SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS
COORDENAÇÃO
REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA
COLÉGIO
ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS
ENSINO
MÉDIO – SEGUNDO ANO
FILOSOFIA
– PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
AULA
ZOOM 4 DE FILOSOFIA – SEGUNDOS ANOS:
FILOSOFIA CRISTÃ E
MEDIEVAL (Parte 4) (Prof. José Antônio Brazão.)
IMAGENS INICIAIS:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Filosofia_medieval
Em slides:
CULTURA
E FILOSOFIA MUÇULMANAS MEDIEVAIS:
(Prof.
José Antônio Brazão.)
*Séculos VI e VII
d.C.: nasce e começa a se espalhar o Islamismo, com Maomé e seus seguidores.
*Pouco a pouco,
nos séculos seguintes, os chefes islamitas (sheiks) começam uma guerra de
conquista de outras regiões.
*Os islamitas
conquistam o norte da África e chegam a dominar vastas regiões da Península
Ibérica (onde se situam Portugal e Espanha).
IMAGENS
(Islamismo): https://pt.wikipedia.org/wiki/Isl%C3%A3o
Em slides: https://pt.wikipedia.org/wiki/Isl%C3%A3o
*Incentivados pela
religião, os islamitas (maometanos) buscam expandir seus conhecimentos e sua
cultura. O próprio islamismo (também muçulmanismo ou maometanismo) tem seu
livro sagrado: o Alcorão. Acreditam num Deus único: Alá (ou Alah), o Deus único
e verdadeiro, conforme sua crença.
*Com os islamitas,
diferentes setores da cultura se desenvolvem: arquitetura, matemática,
astronomia, medicina, tradução, outros setores, incluindo a filosofia e até
mesmo a gastronomia, das quais ainda há profundas marcas no mundo atual, em
pleno século XXI. Seu símbolo: a Lua crescente.
*No campo da
arquitetura: mesquitas (igrejas muçulmanas/islamitas), prédios com abóbadas,
centros de estudos e de tradução, casas luxuosas de chefes, generais e outros.
IMAGENS(Arquitetura
Islâmica):
https://en.wikipedia.org/wiki/Islamic_architecture
Em slides:
https://en.wikipedia.org/wiki/Islamic_architecture#/media/File:Cordoba_Mosque_1.jpg
*No campo da astronomia:
tradução para o árabe do livro de Cláudio Ptolomeu, com o nome de Almagesto, no
qual o astrônomo grego, do Império Romano (século II d.C.), expõe suas
investigações acerca do universo geocêntrico; levantamento de muitas
constelações e elaboração de mapas celestes – nomes árabes de estrelas
persistem, ainda hoje, como Altair (estrela da Constelação da Águia), Aldebarã
(estrela da constelação de Touro, entre outras.
*Medicina –
IMAGENS (Medicina na Era Medieval Islâmica):
Em:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Medicina_na_Era_Medieval_Isl%C3%A2mica
Em slides:
*Tradução: os
islamitas empreenderam um grande esforço em traduções de livros das mais
diferentes áreas do conhecimento, passando por todas as citadas (astronomia,
medicina, filosofia, matemática, etc.). Fundaram, inclusive, importantes
escolas de tradutores, que tiveram imenso peso na divulgação do conhecimento
até mesmo na Europa. Uma delas, por exemplo, em Toledo, na Espanha, já sob o
domínio islâmico. Traduziram textos de filósofos e estudiosos gregos e romanos.
Dos gregos, por exemplo, de Aristóteles, que viriam a ter grande impacto na
filosofia escolástica medieval cristã europeia. Além de traduzir, fizeram um
trabalho de fundamental importância: cópias, recópias e a preservação de livros
antigos e de seu tempo.
*Os cristãos
europeus também tiveram seus copistas. Vejamos imagens:
IMAGENS (COPISTA):
https://fr.wikipedia.org/wiki/Copiste
Em slides:
https://fr.wikipedia.org/wiki/Copiste#/media/Fichier:Jean_Mi%C3%A9lot,_Brussels.jpg
*O nome amanuense
também é sinônimo de copista. Amanuense por conta de escreverem e copiarem
livros à mão (manu, em latim), com tinta e estilete ou pena. No caso do mundo medieval,
os livros eram escritos em pergaminhos, material feito a partir do couro
preparado de animais.
*Matemática: os
islamitas foram grandes estudiosos da matemática, o que pode ser comprovado,
por exemplo, na engenharia e estrutura arquitetônica de seus prédios e na
divulgação dos números hindus, conhecidos, por muito tempo, como números
arábicos (hoje, hindu-arábicos): 0, 1, 2, 3, 4,5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, etc.,
etc. Tais números, aprendidos no comércio com os indianos, facilitavam e
facilitam imensamente os cálculos e os registros comerciais, além de outros,
como as pesquisas científicas.
IMAGENS (Numerais arábicos):
https://en.wikipedia.org/wiki/Arabic_numerals
Em slides:
https://en.wikipedia.org/wiki/Arabic_numerals#/media/File:Hindu-Arabic_numerals.svg
*Na Europa, esses
números entrariam pouco a pouco, ao longo dos séculos seguintes, por conta do
contato de comerciantes e intelectuais europeus com a cultura muçulmana. Até
então, os europeus usavam, ainda, os numerais romanos e o ábaco para fazer
contas e registros.
*No campo da
FILOSOFIA: os filósofos islamitas, muitos deles, eram homens de grande cultura,
tendo sido, alguns, médicos e juristas. Entre os nomes que podem ser citados:
Avicena, Averróis, Al-Ghazali, além de outros. Na cultura judaica medieval, um
destaque para Moisés Maimônides.
IMAGENS (Filosofia
Islâmica): (Ler e comentar, explicar, trechos sobre alguns dos filósofos.)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Filosofia_isl%C3%A2mica
Em slides:
https://es.wikipedia.org/wiki/Filosof%C3%ADa_isl%C3%A1mica#/media/Archivo:Sughrat.jpg
*No campo da
FILOSOFIA, ainda, aqueles filósofos também foram grandes COMENTARISTAS, além de
TRADUTORES e estudiosos da filosofia grega antiga e helenística (de cultura
grega). Muitos igualmente dedicados ao estudo do Alcorão, da Medicina, das
Leis, da Matemática, entre outros estudos. Um bom número deles era de
poliglotas (pessoas que sabem várias línguas). Estudiosos e muito dedicados,
incentivados pelo gosto pelos estudos e pela fé. O Alcorão incentiva a busca do
conhecimento. Aliás, para se ler o Alcorão era e é preciso saber LER. O SABER
LER abre portas para quem quer aprender. Mais uma contribuição, pelo exemplo de
vida, dos filósofos e pensadores islamitas medievais (e atuais – a Arábia
Saudita, por exemplo, tem investido pesadamente em ciências, conhecimento e
tecnologias, tendo enviado, há pouco tempo, uma sonda ao planeta Marte).
REFERÊNCIAS
BÁSICAS:
ARANHA, Maria L. de A. e MARTINS,
Maria H. P. Filosofando: Introdução à
Filosofia. 4.ed. São Paulo, Moderna, 2009.
CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. 3.ed. São Paulo,
Ática, 2017.
FUNDAÇÃO PLANETÁRIO DA CIDADE DO
RIO DE JANEIRO. A influência árabe nos
nomes das estrelas. Disponível em: < http://planeta.rio/a-influencia-arabe-nos-nomes-das-estrelas/
> Acesso em 17 de fevereiro de 2021.
WIKIPÉDIA. Verbetes: Filosofia Medieval, Islamismo, Arquitetura
Islâmica, Medicina na Era Medieval Islâmica, Copista, Numerais Arábicos,
Filosofia Islâmica. Disponíveis em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal
> Acesso em 17 de fevereiro de 2021.
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