JOSÉ ANTÔNIO – FILOSOFIA: PRIMEIROS ANOS E EP1 .
AVALIAÇÃO DE
RECUPERAÇÃO DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS E EP1 (Prof. José Antônio Brazão.):
QUESTÃO 1: O nascimento da
filosofia na Grécia marcou profundamente a mudança de pensar e de explicar o
mundo, entre os séculos VII e V antes de Cristo, buscando uma explicação
racional da realidade, fundada na palavra e na discussão de ideias. É claro,
essa mudança não ocorreu de uma maneira abrupta, mas ao longo do tempo.
Pergunta: O nascimento da filosofia pôs fim aos mitos e à religião?
(a)( ) Sim, as religiões foram eliminadas em
nome da filosofia nascente.
(b)( ) Sem dúvida, a filosofia nascente deu um
golpe de misericórdia nas religiões daqueles seis ou sete séculos antes de
Cristo, decretando sua queda.
(c)( ) A queda da religiosidade foi
progressiva, à medida que a filosofia ia avançando na Grécia antiga e se
espalhando por outras regiões.
(d)( ) O nascimento da filosofia não
representou um fim das religiões. Ainda que tenham posto questionamentos sérios
ao pensamento mítico e à sua explicação do mundo, as religiões, inclusive a
politeísta grega, continuaram existindo. Ademais, religiões, ainda hoje, estão
espalhadas por todo o mundo.
(e)( ) O nascimento da filosofia pôs um sério
questionamento às verdades ensinadas pelas religiões, buscando na própria
natureza os fundamentos desta e suas origens, como bem mostraram as ideias dos
filósofos pré-socráticos. Com isto, o ateísmo foi aumentando cada vez mais, até
tornar-se dominante nos séculos subsequentes aos séculos VII/VI a.C.
QUESTÃO 2: Pelo fato de serem
estudiosos da natureza, Aristóteles batizou os primeiros filósofos gregos
(conhecidos como Pré-Socráticos) com o nome de FÍSICOS. Eles, de fato,
levantaram a hipótese da existência de princípios (em grego, princípio é
arqué/arché, donde a palavra arqueologia, em português, por exemplo) que deram
origem e estão no fundamento de todas as coisas. Antes da Física atual estudar
o átomo e a constituição das subpartículas que o compõem, o seguinte
filósofo, junto com Leucipo, levantou a crença de que tudo é feito de
ÁTOMOS, para eles partículas minúsculas, invisíveis, que compõem todas as
coisas, todos os seres, unidos por ganchos ou encaixes (algo parecido com o
brinquedo de Lego). Esse filósofo é:
(a)( ) Heráclito de Éfeso.
(b)( ) Demócrito de Abdera.
(c)( ) Anaxágoras de Clazômenas.
(d)( ) Tales de Mileto.
(e)( ) Pitágoras de Samos.
QUESTÃO 3: Entre os primeiros
filósofos gregos, um deles era matemático e dizia que tudo no universo e na
realidade corresponde a números. Que filósofo é esse e como ele é mais
conhecido?
(a)( ) Euclides, conhecido pelo livro Elementos, no qual condensou a
matemática básica da antiguidade oriental e tem sido muito útil ainda hoje,
apesar das novas matemáticas não lineares.
(b)( ) Báskhara, que desenvolveu uma equação
que busca resolver a relação que existe entre os números numa soma em que
entram raízes quadradas. Do cálculo com base na fórmula inventada por Báskhara
surgem duas possíveis respostas: X’ e X”.
(c)( ) Isaac Newton, famoso matemático e
físico, que estudou e matematizou as leis do movimento e aplicou a matemática
no entendimento e na demonstração de leis da natureza, como a lei da gravidade.
(d)( ) Galileu Galilei, que estudou a queda
livre dos corpos e foi um grande defensor do HELIOCENTRISMO, teoria de Nicolau
Copérnico que diz ser o Sol o centro do universo, não a Terra, como se cria até
aqueles tempos. Galileu dizia que o universo está escrito em estrutura
matemática, sem o conhecimento da qual não é possível interpretá-lo e
entende-lo.
(e)( ) Pitágoras, que analisou e demonstrou um
teorema capaz de auxiliar na explicação dos ângulos e tamanho das linhas que
compõem os triângulos retângulos.
QUESTÃO 4: Sócrates foi um divisor
de águas na filosofia grega, antiga. Ele se preocupou muito com a busca da
precisão das palavras e de seu uso no discurso, na fala das pessoas. Além do
mais, na busca de aprendizado, de sabedoria (refletia sobre a fala do deus
Apolo que disse ser ele o homem mais sábio do mundo), dizia que nada sabia.
Usava um método de debate com as pessoas disposto em duas partes: a ironia e a
maiêutica. Ironia é perguntar até levar a pessoa a confundir-se e entender que
não é dona do saber. Maiêutica, no sentido socrático, por sua vez, é:
(a) ( ) A arte de partejar pessoas.
(b) ( ) A arte de partejar ideias.
(c) ( ) A arte de partejar animais.
(d) ( ) A arte de dialogar buscando respostas.
(e) ( ) A arte de entender as palavras,
expressando-as de maneira sucinta.
QUESTÃO 5: Platão foi um grande
discípulo de Sócrates. Gostava de assistir seus debates com outras pessoas,
como políticos, pessoas comuns, artesãos e outros. Ele foi um dos poucos que
deixaram relatos acerca de Sócrates (este não deixou nada escrito). No mito ou
alegoria da caverna, história que fala de prisioneiros, desde a infância, em
uma caverna, acostumados a verem sombras em movimento na parede da frente e
ouvirem sons de pessoas que passavam atrás de um muro separador. As sombras
correspondem às palavras, exceto:
(a)( ) ALIENAÇÃO.
(b)( ) OBSCURIDADE.
(c)( ) VERDADE.
(d)( ) ILUSÃO.
(e)( ) QUIMERA.
FILOSOFIA GREGA – PLATÃO:
O texto abaixo foi extraído da
parte final do Livro III de A República, livro escrito pelo filósofo Platão
(séc. V/IV a.C.), discípulo de Sócrates, que imaginou uma pólis (cidade-Estado
ou cidade) ideal, governada por filósofos e filósofas, protegida por guardiões
e guardiãs, mantida por artesãos (artífices), comerciantes e agricultores. A
justiça está em cada classe ou grupo fazer sua parte para o bem de todos. Um
governo sem corrupção! E cada classe tem um metal em sua alma, mas, caso haja
algum filho(a) que guarde consigo um metal diferente do de sua classe ou grupo,
deve ser elevado(a) ou rebaixado(a). Platão soube, com maestria, criar um modo
de falar da filosofia e da sociedade usando mitos (histórias) como método de
ensino. (Prof. José Antônio.)
LEIA
O TEXTO ABAIXO E RESPONDA CONFORME A VERACIDADE OU FALSIDADE DO ENUNCIADO DE
CADA QUESTÃO:
“É muito natural- respondi -Ouve,
no entanto, resto do mito. «Vós sois efetivamente todos irmãos nesta cidade) -
como diremos ao contar-lhes a história - «mas o deus que vos modelou, àqueles
dentre vós que eram aptos para governar, misturou-lhes ouro na sua composição, motiva por que são mais preciosos; aos
auxiliares, prata; ferro e bronze aos lavradores e demais
artífices. Uma vez que sois todos parentes, na maior parte dos casos gerareis
filhos semelhantes a vós, mas pode acontecer que do ouro nasça uma prole
argêntea, e da prata, uma áurea, e assim todos os restantes, uns dos outros.
Por isso o deus recomenda aos chefes, em primeiro lugar e acima de tudo, que
aquilo em que devem ser melhores guardiões e exercer mais aturada vigilância é
sobre as crianças, sobre a mistura que entra na composição das suas almas, e,
se a sua própria descendência tiver qualquer porção de bronze ou de ferro, de
modo algum se compadeçam, mas lhes atribuam a honra que compete à sua
conformação, atirando com eles para os artífices ou os lavradores; e se, por
sua vez, nascer destes alguma criança com uma parte de ouro ou de prata, que
lhes deem as devidas honras, elevando-os uns a guardiões, outras a auxiliares,
como se houvesse um oráculo segundo o qual a cidade seria destruída quando um
guardião de ferro ou de bronze a defendesse. Sabes de algum expediente para
fazer acreditar neste mito?” (PLATÃO. Trecho ao final do de Livro III de A República. Disponível em:
< https://joaocamillopenna.files.wordpress.com/2016/04/platao-a-republica.pdf
> Acesso em 18 de agosto de 2020.)
QUESTÃO 6: “É muito natural-
respondi -Ouve, no entanto, resto do mito.” Mito é um relato, uma história.
Platão está relatando uma história (mito) da formação da cidade ideal e justa,
sem corrupção. Quando se ouve falar de mito logo se lembra de mitos de deuses,
deusas, semideuses(as) entre outros seres divinos. Entre os mitos gregos, por
exemplo, não aparece o mito:
(a)( ) De Perseu.
(b)( ) De Pandora.
(c)( ) De Afrodite (Vênus).
(d)( ) De Ares (Marte).
(e)( ) De Saci-Pererê.
QUESTÃO 7: O metal prata
encontra-se mesclado, principalmente, nas almas de:
(a)( ) Governantes.
(b)( ) Políticos.
(c)( ) Agricultores.
(d)( ) Guardiões(as).
(e)( ) Artesãos.
QUESTÃO 8: Os metais ferro e bronze
(liga de cobre e estanho) estão, principalmente, nas almas de:
(a)( ) Guardiões e guardiãs.
(b)( ) Filósofos, filósofas e intelectuais em
geral.
(c)( ) Agricultores, artesãos e comerciantes.
(d)( )
Nobres.
(e)( )
Sacerdotes e sacerdotisas.
QUESTÃO 9: O metal ouro é
característico das almas de:
(a)( ) Guardiãs e guardiões (guardas,
protetores[as]).
(b)( ) Filósofas e filósofos (governantes).
(c)( ) Agricultores, artesãos(artífices e
comerciantes.
(d)( ) Sacerdotes e sacerdotisas.
(e)( ) Pessoas comuns.
QUESTÃO 10: Os chefes (governantes)
devem tomar os seguintes cuidados, exceto:
(a)( ) Manter rigidamente a divisão social
definida pelo deus, sem chance de mudança.
(b)( ) Com a excelência dos guardiões e
guardiãs.
(c)( ) Exercer mais aturada vigilância sobre as
crianças, sobre a mistura que entra na composição das suas almas.
(d)( ) Se algum filho deles tiver outra
composição que não a de ouro na alma, deva ser rebaixado, sem sentimento de
compaixão.
(e)( ) Se nascer de artífices e agricultores
alguma criança com uma parte de ouro ou de prata, que lhes deem as devidas
honras, elevando.
BOA AVALIAÇÃO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário