SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS
COORDENAÇÃO REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE
GOIÂNIA
COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS
ENSINO MÉDIO E PROFISSIONALIZANTE – PRIMEIROS ANOS E
EP1
SOCIOLOGIA – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
AULA ZOOM DE SOCIOLOGIA DOS PRIMEIROS
ANOS E EP1 DE 25 DE JANEIRO DE 2021 (Prof. José Antônio Brazão.)
SOCIEDADE E
CONHECIMENTO – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO:
CONHECIMENTO DO SENSO COMUM E CIÊNCIA – PARTE 1: SENSO
COMUM: (Prof. José Antônio Brazão.)
Senso
comum é o conhecimento do dia a dia, aprendido na prática da vivência das
pessoas. Aprendido em casa, com os pais, e com outras pessoas comuns, a cada
dia. Um exemplo interessante de senso comum encontra-se nas expressões nascer do Sol e pôr do Sol. De fato, nossa
percepção (capacidade de perceber, de observar) nos mostra que o Sol se
desponta de um lado da Terra e se põe do outro. Vejamos as seguintes imagens:
Nascer do Sol
(Wikipédia):
https://pt.wikipedia.org/wiki/Nascer_do_sol
Slides:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Nascer_do_sol#/media/Ficheiro:Nascer-do-Sol.jpg
Pôr do Sol
(Wikipédia):
https://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%B4r_do_sol
Slides:
https://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%B4r_do_sol#/media/Ficheiro:Sunset_in_Manaus.jpg
Se
pensarmos bem, não sentimos a Terra se mover, mas vemos, diariamente, o Sol
indo (aparentemente) de um lado a outro do céu, de Leste para Oeste. É o que
constatamos de modo comum a todos, daí: senso comum.
Essas
concepções (ideias) do senso comum a respeito da Terra e do Sol são de um tempo
em que as pessoas acreditavam que a Terra encontrava-se no centro do universo,
paradinha, enquanto todos os demais astros, incluindo o Sol, giravam em torno
dela. Essa concepção (ideia concebida, elaborada) se chama geocentrismo, isto
é, a crença de que a Terra (Geia ou Gaia, em grego) encontra-se no centro do
universo. Vejamos mais imagens:
Geocentrismo
(Wikipédia):
https://de.wikipedia.org/wiki/Geozentrisches_Weltbild
(Usar
Google Tradutor)
Geocentrismo
(Wikipédia) [slides]:
Hoje se sabe que a Terra gira ao redor de si mesma
e a redor do Sol, porém aquelas duas expressões (nascer e pôr do Sol)
continuam. Por quê? Porque, no cotidiano, como foi dito, não sentimos a Terra
mover-se, não caímos como se estivéssemos soltos em um carrossel de parque de
diversão. Além do mais, vemos o Sol aparecer no horizonte, ao início do dia, e
o Sol sumir no horizonte, ao final desse mesmo dia. São episódios (fatos) que,
inclusive, até gostamos de apreciar.
Senso
comum, ao pé da letra, é o sentido ou modo comum de perceber e explicar as
coisas, a realidade, o mundo comum (diário) dos grupos humanos.
Outro
exemplo de senso comum são os remédios caseiros: chazinhos, emplastros,
remedinhos da mamãe ou da vovó para dores de barriga, contra vermes, etc., sem
uma compreensão exata dos componentes deles nem de sua ação precisa (quem dará
essa precisão será a ciência). São remedinhos
que vêm passando de geração em geração. Não há uma pesquisa aprofundada
pelas pessoas comuns no intuito de os entender. Na hora da ressaca? Boldo, café
forte, etc., por exemplo. Precisa de um calmante? Chá de erva cidreira.
Vejamos:
Plantas
medicinais (Wikipédia):
https://en.wikipedia.org/wiki/Medicinal_plants
Em
slides:
https://en.wikipedia.org/wiki/Medicinal_plants#/media/File:Salix_alba_004.jpg
Um
exemplo de chá comum, no Brasil, é o chá de hortelã.
Vejamos
também:
Hortelã
ou menta (na Wikipédia):
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mentha
Em
slides:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mentha#/media/Ficheiro:Mentha-_arvensis_%C3%A5kermynta.jpg
O
senso comum faz muito uso da ANALOGIA. Analogia é um raciocínio por comparação.
Por exemplo: o chazinho K fez bem para Fulano, portanto (comparativamente)
poderá fazer bem a Beltrano, e assim por diante.
O
senso comum é um tipo de conhecimento fundamental para a vida do dia a dia, na
vida em SOCIEDADE. Ele resulta de experiências, tentativas e erros, fracassos e
acertos, sem rigor (sem a exigência própria da ciência), a partir dos quais
cada coletividade (grupo ou sociedade) foi desenvolvendo conhecimentos
essenciais sobre o mundo. O senso comum não tem o rigor (grau de exigência) da
ciência (exemplo de rigor: liberação de vacinas).
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