Secretaria
de Educação do Estado de Goiás
Colégio
Estadual Deputado José de Assis
Estudo
Orientado EAD
SEGUNDOS
ANOS DO ENSINO MÉDIO E EP2
|
NOTA
|
|||
DISCIPLINA: FILOSOFIA.
|
DATA: _____/_____/2020.
|
|||
PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
|
||||
ALUNO(A):
|
SÉRIE:
|
TURMA:
|
BIMESTRE
2º
|
|
Segunda.
|
|
|||
PERÍODO:
De 22 a 26 de junho de 2020.
|
||||
ATIVIDADE:
COMPONENTE
CURRICULAR: FILOSOFIA – TEORIA DO CONHECIMENTO.
EMPIRISMO
E RACIONALISMO NA ERA ILUMINISTA:
OBJETIVO:
Compreender
a relação entre empirismo e racionalismo no pensamento iluminista.
INSTRUÇÕES
QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:
1)
VÍDEO
1: Existiram mulheres iluministas?
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GO-PO0aIaSI
2)
VÍDEO
2: Audiobook (livro em áudio)
MICRÔMEGAS, de Voltaire. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=U6FiHUPE7Gk
3)
VÍDEO
3: A Grande Ideia de Einstein (E = m.c2). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4mQFeeScAXM Veja as mulheres do Iluminismo que aparecem nesse
vídeo sobre a “grande ideia de Einstein (E = m.c2)”.
4) Veja
e reveja os vídeos.
5)
A seguir, responda as questões no Google Classroom.
6) Valor:
10,0.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO:
TEORIA DO
CONHECIMENTO
EMPIRISMO E
RACIONALISMO NA ERA ILUMINISTA:
VÍDEO
2:
Audiobook (livro em áudio) MICRÔMEGAS,
de Voltaire. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=U6FiHUPE7Gk
VÍDEO
3:
A Grande Ideia de Einstein (E = m.c2). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4mQFeeScAXM Veja as mulheres do Iluminismo (século XVIII) que
aparecem nesse vídeo sobre a “grande ideia de Einstein (E = m.c2)”.
EXERCÍCIO:
RESPONDA
AS SEGUINTES QUESTÕES, MARCANDO VERDADEIRO OU FALSO, CONFORME A VERACIDADE OU
FALSIDADE DO ENUNCIADO DE CADA QUESTÃO:
QUESTÃO 1: No mundo moderno
(Idade Moderna – séculos XV\XVI – XVIII, aproximadamente), o conhecimento e as
descobertas ocorreram por homens, como Nicolau Copérnico, Galileu Galilei,
Johannes Kepler, Isaac Newton, entre outros, mas também por mulheres, como a
esposa de Antoine Lavoisier e Madame Émilie du Châtelet, que foram grandes
investigadoras e estudiosas, entre outras mulheres.
1) ( ) VERDADEIRO.
2) ( ) FALSO.
QUESTÃO 2: Houve mulheres, na
Idade Moderna, que aproveitaram a oportunidade de aprender, seja com seus
esposos, seja com os pais, irmãos, em escolas e espaços que puderam frequentar,
por meio de muitas leituras, além de outros meios. Tendo aprendido a ler, por
exemplo, aproveitaram a oportunidade desse conhecimento para aprender mais
ainda, lendo e estudando com frequência.
1) ( ) VERDADEIRO.
2) ( ) FALSO.
QUESTÃO 3: Houve contribuições de
mulheres, na Idade Moderna, que repercutiram, inclusive, nos séculos XIX e XX,
como nas descobertas de Albert Einstein a respeito da relação entre energia,
matéria, a luz e sua velocidade, de Marie Curie (esposa de Pierre Curie) que
fez descobertas em torno da radioatividade fundamentais ainda hoje e de
outros(as) cientistas e filósofos(as).
1) ( ) VERDADEIRO.
2) ( ) FALSO.
QUESTÃO 4: Em seu conto
Micrômegas, o filósofo Voltaire, o amado de Madame Émilie de Châtelet, quis
divulgar, entre outros, de modo popular, descobertas científicas e ideias
filosóficas de seu tempo. Novidades. Nele, quando os dois gigantes de outros
planetas chegam à Terra, depois de algum tempo, dialogam com filósofos
terrenos, tão pequenos que foram chamados de pequenos átomos pelos alienígenas.
Com isto, Voltaire queria mostrar o quão pequeno é o ser humano em relação à
imensidão do universo! Marie Curie, física, entre o século XIX e o XX,
estudando os átomos e fazendo descobertas em torno deles, analisou, com seu
marido, a realidade da humanidade de que falava Voltaire, preocupada com as
questões humanas e metafísicas (que vão além da fronteira da Física).
1) ( ) VERDADEIRO.
2) ( ) FALSO.
QUESTÃO 5: Émilie du Châtelet e
outras tiveram que enfrentar, com certeza, preconceitos frutos do machismo e do
patriarcalismo, e aproveitaram as oportunidades que tiveram para aprender para,
efetivamente, descobrir novas ideias e um mundo novo a descortinar-se com a
ajuda do conhecimento! Frutos do esforço, da dedicação, da visão de que com o
conhecimento poderiam alcançar uma liberdade que outras mulheres não tinham,
frutos ainda do empenho em estudos, pesquisas, leituras... Conseguiram enxergar
o quanto o conhecimento e o aprendizado poderiam fazer diferença em suas vidas
e, por meio delas mesmas, nas vidas de muitas outras pessoas (mulheres, homens,
jovens, crianças, etc.). Testemunhos vivos para o mundo atual, inclusive.
1) ( ) VERDADEIRO.
2) ( ) FALSO.
RESPONDER
NO GOOGLE CLASSROOM.
SUGESTÃO DE LINK
DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS:
PORTAL NetESCOLA
da SEE-GO:
O Portal
NetESCOLA da SEE-GO contém muitas atividades complementares de aprendizado,
tanto para o Ensino Médio quanto o Ensino Fundamental. Excelente para rever e
aprofundar aprendizado de conteúdos e, para quem prestará o ENEM, excelente
também para um reforço nos estudos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário