terça-feira, 16 de junho de 2020

EAD CEDJA 2020 - FILOSOFIA - SEGUNDOS ANOS - TEORIA DO CONHECIMENTO: EMPIRISMO E RACIONALISMO NA ERA ILUMINISTA (Prof. José Antônio Brazão.)


Secretaria de Educação do Estado de Goiás
Colégio Estadual Deputado José de Assis
Estudo Orientado EAD
SEGUNDOS ANOS DO ENSINO MÉDIO E EP2
NOTA
DISCIPLINA: FILOSOFIA.
DATA: _____/_____/2020.

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
ALUNO(A):
SÉRIE:
TURMA:
BIMESTRE

Segunda.

PERÍODO: De 22 a 26 de junho de 2020.

ATIVIDADE:
COMPONENTE CURRICULAR: FILOSOFIA – TEORIA DO CONHECIMENTO.
EMPIRISMO E RACIONALISMO NA ERA ILUMINISTA:
OBJETIVO: Compreender a relação entre empirismo e racionalismo no pensamento iluminista.
INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:
1)      VÍDEO 1: Existiram mulheres iluministas? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GO-PO0aIaSI
2)      VÍDEO 2: Audiobook (livro em áudio) MICRÔMEGAS, de Voltaire. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=U6FiHUPE7Gk
3)       VÍDEO 3: A Grande Ideia de Einstein (E = m.c2). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4mQFeeScAXM Veja as mulheres do Iluminismo que aparecem nesse vídeo sobre a “grande ideia de Einstein (E = m.c2)”.
4)      Veja e reveja os vídeos.
5)      A seguir, responda as questões no Google Classroom.
6)      Valor: 10,0.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
TEORIA DO CONHECIMENTO
EMPIRISMO E RACIONALISMO NA ERA ILUMINISTA:
VÍDEO 1: Existiram mulheres iluministas? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GO-PO0aIaSI
VÍDEO 2: Audiobook (livro em áudio) MICRÔMEGAS, de Voltaire. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=U6FiHUPE7Gk
VÍDEO 3: A Grande Ideia de Einstein (E = m.c2). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=4mQFeeScAXM Veja as mulheres do Iluminismo (século XVIII) que aparecem nesse vídeo sobre a “grande ideia de Einstein (E = m.c2)”.

EXERCÍCIO:
RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES, MARCANDO VERDADEIRO OU FALSO, CONFORME A VERACIDADE OU FALSIDADE DO ENUNCIADO DE CADA QUESTÃO:
QUESTÃO 1: No mundo moderno (Idade Moderna – séculos XV\XVI – XVIII, aproximadamente), o conhecimento e as descobertas ocorreram por homens, como Nicolau Copérnico, Galileu Galilei, Johannes Kepler, Isaac Newton, entre outros, mas também por mulheres, como a esposa de Antoine Lavoisier e Madame Émilie du Châtelet, que foram grandes investigadoras e estudiosas, entre outras mulheres.
1)      (     ) VERDADEIRO.
2)      (     ) FALSO.
QUESTÃO 2: Houve mulheres, na Idade Moderna, que aproveitaram a oportunidade de aprender, seja com seus esposos, seja com os pais, irmãos, em escolas e espaços que puderam frequentar, por meio de muitas leituras, além de outros meios. Tendo aprendido a ler, por exemplo, aproveitaram a oportunidade desse conhecimento para aprender mais ainda, lendo e estudando com frequência.
1)      (     ) VERDADEIRO.
2)      (     ) FALSO.
QUESTÃO 3: Houve contribuições de mulheres, na Idade Moderna, que repercutiram, inclusive, nos séculos XIX e XX, como nas descobertas de Albert Einstein a respeito da relação entre energia, matéria, a luz e sua velocidade, de Marie Curie (esposa de Pierre Curie) que fez descobertas em torno da radioatividade fundamentais ainda hoje e de outros(as) cientistas e filósofos(as).
1)      (     ) VERDADEIRO.
2)      (     ) FALSO.
QUESTÃO 4: Em seu conto Micrômegas, o filósofo Voltaire, o amado de Madame Émilie de Châtelet, quis divulgar, entre outros, de modo popular, descobertas científicas e ideias filosóficas de seu tempo. Novidades. Nele, quando os dois gigantes de outros planetas chegam à Terra, depois de algum tempo, dialogam com filósofos terrenos, tão pequenos que foram chamados de pequenos átomos pelos alienígenas. Com isto, Voltaire queria mostrar o quão pequeno é o ser humano em relação à imensidão do universo! Marie Curie, física, entre o século XIX e o XX, estudando os átomos e fazendo descobertas em torno deles, analisou, com seu marido, a realidade da humanidade de que falava Voltaire, preocupada com as questões humanas e metafísicas (que vão além da fronteira da Física).
1)      (     ) VERDADEIRO.
2)      (     ) FALSO.
QUESTÃO 5: Émilie du Châtelet e outras tiveram que enfrentar, com certeza, preconceitos frutos do machismo e do patriarcalismo, e aproveitaram as oportunidades que tiveram para aprender para, efetivamente, descobrir novas ideias e um mundo novo a descortinar-se com a ajuda do conhecimento! Frutos do esforço, da dedicação, da visão de que com o conhecimento poderiam alcançar uma liberdade que outras mulheres não tinham, frutos ainda do empenho em estudos, pesquisas, leituras... Conseguiram enxergar o quanto o conhecimento e o aprendizado poderiam fazer diferença em suas vidas e, por meio delas mesmas, nas vidas de muitas outras pessoas (mulheres, homens, jovens, crianças, etc.). Testemunhos vivos para o mundo atual, inclusive.
1)      (     ) VERDADEIRO.
2)      (     ) FALSO.
RESPONDER NO GOOGLE CLASSROOM.
SUGESTÃO DE LINK DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS:
PORTAL NetESCOLA da SEE-GO:
O Portal NetESCOLA da SEE-GO contém muitas atividades complementares de aprendizado, tanto para o Ensino Médio quanto o Ensino Fundamental. Excelente para rever e aprofundar aprendizado de conteúdos e, para quem prestará o ENEM, excelente também para um reforço nos estudos.


Nenhum comentário: