Secretaria
de Educação do Estado de Goiás
Colégio
Estadual Deputado José de Assis
Estudo
Orientado EAD
PRIMEIRO
ANO DO ENSINO MÉDIO
|
NOTA
|
|||
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA.
|
DATA: _____/_____/2020.
|
|||
PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
|
||||
ALUNO(A):
|
SÉRIE:
|
TURMA:
|
BIMESTRE
2º
|
|
Primeira.
|
|
|||
PERÍODO:
De 22 a 26 de junho de 2020.
|
||||
ATIVIDADE:
CULTURA E SOCIEDADE
OBJETIVO:
Discutir
e compreender o conceito de ideologia, aprofundar o entendimento deste conceito
e como a ideologia está presente no dia a dia.
INSTRUÇÕES
QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:
1) Assistir
ao vídeo 1: Karl Marx - Alienação e Ideologia. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TOkHZNEpFTk
2) Assistir
ao vídeo 2: Karl Marx - Luta de classes e mais-valia. Disponível
em: https://www.youtube.com/watch?v=8l6n_6NALY0
3) Atente
para as questões seguintes e as responda, clicando Verdadeiro ou Falso,
conforme a devida resposta de cada questão.
4) Responder
no GOOGLE CLASSROOM.
5) Valor:
10,0.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO:
CULTURA
E IDEOLOGIA:
EXERCÍCIO:
LEIA
ATENTAMENTE O TEXTO A SEGUIR:
Burgueses e Proletários
A história de
todas as sociedades que existiram até nossos dias tem sido a história das lutas
de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, mestre de
corporação e companheiro, numa palavra, opressores e oprimidos, em constante
oposição, têm vivido numa guerra ininterrupta, ora franca, ora disfarçada; uma
guerra que terminou sempre, ou por uma transformação revolucionária, da
sociedade inteira, ou pela destruição das duas classes em luta.
Nas primeiras
épocas históricas, verificamos, quase por toda parte, uma completa divisão da
sociedade em classes distintas, uma escala graduada de condições sociais. Na
Roma antiga encontramos patrícios, cavaleiros, plebeus, escravos; na Idade
Média, senhores, vassalos, mestres, companheiros, servos; e, em cada uma destas
classes, gradações especiais.
A sociedade
burguesa moderna, que brotou das ruínas da sociedade feudal, não aboliu os
antagonismos de classe. Não fez senão substituir novas classes, novas condições
de opressão, novas formas de luta às que existiram no passado. Entretanto, a
nossa época, a época da burguesia, caracteriza-se por ter simplificado os
antagonismos de classe. A sociedade divide-se cada vez mais em dois vastos
campos opostos, em duas grandes classes diametralmente opostas: a burguesia e o
proletariado.
Dos servos da
Idade Média nasceram os burgueses livres das primeiras cidades; desta população
municipal, saíram os primeiros elementos da burguesia.
A descoberta da
América, a circunavegação da África ofereceram à burguesia em assenso um novo campo
de ação. Os mercados da Índia e da China, a colonização da América, o comércio
colonial, o incremento dos meios de troca e, em geral, das mercadorias imprimiram
um impulso, desconhecido até então, ao comércio, à indústria, à navegação, e,
por conseguinte, desenvolveram rapidamente o elemento revolucionário da
sociedade feudal em decomposição. (...)
Todavia, os
mercados ampliavam-se cada vez mais: a procura de mercadorias aumentava sempre.
A própria manufatura tornou-se insuficiente; então, o vapor e a maquinaria
revolucionaram a produção industrial. A grande indústria moderna suplantou a
manufatura; a média burguesia manufatureira cedeu lugar aos milionários da
indústria, aos chefes de verdadeiros exércitos industriais, aos burgueses modernos.
A grande
indústria criou o mercado mundial preparado pela descoberta da América: O
mercado mundial acelerou prodigiosamente o desenvolvimento do comércio, da
navegação e dos meios de comunicação por terra. Este desenvolvimento reagiu por
sua vez sobre a extensão da indústria; e, à medida que a indústria, o comércio,
a navegação, as vias férreas se desenvolviam, crescia a burguesia,
multiplicando seus capitais e relegando a segundo plano as classes legadas pela
Idade Média.
Vemos, pois, que
a própria burguesia moderna é o produto de um longo processo de desenvolvimento,
de uma série de revoluções no modo de produção e de troca. (...)
A burguesia
desempenhou na História um papel eminentemente revolucionário. Onde quer que
tenha conquistado o poder, a burguesia calcou aos pés as relações feudais,
patriarcais e idílicas. Todos os complexos e variados laços que prendiam o
homem feudal a seus "superiores naturais" ela os despedaçou sem
piedade, para só deixar subsistir, de homem para homem, o laço do frio
interesse, as duras exigências do "pagamento à vista". Afogou os fervores
sagrados do êxtase religioso, do entusiasmo cavalheiresco, do sentimentalismo
pequeno-burguês nas águas geladas do cálculo egoísta. Fez da dignidade pessoal
um simples valor de troca; substituiu as numerosas liberdades, conquistadas com
tanto esforço, pela única e implacável liberdade de comércio. Em uma palavra,
em lugar da exploração velada por ilusões religiosas e políticas, a burguesia
colocou uma exploração aberta, cínica, direta e brutal.
A burguesia
despojou de sua auréola todas as atividades até então reputadas veneráveis e
encaradas com piedoso respeito. Do médico, do jurista, do sacerdote, do poeta,
do sábio fez seus servidores assalariados. A burguesia rasgou o véu de
sentimentalismo que envolvia as relações de família e reduziu-as a simples relações
monetárias. (...)
(...) Impelida
pela necessidade de mercados sempre novos, a burguesia invade todo o globo.
Necessita estabelecer-se em toda parte, explorar em toda parte, criar vínculos
em toda, parte.
(MARX, Karl Marx
e ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido
Comunista. Disponível em: < http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv000042.pdf > Acesso em
14 de junho de 2020.)
RESPONDA
AS SEGUINTES QUESTÕES, MARCANDO VERDADEIRO OU FALSO, CONFORME A VERACIDADE OU
FALSIDADE DO ENUNCIADO DE CADA QUESTÃO:
QUESTÃO 1: Luta de classes é um
esforço coletivo, de todas as classes, em favor de toda a humanidade, luta por
direitos de todos, me prol da dignidade e igualdade de todos os seres humanos.
1) ( ) VERDADEIRO.
2) ( ) FALSO.
QUESTÃO 2: A luta de classes é o
motor da história (aquilo que move a história) por conta de, na imensa maior
parte da história, terem existido e ainda existirem classes sociais divididas
por critérios econômicos e políticos (poder e sua conquista) em conflito entre
si.
1) ( ) VERDADEIRO.
2) ( ) FALSO.
QUESTÃO 3: A burguesia é composta
pelos operários, trabalhadores em geral, terceirizados, enfim, trabalhadores
comuns dotados de plenos direitos.
1) ( ) VERDADEIRO.
2) ( ) FALSO.
QUESTÃO 4: Em lugar da exploração
velada por ilusões religiosas e políticas, a burguesia colocou uma exploração
cordial, pacífica, beneficente de todos e não brutal.
1) ( ) VERDADEIRO.
2) ( ) FALSO.
QUESTÃO 5: Entre as armas usadas
pela burguesia para manter seu poder sobre o proletariado, além do controle do
Estado, com a imensa maioria de representantes seus no poder, encontram-se as
ideias – tornar suas ideias (de classe dominante) as ideias dominantes na
sociedade, fazendo todos aceitarem-nas como verdadeiras, mas mantendo o status quo (a realidade que aí está)
beneficiador dos interesses e privilégios burgueses. Ideologia.
1) ( ) VERDADEIRO.
2) ( ) FALSO.
RESPONDER
NO GOOGLE CLASSROOM.
SUGESTÃO DE LINK
DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS:
PORTAL NetESCOLA
da SEE-GO:
O Portal
NetESCOLA da SEE-GO contém muitas atividades complementares de aprendizado,
tanto para o Ensino Médio quanto o Ensino Fundamental. Excelente para rever e
aprofundar aprendizado de conteúdos e, para quem prestará o ENEM, excelente
também para um reforço nos estudos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário