ESTADO DE GOIÁS
SECRETARIA
DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS
COORDENAÇÃO
REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA
COLÉGIO
ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS
SEGUNDOS
ANOS DO ENSINO MÉDIO
FILOSOFIA
- PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
NOME: _____________________________________.
TURMA:
_______________.
ATIVIDADE:
LEIA
ATENTAMENTE OS TEXTOS A SEGUIR:
O SABER E A ILUMINAÇÃO DIVINA
(Santo Agostinho)
Crer se
realiza com a mente e vê com a mente e as coisas em que com essa fé cremos
distam do olhar de nossos olhos. Por isso vejo a minha fé, mas não posso ver a
tua, assim como tu vês a tua fé e não podes ver a minha, pois ninguém sabe o
que se passa no espírito que está em
cada homem até que venha o Senhor e ilumine os segredos das trevas e manifeste
os pensamentos do coração para que cada um possa ver não somente os seus, mas
também os alheios. (SANTO AGOSTINHO. [Trecho de] Carta a Paulina. In: CHAUÍ,
Marilena. Introdução à Filosofia.
3.ed. São Paulo, Ática, 2017. P. 61.)
QUESTÃO
1: Do texto acima não se pode concluir que:
(a)( )Agostinho crê que a mente é essencial à
crença em Deus e nos mistérios divinos.
(b)( )Agostinho sabe que sem fé não é possível
crer em Deus.
(c)( )Agostinho é um profundo devoto das coisas
divinas.
(d)( )Agostinho acredita piamente na existência
do espírito, da alma.
(e)( )Agostinho nega a capacidade dos cinco
sentidos humanos.
QUESTÃO
2: “Por isso vejo a minha fé, mas não posso ver a tua, assim como tu vês a tua
fé e não podes ver a minha(...).” Não se pode ver a fé de alguém além da gente
em razão de:
(a)( )Ser grande amigo(a).
(b)( )Não se querer saber da vida dos outros.
(c)( )A fé depende exclusivamente de Deus.
(d)( )A mente e a consciência de cada um pertencer
a este e não a outrem [outra pessoa].
(e)( )Cada um tem sua religião própria e deve
ser respeitado quanto à sua fé.
QUESTÃO
3: A palavra ILUMINE, que aparece no texto, liga-se à ideia de ILUMINAÇÃO. A
raiz da palavra é LÚMINA, do latim, que quer dizer LUZ. Essa luz, a que
Agostinho se refere é a luz que
(a)( )Se encontra na sala, na cozinha.
(b)( )Está presente no poste de iluminação da
rua.
(c)( )É dada pelo próprio Deus, através do Mestre
Divino.
(d)( )É dada por Deus somente a pessoas imprestáveis,
para a conversão destas a Ele.
(e)( )Se manifesta no Sol, do nascer da aurora
até o crepúsculo.
QUESTÃO
4: De acordo com o texto, a ILUMINAÇÃO é
(a)( )Posterior.
(b)( )Interior.
(c)( )Inferior.
(d)( )Exterior.
(e)( )Anterior.
QUESTÃO
5: CERTO ou ERRADO. De maneira alguma alguém pode saber o que se passa no
coração de outras pessoas, pois Deus, em hipótese alguma, não o permite.
(a)( )CERTO.
(b)( )ERRADO.
LEIA ATENTAMENTE OS TEXTOS A SEGUIR: MARQUE,
EM CADA UM, A ALTERNATIVA QUE MELHOR OFERECE UM TÍTULO PARA CADA PARTE(CADA
VIA):
“Art. 3 — Se Deus Existe. O terceiro [artigo] discute-se assim — Parece
que Deus não existe. (...)
SOLUÇÃO. — Por cinco vias pode-se provar a
existência de Deus.”
QUESTÃO 6: “A primeira e mais manifesta é a
procedente do movimento; pois, é certo e verificado pelos sentidos, que alguns
seres são movidos neste mundo. Ora, todo o movido por outro o é. (...) Se,
portanto, o motor também se move, é necessário seja movido por outro, e este
por outro. Ora, não se pode assim proceder até ao infinito, porque não haveria
nenhum primeiro motor e, por consequência, outro qualquer; pois, os motores
segundos não movem, senão movidos pelo primeiro, como não move o báculo sem ser
movido pela mão. Logo, é necessário chegar a um primeiro motor, de nenhum outro
movido, ao qual todos dão o nome de Deus.”
(a) ( ) Via da causa eficiente.
(b) ( ) Via da finalidade dos seres.
(c) ( ) Via do primeiro motor imóvel.
(d) ( ) Via do contingente (possível e do
necessário).
(e) ( ) Via dos graus de perfeição.
QUESTÃO 7: “A segunda via procede da
natureza da causa eficiente. Pois, descobrimos que há certa ordem das causas
eficientes nos seres sensíveis; porém, não concebemos, nem é possível que uma
coisa seja causa eficiente de si própria, pois seria anterior a si mesma; o que
não pode ser. Mas, é impossível, nas causas eficientes, proceder-se até o
infinito; pois, em todas as causas eficientes ordenadas, a primeira é causa da
média e esta, da última, sejam as médias muitas ou uma só; e como, removida a
causa, removido fica o efeito, se nas causas eficientes não houver primeira,
não haverá média nem última. Procedendo-se ao infinito, não haverá primeira
causa eficiente, nem efeito último, nem causas eficientes médias, o que
evidentemente é falso. Logo, é necessário admitir uma causa eficiente primeira,
à qual todos dão o nome de Deus.”
(a) ( ) Via dos graus de perfeição.
(b) ( ) Via da finalidade dos seres.
(c) ( ) Via do primeiro motor imóvel.
(d) ( ) Via do contingente (possível e do
necessário).
(e) ( ) Via da causa eficiente.
QUESTÃO 8: “A terceira via, procedente do
possível e do necessário, é a seguinte — Vemos que certas coisas podem ser e
não ser, podendo ser geradas e corrompidas. Ora, impossível é existirem sempre
todos os seres de tal natureza, pois o que pode não ser, algum tempo não foi.
Se, portanto, todas as coisas podem não ser, algum tempo nenhuma existia. Mas,
se tal fosse verdade, ainda agora nada existiria pois, o que não é só pode
começar a existir por uma coisa já existente; ora, nenhum ente existindo, é
impossível que algum comece a existir, e portanto, nada existiria, o que,
evidentemente, é falso. Logo, nem todos os seres são possíveis, mas é forçoso
que algum dentre eles seja necessário. Ora, tudo o que é necessário ou tem de
fora a causa de sua necessidade ou não a tem. Mas não é possível proceder ao
infinito, nos seres necessários, que têm a causa da própria necessidade, como
também o não é nas causas eficientes, como já se provou. Por onde, é forçoso
admitir um ser por si necessário, não tendo de fora a causa da sua necessidade,
antes, sendo a causa da necessidade dos outros; e a tal ser, todos chamam
Deus.”
(a) ( ) Via da causa eficiente.
(b) ( ) Via da finalidade dos seres.
(c) ( ) Via do primeiro motor imóvel.
(d) ( ) Via do contingente (possível e do
necessário).
(e) ( ) Via dos graus de perfeição.
QUESTÃO 9:
“A
quarta via procede dos graus que se encontram nas coisas. — Assim, nelas se
encontram em proporção maior e menor o bem, a verdade, a nobreza e outros
atributos semelhantes. Ora, o mais e o menos se dizem de diversos atributos
enquanto se aproximam de um máximo, diversamente; assim, o mais cálido é o que
mais se aproxima do maximamente cálido. Há, portanto, algo verdadeiríssimo,
ótimo e nobilíssimo e, por consequente, maximamente ser; pois, as coisas
maximamente verdadeiras são maximamente seres, como diz o Filósofo1. Ora, o que
é maximamente tal, em um gênero, é causa de tudo o que esse gênero compreende;
assim o fogo, maximamente cálido, é causa de todos os cálidos, como no mesmo
lugar se diz2. Logo, há um ser, causa do ser, e da bondade, e de qualquer
perfeição em tudo quanto existe, e chama-se Deus.” Defina corretamente o nome
desta via (prova) da existência de Deus:
QUESTÃO 10:
“A
quinta procede do governo das coisas — Pois, vemos que algumas, como os corpos
naturais, que carecem de conhecimento, operam em vista de um fim; o que se
conclui de operarem sempre ou frequentemente do mesmo modo, para conseguirem o
que é ótimo; donde resulta que chegam ao fim, não pelo acaso, mas pela
intenção. Mas, os seres sem conhecimento não tendem ao fim sem serem dirigidos
por um ente conhecedor e inteligente, como a seta, pelo arqueiro. Logo, há um
ser inteligente, pelo qual todas as coisas naturais se ordenam ao fim, e a que
chamamos Deus. (...)” Defina corretamente o nome desta via (prova) da
existência de Deus:
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