terça-feira, 11 de agosto de 2020

SEGUNDOS ANOS E EP2 - SOCIOLOGIA - ATIVIDADE 2/II SEM.2020 (Prof. José Antônio Brazão.)

 

 

Secretaria de Educação do Estado de Goiás

Colégio Estadual Deputado José de Assis

Estudo Orientado EAD

SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO E EP2

NOTA

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA.

DATA: _____/_____/2020.

 

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.

ALUNO(A):

SÉRIE:

TURMA:

BIMESTRE

 

Segunda.

 

PERÍODO: DE 17 A 21 DE AGOSTO DE 2020.

ATIVIDADE:

MUNDO DO TRABALHO E DESIGUALDADE SOCIAL:

OBJETIVO: Apresentar as ideias principais de Marx, Weber e Durkheim  sobre o trabalho.

INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:

1)      Assista ao vídeo 1: Trabalho: Conceito, História e Sociologia do Trabalho - Brasil Escola – Em:  https://www.youtube.com/watch?v=igRSkgPZwrI 

2)      Assista ao vídeo 2: TEORIA DO TRABALHO: DURKHEIM, MARX E WEBER Resumo de Sociologia para o Enem. Em:  https://www.youtube.com/watch?v=UG6PTnPpYrM  

3)      Em cada questão escolha uma alternativa que a responda devidamente.

4)      Responda-as no GOOGLE CLASSROOM.

5)      Valor: 10,0.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

TRABALHO E SOCIEDADE.

EXERCÍCIO

LEIA O TEXTO E RESPONDA AS QUESTÕES:

MAX WEBER E A ÉTICA DO TRABALHO (Afrânio Silva e outros):

“Ao analisar o tema trabalho, Max Weber partiu de pontos de vista diferentes dos de Marx. Weber propõe uma compreensão do capitalismo que parte do âmbito cultural em vez do econômico. Para ele, o capitalismo industrial tem sua gênese na ideologia puritana e calvinista. No século XVI, com o advento da Reforma Protestante, a Igreja Católica perdeu o monopólio religioso na Europa e surgiram diferentes vertentes do protestantismo. Weber analisou os puritanos e calvinistas, seguidores da reformulação da doutrina cristã que ocorreu na Inglaterra no século XVI.

Havia uma presença muito significativa de protestantes entre os empresários e os trabalhadores qualificados nos países capitalistas mais industrializados. Weber imaginou que deveria existir uma relação entre certos valores calvinistas e puritanos e a gênese do capitalismo moderno.” (SOCIOLOGIA EM MOVIMENTO, pp. 219-220)

RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES, MARCANDO VERDADEIRO OU FALSO, CONFORME A VERACIDADE OU FALSIDADE DO ENUNCIADO DE CADA QUESTÃO:

QUESTÃO 1: Ao analisar o tema trabalho, Max Weber partiu de pontos de vista diferentes dos de Marx. Weber propõe uma compreensão do capitalismo que parte do âmbito  econômico.

1)      (     ) VERDADEIRO.

2)      (     ) FALSO.

QUESTÃO 2: Para Max Weber, o capitalismo industrial tem sua gênese na ideologia (conjunto de ideias e valores) católica romana medieval.

1)      (     ) VERDADEIRO.

2)      (     ) FALSO.

QUESTÃO 3: No século XVI, com o advento da Contrarreforma, a Igreja Católica pôde manter o monopólio religioso na Europa, apesar de terem surgido diferentes vertentes do protestantismo.

1)      (     ) VERDADEIRO.

2)      (     ) FALSO.

QUESTÃO 4: Havia uma presença muito significativa de protestantes entre os empresários e os trabalhadores qualificados nos países capitalistas mais industrializados.

1)      (     ) VERDADEIRO.

2)      (     ) FALSO.

QUESTÃO 5: Weber imaginou que deveria existir uma relação entre certos valores calvinistas e puritanos e a gênese do capitalismo moderno.

1)      (     ) VERDADEIRO.

2)      (     ) FALSO.

 

RESPONDER NO GOOGLE CLASSROOM.

SUGESTÃO DE LINK DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS:

PORTAL NetESCOLA da SEE-GO:

Disponível em: https://portal.educacao.go.gov.br/

O Portal NetESCOLA da SEE-GO contém muitas atividades complementares de aprendizado, tanto para o Ensino Médio quanto o Ensino Fundamental. Excelente para rever e aprofundar aprendizado de conteúdos e, para quem prestará o ENEM, excelente também para um reforço nos estudos.

 

 

Nenhum comentário: