domingo, 7 de setembro de 2025

TERCEIRO BIMESTRE - AULA 28(PARTES 1 e 2) DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS. BREVE ESTUDO SOBRE O AMOR PLATÔNICO EM CAMÕES (Prof. José Antônio Brazão.)

  

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR

 CEPMG - VASCO DOS REIS

Divisão de Ensino / Coordenação Pedagógica

TERCEIRO BIMESTRE

AULA 28(PARTE 1) DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS

1)    Livro Diálogos: Ser Humano, Cultura e Sociedade, que é o volume 1 dos primeiros anos, página 74.

2)    Explicar o texto do livro.

3)    Desenho do mito da caverna, no quadro. Usar pincéis atômicos para quadros brancos, com cores diferentes de pincéis.

4)    Explicar o desenho em detalhes.

BREVE ESTUDO SOBRE O AMOR PLATÔNICO EM CAMÕES:

(Prof. José Antônio Brazão.)

LEIA ATENTAMENTE OS POEMAS (SONETOS) A SEGUIR, DE LUÍS VAZ DE CAMÕES (escritor português do século XVI):

Ambos os sonetos tratam do AMOR.

SONETO 5:

Amor é um fogo que arde sem se ver;

é ferida que dói e não se sente;

é um contentamento descontente;

é dor que desatina sem doer.

 

É um não querer mais que bem querer;

é um andar solitário entre a gente;

é nunca contentar-se de contente;

é um cuidar que ganha em se perder.

 

É querer estar preso por vontade;

é servir a quem vence, o vencedor;

é ter com quem nos mata, lealdade.

 

Mas como causar pode seu favor

nos corações humanos amizade

se tão contrário a si é o mesmo Amor?

 

SONETO 48:

 

Quem quiser ver de Amor uma excelência

onde sua fineza mais se apura,

atente onde me põe minha ventura,

por ter de minha fé experiência.

 

Onde lembranças mata a longa ausência,                    [Em 1598: matão.]

em temeroso mar, em guerra dura,

ali a saudade está segura,

quando mor risco corre a paciência.

 

Mas ponha-me Fortuna e o duro Fado

em nojo, morte, dano e perdição,                     [nojo = situação de quem se aborrece.]

ou em sublime e próspera ventura;

 

ponha-me, enfim, em baixo ou alto estado;

que até na dura morte me acharão

na língua o nome, n’alma a vista pura.

 

Fonte dos sonetos:

CAMÕES, Luís de. Sonetos. São Paulo, Martin Claret, 2000. (Col. A Obra-Prima de Cada Autor, 16.)

TEMPESTADE DE IDEIAS – ANOTAR NO QUADRO. Perguntar a cada estudante o que entendeu dos poemas.

Análise inicial, simples, do Soneto 5:

Para Platão, o ser humano deve elevar sua alma ao Amor ideal (inteligível), ao Mundo das Ideias (Mundo Inteligível), onde habitam as Ideias (Formas) perfeitas de tudo que existe e o BEM.

Os mundos de Platão:                  (USAR DESENHOS E DIAGRAMAS.)

Bem (Ideia/Forma mais perfeita).

Eterno

Ideias: formas (modelos) perfeitas(os).

Perfeito.

Imutável

Alcançável pelo pensamento.

MUNDO DAS IDEIAS (Mundo Inteligível)

MUNDO SENSÍVEL (Mundo dos sentidos)

Perceptível pelos cinco sentidos (olfato, tato, paladar, visão e audição).

Sol

Mutável.

Imperfeito.

Cópia imperfeita de ideias do Mundo Inteligível.

Trabalho do Demiurgo, que, nos primórdios, contemplou o inteligível, achou belas as formas eternas e as quis copiar usando a matéria-prima do caos.

Trecho em que Platão fala do Demiurgo, no livro TIMEU:

Após a aprovação do proêmio por Sócrates, Timeu começa por definir a causa que constituiu o mundo:

Ele era bom, e no que é bom jamais nasce inveja de qualquer espécie. Por que estava livre de inveja, quis que tudo fosse o mais semelhante a si possível. Quem aceitar de homens sensatos que esta é a origem mais válida do devir e do mundo estará a aceitar o raciocínio mais acertado. Na verdade, o deus quis que todas as coisas fossem boas e que, no que estivesse à medida do seu poder, não existisse nada de imperfeito. Deste modo, pegando em tudo quanto havia de visível, que não estava em repouso, mas se movia irregular e desordenadamente, da desordem tudo conduziu a uma ordem por achar que esta é sem dúvida melhor do que aquela. Com efeito, a ele, sendo supremo, foi e é de justiça que outra coisa não faça senão o mais belo.” (Timeu 29e-30a). (PLATÃO. Timeu 29e-30a. In: MANINI, João Luis Serra. O DEUS ARTESÃO: O PAPEL DO DEMIURGO NO TIMEU DE PLATÃO. Dissertação de mestrado. Belo Horizonte – MG, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Maio – 2014. Disponível em: < https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B3PHMT/1/disserta__o_de_mestrado___jo_o_manini.pdf > Acesso em 17/08/2024.) (Grifos do Prof. José Antônio.)

TERCEIRO BIMESTRE

AULA 28(PARTE 2) DE FILOSOFIA DOS PRIMEIROS ANOS

*RETOMAR BREVEMENTE A AULA 26: O AMOR PLATÔNICO. Em:

http://filosofianodia-a-dia.blogspot.com/2024/08/terceiro-bimestre-aula-26-de-filosofia.html

*CITAR TRECHOS DOS SONETOS, DE CAMÕES. Comentar/explicar.

*Citar a arte renascentista (séculos XV a XVII), mostrando traços fortes de influência das formas platônicas (neoplatonismo renascentista, no qual Camões se insere como escritor, inclusive).

*INICIAR O ESTUDO DE ARISTÓTELES.

*Em outras aulas: Aristóteles, em poesia, outro recurso didático.

ARISTÓTELES DE ESTAGIRA (SÉC. IV a.C.) (Prof. José Antônio Brazão.)

(Usar MAPAS, LIVROS DE ARTE e BANNERS da biblioteca da escola. Complemento\exposição.)

*Filósofo de origem macedônica. A Macedônia é um país próximo da Grécia.

*Foi filho de médico da corte macedônica. Desde cedo, tomou gosto pelo conhecimento.

*Em sua juventude, foi estudar com Platão na Academia.

*Platão costumava chamá-lo de O Leitor, pois Aristóteles gostava muito de ler. Esse gosto, juntamente com outros aprendizados e pesquisas, permitiu-lhe adquirir uma grande bagagem de conhecimentos, os quais viriam a refletir-se, posteriormente, em sua própria obra.

*Conheceu todas as obras do mestre Platão.

*Após a morte de seu mestre, candidatou-se à direção da Academia, porém não foi eleito, tendo perdido o cargo para um sobrinho de Platão. Viajou, observou, descobriu novidades.

*Por suas leituras e estudos, acabou tornando-se um homem muito culto, um verdadeiro erudito. Foi um grande filósofo e um homem de ciência, queria entender de muitas coisas.

*Fez algumas viagens e foi professor do príncipe e futuro rei Alexandre Magno, na Macedônia. Foi casado. Foi também grande pesquisador do mundo natural, muito curioso e inteligente.

*Ao retornar a Atenas, fundou o Liceu, escola cujo nome foi dedicado em honra ao deus Apolo Lício. Ali lecionou por vários anos, tendo desenvolvido aí muitas de suas ideias.

*Pelo fato de ensinar caminhando com seus discípulos, foram chamados de peripatéticos, palavra grega que significa passeadores. Para ele o homem é um animal político.

*Encontram-se várias de suas obras ainda hoje, das quais destacam-se: Política, Física, Metafísica, Órganon, Ética a Eudemo, dentre outras.

