JOSÉ ANTÔNIO – FILOSOFIA: SEGUNDOS ANOS. RECUPERAÇÃO.
AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO – FILOSOFIA:
SEGUNDOS ANOS.
FILOSOFIA – PROF. JOSÉ ANTÔNIO
BRAZÃO.
NOME:
_____________________________________.
TURMA: _______________.
ATIVIDADE:
LEIA ATENTAMENTE OS TEXTOS A
SEGUIR:
O SABER E A
ILUMINAÇÃO DIVINA (Santo Agostinho)
Crer se realiza com a mente e vê
com a mente e as coisas em que com essa fé cremos distam do olhar de nossos
olhos. Por isso vejo a minha fé, mas não posso ver a tua, assim como tu vês a
tua fé e não podes ver a minha, pois ninguém sabe o que se passa no
espírito que está em cada homem até que venha o Senhor e ilumine os segredos
das trevas e manifeste os pensamentos do coração para que cada um possa ver não
somente os seus, mas também os alheios. (SANTO AGOSTINHO. [Trecho de] Carta a
Paulina. In: CHAUÍ, Marilena. Introdução à Filosofia. 3.ed. São
Paulo, Ática, 2017. P. 61.)
QUESTÃO 1: Do texto acima não se
pode concluir que:
(a)( )Agostinho
crê que a mente é essencial à crença em Deus e nos mistérios divinos.
(b)( )Agostinho
sabe que sem fé não é possível crer em Deus.
©( )Agostinho é um
profundo devoto das coisas divinas.
(d)( )Agostinho
acredita piamente na existência do espírito, da alma.
(e)( )Agostinho
nega a capacidade dos cinco sentidos humanos.
QUESTÃO 2: “Por isso vejo a minha
fé, mas não posso ver a tua, assim como tu vês a tua fé e não podes ver a
minha(...).” Não se pode ver a fé de alguém além da gente em razão de:
(a)( )Ser
grande amigo(a).
(b)( )Não
se querer saber da vida dos outros.
©( )A
fé depende exclusivamente de Deus.
(d)( )A mente e a
consciência de cada um pertencer a este e não a outrem [outra pessoa].
(e)( )Cada
um tem sua religião própria e deve ser respeitado quanto à sua fé.
QUESTÃO 3: A palavra ILUMINE, que
aparece no texto, liga-se à ideia de ILUMINAÇÃO. A raiz da palavra é LÚMINA, do
latim, que quer dizer LUZ. Essa luz, a que Agostinho se refere é a luz que
(a)( )Se
encontra na sala, na cozinha.
(b)( )Está
presente no poste de iluminação da rua.
©( )É dada pelo próprio
Deus, através do Mestre Divino.
(d)( )É dada por Deus
somente a pessoas imprestáveis, para a conversão destas a Ele.
(e)( )Se
manifesta no Sol, do nascer da aurora até o crepúsculo.
QUESTÃO 4: De acordo com o texto, a
ILUMINAÇÃO é
(a)( )Posterior.
(b)( )Interior.
©( )Inferior.
(d)( )Exterior.
(e)( )Anterior.
QUESTÃO 5: CERTO ou ERRADO. De
maneira alguma alguém pode saber o que se passa no coração de outras pessoas,
pois Deus, em hipótese alguma, não o permite.
(a)( )CERTO.
(b)( )ERRADO.
LEIA ATENTAMENTE OS TEXTOS A
SEGUIR: MARQUE, EM CADA UM, A ALTERNATIVA QUE MELHOR OFERECE UM TÍTULO PARA
CADA PARTE(CADA VIA):
“Art. 3 — Se Deus
Existe. O terceiro [artigo] discute-se assim — Parece que Deus não
existe. (...)
SOLUÇÃO. — Por cinco vias pode-se
provar a existência de Deus.”
QUESTÃO 6: “A primeira e mais
manifesta é a procedente do movimento; pois, é certo e verificado pelos
sentidos, que alguns seres são movidos neste mundo. Ora, todo o movido por
outro o é. (...) Se, portanto, o motor também se move, é necessário seja movido
por outro, e este por outro. Ora, não se pode assim proceder até ao infinito,
porque não haveria nenhum primeiro motor e, por consequência, outro qualquer; pois,
os motores segundos não movem, senão movidos pelo primeiro, como não move o
báculo sem ser movido pela mão. Logo, é necessário chegar a um primeiro motor,
de nenhum outro movido, ao qual todos dão o nome de Deus.”
(a)
( ) Via da causa eficiente.
(b)
( ) Via da finalidade dos seres.
© ( )
Via do primeiro motor imóvel.
(d)
( ) Via do contingente (possível e do necessário).
(e)
( ) Via dos graus de perfeição.
QUESTÃO 7: “A segunda via procede
da natureza da causa eficiente. Pois, descobrimos que há certa ordem das causas
eficientes nos seres sensíveis; porém, não concebemos, nem é possível que uma
coisa seja causa eficiente de si própria, pois seria anterior a si mesma; o que
não pode ser. Mas, é impossível, nas causas eficientes, proceder-se até o
infinito; pois, em todas as causas eficientes ordenadas, a primeira é causa da
média e esta, da última, sejam as médias muitas ou uma só; e como, removida a
causa, removido fica o efeito, se nas causas eficientes não houver primeira,
não haverá média nem última. Procedendo-se ao infinito, não haverá primeira
causa eficiente, nem efeito último, nem causas eficientes médias, o que
evidentemente é falso. Logo, é necessário admitir uma causa eficiente primeira,
à qual todos dão o nome de Deus.”
(a)
( ) Via dos graus de perfeição.
(b)
( ) Via da finalidade dos seres.
© ( )
Via do primeiro motor imóvel.
(d)
( ) Via do contingente (possível e do necessário).
(e)
( ) Via da causa eficiente.
QUESTÃO 8: “A terceira via,
procedente do possível e do necessário, é a seguinte — Vemos que certas coisas
podem ser e não ser, podendo ser geradas e corrompidas. Ora, impossível é
existirem sempre todos os seres de tal natureza, pois o que pode não ser, algum
tempo não foi. Se, portanto, todas as coisas podem não ser, algum tempo nenhuma
existia. Mas, se tal fosse verdade, ainda agora nada existiria pois, o que não
é só pode começar a existir por uma coisa já existente; ora, nenhum ente
existindo, é impossível que algum comece a existir, e portanto, nada existiria,
o que, evidentemente, é falso. Logo, nem todos os seres são possíveis, mas é
forçoso que algum dentre eles seja necessário. Ora, tudo o que é necessário ou
tem de fora a causa de sua necessidade ou não a tem. Mas não é possível proceder
ao infinito, nos seres necessários, que têm a causa da própria necessidade,
como também o não é nas causas eficientes, como já se provou. Por onde, é
forçoso admitir um ser por si necessário, não tendo de fora a causa da sua
necessidade, antes, sendo a causa da necessidade dos outros; e a tal ser, todos
chamam Deus.”
(a)
( ) Via da causa eficiente.
(b)
( ) Via da finalidade dos seres.
© ( )
Via do primeiro motor imóvel.
(d)
( ) Via do contingente (possível e do necessário).
(e)
( ) Via dos graus de perfeição.
QUESTÃO 9:
“A quarta via procede dos
graus que se encontram nas coisas. — Assim, nelas se encontram em proporção
maior e menor o bem, a verdade, a nobreza e outros atributos semelhantes. Ora,
o mais e o menos se dizem de diversos atributos enquanto se aproximam de um
máximo, diversamente; assim, o mais cálido é o que mais se aproxima do
maximamente cálido. Há, portanto, algo verdadeiríssimo, ótimo e nobilíssimo e,
por consequente, maximamente ser; pois, as coisas maximamente verdadeiras são
maximamente seres, como diz o Filósofo. Ora, o que é maximamente tal, em um
gênero, é causa de tudo o que esse gênero compreende; assim o fogo, maximamente
cálido, é causa de todos os cálidos, como no mesmo lugar se diz. Logo, há um
ser, causa do ser, e da bondade, e de qualquer perfeição em tudo quanto existe,
e chama-se Deus.” Defina corretamente o nome desta via (prova) da existência de
Deus:
(a)
( ) Via da causa eficiente.
(b)
( ) Via da finalidade dos seres.
© ( )
Via do primeiro motor imóvel.
(d)
( ) Via do contingente (possível e do necessário).
(e)
( ) Via dos graus de perfeição.
QUESTÃO 10:
“A quinta procede do governo
das coisas — Pois, vemos que algumas, como os corpos naturais, que carecem de
conhecimento, operam em vista de um fim; o que se conclui de operarem sempre ou
frequentemente do mesmo modo, para conseguirem o que é ótimo; donde resulta que
chegam ao fim, não pelo acaso, mas pela intenção. Mas, os seres sem
conhecimento não tendem ao fim sem serem dirigidos por um ente conhecedor e
inteligente, como a seta, pelo arqueiro. Logo, há um ser inteligente, pelo qual
todas as coisas naturais se ordenam ao fim, e a que chamamos Deus. (...)”
Defina corretamente o nome desta via (prova) da existência de Deus:
(a)
( ) Via da causa eficiente.
(b)
( ) Via da finalidade dos seres.
© ( )
Via do primeiro motor imóvel.
(d)
( ) Via do contingente (possível) e do necessário.
(e)
( ) Via dos graus de perfeição.
BOA AVALIAÇÃO.
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