terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

JOSÉ ANTÔNIO – SOCIOLOGIA. Primeiros anos - Atividade 3.

 

 

Secretaria de Educação do Estado de Goiás

Colégio Estadual Deputado José de Assis

Estudo Orientado EAD

PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

NOTA

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA.

DATA: _____/_____/2021.

 

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

ALUNO(A):

SÉRIE:

TURMA:

BIMESTRE

 

Primeira.

 

PERÍODO:   22/02   A   07/03/2021 – 1º SEMESTRE. SOCIOLOGIA – PRIMEIROS ANOS – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

JOSÉ ANTÔNIO – SOCIOLOGIA.

ATIVIDADE:

SOCIEDADE E CONHECIMENTO:

PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

OBJETIVO: Compreender a produção do conhecimento sociológico nos últimos dois séculos, desde o nascimento da Sociologia como ciência, contextualizando-o na realidade social e histórica.

INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:

1)      Assista ao vídeo 1:

2)      Assista ao vídeo 2:

3)      Em cada questão escolha uma alternativa que a responda devidamente.

4)      Responda-as no GOOGLE CLASSROOM.

5)      Valor: 10,0.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

TEXTO: OS MÉTODOS DE ANÁLISE SOCIOLÓGICA DA REALIDADE SOCIAL – O FUNCIONALISMO OU MÉTODO COMPARATIVO: (Afrânio Silva e outros.)

O funcionalismo ou método comparativo constitui uma adaptação do método experimental das Ciências Naturais à análise da realidade social, o qual é constituído das seguintes etapas: observação do fenômeno, formulação de hipóteses e realização de experiências, com o objetivo de comprovar as hipóteses. A pesquisa experimental analisa um fenômeno qualquer, de modo que seja possível chegar a leis (regularidades) que permitam elaborar generalizações e teorias explicativas sobre o fenômeno observado.

Na Sociologia, a influência desse método aparece na análise funcionalista, cujo precursor foi Émile Durkheim. Para ele, a legitimidade da Sociologia como ciência dependia da delimitação clara de seus objetos e métodos de análise. Ademais, ela deveria explicar que os fenômenos sociais são regidos por leis que independem da vontade dos indivíduos, o que o levou a concluir que as revoluções seriam tão impossíveis quanto “os milagres”.

O funcionalismo defende que tudo aquilo que existe na sociedade possui uma função, assim como cada um dos órgãos humanos, como o coração e os pulmões, contribui para manter um indivíduo vivo. Para essa corrente de pensamento nada é irracional ou sem significado. Tudo tem uma função na sociedade. A escola é um exemplo de instituição social. Ela tem a função de transmitir às novas gerações os saberes essenciais da vida social, permitindo a sobrevivência dos principais valores e conhecimentos da sociedade.

 

(SILVA, Afrânio et alii. Sociologia em Movimento. 2.ed. São Paulo, Moderna, 2017. Pág. 28.)

 

QUESTÃO 1: O funcionalismo ou método comparativo constitui uma adaptação do método teorético das Ciências Naturais à análise da realidade social, o qual é constituído das seguintes etapas: pensamento sobre o fenômeno, reflexão sobre teses e realização de maiores reflexões, com o objetivo de comprovar as teses.

(     ) CERTO.

(     ) ERRADO.

 

QUESTÃO 2: A pesquisa experimental analisa um fenômeno qualquer, de modo que seja possível chegar a leis (regularidades) que permitam elaborar generalizações e teorias explicativas sobre o fenômeno observado.

(     ) CERTO.

(     ) ERRADO.

 

QUESTÃO 3: Na Sociologia, a influência desse método aparece na análise funcionalista, cujo precursor foi Émile Durkheim. Para ele, a legitimidade da Sociologia como ciência dependia da delimitação clara de seus objetos e métodos de análise. Ademais, ela deveria explicar que os fenômenos sociais são regidos por leis que independem da vontade dos indivíduos, o que o levou a concluir que as revoluções seriam tão impossíveis quanto “os milagres”.

(     ) CERTO.

(     ) ERRADO.

 

QUESTÃO 4: O funcionalismo defende que tudo aquilo que existe na sociedade possui um significado, assim como cada um dos textos sagrados, contribui para garantir a salvação aos indivíduos. Para essa corrente de pensamento tudo é irracional ou sem significado.

(     ) CERTO.

(     ) ERRADO.

 

QUESTÃO 5: Para o funcionalismo, tudo tem uma função na sociedade. A escola é um exemplo de instituição social. Ela tem a função de transmitir às novas gerações os saberes essenciais da vida social, permitindo a sobrevivência dos principais valores e conhecimentos da sociedade.

(     ) CERTO.

(     ) ERRADO.

 

RESPONDA NO GOOGLE CLASSROOM.

Nenhum comentário: