quarta-feira, 21 de outubro de 2020

AULA: 26/10 A 01/11/2020 – 2º SEMESTRE. FILOSOFIA – TERCEIROS ANOS e EP3 – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

 

 

Secretaria de Educação do Estado de Goiás

Colégio Estadual Deputado José de Assis

Estudo Orientado EaD

TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO E EP3

NOTA

DISCIPLINA: FILOSOFIA.

DATA: _____/_____/2020.

 

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

ALUNO(A):

SÉRIE:

TURMA:

BIMESTRE

 

Terceira.

 

AULA: 26/10 A 01/11/2020  – 2º SEMESTRE. FILOSOFIA – TERCEIROS ANOS e EP3 – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

ATIVIDADE:

COMPONENTE CURRICULAR: ESTÉTICA.

Arte como reflexão sobre a vida, como registro histórico e até como instrumento de denúncia social.

OBJETIVO: Analisar e investigar como a arte, além do belo e dos aspectos estéticos que envolve, envolve a reflexão sobre a vida, contribui imensamente para o registro histórico e é usada, inclusive, como instrumento de denúncia social.

INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:

1)      Assista ao vídeo: História da Arte - Douglas Tufano. Em:  https://www.youtube.com/watch?v=OmbX8Kq31j8

2)      Em cada questão escolha uma alternativa que a responda devidamente.

3)      Responda-as no GOOGLE CLASSROOM.

4)      Valor: 10,0.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

ARTE COMO REFLEXÃO SOBRE A VIDA, COMO REGISTRO HISTÓRICO E ATÉ COMO INSTRUMENTO DE DENÚNCIA SOCIAL.

Leia o texto a seguir muito atentamente. A seguir, responda as questões escolhendo a alternativa devida em cada uma.

ESTÉTICA (Por Ana Lucia Santana.)

“A Estética é uma especialidade filosófica que visa investigar a essência da beleza e as bases da arte. Ela procura compreender as emoções, ideias e juízos que são despertados ao se observar uma obra de arte. É natural ver esta disciplina levantar questões sobre a natureza da arte, as causas de seu êxito, seus objetivos, seus meios de expressão, sua relação com a esfera emocional de quem a produz, seus mecanismos de atuação – ela deriva de intenções instigantes, simbólicas ou catárticas? -; acerca do potencial humano de entendimento do conteúdo da produção artística, do significado do prazer estético.

Esta expressão nasce em fontes gregas, aisthésis, denotando ‘percepção, sensação’. As pesquisas concretizadas neste campo têm por meta atingir a natureza dos juízos e da intuição sobre o belo, compreender como agem os sentimentos na interação com os eventos estéticos, assim como pretendem analisar os mais diversos estilos artísticos e modalidades de produção. Da mesma forma a Estética também se ocupa do feio, da ausência do ‘belo’.”

(SANTANA, Ana Lúcia. Estética. Disponível em: < https://www.infoescola.com/artes/estetica/ > Acesso em 21 de outubro de 2020.)

 

QUESTÃO 1: A Estética é uma especialidade sociológica que visa investigar as características acidentais da beleza e o preço das obras de arte. Ela procura compreender basicamente os valores econômicos embutidos no trabalho dos artistas.

a)(     ) CERTO.

b)(     ) ERRADO.

 

QUESTÃO 2: É natural ver a Estética levantar questões sobre a natureza da arte, as causas de seu êxito, seus objetivos, seus meios de expressão, sua relação com a esfera emocional de quem a produz, seus mecanismos de atuação – ela deriva de intenções instigantes, simbólicas ou catárticas? -; acerca do potencial humano de entendimento do conteúdo da produção artística, do significado do prazer estético.

a)(     ) CERTO.

b)(     ) ERRADO.

 

QUESTÃO 3: Esta expressão (prazer estético) nasce em fontes chinesas, aisthésis, denotando ‘razão, discussão racional’.

a)(     ) CERTO.

b)(     ) ERRADO.

 

QUESTÃO 4: As pesquisas concretizadas neste campo [da Estética] têm por meta atingir a natureza dos juízos e da intuição sobre o belo, compreender como agem os sentimentos na interação com os eventos estéticos, assim como pretendem analisar os mais diversos estilos artísticos e modalidades de produção.

a)(     ) CERTO.

b)(     ) ERRADO.

 

QUESTÃO 5: A Estética ocupa-se exclusivamente do belo e da presença deste nas obras de arte.

a)(     ) CERTO.

b)(     ) ERRADO.

 

 

 

Nenhum comentário: