quarta-feira, 16 de junho de 2021

JOSÉ ANTÔNIO – FILOSOFIA: SEGUNDOS ANOS. RECUPERAÇÃO.

 JOSÉ ANTÔNIO – FILOSOFIA: SEGUNDOS ANOS. RECUPERAÇÃO.

AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO – FILOSOFIA: SEGUNDOS ANOS.

FILOSOFIA – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

 

NOME: _____________________________________.

TURMA: _______________.

 

ATIVIDADE:

LEIA ATENTAMENTE OS TEXTOS A SEGUIR:

O SABER E A ILUMINAÇÃO DIVINA (Santo Agostinho)

Crer se realiza com a mente e vê com a mente e as coisas em que com essa fé cremos distam do olhar de nossos olhos. Por isso vejo a minha fé, mas não posso ver a tua, assim como tu vês a tua fé e não podes ver a minha, pois ninguém sabe o que  se passa no espírito que está em cada homem até que venha o Senhor e ilumine os segredos das trevas e manifeste os pensamentos do coração para que cada um possa ver não somente os seus, mas também os alheios. (SANTO AGOSTINHO. [Trecho de] Carta a Paulina. In: CHAUÍ, Marilena. Introdução à Filosofia. 3.ed. São Paulo, Ática, 2017. P. 61.)

QUESTÃO 1: Do texto acima não se pode concluir que:

(a)(    )Agostinho crê que a mente é essencial à crença em Deus e nos mistérios divinos.

(b)(    )Agostinho sabe que sem fé não é possível crer em Deus.

©(  )Agostinho é um profundo devoto das coisas divinas.

(d)(    )Agostinho acredita piamente na existência do espírito, da alma.

(e)(   )Agostinho nega a capacidade dos cinco sentidos humanos.

 

QUESTÃO 2: “Por isso vejo a minha fé, mas não posso ver a tua, assim como tu vês a tua fé e não podes ver a minha(...).” Não se pode ver a fé de alguém além da gente em razão de:

(a)(     )Ser grande amigo(a).

(b)(     )Não se querer saber da vida dos outros.

©(     )A fé depende exclusivamente de Deus.

(d)(  )A mente e a consciência de cada um pertencer a este e não a outrem [outra pessoa].

(e)(     )Cada um tem sua religião própria e deve ser respeitado quanto à sua fé.

 

QUESTÃO 3: A palavra ILUMINE, que aparece no texto, liga-se à ideia de ILUMINAÇÃO. A raiz da palavra é LÚMINA, do latim, que quer dizer LUZ. Essa luz, a que Agostinho se refere é a luz que

(a)(     )Se encontra na sala, na cozinha.

(b)(   )Está presente no poste de iluminação da rua.

©(  )É dada pelo próprio Deus, através do Mestre Divino.

(d)(  )É dada por Deus somente a pessoas imprestáveis, para a conversão destas a Ele.

(e)(     )Se manifesta no Sol, do nascer da aurora até o crepúsculo.

 

QUESTÃO 4: De acordo com o texto, a ILUMINAÇÃO é

(a)(     )Posterior.

(b)(     )Interior.

©(     )Inferior.

(d)(     )Exterior.

(e)(     )Anterior.

 

QUESTÃO 5: CERTO ou ERRADO. De maneira alguma alguém pode saber o que se passa no coração de outras pessoas, pois Deus, em hipótese alguma, não o permite.

(a)(     )CERTO.

(b)(     )ERRADO.

 

LEIA ATENTAMENTE OS TEXTOS A SEGUIR: MARQUE, EM CADA UM, A ALTERNATIVA QUE MELHOR OFERECE UM TÍTULO PARA CADA PARTE(CADA VIA):

“Art. 3 — Se Deus Existe.  O terceiro [artigo] discute-se assim — Parece que Deus não existe. (...)

SOLUÇÃO. — Por cinco vias pode-se provar a existência de Deus.”

QUESTÃO 6: “A primeira e mais manifesta é a procedente do movimento; pois, é certo e verificado pelos sentidos, que alguns seres são movidos neste mundo. Ora, todo o movido por outro o é. (...) Se, portanto, o motor também se move, é necessário seja movido por outro, e este por outro. Ora, não se pode assim proceder até ao infinito, porque não haveria nenhum primeiro motor e, por consequência, outro qualquer; pois, os motores segundos não movem, senão movidos pelo primeiro, como não move o báculo sem ser movido pela mão. Logo, é necessário chegar a um primeiro motor, de nenhum outro movido, ao qual todos dão o nome de Deus.”

(a) (     ) Via da causa eficiente.

(b) (     ) Via da finalidade dos seres.

© (     ) Via do primeiro motor imóvel.

(d) (     ) Via do contingente (possível e do necessário).

(e) (     ) Via dos graus de perfeição.

 

QUESTÃO 7: “A segunda via procede da natureza da causa eficiente. Pois, descobrimos que há certa ordem das causas eficientes nos seres sensíveis; porém, não concebemos, nem é possível que uma coisa seja causa eficiente de si própria, pois seria anterior a si mesma; o que não pode ser. Mas, é impossível, nas causas eficientes, proceder-se até o infinito; pois, em todas as causas eficientes ordenadas, a primeira é causa da média e esta, da última, sejam as médias muitas ou uma só; e como, removida a causa, removido fica o efeito, se nas causas eficientes não houver primeira, não haverá média nem última. Procedendo-se ao infinito, não haverá primeira causa eficiente, nem efeito último, nem causas eficientes médias, o que evidentemente é falso. Logo, é necessário admitir uma causa eficiente primeira, à qual todos dão o nome de Deus.”

(a) (     ) Via dos graus de perfeição.

(b) (     ) Via da finalidade dos seres.

© (     ) Via do primeiro motor imóvel.

(d) (     ) Via do contingente (possível e do necessário).

(e) (     ) Via da causa eficiente.

 

QUESTÃO 8: “A terceira via, procedente do possível e do necessário, é a seguinte — Vemos que certas coisas podem ser e não ser, podendo ser geradas e corrompidas. Ora, impossível é existirem sempre todos os seres de tal natureza, pois o que pode não ser, algum tempo não foi. Se, portanto, todas as coisas podem não ser, algum tempo nenhuma existia. Mas, se tal fosse verdade, ainda agora nada existiria pois, o que não é só pode começar a existir por uma coisa já existente; ora, nenhum ente existindo, é impossível que algum comece a existir, e portanto, nada existiria, o que, evidentemente, é falso. Logo, nem todos os seres são possíveis, mas é forçoso que algum dentre eles seja necessário. Ora, tudo o que é necessário ou tem de fora a causa de sua necessidade ou não a tem. Mas não é possível proceder ao infinito, nos seres necessários, que têm a causa da própria necessidade, como também o não é nas causas eficientes, como já se provou. Por onde, é forçoso admitir um ser por si necessário, não tendo de fora a causa da sua necessidade, antes, sendo a causa da necessidade dos outros; e a tal ser, todos chamam Deus.”

(a) (     ) Via da causa eficiente.

(b) (     ) Via da finalidade dos seres.

© (     ) Via do primeiro motor imóvel.

(d) (     ) Via do contingente (possível e do necessário).

(e) (     ) Via dos graus de perfeição.

 

QUESTÃO 9:

 “A quarta via procede dos graus que se encontram nas coisas. — Assim, nelas se encontram em proporção maior e menor o bem, a verdade, a nobreza e outros atributos semelhantes. Ora, o mais e o menos se dizem de diversos atributos enquanto se aproximam de um máximo, diversamente; assim, o mais cálido é o que mais se aproxima do maximamente cálido. Há, portanto, algo verdadeiríssimo, ótimo e nobilíssimo e, por consequente, maximamente ser; pois, as coisas maximamente verdadeiras são maximamente seres, como diz o Filósofo. Ora, o que é maximamente tal, em um gênero, é causa de tudo o que esse gênero compreende; assim o fogo, maximamente cálido, é causa de todos os cálidos, como no mesmo lugar se diz. Logo, há um ser, causa do ser, e da bondade, e de qualquer perfeição em tudo quanto existe, e chama-se Deus.” Defina corretamente o nome desta via (prova) da existência de Deus:

(a) (     ) Via da causa eficiente.

(b) (     ) Via da finalidade dos seres.

© (     ) Via do primeiro motor imóvel.

(d) (     ) Via do contingente (possível e do necessário).

(e) (     ) Via dos graus de perfeição.

 

QUESTÃO 10:

 “A quinta procede do governo das coisas — Pois, vemos que algumas, como os corpos naturais, que carecem de conhecimento, operam em vista de um fim; o que se conclui de operarem sempre ou frequentemente do mesmo modo, para conseguirem o que é ótimo; donde resulta que chegam ao fim, não pelo acaso, mas pela intenção. Mas, os seres sem conhecimento não tendem ao fim sem serem dirigidos por um ente conhecedor e inteligente, como a seta, pelo arqueiro. Logo, há um ser inteligente, pelo qual todas as coisas naturais se ordenam ao fim, e a que chamamos Deus. (...)” Defina corretamente o nome desta via (prova) da existência de Deus:

 (a) (     ) Via da causa eficiente.

(b) (     ) Via da finalidade dos seres.

© (     ) Via do primeiro motor imóvel.

(d) (     ) Via do contingente (possível) e do necessário.

(e) (     ) Via dos graus de perfeição.

BOA AVALIAÇÃO.

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