sexta-feira, 1 de maio de 2015

LUDO DE HISTÓRIA DA FILOSOFIA DA ANTIGUIDADE TARDIA AO MUNDO CONTEMPORÂNEO (Prof. José Antônio Brazão.)



Uma atividade possível, no trabalho de ensino-aprendizagem de Filosofia pode ser, vez ou outra, em sala de aula, em grupos de até quatro estudantes, voltados(as) uns(umas) para os(as) outros(as), o jogo do ludo. Este pode ser o ponto de partida para um bom estudo, em sala de aula, de certa época da história da filosofia ocidental. Professor(a) de Filosofia, crie também os seus e faça bom uso!
Além das páginas coladas, formando um jogo de ludo simples, serão necessários também um dado de seis faces para cada grupo e botões ou tampinhas coloridas comuns, um(a) para cada jogador(a), para que possa ir pelo percurso do jogo.
E lembre-se sempre, professor(a), os textos escritos por filósofos e filósofas, ao longo dos séculos e milênios, são a matéria-prima do estudo da Filosofia. Estude-os sempre. No uso do ludo, aproveite, após explica-lo e discuti-lo com as turmas, para trabalhar textos diretos de filósofos(as).
Bom proveito!

E não deixe de dar uma olhadinha em outros ludos contidos neste site, em outras datas. Clique em Postagens Antigas (ou Anteriores) e procure-os. Eles estão aí para ajudar você, professor(a), e a você que é um(a) interessado(a) em filosofia.