quarta-feira, 20 de junho de 2018

COSMOS, DE CARL SAGAN, E COSMOS, DE NEIL DEGRASSE TYSON (Prof. José Antônio Brazão.)


A série-documentário COSMOS, de Carl Sagan, astrônomo e cientista estadunidense, é uma série composta de 13 (treze) episódios que tratam de temas astronômicos e científicos em geral. Foi composta no intuito de divulgar, para o público geral, amplo, conhecimentos sobre conteúdos e ideias das ciências, com ênfase especial sobre a astronomia. Uma grande vantagem dessa série foi o uso de tecnologias de comunicação e informação gerais, contando com o apoio de efeitos de computação e de estúdios na criação e no tratamento de imagens. E cada episódio vai muito além dos estúdios: grande parte das cenas da série é constituída de cenas em locais diversos do mundo. Sagan procurou mostrar a natureza, os céus, construções humanas que vão de escolas e centros de estudos (ex.: a Universidade de Cambridge) atuais a ruínas de lugares da antiguidade, templos antigos, construções modernas, entre outros locais que marcaram e marcam profundamente a história das ciências.
A revisão da série COSMOS, com Neil Degrasse Tyson, um astrônomo e amigo de Sagan (este já falecido), também norte-americano, acrescenta, além dos elementos mencionados, também desenhos animados sobre biografias e descobertas de cientistas. Também tem 13 (treze) episódios. E tanto esta atualização quanto a série antiga de Sagan podem ser encontradas no YOUTUBE. Vale a pena ver. Inclusive são citados filósofos. Por exemplo, na série de Sagan, o episódio 7, há uma exposição muito interessante sobre os primeiros filósofos gregos (os filósofos pré-socráticos), tomados pelo estadunidense como os primeiros cientistas do mundo ocidental. Cita ainda Copérnico, Galileu, Newton, entre outros, cujas ideias foram profundamente influenciadas pelo pensamento filosófico. Tyson cita Lucrécio, Giordano Bruno, Galileu e um punhado de outros filósofos e cientistas.
Ambas as séries podem ser muito úteis em sala de aula. Além de mostrados vários episódios escolhidos (ou, talvez, todos, um por vez), em certas épocas do ano, poderão ser estudados, discutidos, revistos por estudantes, professoras e professores. Um diálogo interdisciplinar muito rico com as ciências naturais e exatas poderá ser muitíssimo bem vido, aprofundando o enriquecimento do aprendizado.

Para mais informações sobre Cosmos, de Carl Sagan:
Todos os episódios da série-documentário Cosmos de Carl Sagan, com resumos: http://textosparareflexao.blogspot.com/2009/06/todo-o-cosmos-de-sagan.html

Um comentário:

Mi Manu disse...

Deixou uma grande herança para o nosso futuro.

horoscopo diario