segunda-feira, 22 de março de 2021

AULA ZOOM 8 DE FILOSOFIA – TERCEIROS ANOS E EP3: REVISÃO GERAL: ÉTICA. (Prof. José Antônio Brazão.)

 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS

COORDENAÇÃO REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS

ENSINO MÉDIO E PROFISSIONALIZANTE – TERCEIROS ANOS

FILOSOFIA – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

AULA ZOOM 8 DE FILOSOFIA – TERCEIROS ANOS E EP3:

REVISÃO GERAL:

ÉTICA:

UM PEQUENO ESTUDO DA IDEOLOGIA DO TERROR

(Prof. José Antônio Brazão.):

*Ler o texto que resume a história e comentar brevemente.

*Usar os slides na segunda parte.

O filósofo argelino (africano) Albert Camus (1913 – 1960), como Jean-Paul Sartre (filósofo francês), fez parte da corrente existencialista. Em seu livro A PESTE conta a história de uma cidadezinha interiorana que era extremamente pacata. Uma cidadezinha de pessoas egoístas e ensimesmadas (individualistas).

De repente, essa cidade se viu atacada por uma infestação (peste) de ratos, que começaram a transmitir doença e, com esta, a morte entre muitos cidadãos e cidadãs. Com certeza, Camus deve ter-se lembrado também da Peste Negra na época medieval, que ceifou milhões de vidas na Europa e em outros cantos do mundo conhecido de então.

IMAGENS (PESTE NEGRA, Wikipédia):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Peste_Negra

https://it.wikipedia.org/wiki/Peste_nera

Em slides:

https://it.wikipedia.org/wiki/Peste_nera#/media/File:Trionfo_della_morte,_gi%C3%A0_a_palazzo_sclafani,_galleria_regionale_di_Palazzo_Abbatellis,_palermo_(1446)_,_affresco_staccato.jpg

https://pt.wikipedia.org/wiki/Peste_Negra#/media/Ficheiro:Doutielt3.jpg

Um médico reuniu um grupo de amigos e colaboradores que se puseram a buscar formas de debelar a peste de ratos que atacava o local. Muita gente morreu, houve momentos de desespero, de sofrimento e angústias por conta da peste. No entanto, a esperança existencial de novos dias e a vontade de combater aquele mal era maior do que o sofrimento.

No decorrer da história, as pessoas, individualistas, começaram a sentir a necessidade umas das outras: do apoio, da ajuda, a percepção do coletivo começou a elevar-se. O desespero era comum. O sofrimento era comum. Deste modo, pouco a pouco, a realidade da cidadezinha começou a mudar-se ante o sofrimento e o medo que se apossaram da coletividade, transformando a vida pessoal e social das pessoas.

O doutor e seus amigos viram muitas pessoas morrerem, inclusive entre eles, neste caso, perdas que marcaram profundamente os sobreviventes do grupo. A amizade do grupo cresceu. A duras penas e perdas, a peste acabou sendo vencida. A vida, na cidadezinha, foi transformada. As pessoas passaram a ver a vida com novo olhar. Tornaram-se menos egoístas e mais preocupadas com os outros, a olharem a existência humana com outros olhos.

A história, na verdade, é uma descrição da invasão nazista na França e nas então colônias ou ex-colônias francesas, como a Argélia. De fato, durante a Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945), os nazistas alemães dominaram boa parte da França, incluindo Paris. No livro, os ratos, a doença e a morte que trazem fazem referência clara aos nazistas, que dominaram, mataram e fizeram sofrer muitos cidadãos franceses, argelinos e outros.

IMAGENS (HOLOCAUSTO, Wikipédia):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Holocausto

Slides:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Holocausto#/media/Ficheiro:Selection_on_the_ramp_at_Auschwitz-Birkenau,_1944_(Auschwitz_Album)_1a.jpg

O grupo do doutor que combateu os ratos faz lembrar os grupos de resistência, apoiados pelos Aliados (a França não dominada, a Inglaterra, os Estados Unidos e outros), que vieram a contribuir para que a praga nazista fosse expulsa e, em muitos casos, morta, como os ratos.

A II Guerra Mundial transformou a vida de muitas pessoas e expôs às claras até onde a ambição e o desejo de domínio universal podem levar os grupos que buscam e tomam posse do poder. No caso dos nazistas, vale lembrar:

IMAGENS (II GUERRA MUNDIAL, Wikipédia).

https://pt.wikipedia.org/wiki/Segunda_Guerra_Mundial

Slides:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Segunda_Guerra_Mundial#/media/Ficheiro:Bundesarchiv_Bild_102-09042,_Genf,_V%C3%B6lkerbund,_Sitzungssaal.jpg

*A política expansionista e neocolonialista (busca de colônias para controlar, algo que vinha ocorrendo, desde o século XIX, com a Partilha Afro-Asiática), que levou à I Guerra Mundial (1914-1918), dita “Guerra Inacabada” por conta do ódio que se manteve entre os países perdedores, decorrente também da imposição de duras exigências por parte dos vencedores e alta cobrança de dívida de guerra. Hitler, o austríaco-alemão, além de outros que viriam a compor o posterior Partido Nazista, lutou nessa guerra, e guardou dela as lembranças e os rancores.

*O antissemitismo: um ódio declarado aos judeus, postos como culpados de uma série de males que atravessava a Alemanha, principalmente depois da Crise econômica de 1929. Isto gerou perseguições, expulsões, assassinatos em massa, campos de concentração e as aberrações que neles ocorreram antes e durante a II Guerra Mundial.

*A política armamentista. Os nazistas foram um grupo muito bem organizado, que soube aproveitar situações diversas e adversas (contrárias para o povo alemão, como a Crise de 1929) para subir ao poder e instalarem uma ditadura.

IMAGENS (FASCISMO): https://es.wikipedia.org/wiki/Fascismo

Slides:

https://es.wikipedia.org/wiki/Fascismo#/media/Archivo:Benito_Mussolini_and_Adolf_Hitler.jpg

https://cs.wikipedia.org/wiki/Fa%C5%A1ismus#/media/Soubor:Fascist_symbol.svg

*Uma política de escravização. Parte dos sobreviventes, entre judeus e outros tantos, nos países atacados (como a cidade da peste avassaladora relatada por Camus), eram postos, muitas vezes, como escravos, usados em obras grandiosas de engenharia e de guerra.

*A realização de desfiles, paradas militares, a educação e outros recursos foram usados, pelos nazistas e os companheiros fascistas da Itália e ditatoriais do Japão (grupo central do chamado Eixo), na divulgação, na propagação, das ideias por eles defendidas, como a ideologia da raça pura ariana.

IMAGENS (NAZISMO): https://en.wikipedia.org/wiki/Nazism

Slides:

https://en.wikipedia.org/wiki/Nazism#/media/File:Flag_of_the_NSDAP_(1920%E2%80%931945).svg

https://fr.wikipedia.org/wiki/Nazisme#/media/Fichier:Nazi_Swastika.svg

https://es.wikipedia.org/wiki/Nazismo#/media/Archivo:Bundesarchiv_Bild_146-1982-159-22A,_N%C3%BCrnberg,_Reichsparteitag,_Hitler_und_R%C3%B6hm.jpg

*O arianismo: ideologia da raça pura ariana. Em nome desta pretensa (pretendida) raça pura muita gente morreu, incluindo, além dos judeus, os ciganos, os homossexuais, entre outros grupos de raças e povos diferentes.

*Todos os recursos disponíveis foram usados naquela divulgação, além dos citados: jornais, rádio, revistas, arte, etc. Precisavam convencer as pessoas, unificar o povo alemão (no caso dos nazistas) em torno de uma causa comum. Muito dinheiro foi empregado: seja dos impostos, mas principalmente da pilhagem dos países e dos grupos dominados pelos nazi-fascistas, juntamente com a escravidão citada.

*Etc.

Enfim, profundos ataques à ÉTICA e à humanização. Entretanto, a “peste” foi vencida, a duras penas e perdas, marcando as vidas de muitas pessoas, positiva e negativamente. A humanidade perdeu milhões de pessoas (mais de 50 ou 60 milhões de mortos, só na II Guerra Mundial).

Depois da Guerra, a ONU (Organização das Nações Unidas) surgiu. Com ela, o empenho, em muitos casos, para ajudar países, ainda que o ideal pleno da Paz Perpétua, de Immanuel Kant (filósofo iluminista alemão do século XVIII), não tenha sido completamente alcançado, por conta de interesses em jogo.

Com certeza, como mostra bem Camus, ao longo de seu livro A Peste, a vida de muitas pessoas mudou, inclusive a própria filosofia.

No campo da Filosofia, vale citar também a escritora e filósofa Hannah Arendt, judia, do século XX, que escreveu As Origens do Totalitarismo, mostrando bem como o totalitarismo (ditadura) nazista e fascista foi capaz de realizar absurdos contra a humanidade. Nele fala do que chama “banalidade do mal” – ou seja, do fato de que, mesmo na hora dos julgamentos, os nazistas presos ao final da guerra, muitas vezes, nem mostravam sequer remorso por tudo que fizeram a judeus e outros grupos durante a guerra, banalizando (tornando comum, trivial, como se fosse algo natural) a morte de tantos seres humanos, ainda que com caras sérias que mostravam muitas vezes. Muitas vezes, culpando as ordens superiores. Outras vezes, não as mencionando.

Toda esta exposição toca em temas da ÉTICA, como: valores humanos e a oposição a eles, direitos, humanização versus desumanização, amizade, justiça, coragem, entre outros tantos pontos. Além disto, o valor da existência, da amizade, da vitória cotidiana sobre o egoísmo, entre outros pontos.

REFERÊNCIAS:

ARANHA, Maria L. de A. e MARTINS, Maria H. P. Filosofando: Introdução à Filosofia. 4.ed. São Paulo, Moderna, 2009.

CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. (Manual do Professor) 3.ed. São Paulo, Ática, 2017.

WIKIPÉDIA. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acesso em 08/03/2021.

 

Nenhum comentário: