SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS
COORDENAÇÃO
REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA
COLÉGIO
ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS
ENSINO
MÉDIO E PROFISSIONALIZANTE – PRIMEIROS ANOS E EP1
SOCIOLOGIA
– PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
AULA ZOOM 16 DE SOCIOLOGIA DOS
PRIMEIROS ANOS E EP1
Diálogo interdisciplinar com a
FILOSOFIA.
CULTURA E
SOCIEDADE: CULTURA, PODER E DIVERSIDADE NAS RELAÇÕES COTIDIANAS – CULTURA E
IDEOLOGIA:
No intuito de entendermos bem o que
é ideologia, será dado um exemplo real e histórico em que o impacto das ideias
causou terríveis males à humanidade: a ideologia do totalitarismo fascista e
nazista, no século XX.
A IDEOLOGIA DO TOTALITARISMO FASCISTA E
NAZISTA – ALGUNS ELEMENTOS: (Prof. José
Antônio Brazão.)
Ideologia
é um conjunto de ideias, valores e ensinamentos próprios da classe dominante de uma
sociedade, que os generaliza para as demais classes, a fim de que, com sua
assimilação, estas aceitem as relações de exploração como naturais e
verdadeiras, não conseguindo enxerga-las em sua realidade de classe(s) e os
reais interesses que estão por trás delas. A ideologia, portanto, é um
instrumento fundamental à dominação da classe dominante. Ela é transmitida por
diferentes meios. Hoje, por exemplo, os meios
de comunicação social (TV, rádio, revistas...), a família, a escola,
entre outros meios de transmissão ideológica.
IMAGENS (Meios de comunicação social):
A ideologia dá certas explicações para a
realidade, buscando esconder seus reais fundamentos. Um pequeno exemplo: a
expressão errônea e aviltante “serviço de preto”, comum quando se fala do
trabalho não bem realizado por alguém, além de extremamente ofensiva, é racista
e esconde o fato histórico do qual ela se originou: a escravidão negra, por cerca de quatro séculos, no Brasil
colônia e império. A classe
que dominava, então, eram os donos de terras, de engenhos (ciclo da cana de
açúcar), de minas (ciclo do ouro), junto com a Coroa Portuguesa, e,
posteriormente, também, os cafeicultores (ciclo do café). Esconde, ademais, o
fato real da falta de acesso dos negros a uma série de direitos, incluindo a
educação. Uma possível correção disto é o sistema de quotas para negros e
pardos em universidades federais, uma tentativa de fundamental importância para
reduzir injustiças seculares!
IMAGENS (Escravidão no Brasil colônia e
império):
A ideologia mexe na mente das pessoas de
modo sutil (refinado, não
claramente perceptível) e as leva a crerem em falsas ideias com a aparência de
verdadeiras, e em verdades de uma classe (a classe dominante de cada época),
como se fossem verdades universais.
IMAGENS (Ideias falsas):
E o totalitarismo
fascista e nazista?
Totalitarismo é uma palavra que designa
governos ou regimes políticos cujo poder, dentro da sociedade, encontra-se
concentrado nas mãos de um partido ou grupo único, que usa de todos os meios
possíveis para mantê-lo, exercendo um amplo domínio sobre aquela sociedade. São
bons exemplos o totalitarismo fascista, na Itália, o totalitarismo nazista, na
Alemanha, e o totalitarismo stalinista, na antiga União das Repúblicas
Socialistas Soviéticas (URSS).
Aqui serão tratados os dois primeiros.
IMAGENS (Totalitarismo):
E quais são as principais características
e ideias (ideologias) do totalitarismo fascista e nazista? A seguir, vão algumas das principais características:
(1)A concentração
do poder nas mãos do partido central (Partido Fascista, na Itália, e o Partido Nazista, na Alemanha).
IMAGENS (Nazismo):
(2)A presença de um representante central
(o LÍDER) do partido, com
grande poder, como foi o caso de Benito Mussolini, representante do Partido
Fascista Italiano, e Adolf Hitler, representante supremo do Partido Nazista
Alemão.
IMAGENS (Fascismo):
(3)A criação
da imagem de poder, de beneficência e de segurança do líder central,
com a finalidade de obter e manter o respeito a ele e ao partido central.
IMAGENS:
Criação
da imagem de Hitler (Alemanha):
Criação
da imagem de Mussolini (Itália):
(4)O armamentismo,
aumento, cada vez maior, da produção de armas e a preocupação com o
fortalecimento dos exércitos, sob o controle do partido central. Preparo para a
guerra expansionista.
IMAGENS (Armamentismo nazista [e
fascista]):
Consequência: Segunda Guerra
Mundial (1939 – 1945):
(5)O anticomunismo e o antissocialismo, isto é, a oposição
radical, neste caso, dos fascistas e nazistas a toda forma de socialismo e
comunismo. Isto provocou, inclusive, prisões e mortes de pessoas ligadas a
partidos socialistas e comunistas, tanto na Itália, quanto na Alemanha, quanto
em países que estas vieram a dominar.
IMAGENS:
(6)O antissemitismo,
isto é, a oposição radical aos judeus (semitas), vendo-os como um mal a ser
eliminado e uma raça inferior.
IMAGENS:
(7)A ideia da superioridade da raça
ariana (arianismo), vista como
superior a outras. Por conta desta ideia, houve perseguições severas e
impiedosas a judeus, ciganos, homossexuais e outras pessoas, de raças e grupos sociais
de diferentes tipos.
IMAGENS (Arianismo nazista):
(8)O extermínio das raças consideradas inferiores, do qual os campos
de concentração podem ser citados como os mais claros exemplos. Pessoas eram
presas em campos de concentração (a maioria de judeus) e, muitas delas,
assassinadas absurdamente.
IMAGENS:
(9)A defesa incondicional do capitalismo, em oposição direta ao
socialismo. Com isto, fascistas e nazistas conseguiram apoio e muito dinheiro
por parte de grandes capitalistas, como industriais, banqueiros, latifundiários
e outros, que viam o perigo do socialismo e queriam se livrar deste.
IMAGENS (Economia da Alemanha Nazista):
Conjunto
1:
Conjunto
2:
(10)Perseguição a todos os opositores
do regime. Fascistas e nazistas
perseguiram, sem dó, assassinaram e prenderam muitos opositores dos seus
regimes totalitários.
(11)Montagem
de sistema de divulgação das ideias nazifascistas. (Abaixo.)
IMAGENS:
(12)Vigilância,
com o uso, inclusive, de polícia secreta (no caso dos nazistas, a Gestapo teve
um papel relevante). Juntamente com a vigilância, a censura a todo pensamento
contrário, aliada à perseguição dos críticos ao regime.
IMAGENS (Gestapo – Polícia secreta
nazista):
(13)Busca de uniformização das pessoas e
do pensamento coletivo. Uniformizar
para dominar, controlar!
(14)Uso
da ciência para reforçar a visão nazifascista, seus preconceitos.
Exemplos: experimentos feitos com judeus
e pessoas de outras raças, além de pessoas e até crianças com problemas mentais
ou defeitos corporais, que serviram como cobaias.
IMAGENS:
Ciência nazista:
(15)Banimento da ciência considerada
judaica. Por exemplo: perseguição, expulsão, prisão e até mortes de
cientistas e outros pensadores de origem judaica – Albert Einstein teve que
exilar-se nos EUA; diversos pensadores e filósofos da Escola de Frankfurt, de origem judaica, tiveram que também
fazer o caminho na direção dos Estados Unidos!
IMAGENS (O judeu Einstein nos EUA):
(16)A política econômica de expansão
advinda do neocolonialismo, com novas áreas de controle e dominação, novas terras e colônias. De fato,
fascistas e nazistas invadiram vários países. Vale lembrar que a invasão da
Polônia, pelos nazistas, com a oposição da Inglaterra, definiu o início da II Guerra Mundial! Imenso número
de mortos. Horror!
IMAGENS:
Outros.
Meios
de transmissão da ideologia nazifascista:
(1)Rádio. Fascistas e nazistas souberam
explorar imensamente bem os recursos do rádio de seu tempo.
(2)Jornais escritos.
(3)Revistas.
(4)Desfiles e paradas militares.
(5)Sistema educacional: desde a formação
de professores(as), passando pelo uso de símbolos identificadores do regime,
até os livros didáticos.
(6)Formação de grupos masculinos e
femininos. Por exemplo, no caso do nazismo: a Juventude Hitlerista.
(7)Uniformes: no exército, nas escolas,
nos agrupamentos de jovens (rapazes e moças) e tantos outros lugares e pessoas.
(8)Bandeiras, estandartes e outros
símbolos de transmissão do pensamento do partido
único. Por exemplo: a suástica
nazista e a machadinha enfeixada dos fascistas.
(9)Arquitetura. Construções de prédios e
grandes monumentos, com clara mostra de poder e aparência de grandeza.
(10)Arte.
A arte foi um grande meio de divulgação das ideias fascistas e nazistas. P.
ex.: estátuas, quadros e diferentes meios artísticos possíveis.
(11)Cartazes.
(12)Panfletos.
(13)Cinema.
(14)Família.
Fascistas e nazistas sabiam muito bem que a
família seria um instrumento ou meio fundamental para a divulgação e o reforço
de suas ideias, de sua ideologia – mães, pais, filhos e filhas, parentes.
Outros...
Nazistas e fascistas souberam fazer uso de
todos os meios que lhes foram possíveis para divulgar suas ideias e reforça-las
no entendimento das pessoas. Com isto, conseguiram o apoio para levar avante
até mesmo a invasão de outros países, o que culminou com a II Guerra Mundial
(1939 – 1945). Ao final desta guerra, mais de cinquenta milhões de pessoas tinham sido mortas, fora as que
morreram depois, em razão das consequências nefastas da guerra para a vida de
outras tantas.
Antes da guerra: mortes em campos de
concentração, assassinatos de inimigos, destruição de partidos contrários e
prédios destes, com as pessoas que ali se encontravam, e outras barbaridades,
como as mortes de crianças deficientes, pessoas loucas e outras mais que não
eram consideradas adequadas aos propósitos nazifascistas, prisões e mortes
dentro destas – o filósofo italiano Antônio Gramsci, que foi uma pedra no sapato dos fascistas, só foi
libertado pelos fascistas depois de pressões da opinião internacional e, mesmo
assim, por conta do enfraquecimento do corpo, morreu pouco tempo depois.
Textos
citados extraídos de:
SILVA, Afrânio et alii. Sociologia em Movimento. (Manual do
Professor) 2.ed. São Paulo, Moderna, 2017. Pp. 64-65.)
OBSERVAÇÃO: O texto original foi
dividido em partes menores e postas entre aspas (indicando serem dos autores
originais) para facilitar a explicação. Os asteriscos indicam as partes. Todos
os grifos e os colchetes no texto: do Prof. José Antônio Brazão, a título de
esclarecimentos ou reforço de pontos centrais.
REFERÊNCIAS:
CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. (Manual do Professor)
3.ed. São Paulo, Ática, 2017.
SILVA,
Afrânio et alii. Sociologia em Movimento. (Manual do Professor) 2.ed. São Paulo,
Moderna, 2017.
WIKIPÉDIA. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acesso em
06/04/2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário