quinta-feira, 18 de março de 2021

SEGUNDOS ANOS - FILOSOFIA - ATIVIDADE. (Prof. José Antônio Brazão.)

 ESTADO DE GOIÁS

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS

COORDENAÇÃO REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS

SEGUNDOS ANOS DO ENSINO MÉDIO

FILOSOFIA - PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

 

NOME: _____________________________________.

TURMA: _______________.

 

ATIVIDADE:

LEIA ATENTAMENTE OS TEXTOS A SEGUIR:

O SABER E A ILUMINAÇÃO DIVINA (Santo Agostinho)

Crer se realiza com a mente e vê com a mente e as coisas em que com essa fé cremos distam do olhar de nossos olhos. Por isso vejo a minha fé, mas não posso ver a tua, assim como tu vês a tua fé e não podes ver a minha, pois ninguém sabe o que  se passa no espírito que está em cada homem até que venha o Senhor e ilumine os segredos das trevas e manifeste os pensamentos do coração para que cada um possa ver não somente os seus, mas também os alheios. (SANTO AGOSTINHO. [Trecho de] Carta a Paulina. In: CHAUÍ, Marilena. Introdução à Filosofia. 3.ed. São Paulo, Ática, 2017. P. 61.)

QUESTÃO 1: Do texto acima não se pode concluir que:

(a)(    )Agostinho crê que a mente é essencial à crença em Deus e nos mistérios divinos.

(b)(    )Agostinho sabe que sem fé não é possível crer em Deus.

(c)(  )Agostinho é um profundo devoto das coisas divinas.

(d)(    )Agostinho acredita piamente na existência do espírito, da alma.

(e)(   )Agostinho nega a capacidade dos cinco sentidos humanos.

 

QUESTÃO 2: “Por isso vejo a minha fé, mas não posso ver a tua, assim como tu vês a tua fé e não podes ver a minha(...).” Não se pode ver a fé de alguém além da gente em razão de:

(a)(     )Ser grande amigo(a).

(b)(     )Não se querer saber da vida dos outros.

(c)(     )A fé depende exclusivamente de Deus.

(d)(  )A mente e a consciência de cada um pertencer a este e não a outrem [outra pessoa].

(e)(     )Cada um tem sua religião própria e deve ser respeitado quanto à sua fé.

 

QUESTÃO 3: A palavra ILUMINE, que aparece no texto, liga-se à ideia de ILUMINAÇÃO. A raiz da palavra é LÚMINA, do latim, que quer dizer LUZ. Essa luz, a que Agostinho se refere é a luz que

(a)(     )Se encontra na sala, na cozinha.

(b)(   )Está presente no poste de iluminação da rua.

(c)(  )É dada pelo próprio Deus, através do Mestre Divino.

(d)(  )É dada por Deus somente a pessoas imprestáveis, para a conversão destas a Ele.

(e)(     )Se manifesta no Sol, do nascer da aurora até o crepúsculo.

 

QUESTÃO 4: De acordo com o texto, a ILUMINAÇÃO é

(a)(     )Posterior.

(b)(     )Interior.

(c)(     )Inferior.

(d)(     )Exterior.

(e)(     )Anterior.

 

QUESTÃO 5: CERTO ou ERRADO. De maneira alguma alguém pode saber o que se passa no coração de outras pessoas, pois Deus, em hipótese alguma, não o permite.

(a)(     )CERTO.

(b)(     )ERRADO.

 

LEIA ATENTAMENTE OS TEXTOS A SEGUIR: MARQUE, EM CADA UM, A ALTERNATIVA QUE MELHOR OFERECE UM TÍTULO PARA CADA PARTE(CADA VIA):

“Art. 3 — Se Deus Existe.  O terceiro [artigo] discute-se assim — Parece que Deus não existe. (...)

SOLUÇÃO. — Por cinco vias pode-se provar a existência de Deus.”

QUESTÃO 6: “A primeira e mais manifesta é a procedente do movimento; pois, é certo e verificado pelos sentidos, que alguns seres são movidos neste mundo. Ora, todo o movido por outro o é. (...) Se, portanto, o motor também se move, é necessário seja movido por outro, e este por outro. Ora, não se pode assim proceder até ao infinito, porque não haveria nenhum primeiro motor e, por consequência, outro qualquer; pois, os motores segundos não movem, senão movidos pelo primeiro, como não move o báculo sem ser movido pela mão. Logo, é necessário chegar a um primeiro motor, de nenhum outro movido, ao qual todos dão o nome de Deus.”

(a) (     ) Via da causa eficiente.

(b) (     ) Via da finalidade dos seres.

(c) (     ) Via do primeiro motor imóvel.

(d) (     ) Via do contingente (possível e do necessário).

(e) (     ) Via dos graus de perfeição.

 

QUESTÃO 7: “A segunda via procede da natureza da causa eficiente. Pois, descobrimos que há certa ordem das causas eficientes nos seres sensíveis; porém, não concebemos, nem é possível que uma coisa seja causa eficiente de si própria, pois seria anterior a si mesma; o que não pode ser. Mas, é impossível, nas causas eficientes, proceder-se até o infinito; pois, em todas as causas eficientes ordenadas, a primeira é causa da média e esta, da última, sejam as médias muitas ou uma só; e como, removida a causa, removido fica o efeito, se nas causas eficientes não houver primeira, não haverá média nem última. Procedendo-se ao infinito, não haverá primeira causa eficiente, nem efeito último, nem causas eficientes médias, o que evidentemente é falso. Logo, é necessário admitir uma causa eficiente primeira, à qual todos dão o nome de Deus.”

(a) (     ) Via dos graus de perfeição.

(b) (     ) Via da finalidade dos seres.

(c) (     ) Via do primeiro motor imóvel.

(d) (     ) Via do contingente (possível e do necessário).

(e) (     ) Via da causa eficiente.

 

QUESTÃO 8: “A terceira via, procedente do possível e do necessário, é a seguinte — Vemos que certas coisas podem ser e não ser, podendo ser geradas e corrompidas. Ora, impossível é existirem sempre todos os seres de tal natureza, pois o que pode não ser, algum tempo não foi. Se, portanto, todas as coisas podem não ser, algum tempo nenhuma existia. Mas, se tal fosse verdade, ainda agora nada existiria pois, o que não é só pode começar a existir por uma coisa já existente; ora, nenhum ente existindo, é impossível que algum comece a existir, e portanto, nada existiria, o que, evidentemente, é falso. Logo, nem todos os seres são possíveis, mas é forçoso que algum dentre eles seja necessário. Ora, tudo o que é necessário ou tem de fora a causa de sua necessidade ou não a tem. Mas não é possível proceder ao infinito, nos seres necessários, que têm a causa da própria necessidade, como também o não é nas causas eficientes, como já se provou. Por onde, é forçoso admitir um ser por si necessário, não tendo de fora a causa da sua necessidade, antes, sendo a causa da necessidade dos outros; e a tal ser, todos chamam Deus.”

(a) (     ) Via da causa eficiente.

(b) (     ) Via da finalidade dos seres.

(c) (     ) Via do primeiro motor imóvel.

(d) (     ) Via do contingente (possível e do necessário).

(e) (     ) Via dos graus de perfeição.

 

QUESTÃO 9:

 “A quarta via procede dos graus que se encontram nas coisas. — Assim, nelas se encontram em proporção maior e menor o bem, a verdade, a nobreza e outros atributos semelhantes. Ora, o mais e o menos se dizem de diversos atributos enquanto se aproximam de um máximo, diversamente; assim, o mais cálido é o que mais se aproxima do maximamente cálido. Há, portanto, algo verdadeiríssimo, ótimo e nobilíssimo e, por consequente, maximamente ser; pois, as coisas maximamente verdadeiras são maximamente seres, como diz o Filósofo1. Ora, o que é maximamente tal, em um gênero, é causa de tudo o que esse gênero compreende; assim o fogo, maximamente cálido, é causa de todos os cálidos, como no mesmo lugar se diz2. Logo, há um ser, causa do ser, e da bondade, e de qualquer perfeição em tudo quanto existe, e chama-se Deus.” Defina corretamente o nome desta via (prova) da existência de Deus:

 

 

 

QUESTÃO 10:

 “A quinta procede do governo das coisas — Pois, vemos que algumas, como os corpos naturais, que carecem de conhecimento, operam em vista de um fim; o que se conclui de operarem sempre ou frequentemente do mesmo modo, para conseguirem o que é ótimo; donde resulta que chegam ao fim, não pelo acaso, mas pela intenção. Mas, os seres sem conhecimento não tendem ao fim sem serem dirigidos por um ente conhecedor e inteligente, como a seta, pelo arqueiro. Logo, há um ser inteligente, pelo qual todas as coisas naturais se ordenam ao fim, e a que chamamos Deus. (...)” Defina corretamente o nome desta via (prova) da existência de Deus:

 

 

 

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