quarta-feira, 23 de setembro de 2020

AULA: 28/09 A 04/10 DE 2020 – 2º SEMESTRE. SOCIOLOGIA – TERCEIROS ANOS. (Prof. José Antônio Brazão.)

 

 

Secretaria de Educação do Estado de Goiás

Colégio Estadual Deputado José de Assis

Estudo Orientado EAD

TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO E EP3

NOTA

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA.

DATA: _____/_____/2020.

 

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

ALUNO(A):

SÉRIE:

TURMA:

BIMESTRE

 

Terceira.

 

AULA: 28/09 A 04/10 DE 2020 – 2º SEMESTRE. SOCIOLOGIA – TERCEIROS ANOS.

ATIVIDADE:

A VIDA NAS CIDADES DO SÉCULO XXI:

GÊNEROS, SEXUALIDADES E IDENTIDADES.

OBJETIVO: Discutir e problematizar as questões em torno das relações de gêneros dentro da sociedade, no Brasil e no mundo, buscando compreender suas raízes históricas, econômicas e culturais.

INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:

*Assista ao vídeo ECCE HOMO – HOMENS E MULHERES. Em: https://www.youtube.com/watch?v=t6kqS_eebyQ

*Assista ao vídeo 2 ECCE HOMO – CASAMENTO. Em: https://www.youtube.com/watch?v=78NFDQZJw5k

*Assista ao vídeo 3: ECCE HOMO – FAMÍLIA. Em: https://www.youtube.com/watch?v=mX3pVASGgMQ

*Atente para as questões abaixo e as responda.

*Em cada questão há uma única alternativa de resposta.

*No GOOGLE CLASSROOM.

*Valor: 10,0.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

GÊNEROS, SEXUALIDADES E IDENTIDADES

EXERCÍCIO:

LEIA O TEXTO E RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES, MARCANDO A ALTERNATIVA DEVIDA EM CADA UMA:

PRIMEIRAS PALAVRAS (Afrânio Silva e outros):

Não é fácil discutir um tema tão controverso e tabu em nossa sociedade. Nos últimos anos, procurou-se silenciar esse assunto nas escolas, nas famílias, na mídia. O que se observa, porém, é o crescimento das falas e dos movimentos por reivindicações ligados aos direitos daqueles considerados “diferentes”. (...)

Sem dúvida, o que mais chama a atenção nesse debate é quanto crescem, no mundo todo, os índices de violência contra as mulheres e os não heterossexuais. O que os estudos sobre gêneros [feminino, masculino...] procuram compreender são as construções simbólicas e sociais que levam à violência contra esses grupos. Com o debate, procura-se também identificar e analisar as formas menos visíveis de opressão que reforçam as situações de menosprezo às quais tais grupos são submetidos em ambientes de trabalho, na mídia, no cinema, na escola, ou seja, em muitas instâncias da vida social.

(SILVA, Afrânio. Sociologia em Movimento. 2.ed. São Paulo, Moderna, 2016. P. 330.)

QUESTÃO 1: Não é fácil discutir um tema tão controverso e tabu em nossa sociedade. Nos últimos anos, procurou-se silenciar esse assunto nas escolas, nas famílias, na mídia. Tabu é aquilo que é proibido de se tocar, por medo de punição ou se acreditar como perigoso. Ex.: o ditado “Política não se discute”; desgraça é uma palavra que não deve ser dita. Entre os tabus da sociedade, porém, é claro, não se pode colocar a questão dos gêneros, das sexualidades e das identidades, tão comuns em todo o mundo atual.

(     )CERTO.

(     )ERRADO.

QUESTÃO 2: O que se observa, porém, é o crescimento das falas e dos movimentos por reivindicações ligados aos direitos daqueles considerados “diferentes”. Entre esses movimentos, por exemplo, podem ser citados o movimento feminista, o movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais) e as Paradas Gays em diferentes partes do mundo.

(     )CERTO.

(     )ERRADO.

QUESTÃO 3: O que os estudos sobre gêneros [feminino, masculino...] procuram compreender são as construções simbólicas e sociais que levam à violência contra esses grupos. [Símbolo, de acordo com o Dicionário Google: “(1) aquilo que, por convenção [decisão coletiva] ou por princípio de analogia formal ou de outra natureza, substitui ou sugere algo (ex.: o caduceu é o símbolo da medicina; as palavras faladas e escritas são símbolos que remetem a seres e realidades determinados); (2) pessoa ou personagem que se torna representativa de determinado comportamento ou atividade. (ex.: Caxias é o s. do militar valoroso)”.] Construções simbólicas são elaborações, por meio de símbolos, que se usam para as pessoas e os grupos comunicarem entre si. Apesar de fazer parte das construções simbólicas e de fazer uso de construções simbólicas, a educação (familiar e formal) não chega a contribuir para levar à violência contra os grupos citados, isto é, as mulheres, os LGBT e outros, preocupada que a educação está em tão somente passar valores.

(     )CERTO.

(     )ERRADO.

QUESTÃO 4: Com o debate, procura-se também identificar e analisar as formas menos visíveis de opressão que reforçam as situações de menosprezo às quais tais grupos são submetidos em ambientes de trabalho, na mídia, no cinema, na escola, ou seja, em muitas instâncias da vida social.

(     )CERTO.

(     )ERRADO.

QUESTÃO 5: A violência contra mulheres (feminicídios, espancamentos e outros tipos) e contra homossexuais, no Brasil e no mundo, são resultados, tão somente, da ação de grupos extremistas, que veem com maus olhos estes últimos e acreditam que o lugar daquelas é dentro de casa.

(     )CERTO.

(     )ERRADO.

 

RESPONDER NO GOOGLE CLASSROOM.

SUGESTÃO DE LINK DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS:

PORTAL NetESCOLA da SEE-GO:

Disponível em: https://portal.educacao.go.gov.br/

O Portal NetESCOLA da SEE-GO contém muitas atividades complementares de aprendizado, tanto para o Ensino Médio quanto o Ensino Fundamental. Excelente para rever e aprofundar aprendizado de conteúdos e, para quem prestará o ENEM, excelente também para um reforço nos estudos.

 

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