terça-feira, 26 de janeiro de 2021

AULA ZOOM 1 DE SOCIOLOGIA DOS TERCEIROS ANOS E EP3 - GLOBALIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO REGIONAL: (Prof. José Antônio Brazão.)

 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS

COORDENAÇÃO REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE GOIÂNIA

COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS

ENSINO MÉDIO E PROFISSIONALIZANTE – TERCEIROS ANOS

SOCIOLOGIA – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

AULA ZOOM 1 DE SOCIOLOGIA DOS TERCEIROS ANOS E EP3:

GLOBALIZAÇÃO E SOCIEDADE NO SÉCULO XX:

GLOBALIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO REGIONAL: (Prof. José Antônio Brazão.)

O que é globalização?

Há quanto tempo o mundo vem se globalizando e superando as fronteiras regionais?

Que meios permitem a globalização?

O que que uma pandemia tem a ver com a globalização?

Que tem a globalização a ver conosco?

Vejamos algumas imagens:

GLOBALIZAÇÃO (Wikipédia):

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Globaliza%C3%A7%C3%A3o

Em slides:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Globaliza%C3%A7%C3%A3o#/media/Ficheiro:WikiProject_Globalization_Logo.svg

Outros:

https://en.wikipedia.org/wiki/Globalization

Em slides:

https://en.wikipedia.org/wiki/Globalization#/media/File:Archaic_globalization.svg

O desenvolvimento do comércio e das indústrias, enfim, do capitalismo, vem impulsionando enormemente a globalização, desde as grandes navegações dos séculos XV e XVI.

Imagens:

ERA DOS DESCOBRIMENTOS (Wikipédia):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Era_dos_Descobrimentos

Em slides:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Era_dos_Descobrimentos#/media/Ficheiro:OrteliusWorldMap1570.jpg

Mas nem tudo foram flores na erra dos descobrimentos: houve matanças, escravidão, inflação alta, entre outros problemas presentes, inclusive, no mundo atual, intensificados pela posterior Revolução Industrial.

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL (Wikipédia):

https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Industrial

Em slides:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Industrial#/media/Ficheiro:William_Bell_Scott_-_Iron_and_Coal.jpg

Na Revolução Industrial (séculos XVIII em diante) também nem tudo foram flores: exploração de operários, homens, mulheres e crianças, em fábricas, salários baixíssimos – tanto que até as crianças tinham que trabalhar –  , horas e horas de trabalho naquelas mesmas fábricas, sofrimentos dos mais variados tipos (por exemplo: acidentes graves com máquinas, ambiente sujo, muitas vezes, etc.). Com a Revolução Industrial, os mercados mundiais foram ampliando-se cada vez mais. Inclusive Karl Marx e Friedrich Engels, no Manifesto do Partido Comunista, comentam esse fato e os demais.

Como se vê, dois elementos fundamentais à globalização, além do comércio, foram e são os transportes e as comunicações.

TRANSPORTE (Wikipédia): https://pt.wikipedia.org/wiki/Transporte

Em slides:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Transporte#/media/Ficheiro:Larousse_universel_en_2_volumes;_nouveau_dictionnaire_encyclop%C3%A9dique_publi%C3%A9_sous_la_direction_de_Claude_Aug%C3%A9_(1922)_(14596082918).jpg

As comunicações ficarão para outra aula. Debate, agora, possível.

Que meios de comunicação social vocês mais conhecem e por que conseguem ligar (conectar) pessoas do mundo inteiro?

Que perigos, porém, elas oferecem ou podem oferecer?

(Debate livre)

Nenhum comentário: