Secretaria
de Educação do Estado de Goiás Colégio
Estadual Deputado José de Assis Estudo
Orientado EAD SEGUNDOS
ANOS DO ENSINO MÉDIO E EP2 |
NOTA |
|||
DISCIPLINA: FILOSOFIA. |
DATA: _____/_____/2020. |
|||
PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO. |
||||
ALUNO(A): |
SÉRIE: |
TURMA: |
BIMESTRE 3º |
|
Segunda. |
|
|||
PERÍODO:
31/08 A 04/09 DE 2020. |
||||
ATIVIDADE:
COMPONENTE
CURRICULAR: FILOSOFIA – TEORIA DO CONHECIMENTO.
IMMANUEL
KANT:
OBJETIVO:
Investigar e entender o conceito de conhecimento sintético a priori e a relação
entre espaço e tempo na formação das ideias e do conhecimento em Kant.
INSTRUÇÕES
QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:
1)
VÍDEO:
Ser Ou Não Ser Immanuel Kant Limite da Razão Viviana Mosé. Em:
https://www.youtube.com/watch?v=sLvCwa3SoHU
2) Veja
e reveja o vídeo.
3)
A seguir, responda as questões no Google Classroom.
4) Valor:
10,0.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO:
TEORIA DO
CONHECIMENTO
IMMANUEL KANT:
VÍDEO: Ser Ou Não Ser
Immanuel Kant Limite da Razão Viviana Mosé. Em:
https://www.youtube.com/watch?v=sLvCwa3SoHU
EXERCÍCIO:
LEIA
O TEXTO E RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES, MARCANDO A ALTERNATIVA DEVIDA EM CADA
UMA:
IMMANUEL
KANT (1724 – 1804)
(Parte II) (Prof. José Antônio Brazão.)
Da
humana sensibilidade
Há
duas formas a priori:
O
espaço e o tempo.
Toda
a inteligibilidade
Do
mundo delas depende,
Incluso
o científico conhecimento.
Sintético
a priori
O
científico conhecimento é:
Síntese
da sensibilidade os dados
Com
a abstrata racionalidade.
Nas
leis da newtoniana física e até
Nos
matemáticos teoremas formados.
No
campo da moral
A
Crítica da Razão Prática
Propõe
que dos éticos valores se veja
Uma
perspectiva racional.
Cada
humana ação deve ser tão certa
Que
seu princípio universalizado seja.
“O que é Iluminismo?”,
Perguntou
um intelectual.
E
Kant respondeu com segurança:
É
dar às pessoas o direito
De
poderem refletir
Com
sua própria cabeça.
Muita
gente por condutores
É
política e religiosamente conduzida,
Pois
mais fácil é de as controlar:
É
preciso libertar-se dos tutotes,
Da
preguiça e de posição comodista
E
um novo pensamento ousar.
Na
política mundial,
Das
leis internacionais
Novo
modelo é necessário:
Organização
universal
Dos
países gerais,
Evitando
males e conflitos arbitrários.
A
convergência dos interesses
Em
prol do bem comum
Deveria
surgir de maneira recíproca.
Um
acordo que abrangesse
De
todas as nações um quórum
A
levar todas a uma paz duradoura.
QUESTÃO
1: “Da humana sensibilidade/ Há duas
formas a priori:/ O espaço e o
tempo./ Toda a inteligibilidade/ Do mundo delas depende,/ Incluso o científico
conhecimento.” A priori é aquilo que
vem antes da experiência (contato com o mundo através dos cinco sentidos). De
acordo com Kant, as formas a priori da sensibilidade são:
(a)( ) O tempo e a natureza.
(b)( ) O tempo e o espaço.
(c)( ) O espaço e a experiência.
(d)( ) O mundo e os sentidos.
(e)( ) Os sentidos e o espaço.
QUESTÃO 2: Segundo Kant, o
conhecimento científico é sintético a priori porque:
(a)( ) Faz a síntese (composição) entre os
dados da sensibilidade e a racionalidade abstrata (o trabalho realizado pela
razão abstratamente, isto é, em termos de pensamento, de ideias).
(b)( ) É um conhecimento que, por si só, é
capaz de alcançar o pleno entendimento do mundo.
(c)( ) Depois de conhecer todas as coisas, o
ser humano nada mais tem a aprender a não ser as coisas sensíveis e abstratas
(não concretas).
(d)( ) É um conhecimento formado de ideias puras,
o idealismo transcendental.
(e)( ) Identifica-se, sem sombra de dúvidas,
com o senso comum, o conhecimento do dia a dia tão fundamental ao bem viver e
ao conviver com as pessoas.
QUESTÃO
3: No campo da moral, da ética, Kant acreditava que “cada humana ação deve ser
tão certa/ que seu princípio universalizado seja”. Põe em perigo essa
universalização, por exemplo, quando
(a)( ) Uma autoridade religiosa pratica ações
tão boas que dão exemplos para os fiéis de sua igreja e até mesmo para os de
todas as outras.
(b)( ) Uma autoridade civil pratica ações a
ponto de outras pessoas quererem fazer o mesmo, mas que, no fundo são incoerentes.
(c)( ) Uma autoridade científica age de forma
tão ética em seus afazeres que sua ação torna-se meritória de prática por todos
os demais cientistas.
(d)( ) Uma pessoa comum realiza coisas tão boas
para o bem de sua comunidade e que passam a servir de parâmetro (modelo) para a
comunidade inteira.
(e)( ) Um(a) estudante é tão responsável em
seus afazeres e no cumprimento de suas obrigações que pode até servir de
exemplo para todos(as) os(as) outros(as) colegas de estudo.
QUESTÃO 4: Vendo, certa vez, a
pergunta “O que é Iluminismo [ou Ilustração]?” estampada em um jornal, Kant se
propôs respondê-la num outro artigo de mesmo nome. Entre os elementos
seguintes, não caracteriza o Iluminismo, de acordo com Kant:
(a)( ) A liberdade de pensamento.
(b)( ) A libertação em relação ao tutoreamento
das autoridades, que decidem como as pessoas devem pensar e agir.
(c)( ) A liberdade de imprensa.
(d)( ) Ousar pensar de modo diferente ou ousar
fazer uso do pensamento em vez de seguir as autoridades de forma quase cega,
como ovelhas conduzidas por pastores.
(e)( ) O comodismo e a preguiça de pensar
diferente, de pensar por conta própria, sendo mais fácil deixar-se conduzir
pelos dogmas, valores e crenças cristalizados.
QUESTÃO 5: Entre os órgãos
internacionais seguintes, pode-se ver que realiza (quase) bem o desejo kantiano
de política internacional:
(a)( ) O FMI – Fundo Monetário Internacional.
(b)( ) O Conselho Mundial das Igrejas.
(c)( ) A ONU – Organização da Nações Unidas.
(d)( ) A OTAN – Organização do Tratado do
Atlântico Norte.
(e)( ) O Banco Mundial.
RESPONDER
NO GOOGLE CLASSROOM.
SUGESTÃO DE LINK
DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS:
PORTAL NetESCOLA
da SEE-GO:
Disponível em: https://portal.educacao.go.gov.br/
O Portal NetESCOLA
da SEE-GO contém muitas atividades complementares de aprendizado, tanto para o
Ensino Médio quanto o Ensino Fundamental. Excelente para rever e aprofundar
aprendizado de conteúdos e, para quem prestará o ENEM, excelente também para um
reforço nos estudos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário