domingo, 31 de janeiro de 2021

AULA ZOOM 2 DE SOCIOLOGIA DOS PRIMEIROS ANOS E EP1 (Prof. José Antônio Brazão.)

 

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS

COORDENAÇÃO REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS

ENSINO MÉDIO E PROFISSIONALIZANTE – PRIMEIROS ANOS E EP1

SOCIOLOGIA – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

AULA ZOOM 2 DE SOCIOLOGIA DOS PRIMEIROS ANOS E EP1 (Prof. José Antônio Brazão.)

Diálogo interdisciplinar com a FILOSOFIA.

SOCIEDADE E CONHECIMENTO – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO:

(Diálogo interdisciplinar com a FILOSOFIA.)

CONHECIMENTO DO SENSO COMUM E CIÊNCIA – PARTE 2: CIÊNCIA: (Prof. José Antônio Brazão.)

Quando se falar aqui em ciência, se estará referindo a ciências chamadas exatas, biológicas, humanas e outras que demandam estudos e pesquisas realizados com rigor. O conhecimento científico difere do conhecimento do senso comum por conta de suas características próprias. As imagens e o quadro abaixo ajudarão na comparação.

SENSO COMUM (o caso das garrafadas, remédios populares, frutos do senso comum):

https://www.google.com/search?q=garrafada&source=lnms&tbm=isch&as=X&ved=2ahUKEwi7w4uerMbuAhX2HbkGHd5tDlUQ_AUoAXoECBEQAw&biw=1242&bih=597

CIÊNCIA – MEDICINA FARMACÊUTICA (remédios feitos com rigor científico):

https://ca.wikipedia.org/wiki/Ind%C3%Bastria_farmac%C3%A8utica

Em slides:

https://ca.wikipedia.org/wiki/Ind%C3%Bastria_farmac%C3%A8utica#/media/Fitxer:VariousPills.jpg

SENSO COMUM: O CASO DO NASCER E DO PÔR DO SOL.

CIÊNCIA: MOVIMENTOS DA TERRA (ROTAÇÃO/TRANSLAÇÃO).

QUADRO COMPARATIVO DO SENSO COMUM E DA CIÊNCIA:

SENSO COMUM

CIÊNCIA

Baseado na experiência do dia a dia.

Baseada em observações, cálculos e experimentos (p. ex.: em laboratórios).

Não baseado no rigor (exigência de precisão).

Baseada no rigor (exigência de precisão).

Faz uso da analogia (comparação de casos), de onde tira conclusões gerais. Por exemplo: remédios da medicina popular.

Também faz uso da analogia, mas de forma rigorosa, baseada em experimentos e provas. Mas faz grande uso da indução: raciocínio que parte de casos particulares rigorosamente observados e testados e deles tira conclusões universais (para todos os casos).

Guarda certa crença no mágico diante do universo.

Deixa a crença em magias de lado e parte de leis universais descobertas com muito estudo.

Faz previsões baseadas na sabedoria popular. P. ex.: No Nordeste do Brasil, há os profetas da chuva. (Ver citação da Wikipédia abaixo.)

Faz previsões baseadas no conhecimento de leis naturais e em casos efetivamente estudados e observados.

Influenciado, em boa parte, pela opinião (julgamento pessoal) de pessoas comuns.

Influenciada, em boa parte, por certezas universais, extraídas de leis científicas, observações rigorosas (em que há exatidão, precisão), cálculos e experimentos de possível repetição ou observação por cientistas do mundo todo.

Não dispõe de exatidão em suas colocações. P. ex.: nas garrafadas não há descrição exata das substâncias químicas que constam naqueles remédios populares.

Demanda exatidão, precisão. P. ex.: uma aspirina tem descrita sua composição, a quantidade exata de substâncias que compõem o comprimido, modo preciso de usar, etc.

Guarda consigo muito da tradição popular (aquilo que foi e é transmitido ao longo de gerações). Ex.: a crença na imobilidade da Terra que foi uma das bases, por muito tempo, do geocentrismo (crença de que a Terra seria o centro do universo).

Não se baseia na tradição pura e simples. Funda-se em conclusões que podem, sem dúvida, levar anos de pesquisas. Ex.: lei da gravidade.

Hoje ainda as crenças do senso comum são passadas, por exemplo, pela educação familiar e por pessoas comuns, sem nenhum ou sem muito estudo formal.

O conhecimento científico, hoje, é transmitido, por exemplo, por meio da educação formal (escolas, universidades e institutos de ensino e pesquisa).

Não neutro. Por trás do senso comum podem haver usos e propósitos.

Não neutra. Por trás das ciências, quaisquer que sejam, podem haver e há propósitos econômicos, militares, políticos, etc.

Não tem exigência de provas rigorosas. P. ex.: Quem cria garrafadas e raizadas, geralmente, não tem como provar pela soma de A com B a conclusão C.

Exige provas e demonstrações rigorosas para se definirem leis e aceitação universais de descobertas. Ex.: A teoria da relatividade de Einstein, no século XX, só passou a ser aceita com certa depois de observações científicas de eclipses e posições de astros durante estes, em diferentes partes da Terra.

Obs. 1: Estes são alguns exemplos da diferença entre senso comum e ciência. Outros podem ser encontrados em livros de Sociologia e de Filosofia.

Obs. 2: Senso comum e ciência não estão, necessariamente, em absoluto (total) conflito. Na verdade, sem o senso comum não haveria ciência. Sem ciência, o senso comum sozinho não teria condições de resolver muitos problemas e questões acerca do dia a dia e do universo.

Profetas da chuva na Wikipédia:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Profetas_da_chuva#:~:text=Os%20profetas%20da%20chuva%20s%C3%A3o,outros%20m%C3%A9todos%20tradicionais%20de%20previs%C3%A3o.

CIÊNCIA (Wikipédia): https://en.wikipedia.org/wiki/Science

Em slides:

https://en.wikipedia.org/wiki/Science#/media/File:CMB_Timeline300_no_WMAP.jpg

Galileu Galilei (cientista italiano que viveu entre os século XVI e XVII):

https://en.wikipedia.org/wiki/Galileo_Galilei

Em slides:

https://en.wikipedia.org/wiki/Galileo_Galilei#/media/File:Justus_Sustermans_-_Portrait_of_Galileo_Galilei,_1636.jpg

No campo das ciências humanas e sociais, como a Sociologia, por exemplo, existe a busca de rigor no entendimento dos fenômenos sociais (fatos que ocorrem dentro das sociedades), buscando entender com a maior precisão possível esses fenômenos. Um exemplo clássico (comum, muito citado) disto são as pesquisas de Karl Marx e Friedrich Engels (amigos), que viveram no século XIX, a respeito da história e do capitalismo. Ambos escreveram vários livros sobre esses temas, sempre buscando o rigor (precisão, exatidão) em suas conclusões.

Outros cientistas sociais, fundadores da Sociologia como ciência, podem ser citados e serão estudados em outras aulas, citados em Sociologia (verbete da Wikipédia):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sociologia#/media/Ficheiro:Auguste_Comte.jpg

REFERÊNCIAS:

WIKIPÉDIA. Verbetes: Indústria Farmacêutica, Profetas da Chuva, Science, Galileo Galilei, Sociologia. Disponíveis a partir de: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal > Acesso em 31 de janeiro de 2021.

 

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