SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS
COORDENAÇÃO
REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA
COLÉGIO
ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS
ENSINO
MÉDIO E PROFISSIONALIZANTE – TERCEIROS ANOS
FILOSOFIA
– PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
AULA
ZOOM 7 DE FILOSOFIA – TERCEIROS ANOS E EP3:
JEAN-PAUL
SARTRE (SÉC. XX) (Prof. José Antônio Brazão.):
*Jean-Paul Sartre
foi um filósofo francês que fez parte da corrente existencialista da filosofia
do século XX.
IMAGENS (Wikipédia):
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Paul_Sartre
Em slides:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Paul_Sartre#/media/Ficheiro:Sartre_1967_crop.jpg
*Existência provém
do verbo existir. Existir é estar no mundo, é perceber-se como ser vivo, é ter
consciência desse estar no mundo, é experimentar o mundo por meio dos sentidos,
do corpo e da consciência.
*Houve, no século
XX, o existencialismo cristão também. Que acreditava na existência de Deus e a
tomava como razão maior da existência de cada ser humano. Sartre se contrapõe a
esta visão, ainda que VALORIZE OS VALORES ÉTICOS, HUMANÍSTICOS.
*Para Sartre, o
ser humano é que faz os valores éticos. Não recebe normas (mandamentos) de Deus
ou de livros sagrados. O ser humano é responsável por TUDO que faz.
*O texto abaixo é
um texto de Jean-Paul Sartre traduzido para a língua portuguesa em que fala bem
do existencialismo ateu, ou seja, que não acredita na existência de um ser
transcendente (Deus ou deuses), nem na imortalidade da alma. A existência
humana é esta, no mundo, e não há nada além dela. Será lido e explicado.
*O texto foi
divido por mim em partes para facilitar o seu estudo.
TEXTO: TRECHO DE O
EXISTENCIALISMO É UM HUMANISMO, DE JEAN-PAUL SARTRE:
A)O EXISTENCIALISMO ATEU:
·
O existencialismo ateu, que eu represento,
é mais coerente. Afirma que, se Deus não existe, há pelo menos um ser no qual a
existência precede a essência, um ser que existe antes de poder ser definido
por qualquer conceito: este ser é o homem, ou, como diz Heidegger, a realidade
humana. O que significa, aqui, dizer que a existência precede a essência?
Significa que, em primeira instância, o homem existe, encontra a si mesmo,
surge no mundo e só posteriormente se define.
IMAGENS (Wikipédia):
Em slides (Criança):
Em slides (Jovem):
https://it.wikipedia.org/wiki/Giovinezza#/media/File:Youth_and_Time_1901.jpg
Em slides (Desenvolvimento Humano):
B)NÃO EXISTE
PRÉ-DEFINIÇÃO (ANTERIOR À EXISTÊNCIA) DO HOMEM (SER HUMANO): O SER HUMANO SE
DEFINE EXISTINDO.
·
O homem, tal como o existencialista o
concebe, só não é passível de uma definição porque, de início, não é nada: só
posteriormente será alguma coisa e será aquilo que ele fizer de si mesmo.
Assim, não existe natureza humana [uma natureza pronta, acabada, definida], já
que não existe um Deus para concebê-la. O homem é tão-somente, não apenas como
ele se concebe, mas também como ele se quer; como ele se concebe após a
existência, como ele se quer após esse impulso para a existência. (O que está
entre chaves [] foi posto por mim, Prof. José Antônio, para facilitar o
entendimento. Não é de Sartre.)
IMAGENS (Ser humano): https://he.wikipedia.org/wiki/%D7%90%D7%93%D7%9D
Conjunto 1 de slides (Ser Humano):
https://he.wikipedia.org/wiki/%D7%90%D7%93%D7%9D#/media/%D7%A7%D7%95%D7%91%D7%A5:Pepole_montage.jpg
Conjunto 2:
https://la.wikipedia.org/wiki/Pulchritudo#/media/Fasciculus:GiseleBundchen.jpg
C)O HOMEM (SER
HUMANO) É AQUILO QUE ELE SE FAZ. É SUBJETIVIDADE (RESPONSÁVEL COMO SUJEITO) POR
AQUILO QUE FAZ. O SER HUMANO TAMBÉM É PROJETO.
·
O homem nada mais é do que aquilo que ele
faz de si mesmo: é esse o primeiro princípio do existencialismo. É também a
isso que chamamos de subjetividade: a subjetividade de que nos acusam. Porém,
nada mais queremos dizer senão que a dignidade do homem é maior do que a da
pedra ou da mesa. Pois queremos dizer que o homem, antes de mais nada, existe,
ou seja, o homem é, antes de mais nada, aquilo que se projeta num futuro, e que
tem consciência de estar se projetando no futuro.
IMAGENS:
Conjunto 1 de slides (Rocha
[pedra]): https://pt.wikipedia.org/wiki/Rocha
https://pt.wikipedia.org/wiki/Rocha#/media/Ficheiro:Balanced_Rock.jpg
Conjunto 2 de slides (Mesa):
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mesa#/media/Ficheiro:Parsons_Table.jpg
Conjunto 3 de slides (Ser Humano): (Para
ver a diferença com 1 e 2.)
https://he.wikipedia.org/wiki/%D7%90%D7%93%D7%9D#/media/%D7%A7%D7%95%D7%91%D7%A5:Pepole_montage.jpg
D)O SER HUMANO É
PROJETO (AQUILO QUE ELE SE PROJETA SER, OS SEUS PROJETOS DE VIDA, ETC.):
·
De início, o homem é um projeto que se
vive a si mesmo subjetivamente ao invés de musgo, podridão ou couve-flor; nada
existe antes desse projeto; não há nenhuma inteligibilidade no céu, e o homem será
apenas o que ele projetou ser. Não o que ele quis ser, pois entendemos
vulgarmente o querer como uma decisão consciente que, para quase todos nós, é
posterior àquilo que fizemos de nós mesmos. Eu quero aderir a um partido,
escrever um livro, casar-me, tudo isso são manifestações de uma escolha mais
original, mais espontânea do que aquilo a que chamamos de vontade. Porém, se
realmente a existência precede a essência, o homem é responsável pelo que é.
Desse modo, o primeiro passo do existencialismo é o de pôr todo homem na posse
do que ele é de submetê-lo à responsabilidade total de sua existência.
IMAGENS
(CIVILIZAÇÕES HUMANAS: PASSADO-PRESENTE...):
https://en.wikipedia.org/wiki/Civilization
Conjunto 1 de slides:
https://en.wikipedia.org/wiki/Civilization#/media/File:Egypt.Giza.Sphinx.02.jpg
Conjunto 2 de slides:
https://es.wikipedia.org/wiki/Civilizaci%C3%B3n#/media/Archivo:Manhattan_panorama_under_clouds.jpg
E)O HOMEM (SER
HUMANO) É RESPONSÁVEL POR SI MESMO [ENQUANTO PESSOA E SER COLETIVO, QUE
VIVE/EXISTE COM OUTROS]:
·
Assim, quando dizemos que o homem é
responsável por si mesmo, não queremos dizer que o homem é apenas responsável
pela sua estrita individualidade, mas que ele é responsável por todos os
homens. A palavra subjetivismo tem dois significados, e os nossos adversários
se aproveitaram desse duplo sentido. Subjetivismo significa, por um lado,
escolha do sujeito individual por si próprio e, por outro lado, impossibilidade
em que o homem se encontra de transpor os limites da subjetividade humana. É
esse segundo significado que constitui o sentido profundo do existencialismo.
IMAGENS
(RESPONSABILIDADE):
https://www.google.com/search?q=responsabilidade&source=lnms&tbm=isch&biw=1242&bih=597
F)O SER HUMANO SE
ESCOLHE A SI MESMO (TAMBÉM ENQUANTO SER PESSOAL E COLETIVO [QUE VIVE EM GRUPO,
SOCIEDADE]):
·
Ao afirmarmos que o homem se escolhe a si
mesmo, queremos dizer que cada um de nós se escolhe, mas queremos dizer também
que, escolhendo-se, ele escolhe todos os homens. De fato, não há um único de
nossos atos que, criando o homem que queremos ser, não esteja criando,
simultaneamente, uma imagem do homem tal como julgamos que ele deva ser.
Escolher ser isto ou aquilo é afirmar, concomitantemente, o valor do que
estamos escolhendo, pois não podemos nunca escolher o mal; o que escolhemos é
sempre o bem e nada pode ser bom para nós sem o ser para todos.
IMAGENS (ESCOLHA):
Slide(s) 1:
https://en.wikipedia.org/wiki/Choice#/media/File:Red_and_blue_pill.jpg
Slide(s) 2:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Escolha#/media/Ficheiro:Urna_eletr%C3%B4nica.jpeg
Slide(s) 3:
Slides 4:
G)A EXISTÊNCIA (O
EXISTIR AGORA, DE FATO) PRECEDE A ESSÊNCIA (AQUILO QUE O SER HUMANO É OU SE
ENTENDE SER):
·
Se, por outro lado, a existência precede a
essência, e se nós queremos existir ao mesmo tempo que moldamos nossa imagem,
essa imagem é válida para todos e para toda a nossa época. Portanto, a nossa
responsabilidade é muito maior do que poderíamos supor, pois ela engaja a
humanidade inteira.
Obs. (Prof. José.):
Essência é aquilo que define o ser humano, aquilo que ele é. Para Sartre é preciso
existir para que o humano possa refletir sobre o que ele é. O ser humano sabe
que é ser humano porque EXISTE DE FATO, está no mundo: vive, respira,
experimenta o mundo através dos sentidos, teme, foge, enfrenta, etc., então,
num dado momento, reflete sobre si, sobre o que ele é (sua essência). Daí: “a
existência precede [vem antes de] a essência”.
H)EXEMPLOS
CONCRETOS: O OPERÁRIO E O HOMEM QUE OPINA POR CASAR.
·
Se eu sou um operário e se escolho aderir
a um sindicato cristão em vez de ser comunista, e se, por essa adesão, quero
significar que a resignação é, no fundo, a solução mais adequada ao homem, que
o reino do homem não é sobre a terra, não estou apenas engajando a mim mesmo:
quero resignar-me por todos e, portanto, a minha decisão engaja toda a
humanidade. Numa dimensão mais individual, se quero casar-me, ter filhos, ainda
que esse casamento dependa exclusivamente de minha situação, ou de minha
paixão, ou de meu desejo, escolhendo o casamento estou engajando não apenas a
mim mesmo, mas a toda a humanidade, na trilha da monogamia.
IMAGENS (Wikipédia):
https://en.wikipedia.org/wiki/Family
Conjunto 1 de slides:
https://en.wikipedia.org/wiki/Family#/media/File:Family_Photos_May_2014-0089_(14202670584).jpg
Conjunto 2 de slides:
I)CADA SER HUMANO
(CADA EU) É RESPONSÁVEL POR SI E POR TODOS OS OUTROS:
·
Sou, desse modo, responsável por mim mesmo
e por todos e crio determinada imagem do homem por mim mesmo escolhido; por
outras palavras: escolhendo-me, escolho o homem.
(SARTRE, Jean-Paul. O Existencialismo é um Humanismo. Trad.
Rita Correa Guedes. Disponível em: < http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/sugestao_leitura/filosofia/texto_pdf/existencialismo.pdf
> Acesso em 16 de fevereiro de 2021.
Pp. 3-4.)
Do
último trecho de Sartre, há algo interessante hoje: o cuidado que cada um(a)
tem por si também é um cuidado que é coletivo, ou seja, pelo bem de toda a
sociedade, por toda a humanidade: evitar pegar vírus e transmitir vírus da
COVID-19.
REFERÊNCIAS:
ARANHA, Maria L. de A. e MARTINS,
Maria H. P. Filosofando: Introdução à
Filosofia. 4.ed. São Paulo, Moderna, 2009.
CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. (Manual do
Professor) 3.ed. São Paulo, Ática, 2017.
WIKIPÉDIA. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal
> Acesso em 08/03/2021.
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