terça-feira, 12 de maio de 2020

EAD CEDJA - FILOSOFIA (SEGUNDOS ANOS DO ENSINO MÉDIO E EP2) FILOSOFIA - TEORIA DO CONHECIMENTO (HUME) (Prof. José Antônio Brazão.)


Secretaria de Educação do Estado de Goiás
Colégio Estadual Deputado José de Assis
Estudo Orientado EAD
SEGUNDOS ANOS DO ENSINO MÉDIO E EP2
NOTA
DISCIPLINA: FILOSOFIA.
DATA: _____/_____/2020.

PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
ALUNO(A):
SÉRIE:
TURMA:
BIMESTRE

Segunda.

PERÍODO: De 18 a 29 de maio de 2020.

ATIVIDADE:
COMPONENTE CURRICULAR: FILOSOFIA – TEORIA DO CONHECIMENTO.
OBJETIVO: Relacionar a exploração do mundo natural com a percepção sensorial, a formação de ideias na mente e a construção do conhecimento, de modo a entender o empirismo de David Hume (e John Locke) em contraponto ao racionalismo cartesiano (de René Descartes).
INSTRUÇÕES QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:
1)      VÍDEO: Ser Ou Não Ser - David Hume, Experimentar O Mundo Como Criança - Viviane Mosé (Globo – Fantástico). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kfAVg4KIdio
2)      Veja e reveja o vídeo.
3)      A seguir, responda as questões no Google Classroom.
4)      Valor: 10,0.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
TEORIA DO CONHECIMENTO
DAVID HUME:
VÍDEO: Ser Ou Não Ser - David Hume, Experimentar O Mundo Como Criança - Viviane Mosé (Globo – Fantástico). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kfAVg4KIdio
EXERCÍCIO:
RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO CONFORME SOLICITADO:
QUESTÃO 1: David Hume foi um filósofo empirista escocês, de língua inglesa. Empiristas eram filósofos que defendiam a tese de que todo conhecimento passa, necessariamente, pela experiência (empiria) sensorial, ou seja, a experiência direta dos cinco sentidos humanos. Isto aparece muito claramente no vídeo da Professora e Filósofa Viviane Mosé ao provocar o pensamento das crianças por meio de atividades teoréticas.
(1)   (     ) CERTO.
(2)   (     ) ERRADO.
QUESTÃO 2: David Hume acreditava que a experiência sozinha, por si só, não basta para dar condições para se extrair conhecimentos do dia a dia e até mesmo certezas universais, como leis naturais, por exemplo. São necessárias muitas experiências, por meio do HÁBITO. O contato experimental com o mundo, realizado pelas crianças, no Pantanal de Mato Grosso, mostra bem o peso do hábito, tendo em vista que elas fizeram largo uso da razão e da memória, tendo como fundo ideias inatas.
(1)   (     ) CERTO.
(2)   (     ) ERRADO.
QUESTÃO 3: David Hume dava tanta importância ao inatismo que, para o demonstrar, Viviane Mosé imaginou que o melhor ambiente para levar aquelas crianças: um pantanal cheio de bichos, plantas, odores, sabores (frutas, alimentos), ar puro, entre outros elementos da natureza cheios da razão universal.
(1)   (     ) CERTO.
(2)   (     ) ERRADO.
QUESTÃO 4: David Hume, entre outros, escreveu o TRATADO DA NATUREZA HUMANA e a INVESTIGAÇÃO SOBRE O ENTENDIMENTO HUMANO. Ele diz: “Todas as nossas ideias ou percepções mais fracas são imitações de nossas mais vivas impressões ou percepções.” (David Hume, citado em Pensador.com). Como o passeio da meninada, com a Professora Mosé, bem mostra, as ideias vistas na natureza, na contemplação de todas aquelas belezas, foram fundamentais para a formulação de impressões sensoriais na mente da criançada.
(1)   (     ) CERTO.
(2)   (     ) ERRADO.
QUESTÃO 5: “[33] Os assuntos ligados à moral e à crítica são menos propriamente objetos do entendimento que do gosto e do sentimento. A beleza, quer moral ou natural, é mais propriamente sentida que percebida. Ou, se raciocinamos sobre ela, e tentamos estabelecer seu padrão, tomamos em consideração um novo fato, a saber, o gosto geral da humanidade ou algum outro fato desse tipo, que possa ser objeto do raciocínio e da investigação.  [34] Quando percorrermos as bibliotecas, convencidos destes princípios, que devastação não deveremos produzir! Se tomarmos em nossas mãos um volume qualquer, de teologia ou metafísica escolástica, por exemplo, façamos a pergunta: Contém ele qualquer raciocínio abstrato referente a números e quantidades? Não. Contém qualquer raciocínio experimental referente a questões de fato e de existência? Não. Às chamas com ele, então, pois não pode conter senão sofismas e ilusão.(Trecho final de INVESTIGAÇÕES SOBRE O ENTENDIMENTO HUMANO, de David Hume. Disponível em: < www.unirio.br›cch ›dario.teixeira›at_download›filePD>  Acesso em 12/05/2020. Ou procure pelo nome do livro e de Hume no Google. Ele mostra o pdf do livro de Hume aqui citado, além de outras traduções em pdf.) Viviane Mosé, ao passear com o grupo de crianças e professoras\acompanhantes, não quis, nessa experiência e sensação da beleza natural, que as crianças adotassem  o desprezo pela teologia e a escolástica ou pela metafísica.
(1)   CERTO.
(2)   ERRADO.

Nenhum comentário: