Secretaria de Educação do Estado de
Goiás Colégio Estadual Deputado José de Assis Estudo Orientado EaD TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO E EP3 |
NOTA |
|||
DISCIPLINA:
FILOSOFIA. |
DATA:
_____/_____/2020. |
|||
PROFESSOR: JOSÉ
ANTÔNIO BRAZÃO. |
||||
ALUNO(A): |
SÉRIE: |
TURMA: |
BIMESTRE 4º |
|
Terceira. |
|
|||
AULA: 26/10 A 01/11/2020 – 2º SEMESTRE. FILOSOFIA – TERCEIROS ANOS e
EP3 – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO. |
||||
ATIVIDADE:
COMPONENTE CURRICULAR: ESTÉTICA.
Arte como reflexão sobre a vida, como registro
histórico e até como instrumento de denúncia social.
OBJETIVO: Analisar e investigar como a arte, além
do belo e dos aspectos estéticos que envolve, envolve a reflexão sobre a vida,
contribui imensamente para o registro histórico e é usada, inclusive, como
instrumento de denúncia social.
INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:
1) Assista ao vídeo: História da Arte - Douglas Tufano. Em: https://www.youtube.com/watch?v=OmbX8Kq31j8
2) Em cada questão escolha uma alternativa que a
responda devidamente.
3) Responda-as no GOOGLE CLASSROOM.
4) Valor: 10,0.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
ARTE COMO REFLEXÃO SOBRE A VIDA, COMO
REGISTRO HISTÓRICO E ATÉ COMO INSTRUMENTO DE DENÚNCIA SOCIAL.
Leia o texto a
seguir muito atentamente. A seguir, responda as questões escolhendo a
alternativa devida em cada uma.
ESTÉTICA (Por Ana Lucia Santana.)
“A Estética é uma
especialidade filosófica que visa investigar a essência da beleza e as bases da
arte. Ela procura compreender as emoções, ideias e juízos que são despertados
ao se observar uma obra de arte. É natural ver esta disciplina levantar
questões sobre a natureza da arte, as causas de seu êxito, seus objetivos, seus
meios de expressão, sua relação com a esfera emocional de quem a produz, seus
mecanismos de atuação – ela deriva de intenções instigantes, simbólicas ou
catárticas? -; acerca do potencial humano de entendimento do conteúdo da
produção artística, do significado do prazer estético.
Esta expressão nasce
em fontes gregas, aisthésis, denotando ‘percepção, sensação’. As pesquisas
concretizadas neste campo têm por meta atingir a natureza dos juízos e da
intuição sobre o belo, compreender como agem os sentimentos na interação com os
eventos estéticos, assim como pretendem analisar os mais diversos estilos
artísticos e modalidades de produção. Da mesma forma a Estética também se ocupa
do feio, da ausência do ‘belo’.”
(SANTANA, Ana Lúcia. Estética. Disponível em: < https://www.infoescola.com/artes/estetica/
> Acesso em 21 de outubro de 2020.)
QUESTÃO 1: A Estética é uma
especialidade sociológica que visa investigar as características acidentais da
beleza e o preço das obras de arte. Ela procura compreender basicamente os
valores econômicos embutidos no trabalho dos artistas.
a)( ) CERTO.
b)( ) ERRADO.
QUESTÃO 2: É natural ver a
Estética levantar questões sobre a natureza da arte, as causas de seu êxito,
seus objetivos, seus meios de expressão, sua relação com a esfera emocional de
quem a produz, seus mecanismos de atuação – ela deriva de intenções
instigantes, simbólicas ou catárticas? -; acerca do potencial humano de
entendimento do conteúdo da produção artística, do significado do prazer
estético.
a)( ) CERTO.
b)( ) ERRADO.
QUESTÃO 3: Esta expressão
(prazer estético) nasce em fontes chinesas, aisthésis, denotando ‘razão,
discussão racional’.
a)( ) CERTO.
b)( ) ERRADO.
QUESTÃO 4: As pesquisas concretizadas
neste campo [da Estética] têm por meta atingir a natureza dos juízos e da
intuição sobre o belo, compreender como agem os sentimentos na interação com os
eventos estéticos, assim como pretendem analisar os mais diversos estilos
artísticos e modalidades de produção.
a)( ) CERTO.
b)( ) ERRADO.
QUESTÃO 5: A Estética
ocupa-se exclusivamente do belo e da presença deste nas obras de arte.
a)( ) CERTO.
b)( ) ERRADO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário