, menos:
(a)( )
Stalinismo.
(b)( )
Nazismo.
©( ) Fascismo.
(d)( )
Democracia.
(e)( )
Ditadura unipartidária.
QUESTÃO 8: “(...)o
governo totalitário sempre transformou as classes em massas(...)”. Por massas,
aqui, pode-se entender:
(a)( )
Porção de conteúdo sólido ou pastoso.
(b)( )
Grupo de pessoas muito esclarecidas, empenhadas na transformação da realidade,
em mudanças.
©( )
Quantidade da matéria de um corpo, medida em peso.
(d)( )
Multidão, aglomerado de pessoas, que forma(m) uma mistura homogênea, dominável
e manipulável.
(e)( )
Pasta maleável e crua, feita de farinha e diversos outros ingredientes.
QUESTÃO 9: Em que consistiu o
“holocausto judeu” nos momentos que antecederam a Segunda Guerra Mundial e
durante esta?
(a)( ) Na oferenda de animais, no altar do templo
de Jerusalém.
(b)( ) Na matança de milhões de judeus pelos
nazistas e fascistas.
©( ) Na matança de bois e cabras, conforme as
exigências da Torá dos judeus.
(d)( ) Na oferenda das primícias do campo, após
as colheitas, como mandam as Sagradas Escrituras.
(e)( ) Na matança de judeus durante o ataque
dos romanos no ano 70 d.C.
QUESTÃO 10: No Brasil atual se
fala, ultimamente, com certa frequência, de fascismo (ditadura que não admite
oposição nem divergência, como a ocorrida na Itália de Mussolini). São
características do fascismo italiano do século XX as seguintes, com exceção de:
(a)( ) Totalitarismo: assumiu o poder total e
buscou assumir o controle da sociedade italiana, tendo o partido fascista como
partido único e central.
(b)( ) Uso da suástica como símbolo,
demonstrada em bandeiras e estandartes.
©( ) Intolerância em relação aos divergentes
e clara oposição ao comunismo-socialismo. Prenderam, inclusive, o pensador
Antônio Gramsci por vários anos.
(d)( ) Perseguição, junto com os nazistas, de
judeus.
(e)( ) Filho do neocolonialismo e da
formação de grupo extremista na Itália das primeiras décadas do século XX, em
especial as de 1920 e 1930.
BOA AVALIAÇÃO.
RESPONDA NO GOOGLE
CLASSROOM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário