segunda-feira, 15 de março de 2021

AULA ZOOM 7 DE FILOSOFIA – TERCEIROS ANOS E EP3: JEAN-PAUL SARTRE (SÉC. XX) (Prof. José Antônio Brazão.)

 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS

COORDENAÇÃO REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS

ENSINO MÉDIO E PROFISSIONALIZANTE – TERCEIROS ANOS

FILOSOFIA – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

AULA ZOOM 7 DE FILOSOFIA – TERCEIROS ANOS E EP3:

JEAN-PAUL SARTRE (SÉC. XX) (Prof. José Antônio Brazão.):

*Jean-Paul Sartre foi um filósofo francês que fez parte da corrente existencialista da filosofia do século XX.

IMAGENS (Wikipédia): https://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Paul_Sartre

Em slides:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Paul_Sartre#/media/Ficheiro:Sartre_1967_crop.jpg

*Existência provém do verbo existir. Existir é estar no mundo, é perceber-se como ser vivo, é ter consciência desse estar no mundo, é experimentar o mundo por meio dos sentidos, do corpo e da consciência.

*Houve, no século XX, o existencialismo cristão também. Que acreditava na existência de Deus e a tomava como razão maior da existência de cada ser humano. Sartre se contrapõe a esta visão, ainda que VALORIZE OS VALORES ÉTICOS, HUMANÍSTICOS.

*Para Sartre, o ser humano é que faz os valores éticos. Não recebe normas (mandamentos) de Deus ou de livros sagrados. O ser humano é responsável por TUDO  que faz.

*O texto abaixo é um texto de Jean-Paul Sartre traduzido para a língua portuguesa em que fala bem do existencialismo ateu, ou seja, que não acredita na existência de um ser transcendente (Deus ou deuses), nem na imortalidade da alma. A existência humana é esta, no mundo, e não há nada além dela. Será lido e explicado.

*O texto foi divido por mim em partes para facilitar o seu estudo.

TEXTO: TRECHO DE O EXISTENCIALISMO É UM HUMANISMO, DE JEAN-PAUL SARTRE:

A)O EXISTENCIALISMO ATEU:

·        O existencialismo ateu, que eu represento, é mais coerente. Afirma que, se Deus não existe, há pelo menos um ser no qual a existência precede a essência, um ser que existe antes de poder ser definido por qualquer conceito: este ser é o homem, ou, como diz Heidegger, a realidade humana. O que significa, aqui, dizer que a existência precede a essência? Significa que, em primeira instância, o homem existe, encontra a si mesmo, surge no mundo e só posteriormente se define.

IMAGENS (Wikipédia):

Em slides (Criança):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Crian%C3%A7a#/media/Ficheiro:William-Adolphe_Bouguereau_(1825-1905)_-_A_Calling_(1896).jpg

Em slides (Jovem):

https://it.wikipedia.org/wiki/Giovinezza#/media/File:Youth_and_Time_1901.jpg

Em slides (Desenvolvimento Humano):

https://fr.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9veloppement_humain_(biologie)#/media/Fichier:Human_development_stages_(collage).jpg

B)NÃO EXISTE PRÉ-DEFINIÇÃO (ANTERIOR À EXISTÊNCIA) DO HOMEM (SER HUMANO): O SER HUMANO SE DEFINE EXISTINDO.

·        O homem, tal como o existencialista o concebe, só não é passível de uma definição porque, de início, não é nada: só posteriormente será alguma coisa e será aquilo que ele fizer de si mesmo. Assim, não existe natureza humana [uma natureza pronta, acabada, definida], já que não existe um Deus para concebê-la. O homem é tão-somente, não apenas como ele se concebe, mas também como ele se quer; como ele se concebe após a existência, como ele se quer após esse impulso para a existência. (O que está entre chaves [] foi posto por mim, Prof. José Antônio, para facilitar o entendimento. Não é de Sartre.)

IMAGENS (Ser humano):  https://he.wikipedia.org/wiki/%D7%90%D7%93%D7%9D

Conjunto 1 de slides (Ser Humano):

https://he.wikipedia.org/wiki/%D7%90%D7%93%D7%9D#/media/%D7%A7%D7%95%D7%91%D7%A5:Pepole_montage.jpg

Conjunto 2:

https://la.wikipedia.org/wiki/Pulchritudo#/media/Fasciculus:GiseleBundchen.jpg

C)O HOMEM (SER HUMANO) É AQUILO QUE ELE SE FAZ. É SUBJETIVIDADE (RESPONSÁVEL COMO SUJEITO) POR AQUILO QUE FAZ. O SER HUMANO TAMBÉM É PROJETO.

·        O homem nada mais é do que aquilo que ele faz de si mesmo: é esse o primeiro princípio do existencialismo. É também a isso que chamamos de subjetividade: a subjetividade de que nos acusam. Porém, nada mais queremos dizer senão que a dignidade do homem é maior do que a da pedra ou da mesa. Pois queremos dizer que o homem, antes de mais nada, existe, ou seja, o homem é, antes de mais nada, aquilo que se projeta num futuro, e que tem consciência de estar se projetando no futuro.

IMAGENS:

Conjunto 1 de slides (Rocha [pedra]): https://pt.wikipedia.org/wiki/Rocha

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rocha#/media/Ficheiro:Balanced_Rock.jpg

Conjunto 2 de slides (Mesa):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mesa#/media/Ficheiro:Parsons_Table.jpg

Conjunto 3 de slides (Ser Humano): (Para ver a diferença com 1 e 2.)

https://he.wikipedia.org/wiki/%D7%90%D7%93%D7%9D#/media/%D7%A7%D7%95%D7%91%D7%A5:Pepole_montage.jpg

D)O SER HUMANO É PROJETO (AQUILO QUE ELE SE PROJETA SER, OS SEUS PROJETOS DE VIDA, ETC.):

·        De início, o homem é um projeto que se vive a si mesmo subjetivamente ao invés de musgo, podridão ou couve-flor; nada existe antes desse projeto; não há nenhuma inteligibilidade no céu, e o homem será apenas o que ele projetou ser. Não o que ele quis ser, pois entendemos vulgarmente o querer como uma decisão consciente que, para quase todos nós, é posterior àquilo que fizemos de nós mesmos. Eu quero aderir a um partido, escrever um livro, casar-me, tudo isso são manifestações de uma escolha mais original, mais espontânea do que aquilo a que chamamos de vontade. Porém, se realmente a existência precede a essência, o homem é responsável pelo que é. Desse modo, o primeiro passo do existencialismo é o de pôr todo homem na posse do que ele é de submetê-lo à responsabilidade total de sua existência.

IMAGENS (CIVILIZAÇÕES HUMANAS: PASSADO-PRESENTE...):

https://en.wikipedia.org/wiki/Civilization  

Conjunto 1 de slides:

https://en.wikipedia.org/wiki/Civilization#/media/File:Egypt.Giza.Sphinx.02.jpg  

Conjunto 2 de slides:

https://es.wikipedia.org/wiki/Civilizaci%C3%B3n#/media/Archivo:Manhattan_panorama_under_clouds.jpg

E)O HOMEM (SER HUMANO) É RESPONSÁVEL POR SI MESMO [ENQUANTO PESSOA E SER COLETIVO, QUE VIVE/EXISTE COM OUTROS]:

·        Assim, quando dizemos que o homem é responsável por si mesmo, não queremos dizer que o homem é apenas responsável pela sua estrita individualidade, mas que ele é responsável por todos os homens. A palavra subjetivismo tem dois significados, e os nossos adversários se aproveitaram desse duplo sentido. Subjetivismo significa, por um lado, escolha do sujeito individual por si próprio e, por outro lado, impossibilidade em que o homem se encontra de transpor os limites da subjetividade humana. É esse segundo significado que constitui o sentido profundo do existencialismo.

IMAGENS (RESPONSABILIDADE):

https://www.google.com/search?q=responsabilidade&source=lnms&tbm=isch&biw=1242&bih=597

https://www.google.com/search?q=responsabilidade+social&tbm=isch&source=lnms&biw=1242&bih=597&dpr=1.1

F)O SER HUMANO SE ESCOLHE A SI MESMO (TAMBÉM ENQUANTO SER PESSOAL E COLETIVO [QUE VIVE EM GRUPO, SOCIEDADE]):

·        Ao afirmarmos que o homem se escolhe a si mesmo, queremos dizer que cada um de nós se escolhe, mas queremos dizer também que, escolhendo-se, ele escolhe todos os homens. De fato, não há um único de nossos atos que, criando o homem que queremos ser, não esteja criando, simultaneamente, uma imagem do homem tal como julgamos que ele deva ser. Escolher ser isto ou aquilo é afirmar, concomitantemente, o valor do que estamos escolhendo, pois não podemos nunca escolher o mal; o que escolhemos é sempre o bem e nada pode ser bom para nós sem o ser para todos.

IMAGENS (ESCOLHA):

Slide(s) 1:

https://en.wikipedia.org/wiki/Choice#/media/File:Red_and_blue_pill.jpg

Slide(s) 2:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Escolha#/media/Ficheiro:Urna_eletr%C3%B4nica.jpeg

Slide(s) 3:

https://ru.wikipedia.org/wiki/%D0%92%D1%8B%D0%B1%D0%BE%D1%80#/media/%D0%A4%D0%B0%D0%B9%D0%BB:19-v_2h_Vasnetsov.jpg

Slides 4:

https://www.google.com/search?q=escolhas&tbm=isch&ved=2ahUKEwiv1NL2lbPvAhUzBLkGHaPTCeEQ2-cCegQIABAA&oq=escolha&gs_lcp=CgNpbWcQARgAMgUIABCxAzIFCAAQsQMyCAgAELEDEIMBMgUIABCxAzICCAAyAggAMgIIADICCAAyAggAMgIIADoHCAAQsQMQQzoECAAQQ1CcsBNYhMgTYKPdE2gAcAB4BIABqgKIAc0VkgEEMi0xMpgBAKABAaoBC2d3cy13aXotaW1nsAEAwAEB&sclient=img&ei=FshPYK_xC7OI5OUPo6eniA4&bih=597&biw=1242

G)A EXISTÊNCIA (O EXISTIR AGORA, DE FATO) PRECEDE A ESSÊNCIA (AQUILO QUE O SER HUMANO É OU SE ENTENDE SER):

·        Se, por outro lado, a existência precede a essência, e se nós queremos existir ao mesmo tempo que moldamos nossa imagem, essa imagem é válida para todos e para toda a nossa época. Portanto, a nossa responsabilidade é muito maior do que poderíamos supor, pois ela engaja a humanidade inteira.

Obs. (Prof. José.): Essência é aquilo que define o ser humano, aquilo que ele é. Para Sartre é preciso existir para que o humano possa refletir sobre o que ele é. O ser humano sabe que é ser humano porque EXISTE DE FATO, está no mundo: vive, respira, experimenta o mundo através dos sentidos, teme, foge, enfrenta, etc., então, num dado momento, reflete sobre si, sobre o que ele é (sua essência). Daí: “a existência precede [vem antes de] a essência”.

H)EXEMPLOS CONCRETOS: O OPERÁRIO E O HOMEM QUE OPINA POR CASAR.

·        Se eu sou um operário e se escolho aderir a um sindicato cristão em vez de ser comunista, e se, por essa adesão, quero significar que a resignação é, no fundo, a solução mais adequada ao homem, que o reino do homem não é sobre a terra, não estou apenas engajando a mim mesmo: quero resignar-me por todos e, portanto, a minha decisão engaja toda a humanidade. Numa dimensão mais individual, se quero casar-me, ter filhos, ainda que esse casamento dependa exclusivamente de minha situação, ou de minha paixão, ou de meu desejo, escolhendo o casamento estou engajando não apenas a mim mesmo, mas a toda a humanidade, na trilha da monogamia.

IMAGENS (Wikipédia): https://en.wikipedia.org/wiki/Family

Conjunto 1 de slides:

https://en.wikipedia.org/wiki/Family#/media/File:Family_Photos_May_2014-0089_(14202670584).jpg

Conjunto 2 de slides:

https://it.wikipedia.org/wiki/Famiglia#/media/File:Inupiat_Family_from_Noatak,_Alaska,_1929,_Edward_S._Curtis_(restored).jpg

I)CADA SER HUMANO (CADA EU) É RESPONSÁVEL POR SI E POR TODOS OS OUTROS:

·        Sou, desse modo, responsável por mim mesmo e por todos e crio determinada imagem do homem por mim mesmo escolhido; por outras palavras: escolhendo-me, escolho o homem.

(SARTRE, Jean-Paul. O Existencialismo é um Humanismo. Trad. Rita Correa Guedes. Disponível em: < http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/sugestao_leitura/filosofia/texto_pdf/existencialismo.pdf  > Acesso em 16 de fevereiro de 2021. Pp. 3-4.)

Do último trecho de Sartre, há algo interessante hoje: o cuidado que cada um(a) tem por si também é um cuidado que é coletivo, ou seja, pelo bem de toda a sociedade, por toda a humanidade: evitar pegar vírus e transmitir vírus da COVID-19.

REFERÊNCIAS:

ARANHA, Maria L. de A. e MARTINS, Maria H. P. Filosofando: Introdução à Filosofia. 4.ed. São Paulo, Moderna, 2009.

CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. (Manual do Professor) 3.ed. São Paulo, Ática, 2017.

WIKIPÉDIA. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acesso em 08/03/2021.

 

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