*Defendeu o geocentrismo, como Eudoxo, outro discípulo de Platão.

*O geocentrismo afirma que a Terra (Geia, em grego) encontra-se no centro do universo e que todos os astros, incluindo o Sol, giram, nos céus, em torno dela em órbitas circulares.

*Há quatro elementos que se unem para formar a Terra: água, ar, terra e fogo. Influência, sem dúvida, do pensamento de Empédocles. Há ainda um quinto, o éter, substância pura e cristalina que preenche o cosmos e que forma os planetas, as estrelas e outros astros celestiais. Sua cosmologia (cosmo + logia\logos) geocêntrica foi retomada por Ptolomeu.

*Os astros são puros e sem defeitos, tese aristotélica que só foi contestada definitivamente com as observações de Galileu Galileu, no mundo moderno, com o telescópio.

*Física das qualidades: quente/frio, no alto/em baixo, havendo lugares naturais, conforme o peso e as características de cada ser. Na ética: o caminho do meio, nem excesso, nem falta.

*Causas do movimento: material (a matéria: bloco de pedra), formal (forma da estátua na cabeça do escultor), eficiente (escultor), final (estátua de Zeus, em sua homenagem). Na natureza: material (a semente), formal (a forma de carvalho dentro da semente), eficiente (água, chuva, condições do solo), final (árvore: carvalho).

*Criticou duramente o idealismo do seu mestre Platão, não admitindo a existência de um mundo das Ideias. O conhecimento passa pela experiência de cada sentido do corpo.

*Também não aceitou a ideia de uma cidade ideal, nem a separação das crianças dos pais, sem a formação de famílias estabelecidas, conforme propunha Platão em A República.

*Passou os últimos anos de sua vida no exílio, em terras de sua mãe, por causa da perseguição aos antigos apoiadores do Império Macedônico. O Ocidente seguiu o rio de suas ideias.

*Suas ideias tiveram grande repercussão e influência na cultura ocidental, principalmente na escolástica medieval. Até hoje é ainda estudado. Platão usou mitos. Aristóteles, a lógica.

*Criou a lógica formal, a fim de dar rigor ao pensamento. Desenvolveu o silogismo (dedução): Todo homem é mortal. Sócrates é homem. Logo, Sócrates é mortal. À falácia (raciocínio enganoso), Aristóteles chamou sofisma, por referência a cada sofista de seu tempo, pois os sofistas (filósofos professores de retórica) faziam uso de raciocínios falaciosos, enganosos.

*A física das qualidades, o geocentrismo e as causas do movimento, tal como propôs Aristóteles, foram postos abaixo com as descobertas da Física Moderna de Copérnico, Galileu, Newton e outros: forças atuam sobre os corpos, heliocentrismo, leis da natureza. Cada lei do universo passaria, no mundo moderno, a ser estudada, descobertas ocorreriam.

*Aristóteles também fez estudos sobre os animais, bem sintetizados no livro HISTÓRIA DOS ANIMAIS. Este fato mostra a versatilidade (“capacidade de ser diverso nas suas habilidades, saberes, empregos, aproveitamento etc.”, segundo o Dicionário Oxford Languages, do Google, verbete versatilidade). Com efeito, Aristóteles interessou-se por diferentes conhecimentos, ao longo da vida.

*A versatilidade do pensamento aristotélico reforça a erudição que obteve por meio de muitos estudos e pesquisas.

*Aristóteles teve e ainda tem grande importância e peso no mundo ocidental.

CAÇA-PALAVRAS ARISTÓTELES DE ESTAGIRA (Prof. José Antônio Brazão.)

Palavras em negrito e sublinhadas.

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DA DIREITA PARA A ESQUERDA, NA VERTICAL, NA HORIZONTAL, NA DIAGONAL. APRENDA SEMPRE!

TAREFA: Procure no dicionário e\ou na internet todas as palavras marcadas e anote os significados no caderno.

Finalidade: ampliar seu vocabulário de língua portuguesa e entender ainda melhor o texto.

 

 

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