Secretaria
de Educação do Estado de Goiás Colégio
Estadual Deputado José de Assis Estudo
Orientado EAD TERCEIRO
ANO DO ENSINO MÉDIO E EP3 |
NOTA |
|||
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA. |
DATA: _____/_____/2020. |
|||
PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO. |
||||
ALUNO(A): |
SÉRIE: |
TURMA: |
BIMESTRE 4º |
|
Terceira. |
|
|||
AULA:
28/09 A 04/10 DE 2020 – 2º SEMESTRE. SOCIOLOGIA – TERCEIROS ANOS. |
||||
ATIVIDADE:
A VIDA NAS CIDADES DO
SÉCULO XXI:
GÊNEROS, SEXUALIDADES E
IDENTIDADES.
OBJETIVO:
Discutir e problematizar as questões em torno das relações de gêneros dentro da
sociedade, no Brasil e no mundo, buscando compreender suas raízes históricas,
econômicas e culturais.
INSTRUÇÕES
QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:
*Assista ao vídeo
ECCE HOMO – HOMENS E MULHERES. Em: https://www.youtube.com/watch?v=t6kqS_eebyQ
*Assista ao vídeo
2 ECCE HOMO – CASAMENTO. Em: https://www.youtube.com/watch?v=78NFDQZJw5k
*Assista ao vídeo
3: ECCE HOMO – FAMÍLIA. Em: https://www.youtube.com/watch?v=mX3pVASGgMQ
*Atente para as
questões abaixo e as responda.
*Em cada questão
há uma única alternativa de resposta.
*No
GOOGLE CLASSROOM.
*Valor: 10,0.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO:
GÊNEROS,
SEXUALIDADES E IDENTIDADES
EXERCÍCIO:
LEIA
O TEXTO E RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES, MARCANDO A ALTERNATIVA DEVIDA EM CADA
UMA:
PRIMEIRAS
PALAVRAS (Afrânio
Silva e outros):
Não é fácil discutir um tema tão
controverso e tabu em nossa sociedade. Nos últimos anos, procurou-se silenciar
esse assunto nas escolas, nas famílias, na mídia. O que se observa, porém, é o
crescimento das falas e dos movimentos por reivindicações ligados aos direitos
daqueles considerados “diferentes”. (...)
Sem dúvida, o que mais chama a
atenção nesse debate é quanto crescem, no mundo todo, os índices de violência
contra as mulheres e os não heterossexuais. O que os estudos sobre gêneros
[feminino, masculino...] procuram compreender são as construções simbólicas e
sociais que levam à violência contra esses grupos. Com o debate, procura-se
também identificar e analisar as formas menos visíveis de opressão que reforçam
as situações de menosprezo às quais tais grupos são submetidos em ambientes de
trabalho, na mídia, no cinema, na escola, ou seja, em muitas instâncias da vida
social.
(SILVA,
Afrânio. Sociologia em Movimento.
2.ed. São Paulo, Moderna, 2016. P. 330.)
QUESTÃO 1: Não é fácil discutir um
tema tão controverso e tabu em nossa sociedade. Nos últimos anos, procurou-se
silenciar esse assunto nas escolas, nas famílias, na mídia. Tabu é aquilo que é
proibido de se tocar, por medo de punição ou se acreditar como perigoso. Ex.: o
ditado “Política não se discute”; desgraça é uma palavra que não deve ser dita.
Entre os tabus da sociedade, porém, é claro, não se pode colocar a questão dos
gêneros, das sexualidades e das identidades, tão comuns em todo o mundo atual.
( )CERTO.
( )ERRADO.
QUESTÃO 2: O que se observa, porém,
é o crescimento das falas e dos movimentos por reivindicações ligados aos
direitos daqueles considerados “diferentes”. Entre esses movimentos, por
exemplo, podem ser citados o movimento feminista, o movimento LGBT (Lésbicas,
Gays, Bissexuais e Transexuais) e as Paradas Gays em diferentes partes do
mundo.
( )CERTO.
( )ERRADO.
QUESTÃO 3: O que os estudos sobre
gêneros [feminino, masculino...] procuram compreender são as construções
simbólicas e sociais que levam à violência contra esses grupos. [Símbolo, de
acordo com o Dicionário Google: “(1) aquilo que, por convenção [decisão
coletiva] ou por princípio de analogia formal ou de outra natureza, substitui
ou sugere algo (ex.: o caduceu é o símbolo da medicina; as palavras faladas e
escritas são símbolos que remetem a seres e realidades determinados); (2)
pessoa ou
personagem que se torna representativa de determinado comportamento ou
atividade. (ex.: Caxias é o s. do militar valoroso)”.] Construções simbólicas são
elaborações, por meio de símbolos, que se usam para as pessoas e os grupos
comunicarem entre si. Apesar de fazer parte das construções simbólicas e de
fazer uso de construções simbólicas, a educação (familiar e formal) não chega a
contribuir para levar à violência contra os grupos citados, isto é, as
mulheres, os LGBT e outros, preocupada que a educação está em tão somente
passar valores.
( )CERTO.
( )ERRADO.
QUESTÃO 4: Com o debate, procura-se
também identificar e analisar as formas menos visíveis de opressão que reforçam
as situações de menosprezo às quais tais grupos são submetidos em ambientes de
trabalho, na mídia, no cinema, na escola, ou seja, em muitas instâncias da vida
social.
( )CERTO.
( )ERRADO.
QUESTÃO 5: A violência contra
mulheres (feminicídios, espancamentos e outros tipos) e contra homossexuais, no
Brasil e no mundo, são resultados, tão somente, da ação de grupos extremistas,
que veem com maus olhos estes últimos e acreditam que o lugar daquelas é dentro
de casa.
( )CERTO.
( )ERRADO.
RESPONDER
NO GOOGLE CLASSROOM.
SUGESTÃO DE LINK
DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS:
PORTAL NetESCOLA
da SEE-GO:
Disponível em: https://portal.educacao.go.gov.br/
O Portal NetESCOLA
da SEE-GO contém muitas atividades complementares de aprendizado, tanto para o
Ensino Médio quanto o Ensino Fundamental. Excelente para rever e aprofundar
aprendizado de conteúdos e, para quem prestará o ENEM, excelente também para um
reforço nos estudos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário