Secretaria
de Educação do Estado de Goiás Colégio
Estadual Deputado José de Assis Estudo
Orientado EAD PRIMEIRO
ANO DO ENSINO MÉDIO |
NOTA |
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DISCIPLINA: FILOSOFIA. |
DATA: _____/_____/2021. |
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PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO. |
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ALUNO(A): |
SÉRIE: |
TURMA: |
BIMESTRE 2º |
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Primeira. |
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PERÍODO:
24/05 A 06/06 DE 2021. |
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ATIVIDADE 8:
COMPONENTE
CURRICULAR: FILOSOFIA GREGA - SÓCRATES.
OBJETIVO:
Avaliar
o peso do dever, no cumprimento das justas leis, a partir do diálogo de
Sócrates e o amigo Críton (Critão), fazendo uma comparação com o que Sócrates
acreditava ser verdadeiro e digno e o que se pode aprender disto ainda hoje,
estabelecendo uma ponte entre o passado e o presente.
INSTRUÇÕES
QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:
1) (RE)VER
O VÍDEO (filme): SÓCRATES, de Roberto Rossellini. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5TaaT30L8yg
. E\OU Leia o opúsculo (pequena obra)
de Platão chamada CRÍTON OU O DEVER.
Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv000015.pdf Tem apenas treze páginas e as letras são
grandes. Mostra Sócrates na prisão, em um momento em que Críton (ou Critão) (e
amigos) lhe oferecia(m) uma possível fuga. Sócrates resolve ficar e cumprir sua
sentença em nome de suas crenças mais profundas. E\OU, se quiser, ouça o áudio book (áudio-livro) Críton,
de Platão, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-OEG3CdCdis
.
2) Reponder
as questões abaixo, escolhendo a alternativa devida em cada uma.
3) Fazer
atividade no Google Classroom.
4) Valor:
10,0.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO:
FILOSOFIA GREGA –
SÓCRATES:
FILOSOFIA:
PRIMEIROS ANOS –
FILOSOFIA:
Críton ou Do Dever [ou o Dever],
opúsculo (pequena obra) escrito por Platão, que foi discípulo de Sócrates,
trata da visita de um amigo (Críton ou Critão) a Sócrates na prisão, pouco
tempo antes do cumprimento da sentença contra este, condenado à morte. O texto
fala do dever acima de tudo, até acima da própria vida, tendo em vista o
respeito às leis e ao cumprimento destas. Os trechos a seguir foram tirados
dessa obra, que já havia sido posta na revisão. Atente para os textos e
responda as questões, escolhendo uma alternativa que devidamente responda cada
questão.
QUESTÃO 1:
“Sócrates-
Que vem a ser? Chegou de Delos o navio a cuja chegada devo morrer?
Críton-
Bem, chegar não chegou, mas calculo que deve aportar hoje, pelo que noticiam
pessoas vindas de Súnio e que lá o deixaram. As novas dão a entender que vai
aportar hoje, e será fatalmente amanhã, Sócrates que terás de cessar de viver.
Sócrates-
Pois bem, Críton, à boa ventura! Se assim apraz aos deuses, assim seja.
Todavia, acho que não vai aportar hoje.
[44a]
Críton-
Em que te baseias?
Sócrates-
Vou dizê-lo. Devo morrer, penso, no dia seguinte ao da chegada do navio.
Críton-
Ao menos assim dizem as autoridades competentes.” (Trecho de Críton ou Do Dever, de Platão,
disponível em https://abdet.com.br/site/wp-content/uploads/2014/09/Cr%C3%ADton.pdf
). O texto acima aponta os seguintes elementos da condenação e da prisão de
Sócrates, exceto:
(a)( ) Que Sócrates tinha consciência de que ia
morrer em um curto tempo.
(b)( ) Que, por conta de uma festividade em
Delos, a cidade de Atenas não cumpria sentenças de morte até a chegada dos que
para lá haviam sido enviados para participar.
(c)( ) Que Sócrates sabia que, ao chegar o
navio vindo de Delos, ele, consequentemente, iria morrer.
(d)( ) Que a acusação, levada em conta na
condenação de Sócrates, de não crer nos deuses era certa e muito justa.
(e)( ) Que a relação entre a chegada do navio e
o cumprimento da sentença de Sócrates já havia sido dito pelas autoridades.
QUESTÃO 2: “Críton- Por demais,
penso eu. Contudo, meu pobre Sócrates, ainda uma vez, dá-me ouvidos e põe-te a
salvo; porque, para mim, se vieres a morrer, a desdita não será uma só; à parte
a perda de um amigo como não acharei nenhum igual, acresce que muita gente, que
não nos conhece bem, a mim e a ti, pensará que eu, [44c] podendo salvar-te, se
me dispusesse a gastar dinheiro, não me importei. Ora, existe reputação
vergonhosa do que a de fazer caso do dinheiro que dos amigos? O povo não vai
acreditar que tu é que não quiseste sair daqui, a despeito de o querermos nós
mais que tudo.
Sócrates- Mas para nós, meu caro
Críton, é tão importante assim a opinião do povo? A gente melhor, com quem mais
importa que nos preocupemos, cuidará que as coisas se terão passado tal como se
tiverem passado. [44d]” (Idem.) O texto acima deixa bem claro que para
Sócrates:
(a)( ) Queria aproveitar a oportunidade dada
pelos amigos de ele poder fugir.
(b)( ) Gostou do fato dos amigos terem usado o
dinheiro que ofereceram para a fuga.
(c)( ) A opinião do povo quanto à sua possível
fuga (que não ocorreu) vale menos que a de pessoas que terão cuidado “que as
coisas se terão passado tal como se tiverem passado”.
(d)( ) Era um gesto de grande humanidade a ação
proposta pelos amigos e a viu com bons olhos, concordando com ela.
(e)( ) Que o dinheiro pode comprar tudo no
mundo, até a honra.
TEXTO PARA AS QUESTÕES 3 E 4:
Sócrates- “Podemos, porém,
acaso viver depois de arruinar aquela parte que a injustiça danifica e a
justiça beneficia? Ou considerarmos de menos valor que o corpo, aquela parte de
nosso ser, seja qual for, [48a] com que se relaciona a injustiça e a justiça? Críton- De modo nenhum. Sócrates- De maior valor, então? Críton- Muito maior. Sócrates- Logo, meu excelente amigo,
não é absolutamente com o que dirá de nós a multidão que nos devemos preocupar,
mas com o que dirá a autoridade em matéria de justiça e injustiça, a única, a
Verdade em si. Assim sendo, para começar, não apontas o bom caminho quando nos
prescreves que nos inquietemos com o pensamento da multidão a respeito do
justo, do belo, do bem e de seus contrários. A multidão, no entanto, dirá
alguém, é bem capaz de nos matar.” (Trecho de Críton ou Do Dever, de Platão, disponível em https://abdet.com.br/site/wp-content/uploads/2014/09/Cr%C3%ADton.pdf
)
QUESTÃO 3: Sócrates, para mostrar o
erro do amigo e a necessidade de cumprimento do dever acima de tudo, até da
própria vida, propõe um contraste entre:
(a)( ) Falsidade e verdade.
(b)( ) Injustiça e justiça.
(c)( ) Tristeza e alegria.
(d)( ) Desrespeito e respeito.
(e)( ) Inimizade e amizade.
QUESTÃO 4: O texto fala de
autoridade referente ao contraste da questão anterior. Essa autoridade não vem
da multidão (povo), mas da:
(a)( ) Verdade, com V maiúsculo.
(b)( ) Amizade, com A maiúsculo.
(c)( ) Honestidade, com H maiúsculo.
(d)( ) Dignidade, com D maiúsculo.
(e)( ) Fraternidade, com F maiúsculo.
QUESTÃO 5: “Sócrates- E se então, as Leis dissessem: "Sócrates, o que
convencionaste conosco foi isso, ou que submeterias ás sentenças que a Cidade
proferisse?" Se me admirasse dessa pergunta, diriam, talvez: "Sócrates,
não te admires de nossas perguntas, mas responde-nos, porque tu também costuma
lançar mão de perguntas e respostas. Vamos, pois; qual a queixa contra nós e
[50d] contra a Cidade, que te move à nossa destruição? Para começar, não fomos
nós que te demos nascimento e não foi por nosso intermédio que teu pai desposou
tua mãe e te gerou? Dize: apontas algum defeito naquelas dentre nós que regulam
os casamentos? Achas que não estão bem feitas? – Não aponto defeitos, diria eu.
– Então nas que regulam a criação e educação do filho, que também recebeste?
(...)Tudo isso deve ser feito e esse é o direito – não esquivar-se; não recuar;
não desertar o posto; mas, quer na guerra, quer no tribunal, em toda a parte,
em suma, cumpre ou executar as ordens da cidade e da pátria [51c] ou obter a
revogação palas vias criadas do direito. É impiedade usar de violência contra a
mãe e o pai, mas ainda muito pior contra a pátria do que contra eles." Que
responderei a isso, Críton? Que as Leis dizem a verdade, ou que não? Críton- Acho que sim.” (Ibidem.) No
diálogo com Críton, Sócrates o quer convencer (e a quem lê) de que o
cumprimento do dever para com as leis e a pátria é o que é de direito e deve
ser feito. Fugir da prisão, como lhe estava sendo proposto, acarretaria, além
do descumprimento do dever:
(a)( ) O fortalecimento das leis da cidade (no
caso, a cidade-Estado de Atenas).
(b)( ) A regularização das leis.
(c)( ) A procriação das leis.
(d)( ) A efetivação das leis.
(e)( ) A destruição das leis.
BOM TRABALHO!
RESPONDA NO GOOGLE CLASSROOM.
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