SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS
COORDENAÇÃO REGIONAL METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO DE
GOIÂNIA
COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO JOSÉ DE ASSIS
EaD – EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
ENSINO MÉDIO – TERCEIROS ANOS
FILOSOFIA – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
TEMA:
ESTÉTICA. Aula de 17 de novembro de 2020.
A ARTE RENASCENTISTA, O
NEOPLATONISMO E O AMOR PLATÔNICO (Prof. José Antônio Brazão.)
Já
falamos da arte como ela foi vista por um ou outro filósofo contemporâneo. Por
exemplo: Theodor Adorno e Max Horkheimer, da Escola de Frankfurt, sobre a
Indústria Cultural; Walter Benjamin, também dessa escola, que viu na
reprodutibilidade técnica da arte, ao mesmo tempo, uma possibilidade de acesso
de um número de pessoas às obras de arte, em todo o mundo, e, ao mesmo tempo, o
fim da aura (aquele elemento similar ao sagrado/divino contido na arte por
muito tempo); Friedrich Nietzsche, que viu no teatro e na arte da Grécia antiga
a presença de dois princípios intimamente interligados , integrados ( o
apolíneo e o dionisíaco). Agora vamos voltar a uma época em que a arte
ocidental se manifestou com grande força, após um longo período em que esteve
muito ligada ao religioso: a era do Renascimento Artístico-Cultural (séculos XV
– XVII, aproximadamente). Agora, a profunda influência de uma filósofo da
Grécia Antiga.
Entre
os artistas desse tempo (séculos XV e XVI, particularmente) destacaram-se, por
exemplo: Leonardo da Vinci, Michelangelo Buonarroti, Rafael Sanzio, os três
italianos, Jan van Eyck (holandês), Jan
(ou Johannes) Vermeer (outro holandês), entre outros tantos. A obra artística
deles é marcada pela preocupação imensa com a forma, tendo como grandes
características: o naturalismo, a perspectiva, o classicismo greco-romano, o
neoplatonismo.
O
naturalismo,
que pode ser entendido como uma volta marcante e intensa à natureza e, ao mesmo
tempo, um modo de expressar a arte de forma tão natural que a obra de arte
assemelha-se ao que se encontra na natureza, como um retrato extremamente
detalhado. De fato, o naturalismo manifesta-se na precisão com que os artistas
realizavam seu trabalho: desenhos e pinturas muito precisos. Conta-se a
história de que Michelangelo, ao terminar o Moisés para o túmulo de um papa,
tocou-o de disse: “Fala!” Se é uma anedota ou não, o fato é que o trabalho era
feito detalhadamente, a ponto de assemelhar-se ao real. Aqui, uma enorme
preocupação com a FORMA. Ora, a preocupação com a forma remete a PLATÃO,
filósofo grego que viveu por volta do final do século V e parte do IV a.C. Neoplatonismo.
Platão,
de fato, defendeu a existência de dois mundos: o mundo sensível, que é este em
que as pessoas vivem, e, para além dele, o mundo inteligível ou das Formas
(Ideias) perfeitas de tudo quanto existe. Platão acreditava que, no mundo
inteligível ou das Ideias, as Formas (Ideias) perfeitas de tudo que existe. Se
há o cavalo aqui é porque existe o cavalo perfeito no Mundo as Ideias e assim
por diante. Ora, essa preocupação com as Formas atinge profundamente o gosto
dos artistas renascentistas, preocupados com a beleza e a precisão, a
preocupação com os detalhes. Uma arte belíssima, de fato. Por exemplo, no site
a seguir, que mostra obras do Renascimento:
O classicismo
greco-romano, outro elemento fundamental, que foi a
redescoberta das artes grega (principalmente) e romana. Ou seja, a tomada da
cultura e da arte greco-romanas como fonte de inspiração e como modelos. Entram
aqui tanto a mitologia quanto a filosofia e a cultura em geral do mundo grego
ou greco-romano. Os artistas não buscaram inspiração na Idade Média,
considerada como era do obscurantismo (escuridão) – daí Renascimento, para se
referirem à arte que vinha, então, surgindo e tomando força. Veja-se
comparativamente, por exemplo:
Arte
grega (imagens): https://en.wikipedia.org/wiki/Ancient_Greek_art
Arte
da Roma Antiga (imagens): https://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_da_Roma_Antiga
Renascimento:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Renascimento
O
classicismo greco-romano, com a mitologia, aparece com grande força no livro OS LUSÍADAS, de Camões, livro que, a
todo momento, faz referências deuses, deusas e outras divindades greco-romanas
e ainda tem uma grande preocupação com a precisão métrica das estrofes e dos
versos. Essa preocupação com a precisão na forma da apresentação igualmente
manifesta, sem dúvida, o NEOPLATONISMO, essa retomada do pensamento de Platão e
das formas platônicas.
Outro
elemento importante: a perspectiva. Isto é, a visão de profundidade!
No
que diz respeito ainda ao NEOPLATONISMO, a influência do amor ideal platônico
(o Amor enquanto Ideia perfeita no mundo das Ideias ou mundo Inteligível). Um
amor idealizado! Aparece, por exemplo, no Renascimento: em Romeu e Julieta, peça teatral de William Shakespeare; nos Sonetos, de Camões. Vale a pena citar o
Soneto 5, muito conhecido, de Luís Vaz de Camões:
Amor é fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer.
É um não querer mais que bem querer;
é um andar solitário entre a gente;
é nunca contentar-se de contente;
é um cuidar que ganha em se perder.
É querer estar preso por vontade;
é servir a quem vence, o vencedor;
é ter com quem nos mata, lealdade.
Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor
CAMÕES, Luís Vaz. Soneto 5.
Disponível em: < https://www.culturagenial.com/poema-amor-e-chama-que-arde-sem-se-ver-de-luis-vaz-de-camoes/
> Acesso em 16/11/2020.
Vale
bem observar aí nesse poema o amor profundamente idealizado, amor platônico!
Nesse poema pode-se entender bem o que se quer dizer, ainda hoje, ao se usar a
expressão Amor Platônico. Curiosamente, a palavra Amor, no final, aparece com a
primeira letra maiúscula, indicando um amor elevado, muito elevado.
Como
se pode ver, a arte, às vezes, reflete a filosofia e esta, por sua vez, reflete
profusamente (generosamente, abundantemente) sobre a aquela.
REFERÊNCIAS
SIMPLES:
CAMÕES, Luís Vaz. Soneto 5.
Disponível em: < https://www.culturagenial.com/poema-amor-e-chama-que-arde-sem-se-ver-de-luis-vaz-de-camoes/
> Acesso em 16/11/2020.
CHAUÍ, Marilena.
Iniciação à Filosofia. (livro didático)
GOOGLE IMAGENS.
WIKIPÉDIA.
Verbetes: Renascimento, Arte Grega, Arte na Roma Antiga, entre outros.
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