quarta-feira, 16 de junho de 2021

JOSÉ ANTÔNIO – FILOSOFIA: PRIMEIROS ANOS E EP1 . RECUPERAÇÃO.

 JOSÉ ANTÔNIO – FILOSOFIA: PRIMEIROS ANOS E EP1 .

AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS E EP1 (Prof. José Antônio Brazão.):

QUESTÃO 1: O nascimento da filosofia na Grécia marcou profundamente a mudança de pensar e de explicar o mundo, entre os séculos VII e V antes de Cristo, buscando uma explicação racional da realidade, fundada na palavra e na discussão de ideias. É claro, essa mudança não ocorreu de uma maneira abrupta, mas ao longo do tempo. Pergunta: O nascimento da filosofia pôs fim aos mitos e à religião?

(a)(     ) Sim, as religiões foram eliminadas em nome da filosofia nascente.

(b)(     ) Sem dúvida, a filosofia nascente deu um golpe de misericórdia nas religiões daqueles seis ou sete séculos antes de Cristo, decretando sua queda.

(c)(     ) A queda da religiosidade foi progressiva, à medida que a filosofia ia avançando na Grécia antiga e se espalhando por outras regiões.

(d)(     ) O nascimento da filosofia não representou um fim das religiões. Ainda que tenham posto questionamentos sérios ao pensamento mítico e à sua explicação do mundo, as religiões, inclusive a politeísta grega, continuaram existindo. Ademais, religiões, ainda hoje, estão espalhadas por todo o mundo.

(e)(     ) O nascimento da filosofia pôs um sério questionamento às verdades ensinadas pelas religiões, buscando na própria natureza os fundamentos desta e suas origens, como bem mostraram as ideias dos filósofos pré-socráticos. Com isto, o ateísmo foi aumentando cada vez mais, até tornar-se dominante nos séculos subsequentes aos séculos VII/VI a.C.


QUESTÃO 2: Pelo fato de serem estudiosos da natureza, Aristóteles batizou os primeiros filósofos gregos (conhecidos como Pré-Socráticos) com o nome de FÍSICOS. Eles, de fato, levantaram a hipótese da existência de princípios (em grego, princípio é arqué/arché, donde a palavra arqueologia, em português, por exemplo) que deram origem e estão no fundamento de todas as coisas. Antes da Física atual estudar o átomo e a constituição das subpartículas que o compõem, o seguinte filósofo, junto com Leucipo, levantou a crença de que tudo é feito de ÁTOMOS, para eles partículas minúsculas, invisíveis, que compõem todas as coisas, todos os seres, unidos por ganchos ou encaixes (algo parecido com o brinquedo de Lego). Esse filósofo é:

(a)(     ) Heráclito de Éfeso.

(b)(     ) Demócrito de Abdera.

(c)(     ) Anaxágoras de Clazômenas.

(d)(     ) Tales de Mileto.

(e)(     ) Pitágoras de Samos.


QUESTÃO 3: Entre os primeiros filósofos gregos, um deles era matemático e dizia que tudo no universo e na realidade corresponde a números. Que filósofo é esse e como ele é mais conhecido?

(a)(     ) Euclides, conhecido pelo livro Elementos, no qual condensou a matemática básica da antiguidade oriental e tem sido muito útil ainda hoje, apesar das novas matemáticas não lineares.

(b)(     ) Báskhara, que desenvolveu uma equação que busca resolver a relação que existe entre os números numa soma em que entram raízes quadradas. Do cálculo com base na fórmula inventada por Báskhara surgem duas possíveis respostas: X’ e X”.

(c)(     ) Isaac Newton, famoso matemático e físico, que estudou e matematizou as leis do movimento e aplicou a matemática no entendimento e na demonstração de leis da natureza, como a lei da gravidade.

(d)(     ) Galileu Galilei, que estudou a queda livre dos corpos e foi um grande defensor do HELIOCENTRISMO, teoria de Nicolau Copérnico que diz ser o Sol o centro do universo, não a Terra, como se cria até aqueles tempos. Galileu dizia que o universo está escrito em estrutura matemática, sem o conhecimento da qual não é possível interpretá-lo e entende-lo.

(e)(     ) Pitágoras, que analisou e demonstrou um teorema capaz de auxiliar na explicação dos ângulos e tamanho das linhas que compõem os triângulos retângulos.


QUESTÃO 4: Sócrates foi um divisor de águas na filosofia grega, antiga. Ele se preocupou muito com a busca da precisão das palavras e de seu uso no discurso, na fala das pessoas. Além do mais, na busca de aprendizado, de sabedoria (refletia sobre a fala do deus Apolo que disse ser ele o homem mais sábio do mundo), dizia que nada sabia. Usava um método de debate com as pessoas disposto em duas partes: a ironia e a maiêutica. Ironia é perguntar até levar a pessoa a confundir-se e entender que não é dona do saber. Maiêutica, no sentido socrático, por sua vez, é:

(a) (     ) A arte de partejar pessoas.

(b) (     ) A arte de partejar ideias.

(c) (     ) A arte de partejar animais.

(d) (     ) A arte de dialogar buscando respostas.

(e) (     ) A arte de entender as palavras, expressando-as de maneira sucinta.


QUESTÃO 5: Platão foi um grande discípulo de Sócrates. Gostava de assistir seus debates com outras pessoas, como políticos, pessoas comuns, artesãos e outros. Ele foi um dos poucos que deixaram relatos acerca de Sócrates (este não deixou nada escrito). No mito ou alegoria da caverna, história que fala de prisioneiros, desde a infância, em uma caverna, acostumados a verem sombras em movimento na parede da frente e ouvirem sons de pessoas que passavam atrás de um muro separador. As sombras correspondem às palavras, exceto:

(a)(     ) ALIENAÇÃO.

(b)(     ) OBSCURIDADE.

(c)(     ) VERDADE.

(d)(     ) ILUSÃO.

(e)(     ) QUIMERA.


FILOSOFIA GREGA – PLATÃO:

O texto abaixo foi extraído da parte final do Livro III de A República, livro escrito pelo filósofo Platão (séc. V/IV a.C.), discípulo de Sócrates, que imaginou uma pólis (cidade-Estado ou cidade) ideal, governada por filósofos e filósofas, protegida por guardiões e guardiãs, mantida por artesãos (artífices), comerciantes e agricultores. A justiça está em cada classe ou grupo fazer sua parte para o bem de todos. Um governo sem corrupção! E cada classe tem um metal em sua alma, mas, caso haja algum filho(a) que guarde consigo um metal diferente do de sua classe ou grupo, deve ser elevado(a) ou rebaixado(a). Platão soube, com maestria, criar um modo de falar da filosofia e da sociedade usando mitos (histórias) como método de ensino. (Prof. José Antônio.)

LEIA O TEXTO ABAIXO E RESPONDA CONFORME A VERACIDADE OU FALSIDADE DO ENUNCIADO DE CADA QUESTÃO:

“É muito natural- respondi -Ouve, no entanto, resto do mito. «Vós sois efetivamente todos irmãos nesta cidade) - como diremos ao contar-lhes a história - «mas o deus que vos modelou, àqueles dentre vós que eram aptos para governar, misturou-lhes ouro na sua composição, motiva por que são mais preciosos; aos auxiliares, prata; ferro e bronze aos lavradores e demais artífices. Uma vez que sois todos parentes, na maior parte dos casos gerareis filhos semelhantes a vós, mas pode acontecer que do ouro nasça uma prole argêntea, e da prata, uma áurea, e assim todos os restantes, uns dos outros. Por isso o deus recomenda aos chefes, em primeiro lugar e acima de tudo, que aquilo em que devem ser melhores guardiões e exercer mais aturada vigilância é sobre as crianças, sobre a mistura que entra na composição das suas almas, e, se a sua própria descendência tiver qualquer porção de bronze ou de ferro, de modo algum se compadeçam, mas lhes atribuam a honra que compete à sua conformação, atirando com eles para os artífices ou os lavradores; e se, por sua vez, nascer destes alguma criança com uma parte de ouro ou de prata, que lhes deem as devidas honras, elevando-os uns a guardiões, outras a auxiliares, como se houvesse um oráculo segundo o qual a cidade seria destruída quando um guardião de ferro ou de bronze a defendesse. Sabes de algum expediente para fazer acreditar neste mito?” (PLATÃO. Trecho ao final do de Livro III de A República. Disponível em: < https://joaocamillopenna.files.wordpress.com/2016/04/platao-a-republica.pdf > Acesso em 18 de agosto de 2020.)

QUESTÃO 6: “É muito natural- respondi -Ouve, no entanto, resto do mito.” Mito é um relato, uma história. Platão está relatando uma história (mito) da formação da cidade ideal e justa, sem corrupção. Quando se ouve falar de mito logo se lembra de mitos de deuses, deusas, semideuses(as) entre outros seres divinos. Entre os mitos gregos, por exemplo, não aparece o mito:

(a)(     ) De Perseu.

(b)(     ) De Pandora.

(c)(     ) De Afrodite (Vênus).

(d)(     ) De Ares (Marte).

(e)(     ) De Saci-Pererê.

QUESTÃO 7: O metal prata encontra-se mesclado, principalmente, nas almas de:

(a)(     ) Governantes.

(b)(     ) Políticos.

(c)(     ) Agricultores.

(d)(     ) Guardiões(as).

(e)(     ) Artesãos.

QUESTÃO 8: Os metais ferro e bronze (liga de cobre e estanho) estão, principalmente, nas almas de:

(a)(     ) Guardiões e guardiãs.

(b)(     ) Filósofos, filósofas e intelectuais em geral.

(c)(     ) Agricultores, artesãos e comerciantes.

(d)(     ) Nobres.

(e)(     )  Sacerdotes e sacerdotisas.

QUESTÃO 9: O metal ouro é característico das almas de:

(a)(     ) Guardiãs e guardiões (guardas, protetores[as]).

(b)(     ) Filósofas e filósofos (governantes).

(c)(     ) Agricultores, artesãos(artífices e comerciantes.

(d)(     ) Sacerdotes e sacerdotisas.

(e)(     ) Pessoas comuns.

QUESTÃO 10: Os chefes (governantes) devem tomar os seguintes cuidados, exceto:

(a)(     ) Manter rigidamente a divisão social definida pelo deus, sem chance de mudança.

(b)(     ) Com a excelência dos guardiões e guardiãs.

(c)(     ) Exercer mais aturada vigilância sobre as crianças, sobre a mistura que entra na composição das suas almas.

(d)(     ) Se algum filho deles tiver outra composição que não a de ouro na alma, deva ser rebaixado, sem sentimento de compaixão.

(e)(     ) Se nascer de artífices e agricultores alguma criança com uma parte de ouro ou de prata, que lhes deem as devidas honras, elevando.

BOA AVALIAÇÃO!

 RESPONDER NO GOOGLE CLASSROOM.

 

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