Secretaria de
Educação do Estado de Goiás Colégio Estadual
Deputado José de Assis Estudo Orientado
EAD SEGUNDOS ANOS DO
ENSINO MÉDIO E EP2 |
NOTA |
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DISCIPLINA: FILOSOFIA. |
DATA:
_____/_____/2020. |
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PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO. |
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ALUNO(A): |
SÉRIE: |
TURMA: |
BIMESTRE 4º |
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Segunda. |
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AULA: 05/10 A 11/10/2020 – 2º SEMESTRE.
FILOSOFIA – SEGUNDOS ANOS e EP2 – PROF. JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO. |
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ATIVIDADE:
COMPONENTE CURRICULAR: ÉTICA.
IMMANUEL KANT: O QUE É ILUMINISMO?
OBJETIVO: Averiguar e discutir como Immanuel Kant discute e interpreta
o significado de Iluminismo, bem como entender o contexto
sócio-econômico-cultural que deu origem à discussão em torno do Iluminismo e as
questões éticas aí subjacentes.
INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:
1)
VÍDEO:
AudioBook: O que é o Iluminismo? de
Immanuel Kant / Filosofia. Em: https://www.youtube.com/watch?v=8bYWRtuYezg
2) Veja
e reveja o vídeo (ouça e reouça o áudio-livro).
3)
A seguir, responda as questões no Google Classroom.
4) Valor:
10,0.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
O QUE É ILUMINISMO?
IMMANUEL KANT:
VÍDEO: AudioBook:
O que é o Iluminismo? de Immanuel Kant /
Filosofia. Em: https://www.youtube.com/watch?v=8bYWRtuYezg
EXERCÍCIO:
FILOSOFIA MODERNA – Prof. José
Antônio Brazão.
O
mundo europeu, que vai, aproximadamente, do século XV ao XVIII, é marcado por
uma série de transformações. Uma delas, no modo econômico de produção, com a
paulatina afirmação e posterior consolidação do capitalismo. Os reinos e as
cidades da Europa vinham desenvolvendo-se e crescendo. A melhoria nos
transportes náuticos, com o aperfeiçoamento de aparelhos como a bússola,
o sextante e o astrolábio, bem como na construção de embarcações,
possibilitou o avanço, cada vez maior, das navegações em novas direções
pelos oceanos e mares. Novas rotas e terras desconhecidas foram sendo
descobertas e dominadas. Dentre os meios de domínio sobre os habitantes foram
utilizados, o genocídio (extermínio), a pilhagem, o saque e a escravidão,
tudo em nome do capital a ser obtido e ampliado, formando a riqueza e
aumentando o poder de reis, nobres e burgueses. A burguesia
fortaleceu-se deverasmente. No campo das artes, o Renascimento, com artistas
como: Michelangelo Buonarotti, Leonardo da Vinci, Rafael
Sanzio e Albrecht Dürer. No campo da ciência, destaque para as
descobertas e ideias de Nicolau Copérnico, Galileo Galilei,
Johannes Kepler e Isaac Newton deram grande impulso à compreensão
das leis do universo e do próprio planeta Terra: heliocentrismo, gravidade,
movimento dos corpos celestes e naturais, etc. Ao mesmo tempo, a Reforma
Protestante e a Contra-Reforma Católica trouxeram mudanças religiosas
fundamentais até para os dias atuais: o surgimento de novas igrejas cristãs e o
enrijecimento dogmático, tendo tido este suas expressões maiores no Concílio
de Trento e na Inquisição. No campo da filosofia, destaques para
o racionalismo (R) e o empirismo (E) modernos, que tiveram como grandes
expoentes: o francês René Descartes (R), John Locke e David Hume
(E), ambos das ilhas britânicas. De acordo com o racionalismo, a razão (ratio,
em latim) é a base para o conhecimento da realidade. De acordo com Descartes,
inclusive, existem ideias inatas, isto é idéias preexistentes ao nascimento das
pessoas ou que já nascem com elas, como a ideia de Deus e do próprio eu
pensante (Cogito). Descartes descobriu-as tomando como ponto de partida e como
caminho a dúvida metódica. E, a partir dessas duas ideias, pôde, então,
afirmar a certeza a respeito do mundo circundante e da matemática. De acordo com os empiristas, o conhecimento
humano é fruto da experiência sensível, contato direto com o mundo
através dos cinco sentidos. O intelecto humano (razão) trabalha com as
informações enviadas pelas experiências sensíveis e constrói o conhecimento.
Nada há na mente que antes não tenha passado pelos cinco sentidos, de acordo
com eles. Para Locke, a mente é uma tabula rasa (expressão latina), ou seja, um
papel em branco, no qual as informações sensíveis vão sendo escritas,
arquivadas e encaixadas. Hume deu um passo adiante: afirmou que não basta a
experiência imediata (direta) tão somente para a elaboração de conhecimentos. É
preciso algo mais: experiências repetidas, transformadas
A
nível de pensamento político, alguns pensadores tiveram grande destaque,
marcando a Filosofia e, posteriormente, inclusive, a Sociologia: NICOLAU
MAQUIAVEL, THOMAS HOBBES, o próprio JOHN LOCKE, JEAN-JACQUES ROUSSEAU e
MONTESQUIEU, entre os séculos XV/XVI e XVIII. Nicolau Maquiavel falou da
necessidade de um príncipe (governante) astuto, seguro e com poder suficiente
para se manter no poder e não o dividir. Thomas Hobbes defendeu a ideia de que,
antes de existir a sociedade, no estado de natureza, os homens lutavam entre si
na defesa de seus interesses pessoais. Uma luta de todos contra todos. Para não
se destruírem, fizeram um contrato em que todos entregariam o poder sobre si a
um governante absoluto, cujo poder seria comparado ao do Leviatã (monstro
mencionado na Bíblia). Ele teria o poder militar e religioso, inclusive. John
Locke e Montesquieu defenderam a necessidade de divisão dos poderes, a fim de
não permitir a transformação do poder em uma ditadura. Montesquieu, inclusive,
propôs a divisão dos poderes em Legislativo, Executivo e Judiciário. Jean-Jacques Rousseau, por sua vez, também
falou de um estado de natureza, no qual os seres humanos eram bons. A partir do
momento em que lhes foi imposto um contrato pelos mais fortes, essa bondade
foi-se perdendo. Um novo contrato social foi proposto por Rousseau, baseado no
pacto social e na vontade geral (vontade da maioria). No campo do conhecimento,
IMMANUEL (Emmanuel) KANT fez a crítica da razão pura, um tratamento crítico da
possibilidade de diferentes campos do conhecimento, como, por exemplo:
Matemática, Física, Metafísica e outros. E fez também a crítica da razão prática: um estudo rigoroso sobre os fundamentos da ética, da moral. Kant também aceitou o desafio, posto em uma publicação de seu tempo, acerca do que seria o Iluminismo ou Ilustração.
QUESTÃO 1: Marque a alternativa errada:
a) ( ) O
Iluminismo teve seu ponto alto na época da Revolução Industrial.
b) ( ) René
Descartes foi racionalista e usou a dúvida como método de pesquisa.
c) ( ) John
Locke não aceitava as ideias inatas. As ideias vêm da experiência sensível.
d) ( ) As
grandes navegações trouxeram riqueza e bem-estar para todos os povos do mundo.
e) ( ) Para
David Hume, um elemento fundamental para o conhecimento é o hábito.
QUESTÃO 2: MARQUE
A ALTERNATIVA VERDADEIRA:
(a)( ) A
teoria heliocêntrica de Copérnico foi revolucionária e mundo moderno viu a
paulatina afirmação e consolidação do capitalismo.
(b)( ) Ideias
inatas são ideias que não nascem com as pessoas.
QUESTÃO 3: MARQUE A ALTERNATIVA FALSA:
(a)( ) Um
fator de impulsão da economia moderna foram as grandes navegações.
(b)( ) Experiência
sensível é contato direto com o mundo através da razão.
QUESTÃO 4: MARQUE A ALTERNATIVA VERDADEIRA:
(a)( ) Para
Hume a experiência simples é o grande guia do conhecimento humano.
(b)( ) René
Descartes usou a dúvida na pesquisa filosófica e descobriu o cogito. Donde: Cogito ergo sum (latim) = Penso, logo existo.
QUESTÃO 5: MARQUE A ALTERNATIVA FALSA:
(a)( ) As
grandes navegações reforçaram o feudalismo e o poder dos senhores feudais até o
século XX.
(b)( ) Thomas
Hobbes dizia que, no estado de natureza, havia uma guerra de todos contra
todos. Para soluciona-la, foi entregue o poder de todos a um governante
absoluto.
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