Um recurso que pode ser muito
interessante no ensino de Filosofia é a rádio escolar. Esse recurso imita as
rádios e programas aí existentes, que contêm músicas, notícias, informações,
brincadeiras, propagandas, programas musicais, programas policiais e tantos
outros, conforme cada tipo de rádio. Nas escolas, é claro, de forma adaptada e simples.
Há escolas que já dispõem de rádio
escolar, com um simples aparelho de som e microfone, com caixa(s) de som, até
aquelas em que há uma aparelhagem maior e mais complexa. O governo federal,
através do MEC e do PROINFO, tem apoiado a montagem, em escolas públicas, de
laboratórios de informática e rádios escolares, conforme cada caso. E há
escolas particulares em que se pode encontrar ambos ou pelo menos um deles.
Pode-se ver, pois, têm presença em tipos diferentes de escolas, no Brasil. É
claro, é preciso ainda um aumento e isto vai ocorrendo aos poucos e
progressivamente. É preciso também treinamento de professores, professoras e
mesmo de outros(as) profissionais da educação e estudantes que possam lidar com
os equipamentos e, especialmente, saberem fazer o uso didático devido dos mesmos,
atingindo, portanto, seus fins educacionais propriamente ditos.
De acordo com o Portal do MEC:
“Programa Nacional
de Tecnologia Educacional (ProInfo): É um programa educacional com o
objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de
educação básica.
O programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, estados, Distrito Federal e municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias. Para fazer parte do Proinfo Urbano e /ou Rural, o município deve seguir três passos: a adesão, o cadastro e a seleção das escolas. A adesão é o compromisso do município com as diretrizes do programa, imprescindível para o recebimento dos laboratórios. Após essa etapa, deve ser feito o cadastro do prefeito em nosso sistema, que permitirá o próximo passo, que é a inclusão das escolas no Proinfo.” (IN: http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=462) (grifo meu)
O programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, estados, Distrito Federal e municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias. Para fazer parte do Proinfo Urbano e /ou Rural, o município deve seguir três passos: a adesão, o cadastro e a seleção das escolas. A adesão é o compromisso do município com as diretrizes do programa, imprescindível para o recebimento dos laboratórios. Após essa etapa, deve ser feito o cadastro do prefeito em nosso sistema, que permitirá o próximo passo, que é a inclusão das escolas no Proinfo.” (IN: http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=462) (grifo meu)
O MEC, com o PROINFO, quer
proporcionar às escolas públicas (estaduais, municipais, rurais e federais) a
oportunidade de aplicarem recursos didático-tecnológicos que possam enriquecer
o aprendizado dos e das estudantes, permitindo-lhes um acesso às novas
tecnologias. A rádio escolar é uma destas e deve ser aproveitada.
Rádios escolares podem conter: comunicados
de diversos tipos, relacionados à educação, de interesse coletivo e individual;
músicas; avisos escolares; pequenos programas: humorísticos, de debates de
ideias, de notícias (noticiários radiofônicos simples), dentre outros, abrindo
espaço para a criatividade; lembretes; entrevistas de diversos tipos, com
diferentes pessoas, de dentro e de fora da escola; etc. E como entra a
FILOSOFIA aí? A FILOSOFIA pode entrar em todas essas formas de apresentação da
rádio escolar: um comunicado filosófico, a recitação de um poema elaborado por
um filósofo e que mostre aspectos de sua filosofia, uma música que carregue
consigo uma temática também filosófica (existência, amor, amor platônico,
dentre outros); ideias filosóficas discutidas e apresentadas, aqui e ali, em
programas de diversos tipos, como os mostrados, etc.
É preciso planejamento da atividade,
treinamento, programar parte por parte de como o conteúdo filosófico será apresentado
ou exposto, abrindo para a participação coletiva das turmas de estudantes e
professores(as) de Filosofia.
Vale lembrar que a rádio escolar tem
uso amplo, não exclusivo da Filosofia, mas pode, como foi dito acima, permitir
espaços, aqui e ali, nos quais essa matéria escolar, com seus conteúdos, esteja
presente. Ademais, o planejamento pode ser multidisciplinar e interdisciplinar,
permitindo, deste modo, um diálogo entre a Filosofia, a História, a Língua
Portuguesa, a Física, a Química e todas as demais disciplinas escolares. Com
isto, todos terão muito a ganhar, principalmente as turmas de estudantes, que
poderão perceber que o conhecimento não é algo estanque, mas que se abre ao
diálogo de todos e se encontra presente, de modos diferentes, mas integrados,
em cada matéria e no conjunto das disciplinas.
É preciso ficar atento(a) ao tempo,
ao momento de funcionamento diário ou semanal da rádio escolar, fora dos
horários de sala de aula, a fim de não atrapalhar o aprendizado do que aí
dentro é apresentado, debatido. Para cada tipo de programa ou proposta de uso,
em cada matéria e em FILOSOFIA particularmente, há um tempo permitido,
comumente na hora do recreio.
A rádio escolar (ou rádio escola) pode
ser trabalhada, com fins didáticos, no ensino de Filosofia, para além do recreio, no laboratório de
informática escolar (L.I.E.) ou em sala separada (em escolas que não tenham o
L.I.E.) que não dê saída a barulho alto, a fim de não atrapalhar o andamento de
outras aulas. É preciso preparo para
lidar com os equipamentos e planejamento, além de comunicado ao(à)
dinamizador(a) de tecnologia, em havendo um(a) na escola. De repente, o(a)
dinamizador(a) pode dar grande ajuda no manuseio correto dos equipamentos e
softwares. Vale lembrar que o MEC, com o PROINFO e as secretarias estaduais e
municipais de educação, através dos NTEs (Núcleos de Tecnologia Educacional),
oferece cursos gratuitos para lidar com as tecnologias educacionais novas, os
quais podem ser feitos, sem ônus, por professores e professoras de diferentes
áreas de ensino. Fica aqui a dica para o pessoal da área de Filosofia!
No que diz respeito às entrevistas,
um exemplo, a BBC, uma rádio da Inglaterra, dispõe de podcasts (entrevistas-debates que envolvem vários debatedores), os
quais contém muitos debates e entrevistas de Filosofia e conteúdos afins, além
de História, Ciências e Geral. Um dos programas é o IN OUR TIME, com Melvin
Bragg. Veja em: http://www.bbc.co.uk/radio4/history/inourtime/greatest_philosopher_list5.shtml
e http://www.bbc.co.uk/programmes/b006qykl
Clicando aqui e ali é possível acessar outros programas. Mas está em inglês!!!
O que fazer? Na verdade, o interesse aqui é mostrar como as entrevistas, na rádio
escola, podem ser conduzidas, simplificadamente, sem muita pretensão. Mesmo não
entendendo nada de inglês é possível observar como o apresentador conduz o
debate, geralmente feito com três autoridades na área de Filosofia e em outras,
conforme cada conteúdo. Essa observação auditiva pode dar uma ideia de como se
pode adaptar, na rádio escolar, entrevistas e debates.
Vale a pena, igualmente, professores,
professoras e estudantes fazerem uma pesquisa, na internet, no Youtube e em
outros sites, de escolas que tenham rádios escolares em português.
Em sala de aula, em uma, duas ou mais aulas
de Filosofia, é possível criar algo parecido com uma rádio escolar, uma
teatralização, dispondo as carteiras e mesas em posições que permitam um(a)
radialista (aluna ou aluno que faça o papel de radialista), seus convidados e
convidadas. Um microfone, de fantasia ou de verdade, pode ser usado. As atividades,
planejadas, devem estar ligadas à Filosofia. Integra-se, aqui, o teatro e a
rádio escolar e, com isto, enriquece-se o aprendizado filosófico escolar!
O importante é aproveitar, ao máximo,
ao longo de cada ano, para tocar em ideias e temas filosóficos, na história da
filosofia e áreas filosóficas, na rádio escolar. Professora, professor, de Filosofia
e outras matérias\disciplinas: BOM PROVEITO!
Um comentário:
Parabéns pelo artigo. A Rádio Escolar é uma ferramenta importante para o aprendizado em todas as áreas, e também para a formação cidadã e protagonismo juvenil. É uma experiência fantástica, para toda a comunidade escolar.
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