quarta-feira, 19 de maio de 2021

JOSÉ ANTÔNIO - FILOSOFIA. PRIMEIROS ANOS E EP01 - ATIVIDADE 8.

 

 

Secretaria de Educação do Estado de Goiás

Colégio Estadual Deputado José de Assis

Estudo Orientado EAD

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

NOTA

DISCIPLINA: FILOSOFIA.

DATA: _____/_____/2021.

 

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

ALUNO(A):

SÉRIE:

TURMA:

BIMESTRE

 

Primeira.

 

PERÍODO: 24/05 A 06/06 DE 2021.

ATIVIDADE 8:

COMPONENTE CURRICULAR: FILOSOFIA GREGA - SÓCRATES.

OBJETIVO: Avaliar o peso do dever, no cumprimento das justas leis, a partir do diálogo de Sócrates e o amigo Críton (Critão), fazendo uma comparação com o que Sócrates acreditava ser verdadeiro e digno e o que se pode aprender disto ainda hoje, estabelecendo uma ponte entre o passado e o presente.

INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:

1)      (RE)VER O VÍDEO (filme): SÓCRATES, de Roberto Rossellini. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5TaaT30L8yg . E\OU Leia o opúsculo (pequena obra) de Platão chamada CRÍTON OU O DEVER. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv000015.pdf  Tem apenas treze páginas e as letras são grandes. Mostra Sócrates na prisão, em um momento em que Críton (ou Critão) (e amigos) lhe oferecia(m) uma possível fuga. Sócrates resolve ficar e cumprir sua sentença em nome de suas crenças mais profundas. E\OU, se quiser, ouça o áudio book (áudio-livro) Críton, de Platão, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-OEG3CdCdis .

2)      Reponder as questões abaixo, escolhendo a alternativa devida em cada uma.

3)      Fazer atividade no Google Classroom.

4)      Valor: 10,0.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

FILOSOFIA GREGA – SÓCRATES:

FILOSOFIA:

PRIMEIROS ANOS – FILOSOFIA:

Críton ou Do Dever [ou o Dever], opúsculo (pequena obra) escrito por Platão, que foi discípulo de Sócrates, trata da visita de um amigo (Críton ou Critão) a Sócrates na prisão, pouco tempo antes do cumprimento da sentença contra este, condenado à morte. O texto fala do dever acima de tudo, até acima da própria vida, tendo em vista o respeito às leis e ao cumprimento destas. Os trechos a seguir foram tirados dessa obra, que já havia sido posta na revisão. Atente para os textos e responda as questões, escolhendo uma alternativa que devidamente responda cada questão.

QUESTÃO 1:

“Sócrates- Que vem a ser? Chegou de Delos o navio a cuja chegada devo morrer?

Críton- Bem, chegar não chegou, mas calculo que deve aportar hoje, pelo que noticiam pessoas vindas de Súnio e que lá o deixaram. As novas dão a entender que vai aportar hoje, e será fatalmente amanhã, Sócrates que terás de cessar de viver.

Sócrates- Pois bem, Críton, à boa ventura! Se assim apraz aos deuses, assim seja. Todavia, acho que não vai aportar hoje.

[44a]

Críton- Em que te baseias?

Sócrates- Vou dizê-lo. Devo morrer, penso, no dia seguinte ao da chegada do navio.

Críton- Ao menos assim dizem as autoridades competentes.” (Trecho de Críton ou Do Dever, de Platão, disponível em https://abdet.com.br/site/wp-content/uploads/2014/09/Cr%C3%ADton.pdf ). O texto acima aponta os seguintes elementos da condenação e da prisão de Sócrates, exceto:

(a)(     ) Que Sócrates tinha consciência de que ia morrer em um curto tempo.

(b)(     ) Que, por conta de uma festividade em Delos, a cidade de Atenas não cumpria sentenças de morte até a chegada dos que para lá haviam sido enviados para participar.

(c)(     ) Que Sócrates sabia que, ao chegar o navio vindo de Delos, ele, consequentemente, iria morrer.

(d)(     ) Que a acusação, levada em conta na condenação de Sócrates, de não crer nos deuses era certa e muito justa.

(e)(     ) Que a relação entre a chegada do navio e o cumprimento da sentença de Sócrates já havia sido dito pelas autoridades.

QUESTÃO 2: “Críton- Por demais, penso eu. Contudo, meu pobre Sócrates, ainda uma vez, dá-me ouvidos e põe-te a salvo; porque, para mim, se vieres a morrer, a desdita não será uma só; à parte a perda de um amigo como não acharei nenhum igual, acresce que muita gente, que não nos conhece bem, a mim e a ti, pensará que eu, [44c] podendo salvar-te, se me dispusesse a gastar dinheiro, não me importei. Ora, existe reputação vergonhosa do que a de fazer caso do dinheiro que dos amigos? O povo não vai acreditar que tu é que não quiseste sair daqui, a despeito de o querermos nós mais que tudo.

Sócrates- Mas para nós, meu caro Críton, é tão importante assim a opinião do povo? A gente melhor, com quem mais importa que nos preocupemos, cuidará que as coisas se terão passado tal como se tiverem passado. [44d]” (Idem.) O texto acima deixa bem claro que para Sócrates:

(a)(     ) Queria aproveitar a oportunidade dada pelos amigos de ele poder fugir.

(b)(     ) Gostou do fato dos amigos terem usado o dinheiro que ofereceram para a fuga.

(c)(     ) A opinião do povo quanto à sua possível fuga (que não ocorreu) vale menos que a de pessoas que terão cuidado “que as coisas se terão passado tal como se tiverem passado”.

(d)(     ) Era um gesto de grande humanidade a ação proposta pelos amigos e a viu com bons olhos, concordando com ela.

(e)(     ) Que o dinheiro pode comprar tudo no mundo, até a honra.

TEXTO PARA AS QUESTÕES 3 E 4:

Sócrates- “Podemos, porém, acaso viver depois de arruinar aquela parte que a injustiça danifica e a justiça beneficia? Ou considerarmos de menos valor que o corpo, aquela parte de nosso ser, seja qual for, [48a] com que se relaciona a injustiça e a justiça? Críton- De modo nenhum. Sócrates- De maior valor, então? Críton- Muito maior. Sócrates- Logo, meu excelente amigo, não é absolutamente com o que dirá de nós a multidão que nos devemos preocupar, mas com o que dirá a autoridade em matéria de justiça e injustiça, a única, a Verdade em si. Assim sendo, para começar, não apontas o bom caminho quando nos prescreves que nos inquietemos com o pensamento da multidão a respeito do justo, do belo, do bem e de seus contrários. A multidão, no entanto, dirá alguém, é bem capaz de nos matar.” (Trecho de Críton ou Do Dever, de Platão, disponível em https://abdet.com.br/site/wp-content/uploads/2014/09/Cr%C3%ADton.pdf )

QUESTÃO 3: Sócrates, para mostrar o erro do amigo e a necessidade de cumprimento do dever acima de tudo, até da própria vida, propõe um contraste entre:

(a)(     ) Falsidade e verdade.

(b)(     ) Injustiça e justiça.

(c)(     ) Tristeza e alegria.

(d)(     ) Desrespeito e respeito.

(e)(     ) Inimizade e amizade.

QUESTÃO 4: O texto fala de autoridade referente ao contraste da questão anterior. Essa autoridade não vem da multidão (povo), mas da:

(a)(     ) Verdade, com V maiúsculo.

(b)(     ) Amizade, com A maiúsculo.

(c)(     ) Honestidade, com H maiúsculo.

(d)(     ) Dignidade, com D maiúsculo.

(e)(     ) Fraternidade, com F maiúsculo.

QUESTÃO 5: “Sócrates- E se então, as Leis dissessem: "Sócrates, o que convencionaste conosco foi isso, ou que submeterias ás sentenças que a Cidade proferisse?" Se me admirasse dessa pergunta, diriam, talvez: "Sócrates, não te admires de nossas perguntas, mas responde-nos, porque tu também costuma lançar mão de perguntas e respostas. Vamos, pois; qual a queixa contra nós e [50d] contra a Cidade, que te move à nossa destruição? Para começar, não fomos nós que te demos nascimento e não foi por nosso intermédio que teu pai desposou tua mãe e te gerou? Dize: apontas algum defeito naquelas dentre nós que regulam os casamentos? Achas que não estão bem feitas? – Não aponto defeitos, diria eu. – Então nas que regulam a criação e educação do filho, que também recebeste? (...)Tudo isso deve ser feito e esse é o direito – não esquivar-se; não recuar; não desertar o posto; mas, quer na guerra, quer no tribunal, em toda a parte, em suma, cumpre ou executar as ordens da cidade e da pátria [51c] ou obter a revogação palas vias criadas do direito. É impiedade usar de violência contra a mãe e o pai, mas ainda muito pior contra a pátria do que contra eles." Que responderei a isso, Críton? Que as Leis dizem a verdade, ou que não? Críton- Acho que sim.” (Ibidem.) No diálogo com Críton, Sócrates o quer convencer (e a quem lê) de que o cumprimento do dever para com as leis e a pátria é o que é de direito e deve ser feito. Fugir da prisão, como lhe estava sendo proposto, acarretaria, além do descumprimento do dever:

(a)(     ) O fortalecimento das leis da cidade (no caso, a cidade-Estado de Atenas).

(b)(     ) A regularização das leis.

(c)(     ) A procriação das leis.

(d)(     ) A efetivação das leis.

(e)(     ) A destruição das leis.

 

BOM TRABALHO!

RESPONDA NO GOOGLE CLASSROOM.

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