quarta-feira, 21 de outubro de 2020

AULA: 26/10 A 01/11/2020 – 2º SEMESTRE. FILOSOFIA – SEGUNDOS ANOS e EP2 – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

 

 

Secretaria de Educação do Estado de Goiás

Colégio Estadual Deputado José de Assis

Estudo Orientado EAD

SEGUNDOS ANOS DO ENSINO MÉDIO E EP2

NOTA

DISCIPLINA: FILOSOFIA.

DATA: _____/_____/2020.

 

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

ALUNO(A):

SÉRIE:

TURMA:

BIMESTRE

 

Segunda.

 

AULA:  26/10 A 01/11/2020 – 2º SEMESTRE. FILOSOFIA – SEGUNDOS ANOS e EP2 – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

ATIVIDADE:

COMPONENTE CURRICULAR: ÉTICA.

IMMANUEL KANT: ÉTICA.

OBJETIVO: Investigar as principais ideias da ética kantiana e do rigorismo ético kantiano, bem como sua atualidade.

INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:

1)      Assista ao vídeo 1: A Ética segundo Immanuel Kant. Em: https://www.youtube.com/watch?v=w16fiPorHJY

2)      Em cada questão escolha uma alternativa que a responda devidamente.

3)      Responda-as no GOOGLE CLASSROOM.

4)      Valor: 10,0.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

IMMANUEL KANT: ÉTICA.

Leia o texto a seguir muito atentamente. A seguir, responda as questões escolhendo a alternativa devida em cada uma.

A Ética de Kant e o Imperativo Categórico (Pedro Menezes)

“Immanuel Kant (1724-1804) buscou criar um modelo ético que fosse independente de qualquer tipo de justificação moral religiosa e se baseasse apenas na capacidade de julgar inerente ao ser humano. Para isso, Kant elaborou um imperativo, uma ordem, de forma que o indivíduo pudesse utilizar como uma bússola moral: o Imperativo Categórico.

Esse imperativo é uma lei moral interior ao indivíduo, baseada apenas na razão humana e não possui nenhuma ligação com causas sobrenaturais, supersticiosas ou relacionadas a uma autoridade do Estado ou religiosa.

O filósofo buscou fazer com a filosofia o que Nicolau Copérnico fez com as ciências. A revolução copernicana transformou toda a forma de compreensão do mundo. A ética kantiana está desenvolvida, sobretudo, no livro Fundamentação da Metafísica dos Costumes (1785). Nele, o autor busca estabelecer um embasamento racional para o dever.

Kant reforça essa ideia ao afirmar que somente o pensamento autônomo poderia conduzir os indivíduos ao esclarecimento e a maioridade. A maioridade em Kant não está relacionada com a idade, ou maioridade civil, ela é a independência dos indivíduos fundamentada na sua capacidade racional de decidir por si mesmo o que é o dever.

“Duas coisas que me enchem a alma de crescente admiração e respeito: o céu estrelado sobre mim e a lei moral dentro de mim.” (I. Kant)

A ética de Kant fundamenta-se única e exclusivamente na Razão, as regras são estabelecidas de dentro para fora a partir da razão humana e sua capacidade de criar regras para sua própria conduta.

Isso garante a laicidade, independência da religião, e a autonomia, independência de normas e leis, da moral kantiana. Kant buscou substituir a autoridade imposta pela Igreja pela autoridade da Razão.”

(MENEZES, Pedro. A Ética de Kant e o Imperativo Categórico. Disponível em: < https://www.todamateria.com.br/etica-kant-imperativo-categorico/ >  Acesso em 21 de outubro de 2020.)

De acordo com a Wikipédia:

“O imperativo categórico é enunciado com três diferentes fórmulas (e suas variantes). São elas:

1.Lei Universal: "Aja como se a máxima de tua ação devesse tornar-se, através da tua vontade, uma lei universal." Variante: "Age como se a máxima da tua ação fosse para ser transformada, através da tua vontade, em uma lei universal da natureza."

2.Fim em si mesmo: "Aja de tal forma que uses a humanidade, tanto na tua pessoa, como na pessoa de qualquer outro, sempre e ao mesmo tempo como fim e nunca simplesmente como meio."

3.Legislador Universal (ou da Autonomia): "Aja de tal maneira que tua vontade possa encarar a si mesma, ao mesmo tempo, como um legislador universal através de suas máximas." Variante: "Age como se fosses, através de suas máximas, sempre um membro legislador no reino universal dos fins." (WIKIPÉDIA. Imperativo Categórico. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Imperativo_categ%C3%B3rico#:~:text=Em%20suas%20obras%2C%20Kant%20afirma,f%C3%B3rmulas%20(e%20suas%20variantes). > Acesso em 21 de outubro de 2020.)

QUESTÃO 1: Immanuel Kant (1724-1804) buscou criar um modelo ético que se adequasse a qualquer tipo de justificação moral religiosa e se baseasse não apenas na capacidade de julgar inerente ao ser humano.

a)(     ) CERTO.

b)(     ) ERRADO.

 

QUESTÃO 2: O imperativo categórico, moral, de Kant, é uma lei moral interior ao indivíduo, baseada apenas na razão humana e não possui nenhuma ligação com causas sobrenaturais, supersticiosas ou relacionadas a uma autoridade do Estado ou religiosa.

a)(     ) CERTO.

b)(     ) ERRADO.

 

QUESTÃO 3: Kant afirma que somente o pensamento heterônomo poderia conduzir os indivíduos ao esclarecimento e à maioridade. A maioridade em Kant está relacionada com a idade, ou maioridade civil, ela é a dependência dos indivíduos fundamentada na sua capacidade racional de decidir, com ajuda da religião e dos tutores, o que é o dever.

a)(     ) CERTO.

b)(     ) ERRADO.

 

QUESTÃO 4: O imperativo categórico afirma: "Aja como se a máxima de tua ação devesse tornar-se, através da tua vontade, uma lei universal." Variante: "Age como se a máxima da tua ação fosse para ser transformada, através da tua vontade, em uma lei universal da natureza."

a)(     ) CERTO.

b)(     ) ERRADO.

 

QUESTÃO 5: O imperativo categórico também afirma: "Aja de tal forma que uses a ti, tanto na tua pessoa, como em nenhuma outra pessoa, sempre e ao mesmo tempo como fim e nunca simplesmente como meio."

a)(     ) CERTO.

b)(     ) ERRADO.

 

 

Nenhum comentário: