SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS
COORDENAÇÃO
REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA
COLÉGIO
ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS
PRIMEIRA
SÉRIE DO ENSINO MÉDIO E EP1
FILOSOFIA
– PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
AULA ZOOM 11 DE FILOSOFIA 2021
SOFISTAS E SOFISMAS CONTEMPORÂNEOS (Parte 1) (Prof. José Antônio Brazão.)
SOFISMAS
é o nome
dado por Aristóteles (século IV a.C.), em referência aos sofistas, aos
raciocínios enganosos com a aparência de verdade. Também chamados FALÁCIAS. De
acordo com a Wikipédia: Falácia: “O termo falácia deriva do
verbo latino fallere, que significa enganar. Designa-se
por falácia um raciocínio errado com aparência de verdadeiro.” (WIKIPÉDIA,
verbete Falácia). Têm a finalidade de
enganar as pessoas, conquistando-as, conforme os interesses de quem faz uso
deles, ou a favor de grupos determinados (ver exemplos abaixo).
A
Wikipédia apresenta, no verbete Falácia, um conjunto de falácias (sofismas),
em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fal%C3%A1cia
(Ler
e explicar alguns tipos.)
Entre
estes grupos, hoje, tem-se, por exemplo, empresas que vendem cigarros e bebidas
alcoólicas. Ainda que, sem dúvida, a venda seja legalizada, o risco para a
saúde, tanto dos cigarros quanto do uso frequente de bebidas alcoólicas, é
seríssimo e efetivo (câncer, cirrose, problemas pulmonares, problemas no coração,
no fígado e em outros órgãos do corpo humano, morte fora do tempo).
IMAGENS
(empresas):
Conjunto BAT (British
American Tobacco) – SOUZA CRUZ:
Conjunto Indústrias da AMBEV (American Beverage Company – Companhia Americana
de Bebidas):
Que
tipo de raciocínios sofísticos essas empresas usam?
Vejamos
algumas imagens:
Propagandas de
cigarros:
Propagandas de
bebidas alcoólicas:
O
que essas propagandas têm em comum?
1) O
argumento de autoridade: a pretensa (pretendida) autoridade de atores, atrizes
e outras pessoas famosas, a indicar às pessoas o que fazer – adquirir e fazer
uso daqueles produtos.
2) O
apelo à beleza: ligação entre a beleza e a formosura das pessoas que fazem uso
daqueles produtos (cigarro, bebidas alcoólicas...) e cada produto apresentado.
Podem-se ver, nas propagandas, de fato, o uso de pessoas que têm aparência e
corpos belos.
3) O
apelo à sensualidade, ao desejo sensual, ligando o produto (cigarro ou bebida
alcoólica) a ele, no intuito de incentivar as pessoas a consumi-lo. Veja-se nas
imagens. Pessoas seminuas que aparecem em várias propagandas ou, mesmo
vestidas, que carregam consigo tal apelo.
4) O
apelo a sensações APARENTEMENTE boas, de sabores, de descanso, de relaxamento,
de festejo, de alegria (grupos de pessoas alegres e bebendo).
5) O
apelo ao espírito de grupo: grupo de amigos(as), grupo de pessoas bebendo
bebidas alcoólicas em um bar, junto de um personagem (ator, atriz, cantor...).
O apelo ao grupo visa o fato de que sozinho(a) ninguém aproveita o que há de
APARENTEMENTE bom. (Aparentemente bom, mas terrivelmente mau para a saúde.)
6) O
uso de cores – no caso das bebidas, o VERMELHO (cor vermelha) está muito
presente. Lembra o calor que deve ser dissipado (eliminado) com o uso das
bebidas. Lembra a cor do sangue (vermelha). Sangue lembra VIDA, vitalidade,
etc.
7) O
uso da cor AMARELA – cor específica de muitos tipos de cervejas. Curiosamente,
apelidadas, por conta da cor amarela, de “loiras geladas”. Nesse sentido, há
propagandas que, literalmente, usam mulheres loiras (louras) em várias
propagandas. Observe-se nas imagens.
8) A
cor VERDE, que marca certo tipo de garrafa de certas bebidas alcoólicas. O
verde é a cor da esperança, a cor das plantas, das folhas, entre outros
elementos naturais. O apelo ao natural, portanto, é muito forte.
9) Uso
de pessoas JOVENS, homens e mulheres, mas também de pessoas adultas de peso. O
apelo à juventude é muito forte, convidando pessoas jovens e adultas a fazerem
uso daqueles produtos (cigarros e bebidas alcoólicas).
10)O
apelo à sensação de FORÇA e até mesmo de LIBERDADE – tanto no caso das bebidas
alcoólicas quanto de cigarros. Pessoas na praia, fazendo uso de bebidas, um
cavaleiro de boa aparência que conduz animais pelo campo e, num momento de
parada ou ao longo do caminho, vai fumando, livre no campo. Apelos que atingem
de cheio as pessoas, como os outros apelos.
11)Recursos
de cinematografia, de luzes, de roupas, etc., etc.
Apesar
de proibida a propaganda de cigarros, é interessante observar como aparecem em
FILMES, NOVELAS, CERTOS PROGRAMAS de TV, em que artistas fazem uso de algum, em
momentos chaves, marcados para dar força à mensagem – em cenas marcantes ou
aparentemente de menor valor (o valor, na verdade, está em comunicar a APARENTE
necessidade do cigarro, da bebida alcoólica, etc.).
Todos
esses apelos adentram profundamente no psiquismo (ambiente psicológico, MENTAL)
das pessoas: em memórias, sensações passadas e presentes, inconsciente (parte
da mente humana que guarda lembranças, sensações, traumas, coisas ruins e
muitas lembranças boas do passado). Mexem com as pessoas em sua maior
intimidade, a intimidade do pensamento, da capacidade de refletir, das
lembranças, etc. Inclusive, os SOFISMAS ou FALÁCIAS que se encontram nas ideias
comunicadas nas propagandas são elaborados(as) com ajuda de equipes de pessoas
treinadas e preparadas até mesmo em cursos superiores, juntamente com
psicólogos(as).
Como
se pôde e se pode claramente ver, SOFISMAS OU FALÁCIAS não são coisas do
passado. São muito vivos(as) e muito bem usados(as) por quem precisa do
convencimento (persuasão) das pessoas para propósitos determinados.
No
campo da política, em ditaduras e em sistemas totalitários SOFISMAS OU FALÁCIAS
são de grande uso. Isto será visto e exemplificado nas próximas aulas.
OBS.:
Fazer uma ponte entre o passado e o presente pode ser muito enriquecedor no
aprendizado da filosofia, mostrando sua vivacidade e atualidade!
REFERÊNCIAS:
ARANHA, Maria L. de A. e MARTINS,
Maria H. P. Filosofando: Introdução à
Filosofia. 4.ed. São Paulo, Moderna, 2009.
CHAUÍ,
Marilena. Iniciação à Filosofia.
3.ed. São Paulo, Ática, 2017.
GÓRGIAS. Elogio de Helena. Tradução de Daniela Paulinelli. Disponível em:
< https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/270803/mod_resource/content/1/GORGIAS%20Elogio%20de%20Helena.pdf
> Acesso em 11 de abril de 2021.
O PENSADOR. Frases de Sofistas. Disponível em: < https://www.pensador.com/frases_sofistas/
> Acesso em 11 de abril de 2021.
TRASÍMACO. Citação feita por
Roberto Romano, na Folha de São Paulo de 09 de outubro de 1995. Disponível em:
< https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1995/10/09/opiniao/11.html#:~:text=Tras%C3%ADmaco%3A%20%60%60Cada%20governo%20estabelece,ou%20capazes%20de%20errar%3F%22.
> Acesso em 11 de abril de 2021.
WIKIPÉDIA. Página Principal. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal
> Acesso em 07 de março de 2021.
WIKIPÉDIA. Helena (mitologia). Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Helena_(mitologia)
> Acesso em 11 de abril de 2021.
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