Secretaria
de Educação do Estado de Goiás
Colégio
Estadual Deputado José de Assis
Estudo
Orientado EAD
SEGUNDOS
ANOS DO ENSINO MÉDIO E EP2
|
NOTA
|
|||
DISCIPLINA: FILOSOFIA.
|
DATA: _____/_____/2020.
|
|||
PROFESSOR: JOSÉ ANTÔNIO BRAZÃO.
|
||||
ALUNO(A):
|
SÉRIE:
|
TURMA:
|
BIMESTRE
2º
|
|
Segunda.
|
||||
PERÍODO:
De 18 a 29 de maio de 2020.
|
||||
ATIVIDADE:
COMPONENTE
CURRICULAR: FILOSOFIA – TEORIA DO CONHECIMENTO.
OBJETIVO:
Relacionar
a exploração do mundo natural com a percepção sensorial, a formação de ideias
na mente e a construção do conhecimento, de modo a entender o empirismo de
David Hume (e John Locke) em contraponto ao racionalismo cartesiano (de René
Descartes).
INSTRUÇÕES
QUE OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR:
1) VÍDEO:
Ser Ou Não Ser - David Hume,
Experimentar O Mundo Como Criança - Viviane Mosé (Globo – Fantástico).
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kfAVg4KIdio
2) Veja
e reveja o vídeo.
3) A
seguir, responda as questões no Google Classroom.
4) Valor:
10,0.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO:
TEORIA
DO CONHECIMENTO
DAVID
HUME:
VÍDEO: Ser Ou Não Ser - David Hume, Experimentar O Mundo Como Criança -
Viviane Mosé (Globo – Fantástico). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kfAVg4KIdio
EXERCÍCIO:
RESPONDA AS
QUESTÕES ABAIXO CONFORME SOLICITADO:
QUESTÃO 1: David Hume foi um
filósofo empirista escocês, de língua inglesa. Empiristas eram filósofos que
defendiam a tese de que todo conhecimento passa, necessariamente, pela
experiência (empiria) sensorial, ou seja, a experiência direta dos cinco sentidos
humanos. Isto aparece muito claramente no vídeo da Professora e Filósofa
Viviane Mosé ao provocar o pensamento das crianças por meio de atividades
teoréticas.
(1)
( ) CERTO.
(2)
( ) ERRADO.
QUESTÃO 2: David Hume acreditava
que a experiência sozinha, por si só, não basta para dar condições para se
extrair conhecimentos do dia a dia e até mesmo certezas universais, como leis
naturais, por exemplo. São necessárias muitas experiências, por meio do HÁBITO.
O contato experimental com o mundo, realizado pelas crianças, no Pantanal de
Mato Grosso, mostra bem o peso do hábito, tendo em vista que elas fizeram largo
uso da razão e da memória, tendo como fundo ideias inatas.
(1)
( ) CERTO.
(2)
( ) ERRADO.
QUESTÃO 3: David Hume dava tanta
importância ao inatismo que, para o demonstrar, Viviane Mosé imaginou que o
melhor ambiente para levar aquelas crianças: um pantanal cheio de bichos,
plantas, odores, sabores (frutas, alimentos), ar puro, entre outros elementos
da natureza cheios da razão universal.
(1)
( ) CERTO.
(2)
( )
ERRADO.
QUESTÃO 4: David Hume, entre
outros, escreveu o TRATADO DA NATUREZA HUMANA e a INVESTIGAÇÃO SOBRE O
ENTENDIMENTO HUMANO. Ele diz: “Todas as nossas ideias ou percepções mais fracas
são imitações de nossas mais vivas impressões ou percepções.” (David Hume,
citado em Pensador.com). Como o passeio da meninada, com a Professora Mosé, bem
mostra, as ideias vistas na natureza, na contemplação de todas aquelas belezas,
foram fundamentais para a formulação de impressões sensoriais na mente da
criançada.
(1)
( ) CERTO.
(2)
( ) ERRADO.
QUESTÃO 5: “[33] Os assuntos
ligados à moral e à crítica são menos propriamente objetos do entendimento que
do gosto e do sentimento. A beleza, quer moral ou natural, é mais propriamente
sentida que percebida. Ou, se raciocinamos sobre ela, e tentamos estabelecer
seu padrão, tomamos em consideração um novo fato, a saber, o gosto geral da
humanidade ou algum outro fato desse tipo, que possa ser objeto do raciocínio e
da investigação. [34] Quando
percorrermos as bibliotecas, convencidos destes princípios, que devastação não
deveremos produzir! Se tomarmos em nossas mãos um volume qualquer, de teologia
ou metafísica escolástica, por exemplo, façamos a pergunta: Contém ele qualquer
raciocínio abstrato referente a números e quantidades? Não. Contém qualquer
raciocínio experimental referente a questões de fato e de existência? Não. Às
chamas com ele, então, pois não pode conter senão sofismas e ilusão.” (Trecho final de
INVESTIGAÇÕES SOBRE O ENTENDIMENTO HUMANO, de David Hume. Disponível em: < www.unirio.br›cch
›dario.teixeira›at_download›filePD> Acesso
em 12/05/2020. Ou procure pelo nome do livro e de Hume no Google. Ele mostra o
pdf do livro de Hume aqui citado, além de outras traduções em pdf.) Viviane Mosé, ao
passear com o grupo de crianças e professoras\acompanhantes, não quis, nessa
experiência e sensação da beleza natural, que as crianças adotassem o desprezo pela teologia e a escolástica ou
pela metafísica.
(1)
CERTO.
(2)
ERRADO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário