quarta-feira, 26 de agosto de 2020

SEGUNDOS ANOS - FILOSOFIA - ATIVIDADE 4/II SEM.2020. (Prof. José Antônio Brazão.)

 

 

Secretaria de Educação do Estado de Goiás

Colégio Estadual Deputado José de Assis

Estudo Orientado EAD

SEGUNDOS ANOS DO ENSINO MÉDIO E EP2

NOTA

DISCIPLINA: FILOSOFIA.

DATA: _____/_____/2020.

 

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

ALUNO(A):

SÉRIE:

TURMA:

BIMESTRE

 

Segunda.

 

PERÍODO: 31/08 A 04/09 DE 2020.

ATIVIDADE:

COMPONENTE CURRICULAR: FILOSOFIA – TEORIA DO CONHECIMENTO.

IMMANUEL KANT:

OBJETIVO: Investigar e entender o conceito de conhecimento sintético a priori e a relação entre espaço e tempo na formação das ideias e do conhecimento em Kant.

INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:

1)      VÍDEO: Ser Ou Não Ser Immanuel Kant Limite da Razão Viviana Mosé. Em:

https://www.youtube.com/watch?v=sLvCwa3SoHU 

2)      Veja e reveja o vídeo.

3)      A seguir, responda as questões no Google Classroom.

4)      Valor: 10,0.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

TEORIA DO CONHECIMENTO

IMMANUEL KANT:

VÍDEO: Ser Ou Não Ser Immanuel Kant Limite da Razão Viviana Mosé. Em:

https://www.youtube.com/watch?v=sLvCwa3SoHU   

EXERCÍCIO:

LEIA O TEXTO E RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES, MARCANDO A ALTERNATIVA DEVIDA EM CADA UMA:

IMMANUEL KANT (1724 – 1804) (Parte II) (Prof. José Antônio Brazão.)

 

Da humana sensibilidade

Há duas formas a priori:

O espaço e o tempo.

Toda a inteligibilidade

Do mundo delas depende,

Incluso o científico conhecimento.

 

Sintético a priori

O científico conhecimento é:

Síntese da sensibilidade os dados

Com a abstrata racionalidade.

Nas leis da newtoniana física e até

Nos matemáticos teoremas formados.

 

No campo da moral

A Crítica da Razão Prática

Propõe que dos éticos valores se veja

Uma perspectiva racional.

Cada humana ação deve ser tão certa

Que seu princípio universalizado seja.

 

O que é Iluminismo?”,

Perguntou um intelectual.

E Kant respondeu com segurança:

É dar às pessoas o direito

De poderem refletir

Com sua própria cabeça.

 

Muita gente por condutores

É política e religiosamente conduzida,

Pois mais fácil é de as controlar:

É preciso libertar-se dos tutotes,

Da preguiça e de posição comodista

E um novo pensamento ousar.

 

Na política mundial,

Das leis internacionais

Novo modelo é necessário:

Organização universal

Dos países gerais,

Evitando males e conflitos arbitrários.

 

A convergência dos interesses

Em prol do bem comum

Deveria surgir de maneira recíproca.

Um acordo que abrangesse

De todas as nações um quórum

A levar todas a uma paz duradoura.

 

QUESTÃO 1: “Da humana sensibilidade/  Há duas formas a priori:/ O espaço e o tempo./ Toda a inteligibilidade/ Do mundo delas depende,/ Incluso o científico conhecimento.” A priori é aquilo que vem antes da experiência (contato com o mundo através dos cinco sentidos). De acordo com Kant, as formas a priori da sensibilidade são:

(a)(     ) O tempo e a natureza.

(b)(     ) O tempo e o espaço.

(c)(     ) O espaço e a experiência.

(d)(     ) O mundo e os sentidos.

(e)(     ) Os sentidos e o espaço.

QUESTÃO 2: Segundo Kant, o conhecimento científico é sintético a priori porque:

(a)(     ) Faz a síntese (composição) entre os dados da sensibilidade e a racionalidade abstrata (o trabalho realizado pela razão abstratamente, isto é, em termos de pensamento, de ideias).

(b)(     ) É um conhecimento que, por si só, é capaz de alcançar o pleno entendimento do mundo.

(c)(     ) Depois de conhecer todas as coisas, o ser humano nada mais tem a aprender a não ser as coisas sensíveis e abstratas (não concretas).

(d)(     ) É um conhecimento formado de ideias puras, o idealismo transcendental.

(e)(     ) Identifica-se, sem sombra de dúvidas, com o senso comum, o conhecimento do dia a dia tão fundamental ao bem viver e ao conviver com as pessoas.

QUESTÃO 3: No campo da moral, da ética, Kant acreditava que “cada humana ação deve ser tão certa/ que seu princípio universalizado seja”. Põe em perigo essa universalização, por exemplo, quando

(a)(     ) Uma autoridade religiosa pratica ações tão boas que dão exemplos para os fiéis de sua igreja e até mesmo para os de todas as outras.

(b)(     ) Uma autoridade civil pratica ações a ponto de outras pessoas quererem fazer o mesmo, mas que, no fundo são incoerentes.

(c)(     ) Uma autoridade científica age de forma tão ética em seus afazeres que sua ação torna-se meritória de prática por todos os demais cientistas.

(d)(     ) Uma pessoa comum realiza coisas tão boas para o bem de sua comunidade e que passam a servir de parâmetro (modelo) para a comunidade inteira.

(e)(     ) Um(a) estudante é tão responsável em seus afazeres e no cumprimento de suas obrigações que pode até servir de exemplo para todos(as) os(as) outros(as) colegas de estudo.

QUESTÃO 4: Vendo, certa vez, a pergunta “O que é Iluminismo [ou Ilustração]?” estampada em um jornal, Kant se propôs respondê-la num outro artigo de mesmo nome. Entre os elementos seguintes, não caracteriza o Iluminismo, de acordo com Kant:

(a)(     ) A liberdade de pensamento.

(b)(     ) A libertação em relação ao tutoreamento das autoridades, que decidem como as pessoas devem pensar e agir.

(c)(     ) A liberdade de imprensa.

(d)(     ) Ousar pensar de modo diferente ou ousar fazer uso do pensamento em vez de seguir as autoridades de forma quase cega, como ovelhas conduzidas por pastores.

(e)(     ) O comodismo e a preguiça de pensar diferente, de pensar por conta própria, sendo mais fácil deixar-se conduzir pelos dogmas, valores e crenças cristalizados.

QUESTÃO 5: Entre os órgãos internacionais seguintes, pode-se ver que realiza (quase) bem o desejo kantiano de política internacional:

(a)(     ) O FMI – Fundo Monetário Internacional.

(b)(     ) O Conselho Mundial das Igrejas.

(c)(     ) A ONU – Organização da Nações Unidas.

(d)(     ) A OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte.

(e)(     ) O Banco Mundial.

 

RESPONDER NO GOOGLE CLASSROOM.

SUGESTÃO DE LINK DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS:

PORTAL NetESCOLA da SEE-GO:

Disponível em: https://portal.educacao.go.gov.br/

O Portal NetESCOLA da SEE-GO contém muitas atividades complementares de aprendizado, tanto para o Ensino Médio quanto o Ensino Fundamental. Excelente para rever e aprofundar aprendizado de conteúdos e, para quem prestará o ENEM, excelente também para um reforço nos estudos.

 

 

 

Nenhum comentário: