terça-feira, 25 de maio de 2021

AULA ZOOM 16 DE SOCIOLOGIA DOS PRIMEIROS ANOS E EP1 - CULTURA E IDEOLOGIA: A IDEOLOGIA DO TOTALITARISMO FASCISTA E NAZISTA – ALGUNS ELEMENTOS: (Prof. José Antônio Brazão.)

 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS

COORDENAÇÃO REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS

ENSINO MÉDIO E PROFISSIONALIZANTE – PRIMEIROS ANOS E EP1

SOCIOLOGIA – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

AULA ZOOM 16 DE SOCIOLOGIA DOS PRIMEIROS ANOS E EP1

Diálogo interdisciplinar com a FILOSOFIA.

CULTURA E SOCIEDADE: CULTURA, PODER E DIVERSIDADE NAS RELAÇÕES COTIDIANAS – CULTURA E IDEOLOGIA:

No intuito de entendermos bem o que é ideologia, será dado um exemplo real e histórico em que o impacto das ideias causou terríveis males à humanidade: a ideologia do totalitarismo fascista e nazista, no século XX.

A IDEOLOGIA DO TOTALITARISMO FASCISTA E NAZISTA – ALGUNS ELEMENTOS:  (Prof. José Antônio Brazão.)

Ideologia é um conjunto de ideias, valores e ensinamentos próprios da classe dominante de uma sociedade, que os generaliza para as demais classes, a fim de que, com sua assimilação, estas aceitem as relações de exploração como naturais e verdadeiras, não conseguindo enxerga-las em sua realidade de classe(s) e os reais interesses que estão por trás delas. A ideologia, portanto, é um instrumento fundamental à dominação da classe dominante. Ela é transmitida por diferentes meios. Hoje, por exemplo, os meios de comunicação social (TV, rádio, revistas...), a família, a escola, entre outros meios de transmissão ideológica.

IMAGENS (Meios de comunicação social):

https://www.google.com/search?q=meios+de+comunica%C3%A7%C3%A3o+social&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiG1L3bzuXwAhVfHrkGHYS3B_YQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

A ideologia dá certas explicações para a realidade, buscando esconder seus reais fundamentos. Um pequeno exemplo: a expressão errônea e aviltante “serviço de preto”, comum quando se fala do trabalho não bem realizado por alguém, além de extremamente ofensiva, é racista e esconde o fato histórico do qual ela se originou: a escravidão negra, por cerca de quatro séculos, no Brasil colônia e império. A classe que dominava, então, eram os donos de terras, de engenhos (ciclo da cana de açúcar), de minas (ciclo do ouro), junto com a Coroa Portuguesa, e, posteriormente, também, os cafeicultores (ciclo do café). Esconde, ademais, o fato real da falta de acesso dos negros a uma série de direitos, incluindo a educação. Uma possível correção disto é o sistema de quotas para negros e pardos em universidades federais, uma tentativa de fundamental importância para reduzir injustiças seculares!

IMAGENS (Escravidão no Brasil colônia e império):

https://www.google.com/search?q=escravid%C3%A3o+no+brasil+col%C3%B4nia+e+imp%C3%A9rio&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiMz6mbz-XwAhWfLLkGHZ2NBbgQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

A ideologia mexe na mente das pessoas de modo sutil (refinado, não claramente perceptível) e as leva a crerem em falsas ideias com a aparência de verdadeiras, e em verdades de uma classe (a classe dominante de cada época), como se fossem verdades universais.

IMAGENS (Ideias falsas):

https://www.google.com/search?q=ideias+falsas&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwj_rqvHz-XwAhX6GrkGHYNPCAcQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

E o totalitarismo fascista e nazista?

Totalitarismo é uma palavra que designa governos ou regimes políticos cujo poder, dentro da sociedade, encontra-se concentrado nas mãos de um partido ou grupo único, que usa de todos os meios possíveis para mantê-lo, exercendo um amplo domínio sobre aquela sociedade. São bons exemplos o totalitarismo fascista, na Itália, o totalitarismo nazista, na Alemanha, e o totalitarismo stalinista, na antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Aqui serão tratados os dois primeiros.

IMAGENS (Totalitarismo):

https://www.google.com/search?q=totalitarismo&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjb9YD6z-XwAhXjH7kGHe49AcgQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

E quais são as principais características e ideias (ideologias) do totalitarismo fascista e nazista? A seguir, vão algumas das principais características:

(1)A concentração do poder nas mãos do partido central (Partido Fascista, na Itália, e o Partido Nazista, na Alemanha).

IMAGENS (Nazismo):

https://www.google.com/search?q=nazism&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjnsoDG0OXwAhXNIbkGHdM7A88Q_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

(2)A presença de um representante central (o LÍDER) do partido, com grande poder, como foi o caso de Benito Mussolini, representante do Partido Fascista Italiano, e Adolf Hitler, representante supremo do Partido Nazista Alemão.

IMAGENS (Fascismo):

https://www.google.com/search?q=fascismo&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwi8-5-D0eXwAhXaGLkGHSUaBscQ_AUoAnoECAEQBA&biw=1242&bih=597

(3)A criação da imagem de poder, de beneficência e de segurança do líder central, com a finalidade de obter e manter o respeito a ele e ao partido central.

IMAGENS:

Criação da imagem de Hitler (Alemanha):

https://www.google.com/search?q=cria%C3%A7%C3%A3o+da+imagem+de+hitler&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjDkLK00eXwAhV1K7kGHQL1Cc4Q_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

Criação da imagem de Mussolini (Itália):

https://www.google.com/search?q=cria%C3%A7%C3%A3o+da+imagem+de+mussolini&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjOv7Hp0eXwAhUzH7kGHbYDAOoQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

(4)O armamentismo, aumento, cada vez maior, da produção de armas e a preocupação com o fortalecimento dos exércitos, sob o controle do partido central. Preparo para a guerra expansionista.

IMAGENS (Armamentismo nazista [e fascista]):

https://www.google.com/search?q=nazist+armamentismo&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjNzpbZ0uXwAhXEHLkGHeTSAx0Q_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

Consequência: Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945):

https://www.google.com/search?q=segunda+guerra+mundial&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwj3hvaS0-XwAhWUDrkGHan4ANcQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

(5)O anticomunismo e o antissocialismo, isto é, a oposição radical, neste caso, dos fascistas e nazistas a toda forma de socialismo e comunismo. Isto provocou, inclusive, prisões e mortes de pessoas ligadas a partidos socialistas e comunistas, tanto na Itália, quanto na Alemanha, quanto em países que estas vieram a dominar.

IMAGENS:

https://www.google.com/search?q=oposition+of+nazys+to+socialists&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiJ-7vQ1OXwAhXjHbkGHRHOBE0Q_AUoAnoECAIQBA&biw=1242&bih=597

(6)O antissemitismo, isto é, a oposição radical aos judeus (semitas), vendo-os como um mal a ser eliminado e uma raça inferior.

IMAGENS:

https://www.google.com/search?q=antissemitismo+nazista&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwirnKfs1OXwAhV2G7kGHQkFAlgQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

(7)A ideia da superioridade da raça ariana (arianismo), vista como superior a outras. Por conta desta ideia, houve perseguições severas e impiedosas a judeus, ciganos, homossexuais e outras pessoas, de raças e grupos sociais de diferentes tipos.

IMAGENS (Arianismo nazista):

https://www.google.com/search?q=arianismo+nazista&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiKjNiq1eXwAhX1ILkGHfd-BwoQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

(8)O extermínio das raças consideradas inferiores, do qual os campos de concentração podem ser citados como os mais claros exemplos. Pessoas eram presas em campos de concentração (a maioria de judeus) e, muitas delas, assassinadas absurdamente.

IMAGENS:

https://www.google.com/search?q=campos+de+concentra%C3%A7%C3%A3o+nazistas&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjyovvQ1eXwAhUhFbkGHZ1vCgMQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

(9)A defesa incondicional do capitalismo, em oposição direta ao socialismo. Com isto, fascistas e nazistas conseguiram apoio e muito dinheiro por parte de grandes capitalistas, como industriais, banqueiros, latifundiários e outros, que viam o perigo do socialismo e queriam se livrar deste.

IMAGENS (Economia da Alemanha Nazista):

Conjunto 1:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_da_Alemanha_Nazista#/media/Ficheiro:20_Deutschmark_note_3rd_Reich.jpg

Conjunto 2:

https://en.wikipedia.org/wiki/Economy_of_Nazi_Germany#/media/File:Bundesarchiv_Bild_183-R27373,_Reichsautobahn,_Adolf_Hitler_beim_1._Spatenstich,_bei_Frankfurt.jpg

(10)Perseguição a todos os opositores do regime. Fascistas e nazistas perseguiram, sem dó, assassinaram e prenderam muitos opositores dos seus regimes totalitários.

 (11)Montagem de sistema de divulgação das ideias nazifascistas. (Abaixo.)

IMAGENS:

https://www.google.com/search?q=nazi+propaganda+system&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwj3xObg2OXwAhXnGrkGHVR9BwEQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

(12)Vigilância, com o uso, inclusive, de polícia secreta (no caso dos nazistas, a Gestapo teve um papel relevante). Juntamente com a vigilância, a censura a todo pensamento contrário, aliada à perseguição dos críticos ao regime.

IMAGENS (Gestapo – Polícia secreta nazista):

https://www.google.com/search?q=gestapo&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjc29z72OXwAhUND7kGHSX0C2wQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

(13)Busca de uniformização das pessoas e do pensamento coletivo. Uniformizar para dominar, controlar!

 (14)Uso da ciência para reforçar a visão nazifascista, seus preconceitos. Exemplos: experimentos feitos com judeus e pessoas de outras raças, além de pessoas e até crianças com problemas mentais ou defeitos corporais, que serviram como cobaias.

IMAGENS:

Ciência nazista:

https://www.google.com/search?q=nazi+science&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiY_Z-32eXwAhU9FrkGHawvDgkQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1242&bih=597

(15)Banimento da ciência considerada judaica. Por exemplo: perseguição, expulsão, prisão e até mortes de cientistas e outros pensadores de origem judaica – Albert Einstein teve que exilar-se nos EUA; diversos pensadores e filósofos da Escola de Frankfurt, de origem judaica, tiveram que também fazer o caminho na direção dos Estados Unidos!

IMAGENS (O judeu Einstein nos EUA):

https://www.google.com/search?q=fuga+de+einstein+da+alemanha&bih=597&biw=1242&hl=pt-BR&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiK4ruN2uXwAhWWHbkGHc9dAWQQ_AUoAnoECAEQBA

(16)A política econômica de expansão advinda do neocolonialismo, com novas áreas de controle e dominação, novas terras e colônias. De fato, fascistas e nazistas invadiram vários países. Vale lembrar que a invasão da Polônia, pelos nazistas, com a oposição da Inglaterra, definiu o início da II Guerra Mundial! Imenso número de mortos. Horror!

IMAGENS:

https://www.google.com/search?q=mapa+das+conquistas+coloniais+fascistas+e+nazistas&tbm=isch&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwiu_tHT2uXwAhXer5UCHSFaBcIQBXoECAEQFw&biw=1226&bih=597

Outros.

Meios de transmissão da ideologia nazifascista:

(1)Rádio. Fascistas e nazistas souberam explorar imensamente bem os recursos do rádio de seu tempo.

(2)Jornais escritos.

(3)Revistas.

(4)Desfiles e paradas militares.

(5)Sistema educacional: desde a formação de professores(as), passando pelo uso de símbolos identificadores do regime, até os livros didáticos.

(6)Formação de grupos masculinos e femininos. Por exemplo, no caso do nazismo: a Juventude Hitlerista.

(7)Uniformes: no exército, nas escolas, nos agrupamentos de jovens (rapazes e moças) e tantos outros lugares e pessoas.

(8)Bandeiras, estandartes e outros símbolos de transmissão do pensamento do partido único. Por exemplo: a suástica nazista e a machadinha enfeixada dos fascistas.

(9)Arquitetura. Construções de prédios e grandes monumentos, com clara mostra de poder e aparência de grandeza.

(10)Arte. A arte foi um grande meio de divulgação das ideias fascistas e nazistas. P. ex.: estátuas, quadros e diferentes meios artísticos possíveis.

(11)Cartazes.

(12)Panfletos.

(13)Cinema.

(14)Família. Fascistas e nazistas sabiam muito bem que a família seria um instrumento ou meio fundamental para a divulgação e o reforço de suas ideias, de sua ideologia – mães, pais, filhos e filhas, parentes. Outros...

Nazistas e fascistas souberam fazer uso de todos os meios que lhes foram possíveis para divulgar suas ideias e reforça-las no entendimento das pessoas. Com isto, conseguiram o apoio para levar avante até mesmo a invasão de outros países, o que culminou com a II Guerra Mundial (1939 – 1945). Ao final desta guerra, mais de cinquenta milhões de pessoas tinham sido mortas, fora as que morreram depois, em razão das consequências nefastas da guerra para a vida de outras tantas.

Antes da guerra: mortes em campos de concentração, assassinatos de inimigos, destruição de partidos contrários e prédios destes, com as pessoas que ali se encontravam, e outras barbaridades, como as mortes de crianças deficientes, pessoas loucas e outras mais que não eram consideradas adequadas aos propósitos nazifascistas, prisões e mortes dentro destas – o filósofo italiano Antônio Gramsci, que foi uma pedra no sapato dos fascistas, só foi libertado pelos fascistas depois de pressões da opinião internacional e, mesmo assim, por conta do enfraquecimento do corpo, morreu pouco tempo depois.

 

Textos citados extraídos de: SILVA, Afrânio et alii. Sociologia em Movimento. (Manual do Professor) 2.ed. São Paulo, Moderna, 2017. Pp. 64-65.)

OBSERVAÇÃO: O texto original foi dividido em partes menores e postas entre aspas (indicando serem dos autores originais) para facilitar a explicação. Os asteriscos indicam as partes. Todos os grifos e os colchetes no texto: do Prof. José Antônio Brazão, a título de esclarecimentos ou reforço de pontos centrais.

REFERÊNCIAS:

CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. (Manual do Professor) 3.ed. São Paulo, Ática, 2017.

SILVA, Afrânio et alii. Sociologia em Movimento. (Manual do Professor) 2.ed. São Paulo, Moderna, 2017.

WIKIPÉDIA. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acesso em 06/04/2021.

Nenhum comentário: