De
acordo com o dicionário: “Diagrama é uma representação gráfica de certos
fenômenos por meio de figuras geométricas.” (Minidicionário Escolar Português,
ed. Ciranda Cultural.). Como representações geométricas que podem auxiliar em
demonstrações ou apresentações, os diagramas também podem ser úteis no ensino
de Filosofia. Por exemplo: (a) No ensino
de lógica, ao apresentar gêneros, espécies e indivíduos. (b) Na apresentação dos sistemas astronômicos
geocêntrico e heliocêntrico (em aulas sobre as ciências antiga, medieval e
moderna). (c) Do Big Bang, ao comparar a visão atual acerca do universo e a(s)
do passado (filosofia da ciência). Em demonstrações de conteúdos, etc.
Diagramas
são alternativas boas de trabalho em Filosofia quando se quer trabalhar, de
forma resumida e gráfico-esquemática, certos conteúdos, como, por exemplo, os
referentes aos diagramas sugeridos acima, além de outros.
Exemplos
de diagramas, feitos com compasso e à mão, para desenho e quadro.
Diagrama
1: Sistema astronômico geocêntrico.
O quadro
das proposições acima encontra-se em:
Os
diagramas acima, além de muitos outros, com certeza, não são difíceis de serem
desenhados na folha de papel ou no quadro utilizado em sala de aula. Podem,
ademais, ser muito úteis no trabalho de ensino-aprendizagem de Filosofia.
Valem
a pena serem utilizados.
No
site da TV ESCOLA há uma série que trata de diagramas. Vale a pena dar uma
olhada, pois são programas muito ricos em termos de conteúdo e apresentação.
Ver em Videoteca. Escreva, na procura: diagramas. Dos diagramas ali
apresentados encontram-se, dentre outros, diagramas feitos por Isaac Newton, o
sistema heliocêntrico de Copérnico e o do DNA.
Se
você, professor(a) de Filosofia, tiver boa habilidade de desenhar, capriche.
Caso contrário, apesar de não de dispor dessa habilidade, capriche do mesmo
jeito, ainda que de forma não tão aprimorada. O importante é que você possa
fazer uso de tal recurso em suas aulas.
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